Gladiador – O Filme de Ridley Scott - Gladiador é um filme britano-americano lançado em 2000, dos gêneros drama histórico, ação e aventura, dirigido por Ridley Scott, com roteiro de David Franzoni, John Logan e William Nicholson.
Estrelado por Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Ralf Möller, Oliver Reed, Djimon Hounsou, Derek Jacobi, John Shrapnel e Richard Harris. Gladiador foi distribuído pela Dreamworks SKG somente para a América do Norte, enquanto a Universal Pictures distribuiu mundialmente.
Crowe interpreta o leal general Maximus Decimus Meridius, chamado de espanhol no filme, que é traído quando o ambicioso filho do imperador, Cómodo, mata seu pai e toma o trono. Reduzido a um escravo, Máximo ascende através das lutas de gladiadores para vingar a morte de sua família e do antigo imperador.
Lançado em 5 de maio de 2000, Gladiador foi um enorme sucesso de bilheteria, recebendo críticas geralmente favoráveis. O filme foi indicado a vários prêmios, vencendo cinco Oscars incluindo o de Melhor Filme.
Gladiador foi um sucesso de público e crítica, sendo considerado um marco para o cinema e iniciou uma nova onda de filmes históricos.
Sinopse
O ano é de 180 d.C. e o general romano Maximus, servindo ao seu imperador Marco Aurélio, prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Após o combate, Maximus fica sabendo que Marco Aurélio, já velho e ciente de sua morte, quer lhe passar o comando do Império Romano.
Cómodo, filho do imperador, fica irado por ser preterido e mata o pai, assumindo o comando do império. Maximus escapa dos guardas de Cómodo, e então foge para sua fazenda em Trujillo, onde descobre que a mando do novo imperador sua esposa e filho foram mortos.
Após enterrar sua família, Maximus desmaia de exaustão e feridas acumuladas. Levado por vendedores de escravos, Maximus é levado para a Mauritânia Cesariense, onde é comprado pelo treinador de gladiadores Proximus.
Sua aptidão militar torna Maximus um sucesso na região, onde sobrevive muitas batalhas ao lado do númida Juba e o germânico Hagen. Finalmente, Proximus é convidado para levar seus gladiadores ao Coliseu.
Maximus, disposto a vingar o assassinato de sua mulher e de seu filho, sabe que é preciso triunfar para ganhar a confiança da plateia. Acumulando cadáveres nas arenas, o gladiador luta por uma causa pessoal, de forma quase que solitária e leva benefícios ao povo, submetido pela política do “pão e circo”.
Maximus sabe que o controle da multidão será vital para que possa arquitetar sua vingança, que culmina em um combate com o próprio Cômodo, onde ele morre, mas acaba com a vida do imperador.
0 Comentários:
Postar um comentário