Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, setembro 02, 2023

Alaska – Estados Unidos


 

Alaska – Estados Unidos - O Alasca, o maior estado dos Estados Unidos, abraça uma vastidão territorial que supera a área combinada de todos os outros estados. Com uma topografia icônica, o estado é pontuado por uma miríade de vulcões, geleiras e majestosas paisagens naturais.

Rica em recursos naturais, a economia alascense é apoiada pela exploração de petróleo, pesca abundante e mineração. Sua história é repleta de narrativas da corrida do ouro do século XIX, quando garimpeiros invadiram a região em busca de riqueza mineral. Geopoliticamente, o Alasca reside estrategicamente na fronteira com o Canadá e é considerado um componente vital da segurança e política de defesa dos Estados Unidos, também sendo um ponto de encontro cultural entre comunidades indígenas e modernidade ocidental.



Confira algumas curiosidades:

O Alasca, como o maior estado da União Americana, ostenta uma extensão territorial que supera, em área, a somatória das demais jurisdições estatais do país.

Nas estações invernais, as latitudes setentrionais do Alasca proporcionam um cenário celestial extraordinário, materializado na aurora boreal, um fenômeno luminescente que desenha cores vibrantes nos céus noturnos.

O Alasca é o berço do Monte Denali, o apogeu geográfico mais elevado da América do Norte, cujo perfil nevado oferece um desafio ímpar aos alpinistas destemidos.

A fauna alascense é de excepcional diversidade, abrigando espécimes notáveis, incluindo ursos grizzly, alces imponentes e baleias-jubarte majestosas.

Nos meses de estio, algumas regiões do Alasca são agraciadas com a peculiaridade do "sol da meia-noite", um fenômeno que proporciona a ininterrupta presença solar ao longo de 24 horas.

As águas alascenses abrigam uma riqueza piscícola notável, incluindo espécies como o salmão e a truta, desempenhando a atividade pesqueira um papel econômico e cultural destacado.

Algumas comunidades do Alasca, caracterizadas por uma profunda insularidade geográfica, são acessíveis somente por meio de modalidades de transporte como aéreo e marítimo, dadas as lacunas na infraestrutura rodoviária.

A história alascense remonta ao efervescente período da corrida do ouro no final do século XIX, quando uma afluência substancial de indivíduos convergiu para a região em busca de riquezas minerais.

O dia 18 de outubro assinala o "Dia do Seward", uma efeméride que celebra a transferência do Alasca da soberania russa para a estadunidense, ocorrida em 1867.

Caracterizado pela presença de mais de 130 vulcões, o Alasca integra o "Anel de Fogo do Pacífico", um perímetro geográfico de intensa atividade vulcânica e sísmica que circunda o Oceano Pacífico.



A Paixão de Cristo


 

A Paixão de CristoO famoso filme do diretor Mel Gibson "A Paixão de Cristo" de 2004, apresenta uma cena em que um personagem misterioso aparece carregando um bebê, enquanto Jesus é brutalmente espancado amarrado a um tronco.

A cena é bastante estranha e sombria, embora o personagem misterioso não diga uma só palavra, seu aspecto sinistro, e a aparência no mínimo estranha do bebê por sinal, muito estranho levanta muitos pontos a se pensar.

Esse trecho tem um significado que poucos conseguiram entender na época. Acontece que Jesus Cristo está sendo açoitado e Satanás aparece com “um bebê” para mostrar a Jesus que até mesmo “o Diabo” cuida de seu filho, enquanto Deus permite que seu único filho seja cruelmente humilhado, uma tentativa de quebrar a convicção do sacrifício de Cristo.

Quem carrega o bebê é o próprio Diabo que tem uma aparência andrógina, já que os Anjos não têm gênero. É certamente uma cena com um significado muito forte e que muitos não tiveram a verdadeira percepção do fato.

Em um filme bastante peculiar que vale a pena ser assistido, prestando bastante atenção em cada um dos seus detalhes. Eu assisti esse filme uma única vez e apesar de ter o DVD, nunca mais voltei a ver a película.

Não sei como o homem que foi feito – segundo a bíblia – a sua imagem e semelhança tenha também criado homens com toda aquela prazerosa violência. E realmente a imagem do diabo carregando o bebê é muito apavorante ainda mais que se passa em câmera lenta.

Na verdade, todos os filmes dirigidos por Mel Gibson, são marcados por alguma coisa estranha que devemos pesquisar para poder entender a motivação.

sexta-feira, setembro 01, 2023

Abraço de mãe


 

Abraço de mãeO abraço amoroso de uma mãe e um filho, durou 4.000 anos, como os arqueólogos chineses encontraram quando descobriram seus esqueletos entrelaçados.

