Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, outubro 22, 2022

Sharon Tate - Uma Vítima de Charles Manson



Sharon Tate - Uma Vítima de Charles Manson - Sharon Marie Tate Polanski nasceu em Dallas nos Estados Unidos em 24 de janeiro de 1943. 

Foi uma atriz e uma das mulheres mais bonitas do cinema da década de 1960. 

Morreu de maneira trágica, brutalmente assassinada quando estava grávida de nove meses, pelas mãos da Família Manson, uma seita de jovens maníacos, seguidores de Charles Manson.

Considerada uma das maiores promessas do cinema e sex symbol de Hollywood, na época de sua morte, aos 26 anos, estava casada com o diretor polonês Roman Polanski.

Havia participado de sete filmes, trabalhado como modelo para comerciais e revistas de moda e tinha sido indicada para o Globo de Ouro pelo filme O Vale das Bonecas, de 1967.

Uma década após seu assassinato, sua mãe, Dóris Tate, em resposta a um crescente status cult que envolvia seus assassinos e temerosa de que eles pudessem conseguir liberdade condicional, - apesar de condenados à prisão perpétua - organizou uma campanha pública contra o que ela considerava deficiências no sistema correcional da Califórnia.

A campanha resultou em emendas criadas na lei criminal do estado, que passou a permitir a vítimas de crimes e seus familiares a participação com depoimentos durante o julgamento ou pedidos de liberdade condicional de criminosos condenados.

Ela foi a primeira pessoa nos estados Unidos a ter o direito de se expressar em audiência oficial após a aprovação da nova lei, o que fez durante a audiência do pedido de liberdade condicional de um dos assassinos de sua filha, Tex Watson.

Ela acreditava que a mudança na lei tinha dado a Sharon Tate a dignidade que lhe havia sido retirada por seus assassinos e que por isso ela agora era capaz de transformar o legado de Sharon de vítima de assassinato em símbolo de vítimas de crimes de morte.

O assassinato de Sharon Tate e seus amigos e mais o caseiro aconteceu na noite de 9 de agosto de 1969 em Los Angeles.

Em todas as épocas houveram loucos, lunáticos que seguiam ordens de outros ainda piores a ponto de fazerem tresloucados gestos de carnificinas com pessoas totalmente desconhecidas, apenas pelo prazer de matar.

Os animais "irracionais" são totalmente diferentes. Eles não matam por prazer, só atacam para se alimentar ou se defender.

Já os animais "racionais" tem esse tipo de comportamento satânico de assassinos frios em busca de uma causa que nem eles mesmos sabem. Inocentes sendo mortos sem saber o motivo e quem são os carrascos.

Palmanova

Palmanova é uma comuna italiana da região do Friuli-Venezia Giulia, província de Udine, com cerca de 5.344 habitantes. Estende-se por uma área de 13 km2, tendo uma densidade populacional de 411 hab/km². Faz fronteira com Bagnaria, Arsa, Gonars, San Vito al Torre, santa Maria la Longa, Trivignano Udinese, Visco.

Construída em 1593 pela República de Veneza, Palmanova é uma cidade-fortaleza preservada em condições extraordinárias.

É monumento nacional desde 1960 e, em 2017, passou a fazer parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Com o seu traçado urbano na forma de uma estrela de nove pontas, as três portas de entrada perfeitamente conservadas e os três círculos de fortificações dos séculos XVI, XVII e XIX.

Durante dois séculos Palmanova ficou sob o domínio de Veneza, até a chegada de Napoleão Bonaparte, que, em 1799, declarou guerra à Sereníssima República de Veneza.

A Piazza Grande, que abraça todo o centro, é de onde se avista o traçado urbano, com as seis ruas que partem desse ponto e onde estão belas atrações.

A praça é o endereço do Duomo, da Loggia dei Mercanti, do Palazzo del Provveditore Generale e de outros importantes edifícios históricos merecem uma visita 


 

Gladiador – O Filme de Ridley Scott


 

Gladiador – O Filme de Ridley Scott - Gladiador é um filme britano-americano lançado em 2000, dos gêneros drama histórico, ação e aventura, dirigido por Ridley Scott, com roteiro de David Franzoni, John Logan e William Nicholson.

