Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, novembro 12, 2022

Juana Bormann - Guarda Feminina da SS em Auschwitz

Juana Bormann - Guarda Feminina da SS em Auschwitz ou Johanna Bormann nasceu em Birkenfelde – Alemanha em 10 de setembro de 1893. 

Foi uma guarda feminina SS de diversos campos de concentração nazista durante a II Guerra Mundial, julgada e condenada como criminosa de guerra e executada em dezembro de 1945.

Juana começou a carreira de guarda no campo de Lichtenburg em 1938, primeiro como cozinheira e depois como SS auxiliar ao lado de outras 49 mulheres, segundo ela, para “poder ganhar mais dinheiro”. 

Em 1939 foi selecionada pra supervisionar uma equipe de trabalho no novo campo de Revensbruck, perto de Berlim e após três anos foi uma das poucas nomeadas para o serviço de guarda feminina em Auschwitz, na Polônia, em 1942.

De estatura baixa e muita crueldade, chamada pelos prisioneiros de “a mulher com os cachorros”, foi para Auschwitz como Aufseherin (auxiliar feminina) e suas supervisoras incluíam duas notórias integrantes entre as guardas femininas de campos de concentração nazistas, Maria Mandel e Irma Grese.

Em 1944, com o acúmulo de derrotas da Alemanha Nazista e a invasão soviética no Leste, Bormann – sem parentesco com o líder nazista Maria Bormann - foi transferida para um campo auxiliar na Silésia.

Em janeiro de 1945 retornava à Ravensbruck e em março chegava a seu último posto, Bergen-Belsen, onde trabalhou sob as ordens de Josef Kramer, Irma Grese e ElisabethVolkenrath, com os quais já tinha servido em Auschwitz.

Em 15 de abril de 1945 o exército britânico chegou ao campo, encontrando 10.000 cadáveres insepultos e 60.000 sobreviventes esqueléticos à beira da morte; os libertadores obrigaram todo o pessoal da SS a enterrar os corpos.

Juana foi presa, interrogada pelos militares e processada no Julgamento de Belsen, realizados entre setembro e dezembro de 1945. Diversos sobreviventes testemunharam sobre os crimes cometidos por ela em Auschwitz e Belsen, algumas vezes soltando seu grande cão pastor alemão em cima de prisioneiros indefesos.

Foi considerada culpada de crimes contra a humanidade e enforcada - junto com Grese e Volkenrath - em 13 de dezembro de 1945, na prisão de Hameln.

Seu carrasco, Albert Pierrepoint, escreveu tempos depois: "ela andou vacilante pelo corredor parecendo velha e encovada aos 42 anos de idade" - na verdade tinha 52.

"Estava trêmula, foi colocada no local do enforcamento e disse apenas: "Eu tenho os meus sentimentos”



Hipotermia - Desnudamento paradoxal

Hipotermia - Desnudamento paradoxal - Entre vinte a cinquenta por cento das mortes por hipotermia estão associadas ao chamado "Desnudamento paradoxal". Esse fenômeno, geralmente, ocorre durante hipotermia moderada e grave, à medida que a pessoa fica desorientada, confusa e combativa, ela pode começar a descartar suas roupas, o que, por sua vez, aumenta a taxa de perda de calor.

Socorristas treinados em técnicas de sobrevivência e resgate em montanhas são ensinados a esperar esse tipo de comportamento por parte de vítimas de hipotermia. No entanto, pessoas que morrem de hipotermia em ambientes urbanos são, muitas vezes, incorretamente consideradas como tendo sido vítimas de agressão sexual.

Uma possível explicação para o fenômeno é um mau funcionamento (induzido pelo frio) do hipotálamo, a parte do cérebro que regula a temperatura corporal. Outra possível explicação, é que os músculos que contraem os vasos sanguíneos periféricos ficam exaustos (fenômeno conhecido como "perda do tônus vaso-motor") e relaxam, causando uma súbita onda de sangue (e calor) para as extremidades, fazendo com que a pessoa se sinta superaquecida.