Acredita-se que a mãe tenha tentado proteger o seu filho durante um poderoso terremoto que atingiu a província de Qinghai, China central, em cerca de 2.000 AC.

Fotografias dos restos do esquelético mostram a mãe olhando para cima enquanto se ajoelha no chão, com os braços em volta do seu filho pequeno. Os arqueólogos dizem que acreditam que o filho dela era um menino.

Outros pares de esqueletos também foram encontrados fechados num abraço no mesmo local, desta vez deitado no chão. Uma série de outros restos mortais também foram descobertos juntos.

Os restos mortais foram desenterrados num sítio arqueológico da Idade do Bronze com a marca de 'Pompeia do Oriente'.

Especialistas acreditam que o local foi atingido por um terremoto e inundações do Rio Amarelo, mas ainda não entendem a escala exata do desastre.

No entanto, pensa-se que a catástrofe tenha eliminado todo o povoado, levando a comparações com Pompeia - embora o local, conhecido como Lajia - seja mais de 2.000 anos mais velho do que a antiga cidade romana.

quinta-feira, agosto 31, 2023

Cabras da Montanha


 

Cabras da Montanha - Provavelmente você já deve ter ouvido falar das Cabras que sobem montanhas de 50 metros de altura no lago Cingino na Itália em busca de sais, musgos e flores para se alimentarem e se protegerem de predadores.

Os cascos das cabras possuem uma caixa externa que permite a elas cavar bordas quase invisíveis nas encostas das montanhas.

Além disso, no fundo dos cascos das cabras, há almofadas bastante macias que se moldam ao relevo da superfície a ser escalada.

As cabras montesas são capazes de escalar encostas íngremes e rochosas graças a algumas adaptações físicas que possuem.

Em primeiro lugar, suas patas traseiras são mais longas e musculosas do que as patas dianteiras, o que lhes permite saltar e escalar com facilidade.

As patas dianteiras também possuem garras fortes e flexíveis, que ajudam a aderir às rochas e a se equilibrar em superfícies irregulares.



Outra adaptação importante é a sua agilidade e equilíbrio natural. As cabras montesas possuem um centro de gravidade baixo e uma musculatura corporal forte e flexível, o que lhes permite se mover com agilidade em terrenos acidentados e manter o equilíbrio em superfícies íngremes.

Além disso, as cabras montesas têm uma visão excelente, o que lhes permite identificar as melhores rotas de escalada e evitar obstáculos.

Por fim, as cabras montesas também possuem um revestimento especial em seus cascos. Os cascos são divididos em duas partes, cada uma coberta por uma camada de material duro e desgastante que ajuda a aderir às superfícies rochosas e a evitar escorregões.


Outra espécie de Cabra da montanha

A cabra-das-rochosas (Oreamnos americanus) ou cabra-da-montanha é um caprino norte-americano, distribuído pelas Montanhas Rochosas, no Canadá e Estados Unidos.

Comportamento

As cabras-das-rochosas possuem sociedades um pouco mais independentes e reservadas, com grupos vivendo separados entre as montanhas.

Tanto fêmeas quanto machos tentam demonstrar dominância no grupo, o grupo é liderado pela idade, ou seja, o mais velho comanda.

Normalmente as lutas ocorrem de 15 em 15 minutos, sendo normalmente feitas pelos machos, tais animais não são leais uns aos outros podendo abandonar o grupo diversas vezes em 1 mês.

Reprodução

As fêmeas têm 1 filhote a cada gestação, os filhotes dominam a capacidade de andar em 2 dias. As mães protegem os filhotes contra ataques de outras cabras do próprio grupo que procuram melhorar sua escala social.

Os filhotes se tornam adultos completos em 1 ano. As fêmeas abandonam os filhotes a qualquer sinal de predadores, normalmente deixando-os como um alvo mais fácil que distraia o predador enquanto ela foge.

Sigiriya – Sri Lanka


 

Sigiriya é um sítio arqueológico no centro do Sri Lanka. Consiste nas ruínas de um antigo palácio, construído durante o reinado do Rei Kashyapa (477-495 DC). É um dos oito Patrimônios Mundiais do Sri Lanka e uma atração preferida dos turistas estrangeiros. Protegido pela UNESCO.