Estrelado por Russell CroweJoaquin Phoenix, Connie Nielsen, Ralf Möller, Oliver Reed, Djimon Hounsou, Derek Jacobi, John Shrapnel e Richard Harris. Gladiador foi distribuído pela Dreamworks SKG somente para a América do Norte, enquanto a Universal Pictures distribuiu mundialmente.

Crowe interpreta o leal general Maximus Decimus Meridius, chamado de espanhol no filme, que é traído quando o ambicioso filho do imperador, Cómodo, mata seu pai e toma o trono. Reduzido a um escravo, Máximo ascende através das lutas de gladiadores para vingar a morte de sua família e do antigo imperador.

Lançado em 5 de maio de 2000, Gladiador foi um enorme sucesso de bilheteria, recebendo críticas geralmente favoráveis. O filme foi indicado a vários prêmios, vencendo cinco Oscars incluindo o de Melhor Filme.

Gladiador foi um sucesso de público e crítica, sendo considerado um marco para o cinema e iniciou uma nova onda de filmes históricos.

Sinopse

O ano é de 180 d.C. e o general romano Maximus, servindo ao seu imperador Marco Aurélio, prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Após o combate, Maximus fica sabendo que Marco Aurélio, já velho e ciente de sua morte, quer lhe passar o comando do Império Romano.

Cómodo, filho do imperador, fica irado por ser preterido e mata o pai, assumindo o comando do império. 

Maximus escapa dos guardas de Cómodo, e então foge para sua fazenda em Trujillo, onde descobre que a mando do novo imperador sua esposa e filho foram mortos. 

Após enterrar sua família, Maximus desmaia de exaustão e feridas acumuladas.

Levado por vendedores de escravos, Maximus é levado para a Mauritânia Cesariense, onde é comprado pelo treinador de gladiadores Proximus.

Sua aptidão militar torna Maximus um sucesso na região, onde sobrevive muitas batalhas ao lado do númida Juba e o germânico Hagen. Finalmente, Proximus é convidado para levar seus gladiadores ao Coliseu.

Maximus, disposto a vingar o assassinato de sua mulher e de seu filho, sabe que é preciso triunfar para ganhar a confiança da plateia. 

Acumulando cadáveres nas arenas, o gladiador luta por uma causa pessoal, de forma quase que solitária e leva benefícios ao povo, submetido pela política do “pão e circo”.

Maximus sabe que o controle da multidão será vital para que possa arquitetar sua vingança, que culmina em um combate com o próprio Cômodo, onde ele morre, mas acaba com a vida do imperador.

sexta-feira, outubro 21, 2022

Morte de Sharon Tate


 

No dia 8 de agosto de 1969, Sharon Tate estava a quinze dias de ter seu bebê. Ela almoçou em casa com duas amigas e contou a elas sobre seu desapontamento por Roman não estar ainda ali, tendo adiado por alguns dias seu retorno de Londres.

De tarde ele telefonou, assim como suas irmãs, Debra e Patti, pedindo para passar a noite com ela na casa, o que ela negou. De noite, ela foi com alguns amigos jantar no restaurante El Coyote e retornaram à casa cerca de 22h30. 

Com ela estavam Jay Sebring, Abigail Folger e Wojciech Frykowski. Na casa também estavam o caseiro William Garretson, que morava numa construção menor afastada da casa principal, e seu amigo, o estudante de 18 anos, Steven Parent.

Nos primeiros minutos da madrugada do dia 9, a mando de Charles Manson, um grupo de seus seguidores, todos eles jovens entre 20 e 23 anos, formado por Charles “Tex” Watson, Susan Atkins, Patricia Krenwinkel, e Linda Kasabian, invadiu a casa de Cielo Drive e massacrou seus moradores.

Parent foi morto a tiros quando saía da casa e deu de frente com o grupo que entrava e Tate, Sebring, Folger e Frykowski assassinados a tiros e facadas na sala da residência e nos jardins. Sharon Tate foi assassinada com 16 facadas, várias delas na barriga. O crime foi classificado como assassinato ritual.

Na noite seguinte, o mesmo grupo, acrescido de Steve Grogan e Leslie Van Houten, cometeria outro bárbaro assassinato nos mesmos moldes, em outro local da cidade, matando o casal Leno e Rosemary LaBianca.

Depois de semanas de investigação, os membros da família Manson foram todos localizados, presos, processados e condenados à morte em 1971, após um dos julgamentos mais cobertos pela mídia na história criminal dos Estados Unidos.

