Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, setembro 30, 2023

A Origem dos Demônios


Você sabia que a crença nos demônios teve suas origens na Mesopotâmia? Essa crença não apenas se originou nessa região antiga, mas também se espalhou para outras culturas, sendo posteriormente incorporada ao cristianismo.

Os antigos mesopotâmicos acreditavam firmemente na existência de demônios, acreditando que essas entidades malignas podiam entrar no corpo humano através de aberturas e causar doenças.

Essa crença era profundamente enraizada na sociedade mesopotâmica e influenciou muitos aspectos de sua cultura e religião.

À medida que o tempo avançou, a crença nos demônios viajou através das correntes culturais e foi gradualmente incorporada ao cristianismo.

Muitas das representações e conceitos associados aos demônios na Mesopotâmia foram adaptados e integrados às tradições cristãs, tornando-se parte integrante do sistema de crenças cristãs sobre o mal e a luta entre o bem e o mal.

Pazuzu: O Demônio da Mitologia Neo-Assíria

Pazuzu é uma figura demoníaca que surgiu no período neo-assírio, entre 934 e 610 a.C. É frequentemente representado em amuletos de proteção usados pelas pessoas em seus corpos ou pendurados nas paredes de suas casas.

Sua aparência é assustadora e única, caracterizada por uma cabeça monstruosa, assemelhando-se à de um leão ou de um feroz cachorro com chifres.

Seu corpo é humano, porém esquelético, com mãos dotadas de garras afiadas, uma cauda em forma de escorpião e dois conjuntos de asas. Este demônio recebeu o nome de Pazuzu.

Essa representação intrigante de Pazuzu é um exemplo vívido da rica mitologia neo-assíria e das crenças em amuletos protetores que desempenharam um papel significativo na cultura da época.

A figura de Pazuzu era usada como um guardião contra forças malignas, refletindo as profundas preocupações espirituais e a busca por proteção na sociedade da Mesopotâmia naquele período.

No Filme

No filme O Exorcista ele representa todo desenrolar da película, quando o Padre Merrin nas suas buscas em escavações no Iraque encontra algo que o desperta.

Depois disso ele se manifesta e invade o corpo da menina Regan e começa um longo sofrimento que viria tirar a vida do próprio Padre Merrin e o também Padre Damien Karras. William Pesquisador Facebook

Stephan Bibrowski – Leão com cara de homem



 

Stephan Bibrowski (1891-1932), mais conhecido como Lionel, o Leão com cara de homem, foi um famoso cantor espetáculo.

Seu corpo inteiro era coberto de cabelos longos, que lhe deu a aparência de um leão, provavelmente devido a uma doença rara chamada Hipertricose.

Bibrowski nasceu em 1891, em Bielsk, perto de Plock, na Polônia, com o cabelo de uma polegada cobrindo seu corpo.

A sua mãe considerou-o uma abominação e deu-o a um empresário alemão, chamado Sedlmayer, quando ele tinha quatro anos.

Sedlmayer deu-lhe o seu nome artístico e começou a expô-lo a toda a Europa.

No momento em que ele foi colocado em exposição, o cabelo de Lionel tinha crescido para oito polegadas (20 cm) no rosto e cerca de quatro polegadas (10 cm) em qualquer outro lugar.

Seu corpo estava quase totalmente coberto de pelos, sendo as únicas exceções as palmas das mãos e as solas dos seus pés.

Em 1901, Lionel viajou para os Estados Unidos e começou a aparecer com o Barnum and Bailey Circus. Viajou com o circo a partir de então, às vezes indo para a Europa.

Lionel realizava truques de ginástica e falava com as pessoas e mostrava seu lado suave que contrastava com sua aparência.

Era conhecido por ser um perfeito cavalheiro, sempre impecavelmente vestido, bem-educado e falava cinco línguas.

Estabeleceu-se permanentemente nos EUA, em 1920, quando se tornou uma atração popular. Mudou-se para Nova Iorque e foi uma figura em Coney Island por um tempo.

No final de 1920, Lionel se aposentou da sua carreira de espetáculos e se mudou para a Alemanha. Lá ele morreu subitamente, em Berlim, de um ataque cardíaco, em 1932, com a idade de 41 anos.