Sigiriya, antiga capital do Sri Lanka, foi construída durante o reinado do Rei Kassyapa (447 – 495 a.C.). Sobre um rochedo de granito e elevando-se a uma altura de 370 metros é hoje, patrimônio mundial da UNESCO, e oferece-nos um magnífico exemplo de um centro de cidade da antiga Ásia, combinando com um avançado centro urbano do atual Sri Lanka.

A fortaleza foi originariamente construída na forma de um leão agachado, com a sua entrada sendo feita pela boca do leão.

As patas gigantes são só o que restou da figura do leão mas o seu imponente perfil ainda se impõe em toda a estrutura, com pedras enormes esculpidas e pintadas.

Sigiriya reúne um grande complexo de jardins geométricos, piscinas, fontes e edifícios. Do alto do rochedo pode-se ainda ver parte da piscina real, o trono, os restos do grande palácio, com as suas passagens e jardins.

O jardim das águas, um impactante exemplo de hidráulica, secagem e controle de erosão, apresenta espetáculos com água para embevecimento dos visitantes.

Há ainda um lago artificial, com uma barragem de 12 km, e jardins de águas, cisternas e ilhas artificiais circundando um grande pavilhão ajardinado. A água necessária para alimentar as fontes é operada pela gravidade e pressão artificial, e funciona até hoje.

Ao norte está a rocha de Pindurangala, com um monastério budista e templos em cavernas. Perto do topo, há uma das maiores reproduções de Buda já feitas, em tijolos e argamassa.


Will West


 

Will West - Olhe bem as fotos desses dois homens. Olhou? Eles parecem a mesma pessoa?

Mas saiba que são dois sujeitos diferentes, com uma história quase inacreditável por trás.

Eles não tinham apenas o mesmo nome, mas tinham também a mesma fisionomia.

Em 1903, chegou à Penitenciária Leavenworth no Kansas um prisioneiro chamado Will West.

A chegada dele fez o guarda ficar maluco. Tudo porque ele tinha absoluta certeza que Will já estava preso.

Will afirmou que jamais fora preso e o funcionário mostrou a foto acima. Ele disse que aquela era sua foto, mas ele jamais fora preso.

O funcionário pensou que o homem havia escapado e agora voltava. Uma investigação posterior descobriu que Will e William não tinham qualquer parentesco e nunca haviam se visto ou conhecido.

O primeiro deles havia sido preso dois anos antes por homicídio, e transferido para outra cadeia.

Foi por causa da história de Will West que começaram a ser usadas impressões digitais como forma de identificação de pessoas no meio policial.

quarta-feira, agosto 30, 2023

Huacachina - Peru


 

Huacachina é uma vila no sudoeste do Peru, construída em torno de um pequeno oásis cercado por dunas de areia. Está localizada na província de Ica, a cerca de cinco quilômetros da cidade de Ica, no distrito de Ica. 

O oásis está representado na parte de trás da nota de 50 do Nuevo Sol. Huacachina tem uma população permanente de cerca de 100 pessoas, embora hospede muitas dezenas de milhares de turistas a cada ano.

Huacachina foi construída em torno de um pequeno lago natural no deserto. Chamado de "oásis da América", ela serve como um resort para famílias locais da cidade vizinha de Ica e cada vez mais como uma atração para turistas atraídos pelos esportes de sandboard e passeios de bugre em dunas de areia que se estendem várias centenas de metros de altura.

Uma lenda local diz que a lagoa foi criada quando uma bela princesa nativa foi presa durante um banho por um jovem caçador.

Ela fugiu, deixando a piscina de água em que ela banhava-se tornar-se a lagoa. As dobras de seu manto, que se contorciam atrás dela enquanto ela corria, tornaram-se as dunas de areia ao redor da lagoa. E a própria mulher viveria no oásis como uma sereia.

Proprietários privados próximos ao oásis instalaram poços, o que reduziu o nível de água no oásis. Para compensar esta perda de água e preservar o oásis como um destino esteticamente agradável para os turistas, a cidade iniciou um processo artificial de bombeamento de água para o oásis.



 

O Jardim Shazdeh - Irã

Jardins no Deserto

 

O Jardim Shazdeh - Irã - Localizado no coração do deserto de Lut, no Irã, é um exemplo impressionante da arquitetura de jardins persa e da engenhosidade humana diante das adversidades climáticas.

Construído durante o século XIX, especificamente entre 1874 e 1886, o jardim é conhecido por sua beleza e pela história por trás de sua criação.

O Jardim Shazdeh foi encomendado pelo governante Qajar, Abdolhamid Mirza Naser al-Din, em homenagem a seu filho falecido, Mohammad Hassan Mirza.

A palavra "Shazdeh" significa "príncipe" em persa, e o jardim foi construído em honra ao príncipe Hassan.