Durante os meses que se seguiram, sem a descoberta dos culpados e mesmo depois da identificação deles, todo o Condado de Los Angeles entrou em pânico e paranóia, pela revelação de que os assassinatos da Família tinham sido aleatórios.

Pessoas famosas e ricas acreditavam que poderiam ser as próximas e abandonavam a cidade. Outros contratavam guarda-costas e instalavam sofisticados sistemas de alarme em suas casas. O ator Christopher Jones, astro de A Filha de Ryan, devastado com a morte brutal de Tate, teve um bloqueio psicológico e abandonou a carreira de ator durante as filmagens, precisando ser dublado na versão final do filme pelo diretor David Lean. 

O escritor e jornalista investigativo Dominick Dunne deu seu testemunho da dimensão do pavor que se instalou por Los Angeles nas semanas e meses seguintes:

“A onda de choque provocada pelos crimes Tate-LaBianca criou uma convulsão social na cidade como nunca havia se visto. As pessoas estavam convencidas de que os ricos e famosos da comunidade estavam em perigo. Crianças foram mandadas para fora da Califórnia. Cercas eletrificadas foram instaladas e guardas pessoais foram contratadas. Steve McQueen compareceu armado ao enterro de Jay Sebring.”

Sharon Tate foi enterrada em 13 de agosto de 1969 no Holy Cross Cemetery em Culver City, com o filho natimorto Paul Richard Polanski – assim batizado postumamente pelos pais de Roman e Sharon – em seus braços. Anos depois, sua mãe Doris e sua irmã mais nova Patti seriam enterradas no mesmo local, dividindo a mesma lápide.

Charles Manson, o mentor intelectual das chacinas, Tex Watson, Patricia Krenwinkel, Susan Atkins e Leslie Van Houlen, todos condenados à morte, tiveram suas penas comutadas para prisão perpétua quando as leis da Califórnia foram mudadas em 1972, considerando a pena de morte inconstitucional.

Linda Kasabian, que participou dos ataques, mas não matou ninguém, recebeu imunidade e atuou como testemunha de acusação contra os ex-companheiros durante os julgamentos, sendo, como testemunha ocular, a principal peça para a condenação de todos à pena máxima pedida pelo promotor Vincente Bugliosi.

Em 1974, Bugliosi escreveu o livro Helter Skelter, contando em detalhes todo o Caso tate-LaBianca, um Best-seller nos Estados Unidos com mais de sete milhões de exemplares vendidos.

À exceção de Susan Atkins (que morreu na prisão em 2009) e de Charles Manson (que morreu em 2017 no hospital), todos os outros assassinos continuam a cumprir suas penas em prisões da Califórnia, tendo negados através dos anos todos seus pedidos de liberdade condicional. 

Artrite - Afetem as articulações

Artrite - Afetem as articulações - Artrite é um termo usado para descrever qualquer doença que afete as articulações. Os sintomas mais comuns destas doenças são rigidez e dor nas articulações. Entre outros possíveis sintomas estão a vermelhidão, sensação de calor, inchaço e diminuição da amplitude de movimentos nas articulações afetadas. Em alguns tipos de artrite podem ser afetados outros órgãos. A doença pode ser de início súbito ou gradual.

As artrites são um grupo de doenças reumáticas. Existem mais de 100 tipos de artrite. Os tipos mais comuns são a artrose (doença degenerativa das articulações) e a artrite reumatoide. A artrose está geralmente associada ao envelhecimento e afeta os dedos, joelhos e ancas. A artrite reumatoide é uma doença autoimune que geralmente afeta as mãos e os pés. Entre os outros tipos de artrite estão a gota, lúpus, fibromialgia e artrite séptica.

O tratamento consiste geralmente no repouso da articulação e em aplicar de forma alternada gelo e calor. A perda de peso e a prática de exercício físico são benéficos. Podem também ser usados analgésicos como o ibuprofeno e o paracetamol. Em alguns casos pode haver benefício na realização de uma artroplastia.

A artrose afeta mais de 3,8% da população mundial, enquanto a artrite reumatoide afeta 0,24%. A gota afeta 1–2% de toda a população ocidental em algum momento da vida. De forma geral, a doença é mais comum à medida que a idade avança. A artrite é um dos motivos mais frequentes de baixa médica e pode resultar na diminuição da qualidade de vida. O termo tem origem no grego arthr- (articulação) e -ite (inflamação).

