Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, dezembro 23, 2023

O Cão Kangal


 

O kangal é uma antiga raça de cães guardiã de rebanhos, originária do distrito de Kangal na província de Sivas, Turquia. Este tipo de cão foi descrito pela primeira vez por Evliya Celebi, no século XVII.

Acredita-se que estes cães de grande porte foram trazidos para a região da Turquia e cercanias pelos Otomanos que utilizavam seus possíveis ancestrais como cães de guerra.

O kangal é um cão molosso com pelagem amarelo-claro com máscara negra. São aceitáveis algumas marcas brancas pequenas ou áreas sombreadas nas patas e cauda. Há variações em relação a peso e altura, cada entidade cinológica possui um padrão diferente em relação a essas medidas.

Na Turquia é exigido altura de 65 a 78 cm na cernelha, aceitando até 2 centímetros para mais ou para menos. O padrão seguido pelo United Kennel Club, dos Estados Unidos, estabelece altura de 76 a 81 centímetros na cernelha para machos; e de 71 a 76 centímetros para fêmeas.

Ainda de acordo com o UKC, o peso dos machos varia entre 50 e 66 kg, e o das fêmeas entre 41 e 54 kg, aproximadamente. Geralmente têm as orelhas cortadas de forma primitiva ainda quando filhotes com poucos dias de nascidos.

Temperamento

 O kangal foi e ainda é utilizado para proteger rebanhos contra o ataque de predadores (lobos, ursos, leopardos e cães assilvestrados), e portanto, apresenta notória agressividade contra outros animais, principalmente contra outros cães. 

Apesar de algumas especulações à respeito de seu temperamento, o kangal não demonstra ser territorialista contra humanos, apenas contra outros animais. Sendo assim, considera-se que a raça não deve possuir instinto de guarda contra pessoas estranhas, a menos que seu dono seja ameaçado. 

Comportamento agressivo contra pessoas ou contra animais de criação, não é admitido pelos criadores. O kangal é um cão independente, inteligente, rústico, corajoso e leal ao dono. O padrão seguido pelo united Kennel Club, relata:

O Kangal típico é antes de tudo um cão guardião de rebanhos e possui um temperamento típico de tais cães - alerta, territorial e protetor com animais domésticos ou a família humana a que se ligou.

O cão kangal tem a força, a velocidade e a coragem para interceptar e enfrentar ameaças aos rebanhos de ovelhas e cabras que guarda, tanto na Turquia como no Novo Mundo. Cães kangal preferem intimidar predadores, mas poderá confrontar fisicamente e até mesmo atacar se necessário.

O kangal tem uma agressividade instintiva contra cães estranhos, mas não são tipicamente agressivos em relação às pessoas. Eles são um pouco reservados com estranhos, porém leais e afetuosos com a família. - Padrão da raça pelo United Kennel Club

Combates entre cães kangal são realizados de forma tradicional para testar as habilidades combativas necessárias para o enfrentamento de predadores.


Reforma Protestante na Inglaterra.


Reforma Protestante na Inglaterra. - O curso da Reforma foi diferente na Inglaterra. Desde há muito tempo que havia uma forte corrente anticlerical, tendo a Inglaterra já visto o movimento Lollardo, que inspirou os hussitas na Boemia. 

No entanto, ao redor de 1520 os lollardos já não eram uma força ativa, ou pelo menos um movimento de massas.

Embora Henrique VIII tivesse defendido a Igreja Romana com o livro Assertio Septem Sacramentorum (Defesa dos Sete Sacramentos), que contrapunha as 95 Teses de Martinho Lutero, Henrique promoveu a Reforma Inglesa para satisfazer as suas necessidades políticas. 

Sendo este casado com Catarina de Aragão, que não lhe havia dado filho homem, Henrique solicitou ao papa Clemente VII a anulação do casamento. Perante a recusa do papado, Henrique fez-se proclamar, em 1531, protetor da Igreja inglesa. 

O Ato de Supremacia, votado no parlamento em novembro de 1534, colocou Henrique e os seus sucessores na liderança da igreja, nascendo assim o anglicanismo.

Os súditos deveriam submeter-se ou então seriam excomungados, perseguido e executados, tribunais religiosos foram instaurados e os católicos foram obrigados a assistir cultos protestantes, muitos importantes opositores foram mortos, tais como Thomas More, o bispo John Fischer e alguns sacerdotes, frades franciscanos e monges cartuxos. 

Quando Henrique foi sucedido pelo seu filho Eduardo VI em 1547, os protestantes viram-se em ascensão no governo. Uma reforma mais radical foi imposta diferenciando o anglicanismo ainda mais do catolicismo romano.

Seguiu-se uma breve reação romana durante o reinado de Maria I (1553–1558). De início moderada na sua política religiosa, Maria procura a reconciliação com Roma, consagrada em 1554, quando o parlamento votou o regresso à obediência ao papa. 

Um consenso começou a surgir durante o reinado de Isabel I. Em 1559, Isabel I retornou ao anglicanismo com o restabelecimento do Ato de Supremacia e do Livro de Orações de Eduardo VI.

Através da Confissão dos Trinta e Nove Artigos (1563), Isabel alcançou um compromisso entre o protestantismo e o catolicismo romano: embora o dogma se aproximasse do calvinismo, só admitindo como sacramentos o Batismo e a Eucaristia, foi mantida a hierarquia episcopal e o fausto das cerimônias religiosas.

A Reforma na Inglaterra procurou preservar o máximo da Tradição Romana (episcopado, liturgia e sacramentos).

A Igreja da Inglaterra sempre se viu como a ecclesia anglicanae, ou seja, A Igreja cristã na Inglaterra e não como uma derivação da Igreja de Roma ou do movimento reformista do século XVI. A Reforma Anglicana buscou ser a "via média" entre Roma e o protestantismo.

Em 1561, apareceu uma confissão de fé com uma Exortação à Reforma da Igreja modificando seu sistema de liderança, pelo qual nenhuma igreja deveria exercer qualquer autoridade ou governo sobre outras, e ninguém deveria exercer autoridade na Igreja se isso não lhe fosse conferido por meio de eleição.

Esse sistema, considerado "separatista" pela Igreja Anglicana, ficou conhecido como congregacionalismo. 

Richard Fytz é considerado o primeiro pastor de uma igreja congregacional, entre os anos de 1567 e 1568, na cidade de Londres. Por volta de 1570, ele publicou um manifesto intitulado As Verdadeiras Marcas da Igreja de Cristo

Em 1580, Robert Browne, um clérigo anglicano que se tornou separatista, junto com o leigo Robert Harrison, organizou em Norwich uma congregação cujo sistema era congregacionalista, sendo um claro exemplo de igreja desse sistema.

Na Escócia John Knox (1505-1572), que tinha estudado com João Calvino em Genebra, levou o Parlamento da Escócia a abraçar a Reforma Protestante em 1560, sendo estabelecido o presbiterianismo.

A primeira Igreja Presbiteriana, a Igreja da Escócia (ou Kirk), foi fundada como resultado disso.

O Teatro romano de Palmira



O Teatro romano de Palmira é um teatro na antiga cidade de Palmira, no Deserto Sírio. O edifício, nunca completamente concluído, foi construído no século II d.C. 

As ruínas foram restauradas no século XX e antes da Guerra Civil Síria (iniciada em 2011) era o local onde se realizavam os espetáculos do Festival de Palmira de Cultura e Artes. O teatro ocupava o centro de uma praça situada a sudoeste da principal avenida da cidade, a Grande Colunata.

A praça, com 82 por 104 metros, tinha uma colunata semicircular e estava ligada ao portão sul da muralha por uma curta rua. A cávea, inacabada, tem 92 metros de diâmetro e consiste apenas numa cávea inferior (cavea ima) que rodeia diretamente a orquestra.

A cávea está organizada em 11 cunei (cunhas), cada uma com 12 filas e está virada para norte-nordeste, em direção ao cardo máximo. O ádito máximo (aditus maximus) do teatro, a entrada principal, tem 3,5 m de largura e conduz a uma orquestra com pavimento de pedra com um diâmetro de 20,3 m.

A orquestra é delimitada por um muro circular com um diâmetro de 23,5 m. As paredes do proscênio estão decoradas com dez nichos curvos e nove nichos circulares, colocados alternadamente. 

O palco mede 45,5 por 10,5 m e é acessível por duas escadarias. O cenário (scaenae frons) tem a aparência da fachada de um palácio e tinha cinco portas: a entrada principal, ou regia, com a forma de um largo nicho curvado.

Duas portas de convidados (hospitalis) em cada um dos lados da regia, com a forma de dois nichos retangulares pouco profundos; e duas portas suplementares, em cada um dos lados do palco. 

Sabe-se da existência de uma estátua de Nero no nicho da regia, mandada colocar pelo próprio. As colunas do palco são de ordem coríntia. Até à década de 1950, o teatro estava enterrado em areia.

Foi então desenterrado e começaram os trabalhos de restauro. No início de julho de 2015 a imprensa mundial divulgou que pelo menos desde 27 de maio que o antigo teatro tinha sido usado para execuções públicas, realizadas por adolescentes sob as ordens do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que desde maio controlava a área.


sexta-feira, dezembro 22, 2023

Elevador Bailong


 

Elevador Bailong é um elevador de vidro com engenharia impressionante, construído na lateral de um enorme penhasco com 326 metros de altura. É considerado o elevador externo mais alto e pesado do mundo.

Localizado no Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, na província de Hunan, na China, é famoso pelos espetaculares pilares montanhosos de arenito que se erguem do solo da floresta e circulam o elevador.

A construção começou em 1999 e, após um investimento de cerca de US$ 20 milhões, o elevador Bailong foi aberto ao público em 2002. Túneis e poços foram cavados para acomodar os três corredores de vidros que formam os elevadores de dois andares.

Parte da altura fica embutida dentro da parede da montanha, conforme o elevador sobe, os visitantes são surpreendidos com a paisagem que de repente surge.

São três elevadores que funcionam em paralelo, oferecendo vistas incríveis das montanhas e florestas. Cada elevador tem capacidade para 50 passageiros por vagão.

É também o elevador turístico de tráfego de passageiros mais rápido do mundo com a maior capacidade de carga. Cada vagão é equipado com detectores de terremoto para permitir uma evacuação rápida caso necessário.

Curiosidade: As montanhas de pedra ao redor do elevador inspiraram as montanhas flutuantes do filme "Avatar”. (Via: Experiências Incríveis)


O Cavalo de Tróia


 

Na atual Turquia, segundo a lenda, os gregos entraram na cidade de Tróia usando o truque do cavalo de Tróia.

De acordo com o épico grego A Ilíada, o príncipe Paris de Tróia sequestrou sua amante Helena de Esparta, a mulher mais bonita do mundo, e Menelau de Esparta, seu marido, convocou os gregos, eles travaram uma guerra contra os troianos.

Esta guerra foi o encontro de muitos dos grandes heróis da antiguidade, como Aquiles, Heitor e Ajax...

A Ilíada de Homero é considerada um dos poemas escritos mais antigos do mundo ocidental, datando do século VIII a.C, vários séculos após o famoso concurso.

Não há dúvida de que muitos dos atributos que são dados aos personagens, assim como as intervenções místicas que são narradas na obra são totalmente irreais, mas outros como o próprio conflito, assim como alguns dos personagens e lugares que parecem que podem ser verdade.

Alguns estudiosos afirmam que é possível que os eventos relatados não se devam a um único conflito, mas que compilaram e mitificaram vários fatos.

Nove cidades:

Em 1870, o aventureiro alemão Heinrich Schliemann iniciou uma escavação através da qual encontrou o que inicialmente se acreditava ser Tróia e agora é chamado de Hisarlik.

O local contém nove cidades construídas uma em cima da outra, com uma cidadela interna com os bairros ao redor e um muro alto que protege tudo.

Para Schliemann algumas joias encontradas na segunda cidade poderiam pertencer a Helena, mas os dados cronológicos não coincidem com a época descrita por Homero.

A sexta cidade, por sua vez, coincide no tempo com a Ilíada, mas não parece ter sido destruída por uma guerra, mas por um terremoto.

Os arqueólogos de hoje acreditam que possivelmente a sexta e a sétima são as cidades que poderiam ser as Tróias de Homero.

Outra questão pode ter sido que Homer usou as palavras como metáforas e o mundo moderno as considerou pelo valor de face.

Na Ilíada, os gregos conseguiram penetrar na cidade murada graças à introdução de um comando dentro de um grande cavalo de madeira e, quando os troianos dormiam, os soldados saíram para abrir os portões da cidade, conseguindo assim a vitória grega.

O cavalo, no mundo grego, era o símbolo de Poseidon, o deus do mar e dos terremotos, então a grande figura de madeira que devastou a cidade poderia ter sido simplesmente uma metáfora para um terremoto que destruiu a cidade.

A sétima cidade, por sua vez, dá indícios de ter sido palco de uma batalha e, ao mesmo tempo, coincide com as datas aproximadas em que supostamente teria se desenvolvido a epopéia, com a qual Homero possivelmente tomou licenças poéticas e com eles teriam unido as duas cidades, misturando-as na Ilíada.

-Hisarlik:

Durante a Idade do Bronze Final, Hisarlik deve ter sido uma encruzilhada de altíssima importância estratégica e comercial.

Os impostos dos navios que quisessem passar para ter acesso às rotas comerciais seriam uma fonte substancial de renda, além de toda a indústria subsidiária desenvolvida para abastecer os navios e marinheiros que passavam.

As alianças entre os povos e as rotas comerciais da época fizeram do Mediterrâneo oriental um barril de pólvora na época, com o qual existem várias teorias sobre o confronto em Tróia, e alguns sugerem que não teriam que ser os gregos que se aliaram para atacar estas terras.

Outras investigações sugerem que o sequestro de Helena nada mais foi do que uma bela forma de enfeitar uma guerra à qual dariam todos os matizes épicos e mitológicos que lhe cabiam, fazendo um relato romântico de um grande confronto.

Em nome da Rosa


 

Quando o abade cego pergunta ao investigador William de Baskerville: ′′Que almejam verdadeiramente?”

Baskerville responde: ′′ Eu quero o livro grego, aquele que, segundo vocês, nunca foi escrito. Um livro que só trata de comédia, que odeiam tanto quanto risos.

Provavelmente é o único exemplar conservado de um livro de poesia de Aristóteles. Existem muitos livros que tratam de comédia. Por que esse livro é precisamente tão perigoso?”

O abade responde: ′′ Porque é de Aristóteles e vai fazer rir “.

Baskerville replica: ′′ O que há de perturbador no fato de os homens poderem rir?”

O abade: ′′O riso mata o medo, e sem medo não pode haver fé. Aquele que não teme o demônio não precisa mais de Deus”.

E assim seguem as religiões pelos tempos remotos, ficando cada vez mais ricas explorando o medo das pessoas por meio de supostos castigos que possam atingi-los ou até mesmo os levarem ao inferno.

Um incrível trecho de “O Nome da Rosa”, de Umberto Eco!

quinta-feira, dezembro 21, 2023

Um recado para quem não está vacinado


 

Mesmo que estivesse totalmente vacinado, admiraria os não vacinados por resistirem à maior pressão que já vi, incluindo pressão do cônjuge, pais, filhos, amigos, colegas e médicos.

Pessoas que foram capazes de caracterizar tal personalidade, coragem e capacidades críticas certamente incorporam as melhores características da humanidade.

Eles estão em todo o lado, de todas as idades, níveis de educação, países e pontos de vista. Eles são um tipo especial; estes são os guerreiros que qualquer exército de Luz gostaria de ter nas suas fileiras.

Estes são os pais que toda criança deseja ter e os filhos que todos os pais sonham em ter. Vocês são feitos das melhores pessoas que já viveram, aqueles heróis nascidos entre pessoas comuns e brilham no escuro.

Eles são seres além da média de suas sociedades; eles são a essência das nações que criaram todas as culturas e conquistaram horizontes. Fizeram o que os outros não conseguiram, foram a árvore que resistiu à tempestade de abuso, discriminação e separação social.

Fizeram-no porque pensavam que estavam solitários e acreditavam que eram os únicos. Eles foram proibidos de se sentar nas mesas da família no Natal, mas nunca tinham visto nada tão cruel.

Eles perderam os empregos, perderam as suas carreiras, estavam sem dinheiro... mas eles não se importaram. Eles viveram discriminação, condenação, traição e humilhação desmedida... mas eles não pararam.

Nunca houve tal seleção na Humanidade - agora sabemos quem é o melhor do Planeta Terra. Mulheres, homens, velhos, jovens, ricos, pobres, pessoas de várias raças e religiões, os não vacinados, os escolhidos da arca invisível, os únicos que conseguiram ficar de pé quando tudo desmoronou.