Steve McQueen – Fez o maravilhoso papel em Papillon


 

Steve McQueen – Fez o maravilhoso papel em Papillon Terence Steven McQueen, mais conhecido como Steve McQueen nasceu em Beech Grove, Indiana em 24 de março de 1930. Foi um ator americano, sempre lembrado pelos filmes de ação que protagonizou.

Apelidado de "The King of Cool", é considerado um dos maiores atores de todos os tempos e em 1974, ele se tornou o astro de cinema mais bem pago do mundo. 

Também foi piloto ávido de motocicletas e carros e enquanto estudou atuação, passava os finais de semana competindo em corridas de moto e isso contribuiu para que ele próprio realizasse suas cenas de ação dispensando o uso de dublês.

Especialmente, durante as cenas de perseguição de alta velocidade. McQueen também desenhou e patenteou um assento e transbrake para carros de corrida.

Steve foi menino de fazenda, conviveu com hippies, delinquentes e transviados. Passou dois anos num reformatório da Califórnia e aos quinze anos abandonou a sua família.

Foi ser marinheiro, carregador, empregado de posto de gasolina e vendedor. A sorte chegou quando resolveu ganhar quinze dólares por semana para dizer um pequeno diálogo por noite num teatro off na Broadway.




Ele mesmo se definia como um indomável cínico, rebelde e nada bonito, e sempre procurou personagens obcecados por uma ideia, nada românticos e sem o estereótipo do galã.

Ao chegar a Hollywood, na década de 1950 foi logo saudado como o sucessor de James Dean.

Steve McQueen começou fazendo diversos papéis em séries de TV. Entre 1958 e 1961 estrelou “Procurado Vivo ou Morto", série faroeste para a CBS, que rendeu noventa e quatro episódios.

Começou no cinema num papel não creditado em Marcado pela Sarjeta (Somebody Up There Likes Me, 1956), estrelado por Paul Newman.

Steve McQueen continuou a se equilibrar entre o cinema e a TV até que tirou a sorte grande ao conseguir um dos principais papéis de Sete Homens e um Destino (The Magnificent Seven, 1960).

Faroeste clássico de John Sturges, com Yul Brynner comandando um elenco repleto de outros jovens candidatos a astros, como Robert Vaughn, James Coburn e Charles Bronson.

Filmes como Fugindo do Inferno (The Great Escape, 1963), também de John Sturges, O Canhoneiro de Yang-Tsé (The Sand Pebbles, 1966), de Robert Wise e, principalmente, Bullitt (Bullitt, 1968), de Peter Yates, estabeleceram McQueen como o típico durão hollywoodiano, versão anos 1960, papel que ele herdou de Humphrey Bogart, Hohn Wayne e outras lendas do passado e transmitiria a Clint Eastwood, Bruce Willis, Sylvester Stallone etc.

Na década seguinte, o sucesso continuou em diversas películas bem acolhidas pelo público, como Papillon (Papillon, 1973), de Franklin J Schaffner, e Inferno na Torre (The Towering Inferno, 1974), de John Guillermin e Irwin Allen.

No entanto, Steve McQueen era um solitário por natureza e sua insociabilidade atingiu o ápice entre 1974 e 1978, quando preferia ficar trancado em casa, bebendo cerveja e engordando.

Chegou a recusar convites milionários, como atuar em Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola ou trabalhar ao lado de Sophia Loren.

Seu único interesse eram os carros e chegou ao ponto de pedir a seu mecânico para ler os roteiros que recebia e mostrar a ele apenas os mais interessantes.

Finalmente, voltou ao cinema no fracassado O Inimigo do Povo (An Enemy of the People, 1978), de George Schaefer, drama adaptado da peça de Henrik Ibsen.

Sua última atuação foi no thriller Caçador Implacável (The Hunter, 1980), de Buzz Kulik, já debilitado pela doença que o levaria à morte.