As artrites podem ser classificadas em:

Artrose

A artrose (OA) é uma doença crônica, caracterizada por degeneração da cartilagem articular, dor e rigidez prejudicando a movimentação. Atinge cerca de 4% da população brasileira, principalmente os obesos, causando danos principalmente nas mãos, joelhos e pés.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide (AR) é uma entidade autoimune sistêmica com notória predileção pelas articulações periféricas. É a mais comum das doenças reumáticas inflamatórias. Dadas os potenciais de morbidades articulares inerentes à doença, seu impacto socioeconômico é considerável, atingindo de 0,5% a 2% da população mundial. É uma doença crônica caracterizada por degeneração da cartilagem articular, hipertrofia óssea, dor ao movimentar-se. Acomete preferencialmente joelhos, as articulações coxofemorais e a coluna espinhal.

Artrite gotosa

É uma doença causada por reação inflamatória a micro cristais minerais de urato. Apresenta maior incidência no sexo masculino devido a fatores culturais e, na mulher, é mais frequente após a menopausa. Acomete principalmente o hálux (dedo do pé), dorso do pé, tornozelos, joelhos e cotovelos, deixando a região quente, dolorosa e hiperemiada (vermelhidão). Pode haver febre e, normalmente, há limitação dos movimentos devido a dor. O ácido úrico está elevado em 85% dos casos.

Artrite piogênica aguda

Com o aparecimento dos antibióticos, a incidência, evolução e o prognóstico das artrites pirogênicas agudas se modificaram positivamente. As articulações mais afetadas são as coxofemorais, os joelhos, ombros e, menos frequentemente, tornozelos, cotovelos, articulações sacrilíacas e os punhos.

Artrite psoriática

A psoriase é uma doença de pele, de causa desconhecida, caracterizada por erupção eritêmato-escamosa. Podendo também apresentar quadro articular grave.

Artrite Séptica

Artrite séptica é uma invasão purulenta de uma articulação por um agente infeccioso (fungo, bactéria ou vírus) que produz uma artrite. O agente mais frequente é o Staphylococcus, mas é comum também ser causada por bactérias causadoras da tuberculose e gonorreia. Ao contrário das outras artrites, essa é bastante comum em jovens e geralmente atinge apenas uma ou duas articulações.

Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crónica que afeta principalmente homens jovens e em mais de 90% dos casos está associada ao antígeno HLA B27. Caracterizam-se por inflamação de articulação sinovial e de enteses (tecidos conectivos) comprometendo a coluna vertebral e áreas sacroilíacas. O tratamento é feito com anti-inflatório não steródes (AINE), sulfassalazina, infliximab e/ou etanercept (anti TNF-α).

Fatores de risco

O risco de desenvolver artrites é maior em casos de:

Histórico familiar de artrites; trabalhos ou exercícios frequentes com esforço repetitivo; artrite reumatoide é mais comum em mulheres e artrite gotosa é mais comum em homens; excesso de peso; idade avançada; desportos radicais (como escalada), desportos violentos (como artes marciais) ou desportos de força (como halterofilismo); artistas como dançarinos, escultores e artesãos; lesões prévias na área; doenças ósseas e musculares; doenças circulatórias e imunológicas; clima.

Prevenção

Alongamentos, descansos regulares, beber muita água, entrar em forma, vacinas, alimentação rica em frutas, legumes e verduras, limpar todos ferimentos com água e sabão, usar equipamentos de proteção.

Epidemiologia

É mais comum em nativo americanos (atingindo ~25%) e brancos (atingindo ~24%) do que em negros (~19%), latinos (~11%) e orientais (8%). Atingem por volta de 1 a cada 7 pessoas, principalmente acima dos 30. Dos acometidos 2/3 tem menos de 65 anos, 60 a 70% são mulheres e é a principal doença estudada pela medicina do esporte e medicina do trabalho.

No mundo, cerca de 10% dos homens e 15% das mulheres tem algum tipo de artrite, aumentando para 30% para homens e 50% para mulheres maiores 65 anos. Com o sedentarismo e envelhecimento da população ela tem aumentado rapidamente no mundo inteiro, é estimado que aumente em 40% até 2020.

Também é um problema bastante comum em animais portanto sendo bastante estudada pelos veterinários.



 

Cosmo Duff Gordon



Sir Cosmo Edmund Duff Gordon, 5º Baronete DL 22, foi um importante proprietário de terrenos Britânico. Após a conclusão dos estudos em Eton, Duff Gordon tornou-se atleta e foi campeão olímpico de esgrima.