És tu, passaste um teste inimaginável que muitos dos fuzileiros mais duros, comandantes, boinas verdes, astronautas e gênios não conseguiram.

Vocês são feitos de heróis que já viveram, heróis nascidos entre pessoas comuns e brilham no escuro.

* * * * *

Apesar de anos de campanhas de pressão, políticas discriminatórias, separação social, perda de renda, ameaças e acusações de morte, o general francês Christian Blanchon agradeceu aos "não vacinados" pela força, coragem e liderança.

O autor é desconhecido

A Igreja de Madeira de Borgund - Noruega


A Igreja de Madeira de Borgund é uma igreja Luterana e madeira em Borgund, Laerdal, Noruega. Está classificada como uma igreja de madeira de nave tripla no chamado estilo Sogn.

É a melhor preservada das 28 igrejas de madeira na Noruega. Foi construída cerca de 1150, e desde então não passou por alterações de estrutura reconstruções significativas.

A Noruega se tornou cristã durante os séculos X e XI. A conversão do território ao cristianismo fez necessária a construção de igrejas onde a nova religião pudesse ser ministrada, dando início à construção de uma série de igrejas.

Foi uma das poucas nações que se recusaram a construir suas igrejas em pedra preferindo construi-las em madeira.

Tinham uma longa tradição de construções de madeira, que foi transplantada, da construção de barcos e casas, para a construção de igrejas.

Desse modo, as stavkirkes foram feitas pelos mesmos construtores dos barcos viquingues, apresentando técnicas de construção e uma estética semelhantes.

Uri Geller – O Paranormal


 

Uri Geller nascido Gellér György nasceu no dia 20 de dezembro de 1946 em Tel Aviv, Israel. É naturalizado britânico, que se tornou famoso nos anos 1970 ao se declarar paranormal em programas de televisão em que realizava demonstrações de seus supostos poderes paranormais – telecinese, rabdomancia e telepatia. Muitos o consideram charlatão.

Tais demonstrações incluíam dobrar colheres, identificar objetos ocultos e parar ou acelerar ponteiros de relógios à distância. Geller afirmava que esses efeitos eram provocados pela força de sua mente e pelo poder de sua vontade e que ele havia recebido esses poderes de extraterrestres. 

Em seu site, Geller conta a sua versão de como teria conseguido seus alegados poderes. São muitos os seus críticos, entre os quais se destaca James Randi, segundo o qual Geller não seria dotado de paranormalidade.

Para sustentar sua tese, Randi repetiu várias vezes os experimentos de Geller, obtendo os mesmos resultados surpreendentes, mas sempre afirmando ter usado apenas truques e ilusionistas. 

O ilusionista Crias Angel ofereceu 1 milhão de dólares para Uri Geller e Jim Callaha se eles pudessem psiquicamente determinar o conteúdo dentro de um envelope que ele tinha na mão. A oferta foi recusada.

Geller levou à justiça várias pessoas que alegavam que ele não possuía poderes paranormais e perdeu em todas as causas.

CIA

Em janeiro de 2017, a CIA liberou mais de 13 milhões de páginas com alto grau de sigilo, até então, para consulta pública. Entre os registros considerados mais "exóticos" estão os documentos do chamado programa Stargate, que analisava poderes psíquicos e percepções extrassensoriais.

Nesses documentos estão incluídos os testes feitos para analisar as habilidades psíquicas de Uri Geller em 1972. Na época, Geller já era famoso por apresentações demonstrando seus "poderes".

Os memorandos detalham como Geller conseguiu reproduzir, em parte, figuras que foram desenhadas por outras pessoas em uma sala separada de onde ele estava. Ele reproduziu os desenhos com graus variados de precisão - em algumas vezes, replicando o que estava sendo criado por outras pessoas.

A CIA concluiu a pesquisa dizendo que ele "exibiu habilidade perceptiva paranormal de modo contundente"

Um paranormal que declarou que seu desempenho no programa de TV chamado "Phenomenon" teve sucesso por que ele foi auxiliado pelo seu guia espiritual.

quarta-feira, dezembro 20, 2023

A Tumba de Pedra de Amintas


 

A Tumba de Pedra de Amintas; também conhecida como Tumba de Fethiye (século IV a.C), datada do período Lício, quando Fethiye era chamada de Telmessos, um notável marco arqueológico cheio de uma rica história.