A construção desse espetacular jardim em meio ao deserto tem o objetivo de servir como um refúgio fresco e sereno para os habitantes locais, bem como uma demonstração de riqueza e poder da dinastia Qajar.

O projeto do jardim foi elaborado para maximizar o uso da água, recurso escasso na região árida. A água era trazida de uma nascente nas montanhas próximas por meio de um sistema de canais e aquedutos engenhosos.

O jardim possui terraços escalonados com piscinas e fontes, cercados por árvores frutíferas e plantações exuberantes, criando um ambiente luxuriante no meio do deserto.

A arquitetura meticulosa, os detalhes intrincados e a escolha cuidadosa de plantas e árvores refletem o estilo persa clássico de design de jardins.


Mansão no Jardim

A mansão do jardim Shazdeh Mahan


O Quanto somos pobres




O Quanto somos pobres - Um dia, um pai de família rica, grande empresário, levou seu filho para viajar até um lugarejo com o firme propósito de mostrar o quanto as pessoas podem ser pobres.

O objetivo era convencer o filho da necessidade de valorizar os bens materiais que possuía, o status, o prestígio social; o pai queria desde cedo passar esses valores para seu herdeiro.

Eles ficaram um dia e uma noite numa pequena casa de taipa, de um morador da fazenda de seu primo. Quando retornavam da viagem, o pai perguntou ao filho:

- E aí filhão, como foi à viagem para você?

- Muito bom papai.

- Você viu a diferença entre viver na riqueza e viver na pobreza?

- Sim pai! – Retrucou o filho, pensativamente.

- E o que você aprendeu com tudo o que viu naquele lugar tão pobre?

O menino respondeu:

- É pai, eu vi que nós temos só um cachorro em casa, e eles têm quatro. Nós temos uma piscina que alcança metade do jardim, e eles têm um riacho que não tem fim.

Nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas fluorescentes e eles têm as estrelas e a lua no céu.

Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles têm uma floresta inteirinha. Nós temos alguns canários numa gaiola e eles têm todas as aves que a natureza pode oferecer-lhes, soltas!

O filho suspirou e continuou:

Lá em casa, vamos para o quarto, deitamos, assistimos TV e dormimos. Outra coisa papai, eu dormi na rede do Tonho e ele dormiu no chão, pois não havia rede para cada um de nós.

Na nossa casa colocamos a Maristela, nossa empregada, para dormir naquele quarto onde guardamos entulho, apesar de termos camas macias e cheirosas sobrando.

Conforme o garoto falava, o pai ficava estupefato, sem graça e envergonhado. O filho na sua sábia ingenuidade e o seu brilhante desabafo abraçou o pai e ainda acrescentou:

- Obrigado papai, por ter me mostrado o quanto somos pobres!

Moral da história:

Não é o que você tem, o que você faz ou onde está, que irá determinar sua felicidade; mas o que você pensa sobre isto. Tudo o que você tem, depende da maneira que você olha, da maneira que você valoriza. Se você tem amor e sobrevive nesta vida com dignidade tem atitudes positivas e partilha com benevolência suas coisas, então... Você tem tudo.

A/D

terça-feira, agosto 29, 2023

Deformação craniana artificial


 

Deformação craniana artificial é uma forma de modificação corporal na qual o crânio de um ser humano é deformado intencionalmente. Isso é feito ao distorcer o crescimento normal do crânio de uma criança, com a aplicação de força.

Formas planas, alongadas (produzidas através da amarração entre dois pedaços de madeira), arredondadas (amarração em tecido) e cônicas estão entre as escolhidas. Normalmente, é realizado em uma criança, visto que o crânio é mais flexível neste momento. Em um caso típico, a amarração começa aproximadamente um mês após o nascimento e continua por cerca de seis meses.

Histórico

A deformação craniana intencional é anterior à história escrita; foi praticada comumente em várias culturas que são amplamente separadas geograficamente e cronologicamente e ainda ocorre hoje em alguns lugares, como Vanuatu.

Os primeiros exemplos sugeridos incluem o componente proto-neolítico de Homo sapíens (nono milênio a.C) da Caverna de Xanidar no Iraque, e povos neolíticos no sudoeste da Ásia. 

O mais antigo registro escrito de deformação craniana foi feito por Hipócrates, que nomeou uma tribo como macrocéfalos por sua prática de modificação craniana em 400 a.C.