Primeiros Socorros

Esta enfermidade não possui tratamento específico, devendo-se aumentar a temperatura corporal da vítima.

De início, não massageie ou esfregue a vítima, não deixe a pessoa em pé e nem dê álcool, pois estas ações desviarão a circulação (que já está comprometida) dos órgãos internos, podendo agravar a situação.

Chamar socorro especializado, aquecer as axilas e pernas (pode ser com garrafas com água morna envolvidas em meias), monitorar as funções vitais da vítima e estar preparado para ressuscitação cardiopulmonar e remover a roupa molhada se tiver outra para colocar no lugar.

Se a hipotermia for perceptivelmente severa e a pessoa se demonstrar incoerente ou inconsciente, o reaquecimento deve ser feito sob circunstâncias estritamente controladas em um hospital.

Leigos devem apenas remover a vítima do ambiente gelado, dar bebida quente (não muito quente porque poderia ocasionar choque térmico) e encaminhar a pessoa para o cuidado médico o mais rápido possível.

Na hipotermia o reaquecimento rápido pode causar arritmia cardíaca.

 

 

Circus Maximus


Na Roma antiga, o Circus Maximus era o maior local para eventos públicos já realizados pela humanidade. 

Sua capacidade era entre 225.000 e 250.000 espectadores (não por acaso era chamado de "Máximo", que significa "o maior" em latim). 

A estrutura também hospedava tantas lojas que o circo não era simplesmente o maior já construído, mas também o maior "shopping Center" da antiguidade.

Circo Máximo em latim Circus Maximus foi um antigo circo - um estádio utilizado para corridas de bigas - e a maior arena de entretenimento de Roma. Situada no vale entre o Aventino e o Palatino, media 621 metros de comprimento e 118 metros de largura e podia acomodar mais de 225.000 e 250.000 espectadores. Em sua forma mais completa, tornou-se o modelo para todos os demais circos do Império Romano. Atualmente o local é um parque público.

Eventos

O Circo Máximo era a maior arena dedicada aos jogos públicos que eram realizados nos principais festivais religiosos. Os jogos eram geralmente patrocinados pelos cidadãos mais ricos ou pelo próprio estado romano com o objetivo de agradar ao povo e aos deuses anualmente ou em intervalos bem estabelecidos.

Também eram realizados para cumprir um juramento ou promessa, ou durante a celebração de um triunfo. Segundo a tradição romana, os mais antigos jogos realizados no Circo Máximo foram prometidos pelo rei Tarquínio, o Soberbo, a Júpiter já no final do período monárquico (século VI a.C.) por sua vitória contra Pomécia.

Os maiores jogos começavam com uma pomposa parada (pompa circensis) no Circo Máximo, muito similar uma parada triunfal, que explicava ao povo o objetivo dos jogos e introduzia os participantes. Contudo, alguns eventos realizados no Circo aparentemente eram relativamente pequenos e reservados.

Em 167 a.C., “flautistas, atores e dançarinos" atuavam em um palco temporário, provavelmente erigido no centro da arena, entre as seções centrais das duas arquibancadas. Outros eram eventos enormes e imensamente caros, ocupando todo o espaço. Uma veação (venatio) realizada em 169 a.C., uma das várias ocorridas no século II a.C., empregou "63 leopardos e 40 ursos e elefantes", com os espectadores presumivelmente protegidos por grandes barreiras.

Conforme a República se expandia, os jogos passaram a ser cada vez mais faustosos e novos jogos foram inventados pelos políticos que competiam pelo apoio popular e divino. Nos anos finais da República, os jogos ocupavam 57 dias do ano, mas não se sabe quantos destes exigiriam a utilização do Circo.

Na maior parte do resto do ano, jóqueis e condutores praticavam utilizando a pista. Nos dias restantes, a arena servia de curral para os animais negociados no vizinho Fórum Boário, que ficava bem ao lado dos carceres (os portões de largada). Abaixo das arquibancadas, perto das múltiplas entradas do Circo, ficavam oficinas e lojas.