Antiga tumba escavada na rocha da Lícia na antiga Telmessos, Lícia, que na época era um império aquemênida satrapyf. Atualmente, reside em Fethiye, província de Muğla, região do Egeu de Türkiye.

Os túmulos da Lícia ou câmaras funerárias nas rochas são fascinantes achados arqueológicos da antiga Lícia, que cobrem a atual costa mediterrânea.

A rica história dessas tumbas reflete sua localização esculpida nos penhascos e nas rochas. Embora o Amyntas RockTomb se destaque por ser bastante único, os túmulos rochosos da Lícia estão por toda a costa do Mediterrâneo e valem a pena explorar.

A impressionante tumba foi construída em 350 a.C e recebeu o nome de uma inscrição grega na lateral que diz "Amyntotou Ermagiou", que traduzido para o inglês significa "Amyntas, filho de Hermagios".

A tumba foi construída pelos Lícios, o povo que vivia nesta satrapia do Império Persa na época. Os Lícios eram uma confederação fortemente unida de cidades-estados independentes, incluindo Telmessos.

Amyntas, neste contexto, pode ser descendente do criador do rei de Ciro, o Grande, o general mediano Harpagos, que se tornou sátrapa da Lícia, o primeiro da dinastia Harpagid, por seus serviços a Ciro em sua conquista.

O povo da Lícia habitava a região da Lícia ao longo da costa sudoeste da atual Türkiye. Registros históricos mostram que a Lícia ficava entre o sul do Mar Mediterrâneo e o norte das Montanhas Taurus.

A geografia única desta região contribuiu para o seu isolamento de outras civilizações antigas, levando a uma cultura Lícia distinta.

Os Lícios tinham a sua própria língua, uma língua indo-europeia com uma escrita única. Embora a linguagem seja pouco compreendida hoje, as inscrições da Lícia e outros monumentos forneceram informações históricas e linguísticas. (A/D)

Jonathan, a tartaruga gigante das Seychelles


 

O animal terrestre vivo mais antigo do mundo, Jonathan, a tartaruga gigante das Seychelles, comemorou seu 191º aniversário este mês de dezembro.

Com esse novo marco, ele também quebrou seu próprio recorde como o quelônio mais antigo - uma tartaruga ou cágado - já documentado.

Estima-se que Jonathan tenha nascido por volta de 1832, antes da invenção do telefone, da lâmpada ou do selo postal. Ele viveu 40 presidentes dos EUA e 31 governadores de Santa Helena, a pequena ilha no Atlântico onde mora.

Santa Helena é amplamente conhecida por ser a última residência de Napoleão Bonaparte, que morreu durante o exílio ali após sua derrota na Batalha de Waterloo.

Os restos mortais de Bonaparte foram transferidos de Santa Helena para Paris em 1840 - apenas 42 anos antes de Jonathan chegar à ilha.




Embora sua idade exata seja desconhecida, Jonathan estava totalmente crescido quando foi presenteado ao governador da ilha pelas Seychelles em 1882, o que, segundo os especialistas, significava que ele tinha pelo menos 50 anos.

No ano passado, o aniversário oficial da tartaruga foi concedido em 4 de dezembro de 1832, pelo governador de Santa Helena, Nigel Phillips, mas os especialistas dizem que ela provavelmente é ainda mais velha.

As tartarugas gigantes das Seychelles (Aldabrachelys gigantea hololissa) têm uma expectativa de vida média de 150 anos.

Apesar de sua idade avançada, o veterinário de longa data de Jonathan, Joe Hollins, disse ao Guinness World Records (GWR) que o réptil “não mostra sinais de desaceleração”.

“Apesar de perder o olfato e ficar praticamente cego por causa da catarata, seu apetite continua aguçado”, disse Hollins ao GWR. “Ele ainda é alimentado manualmente uma vez por semana com uma porção fortificante de frutas e vegetais por uma equipe pequena e dedicada.

Isso não apenas complementa suas calorias, mas também fornece os impulsionadores essenciais de seu metabolismo: vitaminas, minerais e oligoelementos.” (Ciências e afins).