Juntamente com a sua esposa Lucy, estilista de renome internacional, embarcou na viagem inaugural do RMS Titanic em abril de 1912. 

Quando o navio colidiu com um iceberg e começou a afundar, o casal embarcou no bote salva-vidas número 1, que partiu com apenas doze pessoas a bordo, apesar de ter espaço suficiente para transportar quarenta.

O fato de que o bote não regressou ao local do naufrágio para procurar pessoas vivas na água gélida e as cinco libras que Duff Gordon ofereceu aos marinheiros que tripulavam o bote salva-vidas fizeram a sociedade pensar que o aristocrata tinha agido de maneira covarde e pouco escrupulosa para salvar a própria vida.

Os Duff Gordons foram atacados pela opinião pública, tendo a sua reputação ficado manchada pela polêmica instalada em volta do seu nome.

Duff Gordon nasceu aos 22 de julho de 1862, filho d’O honorável Cosmo Lewis Duff Gordon e de Anna Maria Antrobus. Cosmo Duff Gordon havia estudado no Eton College e lá praticou esgrima.

Em 1896, tornou-se o quinto baronete da propriedade da sua família, sucedendo a Maurice Duff Gordon. O seu título tem origem numa licença régia conferida ao seu tio-avô em 1813, em reconhecimento da sua bravura ao auxílio da Coroa durante a Guerra Peninsular.

Em 1900, Duff-Gordon casou-se com Lucy Christiana Wallace, a filha mais velha de Douglas Sutherland. 'Lucile', como então era conhecida profissionalmente, era designer de moda de uma firma de alta-costura da qual Duff Gordon fazia parte da empresa.

Em 1906, Cosmo Duff Gordon fez parte da equipa Britânica de esgrima que participou nos Jogos Olímpicos Intercalados de 1906, tendo sido detentor da medalha de prata. Em 1908 participou, também, no comitê de esgrima nos Jogos Olímpicos de Verão, em Londres.

RMS Titanic

Sir Cosmo Duff Gordon e a sua esposa embarcaram no RMS Titanic em Cherburgo, a 10 de abril de 1912. O seu bilhete custou £39 12s (o equivalente a cerca de £3668 atualmente, ou €4450), tendo ocupado o camarote A-16 e a sua esposa o camarote A-20. 

Com eles viajava ainda a secretária de Lucy, Laura Mabel Francatelli, que ocupou o camarote E-36.

Quando o transatlântico colidiu com um iceberg na noite de 14 de abril, Duff Gordon não acordou de imediato. Foi acordado pela sua esposa, que havia sentido a colisão. O casal e a secretária subiram ao convés, seguindo as ordens do Capitão, E. J. Smith.

Sir Cosmo aproximou-se do Primeiro Oficial, William McMastterMurdoch, que estava supervisionando o lançamento do bote salva-vidas número 1, e perguntou-lhe se podiam subir a bordo; Murdoch respondeu afirmativamente e, uns minutos depois, à 1:10 h, o bote foi lançado ao mar com apenas doze pessoas a bordo (sete das quais eram membros da tripulação).

Depois do navio se afundar e desaparecer debaixo das águas do Atlântico Norte, o fogueiro Charles Hendrickson perguntou aos que estavam no bote se deviam regressar para resgatar as pessoas que nadavam na água gélida, mas a Lady Duff Gordon avisou que seria provável que fossem afundados por pessoas que tentariam subir a bordo.

Os homens concordaram que seria perigoso regressar. Os doze sobreviventes começaram a remar em direção a uma luz que se podia ver muito distante, o RMS Carpathia, que tinha vindo em auxílio dos passageiros do Titanic.

Enquanto remavam em direção à luz, o fogueiro Robert Pusey desabafou que havia perdido todas as suas posses e que a White Star Line não iria contar os dias após o naufrágio do Titanic para o seu ordenado.

O passageiro abastado prometeu-lhes cinco libras (o equivalente a £460 atualmente, ou €560) assim que chegassem. Duff Gordon cumpriu esta promessa já a bordo do RMS Carpathia.

Esta história chegou aos ouvidos da opinião pública e não tardou que os jornais da época o rotulassem como covarde, acusando-o de ter subornado oficiais do Titanic de modo a que o deixassem subir a bordo de um dos botes, são e salvo, enquanto mulheres e crianças se afundavam com o navio.