Steve McQueen casou-se três vezes, a primeira com a cantora e dançarina Neile Adams (1956-1972), com quem teve seus dois filhos e depois com a atriz Ali MacGraw (1973-1978), que conheceu durante as filmagens de os Implacáveis (The Getaway, 1972), de Sam Peckinpah, e por último com Barbara Minty (janeiro a novembro de 1980). Os dois primeiros terminaram em divórcio.

O ator foi vítima de um mesotelioma, câncer na membrana que envolve os pulmões e é por vezes chamado de "a doença do amianto".

Quando faleceu possuía sua própria empresa cinematográfica, a Solar. Steve faleceu em 7 de novembro de 1980, na Ciudad Juárez, México. Seu corpo foi cremado, e suas cinzas espalhadas no Oceano Pacifico.

Steve era apaixonado por motocicletas e a sua primeira foi uma Indian Chief modelo 1946 e tornou-se colecionador de motos clássicas, chegando a possuir mais de 100 modelos.

Nas décadas de 1960 e 1970, possuiu equipe e participou de competições esportivas e desta maneira, em 1999 foi introduzido no Motorcycle Hall of Fame.


sexta-feira, setembro 29, 2023

Ann Druyan é a viúva de Carl Sagan


 

Ann Druyan  é a viúva de Carl Sagan - Ann Druyan nasceu em Queens, Nova Iorque no dia 13 de junho de 1949, é uma escritora, produtora e diretora de projetos de popularização e explanação científica dos Estados Unidos.

É viúva de Carl Sagan, com quem se casou em 1981 e coproduziu a série de TV Cosmos. Também é a criadora, produtora e escritora das sequências Cosmos: A Spacetime Oddyssey e Cosmos: Possible Worlds, bem como o livro com o mesmo nome.

Entre outras premiações, é vencedora do Emmy Award (2014) por seu trabalho em série de não-ficção.

Ann Druyan foi a diretora criativa do Voyager Interstellar Message Project da NASA, os discos de ouro afixados às naves espaciais Voyager 1 e Voyager 2.

O asteroide 4970 Druyan, que está em uma órbita com o asteroide 2709 Sagan, foi batizado em sua homenagem (e, respectivamente, em homenagem a seu ex-marido, o astrofísico Carl Sagan).

Juntamente com Carl Sagan e Stevan Soter, Druyan foi uma das escritoras da série de televisão Cosmos e uma das produtoras do filme Contato.

É cofundadora do Cosmos Studios. Em 2009 lançou uma série de podecasts, em que descreve detalhadamente a vida de seu marido Carl Sagan, suas obras e seu casamento com ele.

Carl Sagan era ateu e depois de sua morte alguns repórteres indagaram se ele havia demonstrado arrependimento em ser descrente e ela respondeu:

“Não houve conversão no leito de morte. – Disse Druyan. Nenhum apelo a Deus, nenhuma esperança sobre uma vida pós-morte, nenhuma pretensão que ele e eu, que fomos inseparáveis por vinte anos, não estávamos dizendo adeus para sempre. Ele não queria acreditar? – Ela perguntou. Carl nunca quis acreditar. – Ela respondeu ferozmente “Ele quis SABER”.

O Gelo


 

Gelo é o estado sólido da água cristalizada no sistema cristalino hexagonal. Seu aspecto é vítreo e semitransparente. A sua densidade é inferior à da água, ficando em 0,9178 grama por centímetro cúbico.

O Ponto de fusão é de 0 grau Celsius a uma atmosfera de pressão. A mesma massa de água em estado líquido ou em estado sólido tem volumes diferentes, pois, ao passar de um estado para o outro, o volume aumenta cerca de 9 por cento: ao contrário da maioria dos outros sólidos, o gelo, no seu ponto de fusão, apresenta-se mais dilatado do que a sua forma líquida até atingir os 4 graus Celsius.

Seu ponto de formação é usado como valor de referência em termodinâmica.

O gelo tem pelo menos dezessete (17) fases cristalinas conhecidas e três fases amorfas (não cristalinas), que existem em diferentes temperaturas e pressões.

A estrutura extremamente aberta das moléculas do gelo faz com que ocupe maior volume - e, por isso, seja menos denso - do que a água.

