Propaganda

terça-feira, outubro 18, 2022

Tipos de hipotermia

Tipos de hipotermia - A hipotermia pode ser classificada em três tipos: a aguda, subaguda e crônica.

A aguda é a mais perigosa, onde há uma brusca queda da temperatura corporal (em segundos ou minutos), por exemplo, quando a pessoa cai em um lago com gelos.

A subaguda já acontece em escala de horas, comumente por permanecer em ambientes frios por longos períodos de tempo.

A crônica é comumente causada por uma enfermidade.

Os sintomas dos três tipos de Hipotermia;

Leve (35 a 33 °C); sensação de frio, tremores, letargia motora, espasmos musculares. A pele fica fria, as extremidades do corpo apresentam tonalidade cinzenta ou levemente arroxeada (cianótica). A pessoa tem confusão mental.

Moderada (33 a 30 °C); os tremores começam a desaparecer, a pessoa tende a ficar muito sonolenta, prostrada, quase inconsciente, rigidez muscular, alterações na memória e na fala, entre outros.

Grave (menos de 30 °C); a pessoa fica imóvel e inconsciente, as pupilas se dilatam e a frequência cardíaca diminui, se tornando quase imperceptível. Se o paciente não for devidamente tratado, a morte é inevitável.

Etapas

Primeira etapa

A temperatura corporal cai de 1 a 2 graus Celsius abaixo da temperatura normal. A pessoa tem arrepios, a respiração se torna rápida, as mãos ficam adormecidas com dificuldade de utilizá-las para efetuar tarefas.

Segunda etapa

A temperatura corporal cai de 2 a 4 graus Celsius abaixo da temperatura normal. Os arrepios são mais intensos, os movimentos são lentos. As extremidades ficam azuladas, há um pouco de confusão. Apesar disto a vítima está consciente.

Terceira etapa

Em geral os arrepios cessam, surgem sinais de amnésia, impossibilidade de usar as mãos, diminuição do pulso e respiração. Diminuição da atividade celular. Falha dos órgãos vitais. Morte clínica.


 

0 Comentários: