Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, setembro 10, 2022

Lepa Radic

Lepa Svetozara Radić nasceu dia 19 de dezembro de 1925, foi uma sérvia membro dos Partisans iugoslavos durante a Segunda Guerra Mundial na Iugoslávia, que recebeu postumamente a Ordem do Herói do Povo em 20 de dezembro de 1951.

Por seu papel no movimento de resistência contra as potências do Eixo, tendo sido a mais jovem condecorada na época.

Ela foi executada em fevereiro de 1943, aos 17 anos, por disparar sobre tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. 

Enquanto seus captores amarravam o laço da forca em volta do seu pescoço, ofereceram-lhe a comutação da pena se ela revelasse as identidades de seus camaradas e líderes.

Radić respondeu que não era uma traidora e que eles se revelariam quando vingassem a sua morte.

Radić nasceu na aldeia de Gasnica, depois de se formar na escola primária na vizinha Bistrica, frequentou o primeiro ano da Escola de Artesanato Feminina em Bosanska Krupa e completou as demais séries na escola de Bosanska Gradiška.

Como aluna, Lepa enfatizava o trabalho duro, a seriedade e também tinha interesse em dia 19 literatura avançada. Ela desenvolveu suas posições sob a forte influência de seu tio Vladeta Radić, que estava envolvido no movimento trabalhista.

Começou sua atuação como membro da Liga da Juventude Comunista de Jugoslávia (SKOJ) e depois se juntou ao Partido Comunista da Iugoslávia em 1941, aos 15 anos de idade.

Em 10 de abril de 1941, após a bem-sucedida invasão da Iugoslávia, as potências do Eixo estabeleceram em seu antigo território um estado fantoche, o Estado Independente da Croácia, que, em particular, consistia em Bosanska Gradiška e seus arredores.

Em novembro de 1941, Lepa Radić e outros membros da família foram presos pelo Ustase, mas com a ajuda de membros da resistência disfarçados, ela, junto com sua irmã Dara, conseguiu escapar da prisão em 23 de dezembro de 1941. 

Logo depois dessa fuga, Radić decidiu servir como soldado na 7ª companhia da resistência, do 2º Destacamento de Krajiški.

Em fevereiro de 1943, Radić foi responsável pelo transporte dos feridos na batalha de Neretva para um abrigo em Grmech. Durante a luta contra a 7º Divisão de Montanha Voluntária da SS foi capturada e transferida para Bosanska Krupa.

Depois de ser torturada por vários dias, numa tentativa de lhe extrair informações, foi condenada à morte por enforcamento.

Com o laço no pescoço, ela gritou: "Viva o Partido Comunista e a resistência! Lutem pela vossa liberdade! Não se rendam aos malfeitores! Eu serei morta, mas há aqueles que me vingarão!"

Em seus últimos momentos no cadafalso, os alemães se ofereceram para poupar sua vida, em troca dos nomes dos líderes e dos membros do Partido Comunista no abrigo, mas ela recusou a oferta com as palavras:

"Eu não sou uma traidora do meu povo. Aqueles por quem perguntam se revelarão quando tiverem eliminado todos os malfeitores, até ao último homem." 

Lepa Radić tinha apenas 17 anos quando foi executada publicamente no dia 8 de fevereiro de 1943.



 

Aurora

Já imaginou uma aurora que, ao invés de ter o típico formato de “cortina”, lembra muito mais um vórtex brilhante no céu? Isso aconteceu no céu do lago Myvatn, na Islândia, após uma ejeção de massa coronal recente.

As partículas expelidas pelo Sol passaram tão perto da Terra que causaram uma perturbação na magnetosfera, resultando na aurora colorida desta foto.

As regiões avermelhadas da aurora vêm das interações entre o oxigênio atômico energizado pelas partículas expelidas pelo Sol, e ocorrem a mais de 250 km de altitude.

Já as áreas esverdeadas vêm das colisões entre o oxigênio energizado e o nitrogênio molecular, e aparecem a cerca de 100 km de altitude; abaixo disso, há pouco oxigênio atômico, o que faz com que a aurora pareça "cortada", acabando subitamente.

Imagem: Christophe Suarez 



 

Czeslawa Kwoka - Vítima de Auschwitz


Czesława Kwoka nasceu em Wólka Złojecka na Polônia no dia 15 de agosto de 1928 foi uma menina católica que foi assassinada aos 14 anos em Auschwitz.

Ela é uma das milhares de crianças e adolescentes vítimas de crimes alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Czesława Kwoka nasceu em 15 de agosto de 1928, na pequena vila polonesa de Wólka Zlojecka. Além disso, Czesława e sua mãe, Katarzyna, eram católicas romanas, um grupo criticado pelo Partido Nazista.

Os nazistas se recusaram a tolerar qualquer grupo ou reunião social que não fosse controlada ou completamente infiltrada por seu governo.

Depois de sua captura pelos alemães, ela chegou em Oswiecim em 13 de dezembro de 1942, juntamente com 318 mulheres. Sua mãe Katarzyna Kwoka também foi deportada e morreu no campo em 18 de fevereiro de 1943. 

Logo após sua chegada a Auschwitz, Czesława foi fotografada pelo jovem prisioneiro polonês Wilhelm Brasse, que foi indicado pelos nazistas para fotografar todos os prisioneiros de frente e de perfil. 

Pouco antes de o campo ser libertado, ele recebeu ordens para destruir todas as fotografias, mas Brasse ainda conseguiu salvar algumas delas do esquecimento, incluindo a de Czesława. 

Apenas alguns meses depois de entrar no campo, em 12 de março de 1943, Czesława Kwoka recebeu uma injeção de fenol letal no coração e morreu, tornando-se uma das aproximadamente 230,000 crianças assassinadas em Auschwitz.

Wilhelm Brasse relembra sua experiência fotografando Kwoka para o correspondente da BBC Fergal Keane, que entrevistou Brasse sobre suas memórias de tirá-las.

"Ela era tão jovem e tão aterrorizada. A garota não entendia por que estava ali e não conseguiu entender o que estava sendo dito a ela. Então uma mulher Kapo (um superintendente de prisioneiro) pegou um pedaço de pau e bateu no rosto dela.

Esta mulher alemã estava acabando com sua raiva na garota. Uma menina tão bonita, tão inocente. Ela chorou, mas não conseguiu fazer nada. Antes da foto ser tirada, a garota secou as lágrimas e o sangue do corte no lábio.

Para falar a verdade, senti como se estivesse sendo atingido, mas não poderia interferir. Teria sido fatal para mim”.

No 75.º aniversário de sua morte, uma versão colorida da fotografia de Czesława Kwoka e de outros prisioneiros foi publicada por Marina Amaral, uma artista brasileira do estado de Minas Gerais. O intuito da artista é mostrar com cores o horror escondido nas faces dos prisioneiros.


Armando Bógus - O Zé das Medalhas em Roque Santeiro

Armando Bógus - O Zé das Medalhas em Roque Santeiro - Armando Bógus, nasceu em São Paulo aos 19 de abril de 1930 e faleceu em 02 de maio de 1993 em São Paulo.

Armando Bógus estreou como ator em 1955, com a peça Moral em Concordata, que se transformou no seu primeiro filme em 1959.

Na televisão começou na TV Excelsior e, no teatro, destaca-se sua parceria com o diretor Ademar Guerra, participando em peças como Marat/Sade (1967) e na primeira montagem de Hair no Brasil, em 1969. 

Fundou, com Antunes Filho e Felipe Carone o Pequeno Teatro de Comédia, o PTC, enquanto encenava peças brasileiras. Na televisão, Armando Bógus viveu personagens marcantes da teledramaturgia brasileira e foi um dos atores da primeira versão de Vila Sésamo, primeiro na TV Cultura e depois na Rede Globo, em 1972, ao lado de Sônia Braga, Laerte Morrone e Aracy Balabanian.

Nas novelas, os seus personagens mais marcantes foram: o comerciante Nacib em Gabriela (1975); o austero Estevão em O Casarão (1976); o médico Daniel em Ciranda de Pedra (1981); Licurgo Cambará na minissérie O Tempo e o Vento (1985); o avarento Zé das Medalhas em Roque Santeiro (1985); o esperto Modesto Pires em Tieta  (1989) e o vilão Cândido Alegria, personagem que construiu se inspirando no Fradinho, do Henfil, e no padrão clássico do político mineiro, em Pedra Sobre Pedra (1992), a sua última telenovela.

“Se me perguntar qual é o caráter do brasileiro, diria que é um cara que gosta dos Beatles, mas sem exagero. Para estereotipar menos, prefiro usar a intuição”.

Foi casado duas vezes, a primeira com a atriz Irina Grecco, com quem teve um filho.

Armando Bógus estudou no Colégio Marista Arquidiocesano. Na década de 50, foi expulso de dois colégios de São Paulo por militar em grupos de esquerda. Era primo do Jornalista Luis Nassif.

Faleceu devido a uma leucemia, tendo ficado internado por dois meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, submetendo-se a uma quimioterapia.



 

sexta-feira, setembro 09, 2022

Prisão de Guantánamo

Prisão de Guantánamo. A cidade de Guantánamo tornou-se célebre após a implantação, a quinze quilômetros de distância, da Base Naval de mesmo nome pertencente aos Estados Unidos. É no interior desta base que se encontra a Prisão de Guantánamo.

Desde janeiro de 2002, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, estão encarcerados nesta base militar prisioneiros (muitos são afegãos e iraquianos) acusados de ligação aos grupos Taliban (Taliban) e Al-Qaeda, numa área excluída ao controle internacional no que concerne às condições de detenção dos mesmos. 

Segundo a Cruz Vermelha internacional, e o próprio FBI, estes prisioneiros são vítimas de tortura, desrespeitando assim os direitos humanos e a convenção de Genebra.

Segundo a Anistia Internacional, já se passaram mais de cinco anos desde que os primeiros detentos foram enviados pelos Estados Unidos à sua base naval na Baía de Guantánamo, em Cuba.

Apesar da generalizada condenação internacional, centenas de prisioneiros, de mais de 30 nacionalidades, lá permanecem sem nenhuma acusação formal, e sem esperança de obter um julgamento justo. 

Segundo a Anistia Internacional, "Guantánamo é o símbolo da injustiça e do abuso, e deve ser fechada".

Em 22 de janeiro de 2009, o recém empossado presidente Barack Obama determinou, a partir de Washington, DC, o fechamento do centro de detenção de Guantánamo o mais rápido possível, no mais tardar, no prazo de um ano a partir da data da ordem. 

O presidente havia se comprometido a fechar o polêmico campo de detenção durante a sua campanha eleitoral.

No último ano de seu segundo mandato, em 2017, Obama escreveu uma carta ao Congresso dos Estados Unidos, responsabilizando-os pelo não fechamento do centro de detenção, alegando que republicanos e democratas fizeram do fechamento uma questão política, ainda que a existência da prisão represente o contrário aos valores defendidos pelos norte-americanos. 



 

Lolita Pluma

Lolita Pluma nasceu em Las Palmas de Gran Canaria no dia 4 de março de 1904 com o nome de María Dolores Rivero Hernández, foi uma figura famosa do século XX na cidade de Las Palmas.

Seus pais eram argentinos, embora ele tenha nascido acidentalmente no bairro de La Isleta, em Palma, de uma família apelidada de Pluma pelo fato de serem os poucos que sabiam escrever com este utensílio em sua cidade.

Lolita Pluma era bem conhecida no Parque Santa Catalina, pelo seu figurino e maquiagem extravagantes, e pelo fato de estar rodeada pelos gatos do parque, que alimentava. 

Lá ele vendia flores de papel, chicletes e cartões postais para turistas. Ela foi nomeada Rainha do Parque Santa Catalina em 1984.

Atualmente, uma estátua de F. Ávila (1998) a lembra na Plaza Santa Catalina como símbolo da liberdade, musa do turismo e dos artistas, protetora dos animais. 

Lolita Pluma faleceu no dia 21 de fevereiro de 1987, foi sepultada no cemitério de San Lázaro de Las Palmas. O seu túmulo (nicho tumular 5420) é dotado de uma placa sepulcral da Câmara Municipal de Las Palmas.



 

Carlos Augusto Strazzer - Uma bela interpretação em “Que Rei Sou Eu?”

Carlos Augusto Strazzer - Uma bela interpretação em “Que Rei Sou Eu?” - Carlos Augusto Strazzer nasceu em São Caetano do Sul – SP no dia 4 de agosto de 1946. Foi um ator, diretor de teatro e cantor.

Participou de diversas peças teatrais, entre elas Cemitério de Automóveis de Fernando Arrabal; O Balcão de Jean Genet dirigido por Victor Garcia e produzido por Ruth Escobar; A Moratória de Jorge Andrade; o musical Evita, um dos maiores sucessos da cena carioca dos anos 80, e As Ligações Perigosas de Choderlos de Laclos, outro êxito do final daquela década.

Ficou mais conhecido por sua participação na televisão, em muitas telenovelas e algumas minisséries, na Rede Globo, na TV, na TV Tupi, na Rede Manchete, na TV Bandeirantes e na TV Record. Era conhecido por interpretar vilões ou personagens misteriosos e místicos, aos quais impregnava de elegância e ambiguidade.

Fez alguns filmes, como Gaijin – os caminhos da liberdade (1980), de Tizuka Yamasaki e muitos outros; além de participações especiais na produção internacional em Moon Over Parador (1987) dirigido por Paul Mazursky; e no documentário Interprete mais, ganhe mais dirigido Andrea Tonacci, que trata do cotidiano do grupo teatral de Ruth Escobar e que ficou embargado na justiça por vinte anos.  

Faleceu às 3:15 do dia 19 de fevereiro 1993, em sua residência na cidade de Petrópolis, vítima de complicações respiratórias em decorrência da AIDS aos 46 anos. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.

Um de seus filhos, Fábio Strazzer, atualmente faz parte da equipe de diretores da Rede Globo de Televisão.

O melhor trabalho que eu vi de Carlos Alberto Strazzer foi à Telenovela “Que Rei Sou Eu?”

Foi uma satírica emulando o gênero capa e espada, que ironiza a situação política brasileira, produzida e exibida pela Rede Globo de 13 de fevereiro a 16 de setembro de 1989, em 185 capítulos.

Carlos Augusto Strazzer


 

3000 anos atrás

Há 3000 anos, esta mulher decidiu se enterrar viva, com seu marido falecido. Os esqueletos e um par de foices foram encontrados na Ucrânia, enterrados lá desde 1000 anos antes da Era Comum ou há 3000 anos. A particularidade? Os amantes estavam próximos um ao outro em sua cova.

De acordo com o professor Mykola Bandrivsky: "Ambos os rostos estavam a olhar um para o outro e as suas testas estavam a se tocar. A mulher estava deitada de lado, com o braço direito apertava o homem e o pulso dela repousava no ombro direito. As pernas da mulher estavam dobradas - deitadas em cima das pernas do homem, esticadas."

Uma posição que revelou um detalhe fascinante: Após análise, arqueólogos confirmaram que o homem tinha morrido antes da parceira, a posição da mulher sugere que teria sido impossível permanecer assim se morta no momento do enterro. Então, especialistas afirmam que a mulher decidiu voluntariamente ser enterrada viva ao lado do marido.

Alguns seres humanos da idade do bronze acreditavam na vida e na alma eternas, por isso é bastante plausível imaginar que a mulher preferiu morrer ternamente com o marido, na esperança de se juntar a ele na vida após a morte. Especialistas pensam que ela poderia ter bebido veneno antes de descer à cova, para fazer da sua morte algo rápido e indolor.



 

quinta-feira, setembro 08, 2022

Ex-Casamento

O noivo escreveu um poema para noiva um pouco antes do casamento:

Que feliz sou, meu amor!

Domingo estaremos casados, o café da manhã na cama, um bom suco e pães torrados com ovos bem mexidinhos antes de ir pro trabalho, tudo pronto bem cedinho para ainda ires ao mercado.

Depois volta para casa rapidinho arrumas tudo e corres para teu trabalho para começares o teu turno.

Tu sabes bem que, de noite gosto de jantar bem cedo, de te ver toda bonita com sorriso belo e querido.

Na noite minisséries, cineminhas dos baratos e nada, nada de shoppings nem de restaurantes caros.

E vais cozinhar para mim comidinhas bem caseiras, pois não sou dessas pessoas que só comem baboseiras...

Já pensaste minha querida que dias gloriosos?

Não te esqueças, meu amor que em breve estaremos casados!

Como resposta, a noiva escreveu um poema para o noivo:

Que sincero meu amor, que linguagem bem usada!

Esperas tanto de mim que me sinto intimidada.

Não sei de ovos mexidos como tua mãe adorada, meu pão torrado se queima e de cozinha não sei nada!

Gosto muito de dormir até tarde, relaxar.

Pensa bem... ainda há tempo a igreja não está paga e eu devolvo o meu vestido e tu o fraque de gala

E domingo bem cedinho em vez de andar aos "PAIS", ponho aviso no jornal com letras bem garrafais:

*HOMEM JOVEM E BONITO PROCURA ESCRAVA BEM LERDA PORQUE A EX-FUTURA ESPOSA DECIDIU MANDÁ-LO À M....



 

Abelhas

A Importância das Abelhas para os Alimentos

A função principal, ou mais explorada, das abelhas é a da polinização. O papel das abelhas neste processo é crucial, já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.

Isto significa que sem abelhas não haveria frutos silvestres, tomates, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre muitos, muitos outros alimentos. O que significaria, então, a uma escala global, o desaparecimento das abelhas? Possivelmente, enormes dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo.

A Importância das Abelhas na Cadeia Alimentar

Mas não só são os humanos a beneficiar dos alimentos que existem graças às abelhas. Os animais também se alimentam de vegetais, pelo que também eles sofreriam.

As abelhas são responsáveis por grande parte da polinização mundial de alfafa, que é amplamente usada para alimentar gado. Aqui, a importância das abelhas manifesta-se indiretamente, mas sabemos que se não houver abelhas, não haverá alimentos para os animais herbívoros.

Por sua vez deixariam de alimentar os animais carnívoros, destruindo a agricultura e a indústria, por exemplo, de alimentos lácteos.

A Importância das Abelhas para os Ecossistemas

Imaginemos que não mais existiam abelhas. O que é que representaria para os ecossistemas? Resposta simples: o fim deles.

Se não houver abelhas, não se dá 80% da polinização, não haverá alimentos para grande parte dos pássaros, insetos e outros animais, toda a cadeia alimentar sofre, os animais morrem. O ecossistema fica destruído.

Além disso, as abelhas contribuem em muito para a biodiversidade no planeta. Um exemplo? As abelhas polinizam flores selvagens que enriquecem as paisagens e jardins.

A Importância das Abelhas como Indicadores de Saúde.

Sabia que as abelhas são um importante indicador da saúde de um ecossistema ou habitat?

As abelhas estão organizadas em colónias, cuja esperança de vida é de vários anos. A presença de uma colónia duradoura de abelhas indica a saúde do ecossistema. As abelhas são dos insetos mais sensíveis e que menos tolerância a alterações climáticas têm. Se vir um jardim cheio de abelhas (o que é raro, hoje em dia) sorria, é bom sinal!

 


 

Kumbemayo

Kumbemayo é um sitio arqueológico localizado no Peru, que se encontra cerca de 19 km a sudoeste da cidade peruana de Caiamarca, a uma altitude de cerca de 3.500 metros acima do nível do mar.

O sítio arqueológico se destaca pelas ruínas de um aqueduto pré-Inca, que tem cerca de 8 km de comprimento. O aqueduto pegava a água da chuva e do derretimento da neve do alto da montanha do lado voltado a Bacia do Atlântico e a transportava para as áreas baixas próximas ao Oceano Pacífico.

Acredita-se ter sido construído por volta de 1500 a.C., sendo uma das mais antigas estruturas existentes na América do Sul. O nome Cumbemayo pode ter suas raízes na língua quichua, como Kumpi Mayu, que significa "canal de água bem construído" ou Humpi Maio, que significa "rio estreito".

Existem petroglifos no aqueduto e nas cavernas das proximidades. Esta área montanhosa remota é também o local de uma "floresta de rochas", compostas de resíduos vulcânicos que foram esculpidas pela erosão. Estas formações de rocha vulcânica são também chamadas de Los Frailones ou Los Monjes de Roca.

Em 1937 o aqueduto foi investigado pelo arqueólogo Julio C. Tello, que sugeriu que seria de um período anterior aos incas (cerca de 1000 a.C.). Estudos realizados por pesquisador Rogger Ravines indicam que o canal foi utilizado por muitos séculos e poderia ser associado a um santuário esculpido na rocha, localizado perto do canal, na borda do afloramento rochoso conhecido como Los Frailones.

Na direção do aqueduto pode-se observar alguns degraus esculpidos na pedra, e uma pedra esculpida que fora usado como altar cerimonial.

Também é proeminente o Santuário um penhasco enorme que se assemelha a cabeça de um homem, cuja boca seria uma gruta, onde foram depositados interessantes, mas indecifráveis petroglifos. As cavernas e abrigos da área evidenciam outras gravuras em pedra, onde os visitantes podem ver figuras antropomórficas.

O aqueduto serpenteia as colinas em direção à cidade de Cajamarca, estendendo-se por cerca de oito quilômetros de comprimento. Atravessando faixas de terra, fizeram muros de contenção e pontes por onde o aqueduto passava, nas áreas rochosas o canal era esculpido na rocha com tamanha perfeição tanto na horizontal quanto na vertical, em algumas partes o canal tinha dois ou três ângulos retos para diminuir a velocidade da água. 

Os canais trouxeram água dos terrenos altos para os vales, o que foi essencial durante os períodos de escassez de água. Alguns petroglifos também estão espalhados ao redor do aqueduto e nas cavernas circundantes. Esses símbolos fornecem informações adicionais sobre as pessoas que construíram os canais.



 

quarta-feira, setembro 07, 2022

Amor aos animais

Enquanto estava na América do Sul para as filmagens do filme "7 anos no Tibete", o ator Brad Pitt conheceu e adotou cachorro de rua de raça galgo e o chamou de "Blanco", um dos muitos que podem ser encontrados nas ruas e bairros de muitas cidades da Argentina.

Nas horas vagas, Brad adorava passear como um turista normal, quando encontrou Blanco: disseram-lhe que tanto ali, como em Espanha, (ou França) o abandono dos galgos após o fim da temporada de caça era uma prática comum.

Blanco estava um pouco magro, mas felizmente parecia estar bem, não mostrando sinais óbvios de maus-tratos ou lesões.

Brad ficou muito impressionado com essa história. Como muitos ele ficou indignado com a ideia de como um animal com uma aparência tão doce e uma natureza tão delicada poderia ser objeto dessa fúria injustificada.

Resolveu, por isso levá-lo consigo e, ao voltar da Argentina, levou-o para casa, para torná-lo um membro efetivo de sua família.

Junto com Blanco salvou outros dois galgos: alugou um quarto para eles no hotel onde estava hospedado em Buenos Aires, causando espanto nos funcionários do estabelecimento pelo gesto feito em relação aos cães de rua.

Eles também o seguiram para os Estados Unidos após seu retorno ao término das filmagens.

Salve, adote, ame! 



 

Gloria, a Mulher - Um Filme de Drama

Gloria, a Mulher - Um Filme de Drama - Gloria, a Mulher é um filme de drama, suspense dos Estados Unidos de 1999 com duração de 107 minutos, dirigido por Sidney Lumet e tendo como atores principais Sharon Stone, Jeremy Northan, George C. Scott, Jean-Luke Figueroa, Mike Starr, Sarita Choudhury.

Acostumada a viver dos golpes que aplica nas ruas, Glória é namorada de um gângster e acaba se envolvendo no submundo do crime após ser acusada de assassinato.

Ao sair da cadeia, depois de três anos ela descobre que seu ex-namorado está prestes a matar um garoto de sete anos que teve a família assassinada pela máfia e que tem em seu poder um disquete que compromete toda a gangue.

Ela decide fazer o que for possível para proteger o menino. Porém, seus problemas estão apenas começando e ficar com o garoto pode ser pior do que ela imaginava, já que ele guarda um importante livro da máfia

Embora Gloria seja uma mulher durona, durante a fuga, aflora uma relação complicada de afeto, carinho e cumplicidade. Agora ela fará de tudo, até mesmo arriscar sua própria vida para proteger esse garoto órfão.

No final, ela deixa o garoto em uma instituição da igreja que cuida de crianças e sai sem se despedir, mas não resiste e volta e lava o menino e irá cuidar dele.



 

Christopher Reeve - O Super Homem que caiu do cavalo

Christopher Reeve - O Super Homem que caiu do cavalo - Christopher D'Olier Reeve nasceu em 25 de setembro de 1952 em Nova Iorque Foi um ator, diretor, produtor e ativista norte-americano.

Seu papel mais famoso foi o de Super-Homem, que ele interpretou numa série de quatro filmes famosos, começando por Superman (1978), para qual foi indicado a um prêmio BAFTA.

Reeve apareceu em outros filmes aclamados pela crítica como The Bostonians (1984), Street Smart (1987) e The Remains of the Day (1993).

Ele recebeu um Screen Actors Guild Award e uma indicação ao Globo de Ouro pelo seu desempenho no telefilme Rear Window (1998), remake do clássico de mesmo nome, lançado em 1954.

Em 27 de maio de 1995, Reeve ficou tetraplégico após sofrer uma queda de cavalo durante uma competição equestre em Culpeper, passando a usar uma cadeira de rodas para se mover e um ventilador portátil para respirar.

Reeve passou a liderar uma campanha pela legalização de pesquisas com células-tronco e fundou a Fundação Christopher Reeve, além de ter sido cofundador do Centro de Pesquisa Reeve-Irvine.

Faleceu em 10 de outubro de 2004 aos 52 anos de uma grave infecção, devido ao seu estado de saúde.

Christopher Reeve tornou-se famoso ao protagonizar o papel de Superman no cinema, mas já era ator desde os 14 anos de idade, tendo estudado em prestigiadas escolas de artes cênicas. Iniciou sua carreira com pequenas participações no teatro e na televisão, obtendo seu primeiro bom papel em Alerta Vermelho: Netuno Profundo, em 1977.

Mesmo tendo participado de outros bons filmes, como Em Algum Lugar no Passado e Vestígios do Dia, Superman foi seu principal trabalho na vida cinematográfica.

Em 27 de maio de 1995, um acidente o tornou tetraplégico devido a uma fratura nas suas duas primeiras vértebras cervicais, o que acabou por lesionar a sua medula espinhal. Um ano depois, foi aclamado de pé na cerimônia do Oscar.

A partir daí passou a lutar por pesquisas com células-tronco e criou a Christopher Reeve Paralysis Foundation, visando a melhorar a condição de vida de pessoas como ele, vítimas de algum tipo de paralisia.

Em 27 de janeiro de 1996, foi condecorado com a Ordem Bernardo O'Higgins, como reconhecimento à defesa pública que fez dos atores chilenos durante a ditadura de Pinochet. Em setembro de 2003, ganhou o Prêmio Lasker.

Morreu em 10 de outubro de 2004 aos 52 anos, vítima de um infarto causado por uma infecção. Era casado desde 11 de abril de 1990 com a atriz Dana Reeve, que conhecera em 30 de junho de 1987 em Williamstown. Dana, desde o acidente de Christopher, dedicou-se exclusivamente a cuidar do esposo, uma tarefa que se provou laboriosa devido à gravidade de sua condição física.

Ela também morreu em 6 de março de 2006, vítima de um câncer pulmonar. Desta união nasceu um filho, Will. Christopher tinha mais dois filhos, Matthew e Alexandra, frutos de uma relação anterior de dez anos (1977-1987) com a modelo britânica Gae Exton.

Seu último filho, Will, foi adotado pelo ator Robin Williams, de quem Christopher foi sempre muito amigo. No início da carreira de ambos, Christopher fez mais sucesso e ajudou Robin, que após o acidente, começou a retribuir a antiga ajuda.

Com a morte de Christopher e logo após a morte de Dana, Robin adotou Will e o criou como se fosse seu próprio filho. O corpo do ator foi cremado.