Na época de Cátulo (meados do século I a.C.), o circo era "um empoeirado espaço aberto com lojas e bancas [...] uma colorida e lotada área de baixa reputação" frequentada por "prostitutas, malabaristas, adivinhos e artistas de rua”.

Os imperadores romanos atenderam a crescente demanda popular por jogos regulares e a necessidade de arenas mais especializadas como obrigações essenciais de sua função e de seu culto. Durante os vários séculos de seu desenvolvimento, o Circo Máximo se tornou a arena dedicada à corrida de bigas.

No final do século I, o Coliseu passou a abrigar a maior parte dos jogos gladiatoriais e caçadas de animais menores; a maior parte das competições atléticas eram realizadas no Estádio de Domiciano, com exceção das corridas de longa de distância, que ainda eram realizadas no Circo (segundo Plinio, elas podiam chegar a 128 milhas). A partir daí, os jogos passaram a ocupar 135 dias do ano.

Mesmo no auge de seu desenvolvimento como pista de corrida de bigas, o Circo permaneceu sendo o espaço mais apropriado em Roma para procissões religiosas de grande porte e também para grandes caçadas - no final do século III, o imperador Probo realizou uma caçada espetacular na qual os animais eram perseguidos através de uma floresta de árvores num cenário especialmente construído.

Com o advento do cristianismo como religião estatal do Império Romano, os jogos gradualmente foram perdendo popularidade. A última caçada realizada no Circo Máximo ocorreu em 523 e a última corrida foi patrocinada pelo rei ostrogodo Tólita em 549. 

sexta-feira, novembro 11, 2022

Geometria

A menor distância entre dois pontos é sempre uma reta na geometria euclidiana.

Essa é a geometria que geralmente se aprende na escola, onde as figuras são bidimensionais e representadas em uma superfície plana como uma folha de caderno.

Na vida real, a menor distância é uma curva chamada geodésica. Isso porque (para o desespero dos terraplanistas) nosso planeta não é plano! Assim, não se usa a geometria euclidiana, mas a geometria riemaniana.

É este o conceito que os planejadores de voos usam para traçar as rotas de aviões de maneira a economizar tempo e combustível.

Fonte da imagem: @worldwide_engineering

Geometria de Riemann ou geometria Riemanniana é o ramo da geometria diferencial que estuda variedades de Riemann, variedades diferenciáveis (ou suaves) com uma métrica Riemannianai.e. com um produto interno sobre o espaço tangente em cada ponto em qual varia continuamente (ou suavemente) de ponto a ponto.

Isto dá uma noção local particular de ângulo, comprimento de curvas, área de superfície, e volume. A partir disto, algumas outras grandezas globais podem ser obtidas por integração de contribuições locais.

Com a introdução da geometria analítica, muitos problemas de álgebra podem ser transformados em problemas de geometria e vice-versa, muitas vezes conduzindo à simplificação das soluções.



Flagelos

Os flagelos, na verdade, é uma coisa comum, mas é difícil acreditar neles quando se abatem sobre nós.

Quando estoura uma guerra, as pessoas dizem: 'Não vai durar muito, seria estúpido'.

Sem dúvida, uma guerra é uma tolice, o que não a impede de durar.

A tolice insiste sempre, e nós a compreenderíamos se não pensássemos sempre em nós.

 Albert Camus

 Albert Camus nasceu em Mondovi, uma pequena localidade costeira da Argélia, situada na província de El Tarf no dia 7 de novembro de 1913. Foi um escritor, filósofo, romancista, dramaturgo, jornalista e ensaísta franco-argelino.

Ele também atuou como jornalista militante envolvido na Resistência Francesa, situando-se próximo das correntes libertárias durante as batalhas morais no período pós-guerra.

O seu trabalho profícuo inclui peças de teatro, novelas, notícias, filmes, poemas e ensaios, onde ele desenvolveu um humanismo baseado na consciência do absurdo da condição humana e na revolta como uma resposta a esse absurdo.