Duff Gordon e a esposa foram chamados a testemunhar perante a comissão de inquérito levantada ao naufrágio do navio, encabeçada pelo Visconde Mersey, onde este se defendeu das acusações que a sociedade lhe apontava.

Segundo o que foi apurado pelo inquérito, Duff Gordon não cometeu os atos imorais e quase criminosos de que foi acusado, mas, mesmo ilibado, o seu nome permaneceu manchado para o resto da sua vida.

Duff Gordon faleceu a 20 de abril de 1931, de causas naturais, em Londres. 

Foi, subsequentemente, enterrado no Brookwood Cemetery, perto de Woking no Surrey.


Auschwitz I

Auschwitz I - Este era o campo original, que servia como centro administrativo de todo o complexo. A área – que abrigava dezesseis edifícios de um só andar – anteriormente havia servido de alojamento para a artilharia do exército. 

Obergruppenfuhrer: - SS Erich Von dem Bach- Zelewski, líder da polícia da Silésia, procurava um local para a construção de um novo campo, visto que os existentes estavam no limite de sua capacidade. 

Richard Glücks, chefe da Inspetoria dos Campos de Concentração (Inspektion der Konzentrationslager), enviou o ex-chefe do campo de Sachsenhausen, Walter Eisfeld, para avaliar a área. 

Ela foi aprovada, Himmler deu as ordens de construção e Rudolf Höss supervisionou as obras e se tornou seu primeiro comandante, com Josef Kramer como seu subcomandante.

Os residentes no local foram despejados, incluindo 1 200 pessoas que viviam em barracas ao redor dos quartéis, e foi criada uma área vazia de 40 km², que os alemães chamaram de "área de interesse no campo". Trezentos judeus residentes de Oświęcim foram requisitados e trazidos para trabalharem nas fundações. 

Entre 1940 e 1941, 17 mil poloneses e judeus residentes nos distritos ocidentais da cidade, adjacentes ao campo, foram despejados de suas habitações. Também foram ordenadas expulsões nas vilas de Broszkowice, Babice, Brzezinka, Rajsko, Plawy, Harmeze, Bór e Budy. 

A expulsão de civis poloneses cristãos era um passo na direção de estabelecer uma Zona de Exclusão ao redor dos campos, que serviria para isolá-los do mundo exterior e levar adiante o objetivo destinado a eles pela SS. 

Alemães e alemães étnicos nascidos fora do país ocuparam algumas das residências deixadas vazias pelos judeus, transportados para os guetos.

Os primeiros prisioneiros (30 criminosos alemães trazidos de Sachsenhausen) chegaram em maio de 1940. Foram trazidos com a intenção de destiná-los a atuar como funcionários dentro do sistema prisional. 

O primeiro transporte de prisioneiros poloneses para o campo, 728 deles, incluindo 20 judeus, chegou em 14 de junho, vindo da prisão de Tarnów, no sudeste da Polônia. 

Eles foram internados no antigo edifício da Polish Tobacco Monopoly, vizinho à área, até que o campo estivesse pronto. 

A população foi crescendo rapidamente, à medida que o complexo recebia dissidentes, intelectuais e membros da resistência polonesa presos. Em março de 1941, ele tinha 10,9 mil prisioneiros, a maioria dos quais poloneses.

A SS selecionava alguns prisioneiros, geralmente criminosos alemães, como supervisores com privilégios (os chamados kapos) sobre outros internos. 

Apesar de envolvidos em várias atrocidades em Auschwitz, apenas dois deles foram julgados no pós-guerra por seus comportamentos individuais, a maioria sendo considerada como não tendo outra escolha senão agir como agiram. 

As categorias de prisioneiros eram distinguidas por marcas especiais em suas roupas: verde para os criminosos comuns, vermelha para os presos políticos e amarela para os judeus. 

Judeus e prisioneiros soviéticos eram geralmente os tratados da pior maneira. Todos os prisioneiros tinham que trabalhar nas fábricas de armas associadas ao complexo, à exceção dos domingos, reservado para limpeza e banho. 

As duras condições do trabalho, combinadas com a pouca alimentação e falta de higiene, levaram a um crescimento considerável da taxa de mortalidade entre os presos. 

Dos primeiros 10 mil prisioneiros de guerra soviéticos internados, apenas algumas centenas deles sobreviveram aos cinco primeiros meses.