Característica

Formado, normalmente, a partir de 4°C, transformando de modo gradual a água, que passa de um estado líquido, para um estado sólido; Baixa temperatura; Baixo nível de agitação de moléculas; Necessidade de constante temperatura para manter o seu estado físico; sua densidade é inferior que a da água.

Embora a regra prática seja que a água congela a 0 graus Celsius, a água pode, na verdade, permanecer líquida em uma faixa de temperaturas frias sob certas condições.

Até 2021, acreditava-se que esse intervalo parava em menos 38 C; qualquer mais baixo do que isso, e a água deve congelar. Mas pesquisadores conseguiram manter as gotas de água em estado líquido em temperaturas tão baixas quanto 44 °C.

Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força).

O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão. De uma maneira geral, a compressa feita com gelo é mais indicada em casos de traumatismo provocado por quedas ou pancadas.

“A ação anestésica do gelo ajuda a evitar que o inchaço e o hematoma na região. Logo, no processo desinflamatório, o resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento da inflamação.

O gelo é importante para resfriamento do planeta e ele só se sustenta se não há excesso de gases do efeito estufa na atmosfera.

Além disso, o congelamento parcial e superficial que se dá nos lagos. Isso ocorre porque a densidade da água é maior aos 4 °C (dilatação anômala da água) e, à medida que a água se aproxima dessa temperatura, ela se desloca para o fundo do oceano ou lago em questão, impedindo que esse congele por inteiro.

Se não fosse por isso, a evolução biológica das espécies não ocorreria da forma que aconteceu e provavelmente não estaríamos aqui.

Por que o gelo solta fumaça?

Na realidade o gelo não solta fumaça! Ele resfria o ar ao seu redor, o qual tem moléculas de água em forma de vapor (invisível).

O resfriamento do ar faz com que o vapor se condense em minúsculas gotículas (visíveis). É esse conjunto de gotículas que enxergamos como fumaça.

Aqua Tofana - O Soro do Século XVII que matou centenas de maridos


 

Aqua Tofana - O Soro do Século XVII que matou centenas de maridos - Aqua Tofana foi um veneno forte criado na Sicília por volta de 1630 que era supostamente amplamente utilizado em Palermo, Nápoles, Perugia e Roma, Itália. 

Foi associada a Giulia Tofana, ou Tofania, uma mulher de Palermo, supostamente líder de uma quadrilha de seis envenenadores em Roma, que vendia Aqua Tofana a possíveis viúvas.

A primeira menção registrada de Aqua Tofana data de 1632-33, quando foi usado por duas mulheres, Francesca la Sarda e Teofania di Adamo, para envenenar suas vítimas. 

Pode ter sido inventado e designado em homenagem a Teofania. Ela foi executada por seus crimes, mas várias mulheres associadas a ela, incluindo Giulia Tofana (que pode ter sido sua filha) e Gironima Spana, mudaram-se para Roma e continuaram a fabricar e distribuir o veneno.

O 'nome comercial' "Manna di San Nicola" ("Maná de São Nicolau de Bari ") pode ter sido uma estratégia de marketing destinada a desviar as autoridades, visto que o veneno era vendido abertamente tanto como cosmético quanto como objeto devocional em frascos. que incluía uma foto de São Nicolau. 

Mais de 600 vítimas teriam morrido por causa deste veneno, a maioria maridos. Entre 1666 e 1676, a Marquesa de Brinvilliers envenenou seu pai e dois irmãos, entre outros, e foi executada em 16 de julho de 1676.

Ingredientes e Sintomas

Os ingredientes ativos da mistura são conhecidos, mas não como foram misturados. Aqua Tofana continha principalmente arsênico e chumbo, e possivelmente beladona. Era um líquido incolor e insípido e por isso facilmente misturável com água ou vinho para ser servido durante as refeições.

A intoxicação por Aqua Tofana pode passar despercebida, pois a substância é límpida e não tem sabor. Tem ação lenta, com sintomas semelhantes a doenças progressivas ou outras causas naturais. 