Para Camus, essa revolta leva à ação e fornece sentido ao mundo e à existência. Daqui "Nasce então a estranha alegria que nos ajuda a viver e a morrer". Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957.

A curta carreira de Camus como jornalista do Combat foi ousada. Atuando como periodista, ele tomou posições incisivas em relação à Guerra de Independência Argelina e ao Partido Comunista Francês. 

Ao longo de sua carreira, Camus envolveu-se em diversas causas sociais, protestando veementemente contra as desigualdades que atingiam os muçulmanos no Norte da África, defendendo os exilados espanhóis antifascistas e as vítimas do stalinismo. Ele ainda foi um entusiasmado defensor da objeção de consciência.

À margem de outras correntes filosóficas, Camus foi sobretudo uma testemunha de seu tempo. Intransigente, recusou qualquer filiação ideológica.

Lutou energicamente contra todas as ideologias e abstrações que deturpavam a natureza humana. Dessa maneira, ele foi levado a opor-se ao existencialismo e ao marxismo, discordando de Jean-Paul Sartre e de seus antigos amigos.

Camus incorporou uma das mais elevadas consciências morais do século XX.

O humanismo de seus escritos foi fundamentado na experiência de alguns dos piores momentos da história. A sua crítica ao totalitarismo soviético rendeu-lhe diversas retaliações e culminou na desavença intelectual com seu antigo colega Sartre.

Albert Camus faleceu em Villeblevin no dia 4 de janeiro de 1960.



 

Jogo entre Ladrões - Filme Morgan Freeman e Antonio Bamderas.

Jogo entre Ladrões - Filme Morgan Freeman e Antonio Bamderas.Thick as Thieves (Posteriormente alterado para The Code por razões desconhecidas) no Brasil, Jogo Entre Ladrões é um filme de assalto de ação e suspense americano-germânico de 2009, dirigido por Mimi Leder e protagonizado por Morgan Freeman e Antonio Bamderas.

O filme foi lançado diretamente em DVD em 17 de abril de 2009 nos Estados Unidos e em 18 de outubro de 2010 na Alemanha.

Sinopse

Um ladrão veterano que recruta um jovem bandido para um trabalho que irá ajudá-lo a pagar suas dívidas com a máfia russa em uma estratégia para roubar dois ovos Faberge extremamente valiosos.

No Rotten Tomatoes, o filme tem uma taxa de aprovação de 20% com base em avaliações de 5 críticos. David Nusair, da Reel Film Reviews, deu ao filme 2.5/4 e o chamou de “um esforço irremediavelmente desigual que é constantemente impulsionado pela mera presença de Freeman". 

Dragan Antulov, da Draxblog Movie Reviews, deu-lhe 3/10 e escreveu: "A tristeza criada por este filme só poderia ser curada por sua rápida descida no bem-merecido esquecimento" Jason McKiernan, do Filmcritic.com, chamou de "desleixado, preguiçoso e incapaz de acompanhar seu próprio golpe".

Elenco

Morgan Freeman como Keith Ripley

Antonio Banderas como Gabriel Martin

Radha Mitchell como Alexandra Korolekon

Robert Forster como Lt. Samuel Weber



quinta-feira, novembro 10, 2022

O Homem Invisível




O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça.

Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. 

Mas ele ama você!

George Carlin

Travessia

Não foi diferente comigo. 

Passei por caminhos esquisitos. 

Conheci regiões pouco floridas da alma. 

Explorei territórios sem luz. 

Senti mais medo do que me dava conta e ao mesmo tempo uma coragem que eu suspeitava só poder vir de um único lugar em mim. 

Onde, com todo cansaço, ainda havia viço. 

Onde ainda havia luz. 

Onde ainda era Amor.

Foi nesses momentos difíceis, que redescobri também a coisa mais linda do mundo: mesmo que na hora da dor, um punhado de gente se vá, há aqueles que ficam e não soltam a nossa mão durante a travessia, por mais solitária que ela seja.