Os hunos também são conhecidos por terem tido uma prática similar, assim como os alanos. Na Antiguidade Tardia (300–600 d.C), as tribos germânicas orientais que eram governadas pelos hunos, gépidas, ostrogodos, hérulos, rúgios e burgúndios adotaram esse costume. Nas tribos germânicas ocidentais, as deformações do crânio artificial raramente eram encontradas.

A prática da deformação craniana foi trazida para Bactria e Sogdiana pelas tribos que criaram o Império Cuchano. Homens com tais crânios são retratados em várias esculturas e frisos sobreviventes daquela época, como o príncipe cuchano de Khalchayan.

Na América, os maias, os incas e certas tribos de nativos norte-americanos realizaram o costume. Na América do Norte a prática era conhecida, especialmente entre as tribos chinook do Noroeste e o choctaw do sudeste.

Friedrich Ratzel relatou em 1896 a deformação de crânio, tanto por achatá-lo atrás quanto por alongá-lo em direção ao vértice, em casos isolados no Taiti, Samoa e Havaí, e com mais frequência em Mallicollo nas Novas Hébridas (hoje Malakula, Vanuatu), onde o crânio era espremido de forma extraordinariamente plana.

Na região de Toulouse, na França, essas deformações cranianas persistiram esporadicamente até o início do século XX; no entanto, em vez de serem intencionalmente produzidas como em algumas culturas europeias anteriores, a Deformação Toulousiana parecia ter sido um resultado indesejado de uma prática médica antiga entre o campesinato francês conhecida como bandeau, em que a cabeça de um bebê era bem embrulhada e acolchoada para protegê-lo de impactos e acidentes logo após o nascimento.

De fato, muitos dos primeiros observadores modernos da deformação foram registrados por conta dessas crianças camponesas, que eles acreditavam ter sido rebaixadas em inteligência devido à persistência de antigos costumes europeus. 

O costume de embrulhar as cabeças de bebês na Europa no século XX, embora estivesse desaparecendo na época, era predominante na França e também era encontrado em bolsões no oeste da Rússia, no Cáucaso e na Escandinávia. 

As razões para a modelagem da cabeça variavam ao longo do tempo e por diferentes razões, de conceitos estéticas a pseudocientíficos sobre a capacidade do cérebro de manter certos tipos de pensamento dependendo de seu formato. 



Bons costumes


Nunca dê um aperto de mão sentado. Não entre em uma piscina pelas escadas. O homem na churrasqueira é o que há de mais próximo de um rei.

Em uma negociação, nunca faça a primeira oferta. Quando lhe for confiado um segredo, guarde-o.

Mantenha seus heróis no padrão mais alto. Devolva um carro emprestado com o tanque cheio de gasolina.

Aja com paixão ou não aja de jeito nenhum. Tire suas próprias conclusões. Ao dar um aperto de mãos segure firmemente e olhe nos olhos.

Em todas as coisas conduza pelo exemplo, não pela explicação. Se você precisa de música na praia, você não entendeu nada. Leve dois lenços. O do seu bolso de trás é para você. O do seu bolso do paletó é para ela.

Você se casa com a mulher, você se casa com a família dela. Seja como um pato. Permaneça calmo na superfície e reme como um louco debaixo d’água.

Experimente a serenidade de viajar sozinho. Nunca tenha medo de conversar com a garota mais bonita da sala.

Respeite as mulheres. Entenda a diferença entre o bem e o mal e esteja sempre ao lado do bem.

Tente escrever um elogio à você mesmo. Nunca pare de revisá-lo. Agradeça a um policial. Ajude o garoto novo a se enturmar.

Depois de escrever um e-mail com raiva, leia com atenção. Em seguida, exclua-o. Peça para sua mãe brincar. Ela não vai deixar você ganhar.

As maneiras fazem o homem. Dê crédito. Assuma a culpa. Levante-se contra os valentões. Proteja aqueles intimidados.

Anote seus sonhos. Tire um tempo para aconchegar seus animais de estimação, eles te amam muito e estão sempre felizes em vê-lo.

Seja confiante e humilde ao mesmo tempo. Se alguma vez estiver em dúvida, lembre-se de quem você é filho e se recuse a ser apenas comum.

Algumas adições sugeridas:

Peça licença ao sair da mesa. Peça licença ao entrar em casa.
34. Ande do lado de fora da calçada, a mulher e a criança ficam do lado de dentro.

Sente e fique atento onde ficam as saídas de emergência. Não demonstre raiva nem tente se impor com gritos.

Seja reservado. Música alta é falta de respeito em qualquer ocasião.
Ao usar qualquer coisa, devolva exatamente como pegou, e sempre mais limpa do que estava.

 A/D