Os sintomas observados são semelhantes aos efeitos do envenenamento por arsênico. Os envenenados por Aqua Tofana relataram vários sintomas. A primeira pequena dosagem produziria sintomas semelhantes aos do resfriado. 

A vítima estava muito doente na terceira dose; os sintomas incluíam vômito, desidratação, diarreia e sensação de queimação no sistema digestivo. A quarta dose mataria a vítima. 

Como a ação era lenta, dava às vítimas tempo para se prepararem para a morte, incluindo escrever um testamento e arrepender-se. O antídoto frequentemente dado era vinagre e suco de limão. 

Lenda sobre Mozart

A lenda de que Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) foi envenenado com Aqua Tofana é completamente infundada, embora tenha sido o próprio Mozart quem iniciou esse boato. 

quinta-feira, setembro 28, 2023

A Escola na Roma Antiga


 

A escola na Roma Antiga era um lugar onde os filhos das famílias ricas e nobres aprendiam a ler, escrever, contar, falar em público e se preparar para a vida política e militar.

Os filhos dos pobres, escravos e mulheres tinham poucas chances de estudar e se limitavam a aprender o básico ou a trabalhar desde cedo.

O sistema de educação romano se inspirou no sistema grego, mas tinha algumas diferenças. Os romanos valorizavam mais a prática do que a teoria, e davam mais importância à formação do caráter e dos valores morais do que à filosofia e à ciência.

Eles também tinham um ensino mais organizado e controlado pelo Estado, que definia os conteúdos e os salários dos professores.

A educação romana se dividia em três níveis: o ensino primário, o ensino médio e o ensino superior. O ensino primário começava aos sete anos de idade e durava até os doze ou treze anos.

Nesse nível, os alunos aprendiam o alfabeto, a gramática, a leitura e a escrita em latim, além de operações matemáticas simples. Eles usavam uma maleta com seus materiais escolares, como tábuas de cera, estiletes, papiros e tintas.

O ensino médio era destinado aos jovens que queriam continuar seus estudos e se aprofundar na cultura romana. Nesse nível, os alunos estudavam literatura, poesia, história, geografia, religião e astronomia.

Eles liam e analisavam obras de autores famosos, como Virgílio, Horácio e Ovídio. Também aprendiam grego, que era considerado uma língua nobre e culta.

O ensino superior era reservado aos jovens que aspiravam a uma carreira pública ou militar. Nesse nível, os alunos estudavam retórica, oratória, direito e política.

Aprendiam a discursar com eloquência e persuasão, a defender suas ideias em tribunais e assembleias, e a liderar tropas em batalhas. Também recebiam lições de agricultura, que era vista como uma atividade digna e honrosa.

A escola na Roma Antiga era um reflexo da sociedade romana: hierárquica, patriarcal e elitista. Servia para transmitir os valores e as tradições romanas, para formar cidadãos leais e virtuosos, e para preparar líderes capazes de governar um vasto império.

Fontes: Escola na Roma Antiga: Idade, Sexo e Classe Social, Educação na Roma Antiga 

Adolfo Eichmann



Otto Adolf Eichmann nasceu em Solingen uma cidade da Alemanha localizada na região administrativa de Dusseldorf, Estado da Renânia do Norte-Vestefália no dia 19 de março de 1906. 

Eichmann foi um SS-Obersturmbannfuhrer (tenente-coronel) da Alemanha Nazista e um dos principais organizadores do Holocausto.

Eichmann foi designado pelo SS-Obergruppenfuhrer (General/tenente-general) Reinhard Heydrich para gerir a logística das deportações em massa dos judeus para os guetos e campos de extermínio das zonas ocupadas pelos alemães no Leste Europeu no durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1960, foi capturado na Argentina pelo Mossad, o serviço secreto de Israel. Após um julgamento de grande publicidade em Israel, foi considerado culpado por crimes de guerra e enforcado em 1962.

Depois de frequentar a escola, onde foi um aluno mediano, Eichmann trabalhou na empresa de mineração do seu pai na Áustria, para onde a família foi viver em 1914.

A partir de 1927, trabalhou como técnico comercial da área do petróleo, juntando-se ao Partido Nazista e às SS em 1932.

Após regressar à Alemanha em 1933, entrou para o Sicherheitsdienst (SD; Serviço de Segurança), onde foi nomeado para chefe do departamento responsável pelas questões judaicas - em particular a emigração, a qual os nazistas forçaram através da violência e pressão econômica.

No início da guerra em setembro de 1939, Eichmann e o seu pessoal concentraram os judeus em guetos nas grandes cidades, esperando que fossem transportados para o leste e para territórios ultramarinos.

Eichmann elaborou planos para colocar os judeus em reservas, primeiramente em Nisko no sudeste da Polônia e, mais tarde, em Madagáscar, mas nenhum deles seguiu em frente.

Quando os nazistas deram início à invasão da União Soviética em 1941, a política em relação aos judeus foi alterada passando de emigração para extermínio.

Para coordenar o planejamento do genocídio, Heydrich recebeu os responsáveis administrativos do regime na Conferência de Wannsee em 20 de janeiro de 1942.

Eichmann reuniu informação para Heydrich, esteve presente na reunião e preparou as minutas. Eichmann e o seu pessoal ficaram responsáveis pela deportação dos judeus para os campos de extermínio, onde as vítimas foram gazeadas.

Depois da invasão alemã da Hungria em março de 1944, Eichmann supervisionou a deportação de grande parte da população judia daquele país.

Muitas das vítimas foram enviadas para Auschwitz, onde entre 75 e 90 por cento foi executada na chegada. Quando os transportes cessaram em julho de 1944, 437 000 dos 725 000 judeus húngaros tinham sido mortos.

O historiador Richard J. Evans estima que entre 5,5 e 6 milhões de judeus tenham sido mortos pelos nazistas. Eichmann afirmou no final da guerra que "daria saltos na sua sepultura de tanto rir porque, sentir que tinha cinco milhões de pessoas na sua consciência, seria para ele uma fonte de extraordinária satisfação.

Depois da derrota da Alemanha em 1945, Eichmann fugiu para a Áustria. Ali viveu até 1950, mudando-se para a Argentina usando documentos falsos.

As informações recolhidas pela Mossad possibilitaram confirmar a localização de Eichmann, em 1960.

Uma equipa da Mossad e agentes da Shin Bet sequestraram Eichmann e levaram-no para Israel para ser julgado sobre 15 crimes, incluindo crimes de guerra, crimes contra a humanidade e crimes contra o povo judeu. 

Considerado culpado de muitas das acusações, foi condenado à morte e executado em 1 de junho de 1962. 

O julgamento foi seguido pelos meios de comunicação e serviu de inspiração para vários livros, incluindo o de Hannah Arendt, Eichmann em Jerusalém, no qual Arendt descreve Eichmann com a frase “a banalidade do mal”.

Nymph, Obra de Giovanni Battista Lombardi

"Nymph", escultura de Giovanni Battista Lombardi, concluída em 1864. Reparem só no efeito que o escultor conseguiu reproduzir no pé da estátua.

Parece que a água está realmente passando pelos dedos de mármore da ninfa. Rainhas Trágicas 

Giovanni Battista Lombardi nasceu em Rezzato, Itália no dia 24 de novembro de 1822, foi um escultor italiano conhecido no movimento do neoclassicismo e do naturalismo.

Filho do casal Cipriano Lombardi e Rosa Casari, em 1839 começou a frequentar a Escola de Ornamento e Arquitetura Rezzato. 

Em 1845 mudou-se para Milão onde frequentou a Academia de Belas Artes de Brera e o ateliê do escultor Lorenzo Vela, irmão mais velho de Vicenzo Vela. 

Em 1852 Lombardi, por intervenção da condessa Marietta Mazzuchelli Longo, mudou-se definitivamente para Roma, onde continuou os seus estudos na Academia de San Lucas e com o escultor Pietro Tenerani. 

Em 1872, sua esposa Emilia Filonardi, aos 29 anos, morreu, deixando o filho Adolfo, de seis anos. Em 1878 mudou-se gravemente doente com seu filho Adolfo para Bréscia. 

Giovanni Battista morreu em sua casa em Brescia em 9 de março de 1880.