Ana Jácomo



 

História de amor

Qualquer amor que dure transforma-se numa história de amor. 

Um casamento, por exemplo, é uma história partilhada: os parceiros cultivam o amor em parte na base de memórias partilhadas, em parte na convicção de que embarcaram juntos em uma viagem.

Ao terem crianças, introduzem-nas na história e apresentam-nas às personagens – tios, tias e avós – que já são parte dela.

É uma expressão de confiança em que a história deve ser continuada.

William K. Kilpatrick 




quarta-feira, novembro 09, 2022

Afinador de silêncios

Eu nasci para estar calado. 

Minha única vocação é o silêncio. 

Foi meu pai que me explicou: tenho inclinação para não falar, um talento para apurar silêncios.

Escrevo bem, silêncios, no plural. 

Sim, porque não há um único silêncio. 

E todo o silêncio é música em estado de gravidez. 

Quando me viam, parado e recatado, no meu invisível recanto, eu não estava pasmado.

Estava desempenhado, de alma e corpo ocupados: tecia os delicados fios com que se fabrica a quietude. 

Eu era um afinador de silêncios.

Mia Couto



 

Encontro Marcado - Um Filme com Brad Pitt, Anthony Hopkins e Claire Forlani

Encontro Marcado - Um Filme com Brad Pitt, Anthony Hopkins e Claire ForlaniMeet Joe Black, no Brasil Encontro Marcado é um filme de fantasia romântico americano lançado em 1998, remake do filme Death Takes a Holiday, de 1934. 

A película é protagonizada por Brad Pitt, Anthony Hopkins e Claire Forlani, e a realização esteve a cargo de Martins Brest. Foi o segundo filme de Hopkins e Pitt juntos após o filme Lendas da Paixão, de 1994. O filme recebeu críticas mistas dos críticos. Arrecadou US$143 milhões em todo o mundo.

Sinopse

O filme conta a história de William "Bill" Parrish (Anthony Hopkins), um empresário norte-americano que, dias antes de completar 65 anos de idade, recebe a visita de um estranho e misterioso homem, Joe Black (Brad Pitt), que se apresenta como sendo a Morte personificada. 

Em troca de mais algum tempo de vida, Bill aceita ser o guia de Joe na Terra, para este ficar a saber como é a vida dos mortais. No entanto, Bill e Joe deparam-se com algo que nenhum esperava: Joe apaixona-se por Susan (Claire Fortani), a filha mais nova de Bill.

Elenco

Brad Pitt – Joe Black
Anthony Hopkins – Bill Parrish
Claire Forlani - Susan
Jake Weber – Drew
Marcia Gay Harden – Allison Parrish
Jeffrey Tambor – Quince
Lois Kelly-Miller – Mulher jamaicana

Locações

As cenas de interior do apartamento e dos escritórios da Parrish Communications também foram rodadas em Nova York, no histórico prédio do 14th Regiment Armory, em South Slope, Brooklin.

O local onde Susan Parrish e o rapaz da cafeteria se encontram pela primeira vez é o Broadway Restaurant, no Upper West Side, Manhattan.

As cenas da casa de campo de Wiliam Parrish, incluindo os jardins, foram rodadas na Aldrich Mansion - edificação do final do século XIX situada às margens da baia de Narragaansett, em Warwick (Rhode Island). 

A mansão, que originalmente pertencia ao senador Nelson W. Aldrich, foi adquirida pela Diocese de Providence, em 1939.

Bilheteria

Meet Joe Black foi lançado em 13 de novembro de 1998 e arrecadou US$ 15,017,995 no mercado interno no fim de semana de abertura (11/13-15) na terceira posição, atrás do segundo fim de semana de The Waterboy  e da abertura de I Still Know You Did Last Summer.

Enquanto o filme teve um retorno decepcionante nas bilheterias domésticas de US$ 44,619,100, foi muito melhor no exterior. Ao receber US$98,321,000 adicionais, o filme arrecadou um total mundial de US$142,940,100.