O Bloco 11 de Auschwitz I era considerado "a prisão dentro da prisão", onde aqueles que quebravam as regras tentavam escapar ou eram suspeitos de sabotagem eram punidos.

 Alguns prisioneiros eram obrigados a passar noites seguidas nas "celas verticais", pequenas celas de 1,5 m2, onde quatro deles eram colocados ao mesmo tempo, não tendo outra alternativa que passarem a noite toda em pé, saindo no dia seguinte novamente para os trabalhos forçados nas fábricas. 

No porão do bloco ficavam as "celas da fome", onde os aprisionados ali ficavam sem receber comida ou água até que morressem. 

Lá também ficavam as "celas escuras", que tinham apenas um pequeno espaço na parede para respirar e portas sólidas; os prisioneiros colocados nestas celas permanentemente na escuridão iam gradualmente sufocando a medida que o oxigênio ia rareando dentro delas; às vezes, os guardas da SS acendiam velas para fazer o oxigênio acabar mais depressa.

Muitos dos ali aprisionados eram suspensos com as mãos amarradas para trás por horas ou mesmo dias, o que fazia com que, ao passar do tempo, suas clavículas fossem deslocadas.

Em 3 de setembro de 1941, o subcomandante SS-Hauptstuemfuhrer Karl Fritzsch fez uma primeira experiência bem sucedida com seiscentos prisioneiros de guerra soviéticos e 150 poloneses, trancando-os dentro de um dos porões do bloco 11 e gaseificando-os com Zyklon-B, um pesticida altamente letal à base de cianureto. 




quinta-feira, outubro 20, 2022

Canal de Corinto

O canal de Corinto é uma travessia que liga o golfo de Corinto com o mar Egeu. Ele passa pelo istmo de Corinto, e separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.

O canal possui 6,3 km de comprimento, e foi construído entre os anos de 1881 e 1893. Torna a locomoção de barcos pequenos na região mais fácil, uma vez que elas assim não precisam dar a volta em cerca de 400 km, em torno do Peloponeso.

Porém, por ter apenas 21 metros de largura, é muito estreito para cargueiros internacionais. O canal é atualmente usado principalmente por barcos turísticos: 11 mil barcos navegam pelo canal anualmente.

A primeira tentativa de construir um canal na região aconteceu no ano de 67, em uma tentativa realizada pelo imperador romano Nero, que ordenou a seis mil escravos escavarem a região usando pás. No ano seguinte, Nero morreu, e seu sucessor, Galba, abandonou o projeto, por ser caro demais.

Fazer um canal com essa dimensão cavando com pás, nos dá a dimensão da inteligência de um imperador romano que se achava uma divindade. 


Um cruzeiro atravessando o estreito Canal de Corinto, Grécia, e evitando a volta de cerca de 400 km em torno da Península do Peloponeso.


 

Pica-Pau

Pica-pau se preparando para o inverno.

Primeiro ele encontra uma árvore morta e começa a fazer buracos para as bolotas.

Cada buraco é feito com muito cuidado, porque se o buraco for grande, outros pássaros podem facilmente roubar a bolota.

Se o buraco for estreito, a noz pode quebrar e se deteriorar.

No final do verão, o trabalho de "joalheria" do pica-pau está concluído, quando as bolotas amadurecem e tomam seu lugar na árvore.

O tronco de uma grande árvore pode conter cerca de 50.000 bolotas, o que permite ao pássaro um inverno satisfatório.


pica-pau, também chamado peto, pica-pauipecucarapina e pinica-pau, é uma ave da ordem Piciformes, da família Picidae, de tamanho pequeno a médio, com penas coloridas e, na maioria dos machos, com uma crista vermelha.

Suas patas possuem dois dedos voltados para frente e dois dedos voltados para trás, o que lhe auxilia a se agarrar nos troncos de árvores. São muito numerosos no Brasil.

Vivem em bosques onde fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos das árvores, sendo esse o motivo da nomenclatura "pica-pau". Eles são capazes de dar 100 bicadas por minuto no tronco de uma árvore. 

Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico e introduzindo sua língua longa e umedecida pelas glândulas salivares.

Os ninhos são escavados em troncos de árvores o mais alto possível para proteção contra predadores. Os ovos dos pica-paus, de 4 a 5, são chocados pela fêmea e também pelo macho durante 20 dias.