Como Meet Joe Black foi um dos poucos filmes que exibiram o primeiro trailer de Star Wars: Episode I – The Phantom Menace foi relatado que milhares de fãs de Star Wars compraram ingressos para o filme, apenas para sair após a exibição do trailer.

Resposta Critica

Meet Joe Black recebeu críticas mistas dos críticos, elogiando as performances, mas criticando a duração de três horas do filme, o ritmo lento e o roteiro. Roger Ebert deu três estrelas, mas não gostou das falas periféricas da história e do final excessivamente prolongado. Ele concluiu que, apesar de suas falhas, "há muita coisa boa nesse filme". 

Peter Travers da Rolling Stone, achava que a maioria dos personagens era unidimensional. Anthony Hopkins recebeu elogios uniformes por sua performance, com Travers opinando que Bill Parrish de Hopkins era o único personagem plenamente realizado no filme; Mick LaSalle comentou que "a atuação de Hopkins é tão emocionalmente completa que os menores momentos...se misturam com complexidades de pensamento e sentimento". 

Brad Pitt, por outro lado, recebeu uma resposta mista, com LaSalle chamando o desempenho de tão ruim "isso dói" e James Berardinelli chamando de "execrável".

O filme tem uma resposta de 53% "Rotten" do Rotten Tomatoes, com o consenso do site chamando o filme de "Glacialmente lento, [e] sem intercorrências". Ele ganhou uma indicação ao Framboesa de Ouro por Pior Remake ou Sequência.


  


Maternidade

A maternidade é uma grande meditação.

A maternidade é uma das maiores artes: você está criando um ser vivo.

O escultor não é nada comparado com a mãe, porque ele está criando apenas uma estátua de mármore. O pintor não é nada, o poeta não é nada, o cantor não é nada, o músico não é nada, porque eles estão lidando com coisas, objetos.

A mãe é a maior poeta e a maior pintora e a maior música e a maior escultora, porque ela está criando uma consciência - a própria vida.

 Osho.



 

terça-feira, novembro 08, 2022

A Inquisição Espanhola


A Inquisição Espanhola é, entre as demais inquisições, a mais famosa. Davis Landes relata: "A perseguição levou a uma interminável caça às bruxas, completa com denunciantes pagos, vizinhos bisbilhoteiros e uma mania racista do sangue ("limpieza de sangre"). 

Conversos judaizantes eram apanhados por intrigas e vestígios reveladores de prática mosaica: recusa de carne de porco, toalhas lavadas à sexta-feira, uma prece escutada à soslaia, frequência irregular à igreja, uma palavra mal ponderada. 

A higiene em si era uma causa de suspeita e tomar banho era visto como uma prova de apostasia para marramos e mouriscos. A frase "o acusado era conhecido por tomar banho" é uma frase comum nos registros da Inquisição. Sujidade herdada: as pessoas limpas não têm de se lavar. 

Em tudo isto, os espanhóis e portugueses rebaixaram-se. A intolerância pode prejudicar o perseguidor (ainda) mais do que a vítima. Deste modo, a Ibéria, e na verdade toda a Europa Mediterrânica, perderam o comboio da chamada revolução científica".

Rino Cammilleri diz: "As fontes históricas demonstram muito claramente que a inquisição recorria à tortura muito raramente. O especialista Bartolomé Benassa, que se ocupou da Inquisição mais dura, a espanhola, fala de um uso da tortura 'relativamente pouco frequente e geralmente moderado'".  

"O número proporcionalmente pequeno de execuções, segundo o historiador Henry Kamen, constitui um argumento eficaz contra a lenda negra de um tribunal sedento de sangue", pois, como ele sustenta, "as cenas de sadismo que descrevem os escritores que se inspiraram no tema possuem pouca relação com a realidade". 

Esta visão não é partilhada pela maioria dos historiadores; os próprios milhares de registros da Inquisição, muitos ainda por estudar, assim como alguns testemunhos pessoais, a contrariam. 

O historiador Toby Green aceitando embora ter existido certa demonização da Inquisição Espanhola, em comparação com outras perseguições suas contemporâneas, sustenta por exemplo que não se deve negar o uso habitual de tortura; corrigir a "lenda negra" não deve significar a substituição por uma "lenda branca".

Segundo Michael Baigent e Richard Leigh, a 1 de novembro de 1478, uma Bula do papa Sixto IV autorizava a criação de uma Inquisição Espanhola. Confiou-se então o direito de nomear e demitir aos monarcas espanhóis. 

O primeiro Auto de fé foi realizado a 6 de fevereiro de 1481, e seis indivíduos foram queimados vivos na fogueira. Em Servilha, só em novembro, 288 pessoas foram queimadas, enquanto setenta e nove foram condenadas à prisão perpétua. 

Em fevereiro de 1482 o Papa autorizou a nomeação de mais sete dominicanos como Inquisidores, entre eles, Tomás de Torquemada. Este viria a passar à história como a face mais aterrorizante da Inquisição. 

Em abril de 1482, o próprio Papa emitiu uma bula, na qual concluía: "A Inquisição há algum tempo é movida não por zelo pela fé e a salvação das almas, mas pelo desejo de riqueza". Após essa conclusão, revogaram-se todos os poderes confiados à Inquisição e o Papa exigiu que os Inquisidores ficassem sob o controle dos bispos locais. 

O Rei Fernando ficou indignado e ameaçou o Papa. A 17 de outubro de 1483, uma nova bula estabelecia o Consejo de La Suprema y General Inquisición para funcionar como a autoridade última da Inquisição, sendo criado o cargo de Inquisidor Geral. 

Seu primeiro ocupante foi Tomás de Torquemada. Até a sua morte em 1498, Torquemada teve poder e influência que rivalizavam com os próprios monarcas Fernando e Isabel. O número de execuções durante o mandato de Torquemada como inquisidor é muito controverso, mas o número mais consensual é normalmente 2000.

Fada Morgana - Trata-se de uma miragem que se deve a uma inversão térmica.

Fada Morgana - Trata-se de uma miragem que se deve a uma inversão térmica. - O efeito de Fata Morgana, ou fada Morgana, em referência à fictícia feiticeira (Fada Morgana) meia-irmã do Rei Arthur que, segundo a lenda, era uma fada que conseguia mudar de aparência, é um efeito ótico (Princípio de Fermat).

Trata-se de uma miragem que se deve a uma inversão térmica. Objetos que se encontrem no horizonte como, por exemplo, ilhas, falésias, barcos ou icebergs, adquirem uma aparência alargada e elevada, similar aos "castelos de contos de fadas".

Fata Morgana mais célebre é a que se produz no estreito de Messina, entre a Calabria e a Sicília.

Com tempo calmo, a separação regular entre o ar quente e o ar frio (mais denso) perto da superfície terrestre pode atuar como uma lente refratante, produzindo uma imagem invertida, sobre a qual a imagem distante parece flutuar.

Os efeitos Fata Morgana costumam ser visíveis de manhã, depois de uma noite fria. É um efeito habitual em vales de alta montanha, onde o efeito se vê acentuado pela curvatura do vale, que cancela a curvatura da Terra. Também se costuma ver de manhã nos mares árticos, com o mar muito calmo, e é habitual nas superfícies geladas da Antártica.

Os efeitos de Fata Morgana são miragens ditas superiores, diferentes das miragens inferiores, que são mais comuns e criam a ilusão de lagos de água distantes nos desertos ou em estradas com o asfalto muito quente.

O efeito Fata Morgana foi o tema no Brasil de uma questão no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015 em que se especulava que este poderia ter sido o motivo do naufrágio do RMS Titanic. O fenômeno ótico que produz a Fata Morgana é a refração, a reflexão e a difusão da luz. Todos eles são fundamentais para a ocorrência do fenômeno.