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sábado, julho 08, 2023

Estado de Graça



Amor é estado de graça, e com amor não se paga. Nada mais falso do que o ditado popular que afirma que “amor com amor se paga”. O amor não é regido pela lógica das trocas comerciais. Nada te devo. Nada me deves. Como a rosa que floresce porque floresce, eu te amo porque te amo. (Rubem Alves) 

Graça

O vocábulo graça provém do latim gratia, que deriva de gratus (grato, agradecido) e que em sua primeira acepção designa a qualidade ou conjunto de qualidades que fazem agradável a pessoa que as têm.

Sentido Teológico da Palavra

Graça é um conceito teológico fortemente enraizado no Judaísmo e no Cristianismo, definido como um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua salvação. 

Esta dádiva é motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo, movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido.

E também por esta razão, a Graça é um favor imerecido pelo Homem, mas sim fruto da misericórdia e amor divinos.

Dependendo das correntes teológicas cristãs, existem aqueles que defendem que a graça é irresistível; que a graça é somente para algumas pessoas escolhidas e totalmente predestinadas por Deus; e há ainda aqueles que acreditam que a graça é universal (ou seja, predestinada para toda a humanidade), mas que pode ser recusada livremente pelo Homem. 

Rótulos


"É preciso tomar cuidado com os rótulos e as aparências, pois há mulheres mais valentes que homens; homens mais sensíveis que crianças; crianças mais sofridas que idosos; idosos mais rápidos que jovens e jovens mais sábios que idosos. Há graduados que dão aula de ignorância e analfabetos ensinando a vida."

Rótulos

Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita na sua embalagem. Faz parte do rótulo apenas um formato/tamanho definido para essa mesma embalagem.

Presente também na embalagem poderá ter um contrarrótulo que se trata de um novo formato. Qualquer outro formato/tamanho presente na mesma embalagem têm a denominação técnica de desdobramento.

O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações acerca deste. É também uma forma de deixar o produto mais atraente.

Regulamentação

Os rótulos de parte dos produtos, tais quais os alimentos, costumam ser regulamentados por órgãos específicos normatizados por órgãos responsáveis, como é o caso da ANVISA no Brasil.

Segundo a ANVISA, o rótulo de um alimento deve conter obrigatoriamente informações sobre sua denominação, que identifique sua origem e característica, como por exemplo “óleo de oliva”, uma lista com seus ingredientes, excetuando alimentos que contenham um único ingrediente, o seu peso liquido, a identificação de origem, de seu lote, o prazo de validade além de instruções de preparo e informações nutricionais.

Portarias recentes regulamentaram que todo alimento industrializado que contenha glúten - 23/12/92 (lei 8543) - deve conter esta advertência em seu rótulo.

A portaria de número 29 (13/01/98) diz que todo alimento para fins especiais deve ter no rótulo a informação e sua finalidade.

Casos específicos devem conter inclusive advertência, tais como a dos alimentos que não podem ser consumidos por diabéticos, que contenham sacarose (açúcar).

O Código de Defesa do Consumidor determina que os produtos devem conter informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

sexta-feira, julho 07, 2023

Malas das Vítimas do Holocausto

Malas de pessoas enviadas para campos de concentração: Cada mala é uma família, uma vida!


Malas das Vítimas do Holocausto - Em exibição permanente do Museu da Segunda Guerra Mundial, em Gdansk, Polônia.

O Museu da Segunda Guerra Mundial de Gdansk é o único museu do mundo totalmente dedicado ao assunto, e faz sentido ter se estabelecido ali nessa cidade. Afinal, foi lá que em setembro de 1939 deu-se início a Segunda Guerra Mundial, com um ataque da Alemanha à base polonesa na Península de Westerplatte.

As tropas alemãs invadiram a Polônia no dia 1º de setembro de 1939, deflagrando assim a Segunda Guerra Mundial.

Em resposta à agressão alemã, a Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha nazista.

Em setembro de 1939, após derrotar o exército polonês, os alemães reprimiram impiedosamente os poloneses, assassinando milhares de civis, criando enormes programas de trabalho escravo e realocando centenas de milhares de pessoas para áreas controladas pela Alemanha nazista.

A política alemã tinha por objetivo destruir a nação e a cultura da Polônia, além de explorar impiedosamente o trabalho dos camponeses e trabalhadores poloneses.

Os alemães assassinaram milhares de líderes civis poloneses, de todos os tipos. Muitos outros foram enviados como prisioneiros para campos de concentração.

Um grande número de pessoas de etnia alemã foi levado para colonizar o território polonês, o qual havia sido esvaziado de sua população nativa através de deportações forçadas pelos nazistas.

A ocupação alemã da Polônia foi excepcionalmente brutal.

Os nazistas consideravam poloneses a raça inferior. Após a derrota militar da Polônia em setembro de 1939, os alemães lançaram uma campanha de terror com o objetivo de destruir a nação e a cultura polonesas.

Reduziu os poloneses a uma população de camponeses e trabalhadores sem lideranças, trabalhando unicamente para o benefício dos governantes alemães.

Nas semanas seguintes ao ataque alemão contra a Polônia, as unidades das SS, da polícia e do exército dispararam contra milhares de civis poloneses, dentre muitos membros da nobreza, do clero e da elite intelectual daquele país.

Na primavera de 1940, as autoridades da ocupação alemã lançaram o AB-Aktion, um plano para eliminar sistematicamente os poloneses considerados membros da "classe de possível liderança".

O objetivo era eliminar os poloneses percebidos como capazes de organizar formas de resistência ao domínio alemão, bem como aterrorizar a população polonesa até a sua submissão total.

Os soldados alemães atiraram contra milhares de professores, padres e outros intelectuais em atos coletivos.

Os oficiais nazistas enviaram outros milhares de pessoas para o recém-construído campo de concentração de Auschwitz, para Stutthof e para outros campos de concentração na Alemanha, onde os poloneses não judeus constituíram a maioria dos presos até o mês de março de 1942.

Hitler pretendia "germanizar" a Polônia, substituindo a população polonesa por colonizadores alemães.

Apenas uma quantidade pequena de poloneses, suficientes para executar o trabalho mais primário, foi mantida naquele país; os demais foram expulsos ou mortos.

Como primeiro passo daquele processo, os governadores nazistas dos territórios anexados (Arthur Greiser no Warthegau e Albert Forster em Danzig – Prússia Ocidental) deportaram à força centenas de milhares de poloneses para a área do Generalgouvernement.

Mais de 500 mil pessoas de etnia alemã foram então assentadas naquelas áreas vazias de seus habitantes originais poloneses.

Em 1942–43, unidades das SS e da polícia realizaram ações de germanização na região de Zamosc no Generalgouvernement, removendo à força cerca de 100 mil civis poloneses, dentre eles 30 mil crianças.

Famílias foram separadas à força, muitos prisioneiros foram enviados para os campos de concentração ou para o trabalho escravo em outros locais, e mais de 4 mil crianças foram enviadas à Alemanha como sendo “adequadas para a germanização”.

Ao todo, pelo menos 20 mil crianças polonesas foram retiradas de suas famílias, enviadas para a Alemanha e submetidas a políticas de educação "germanizadora".

No entanto, enquanto a guerra durasse, a Alemanha precisava da mão-de-obra polonesa. Os oficiais nazistas impuseram uma obrigação de trabalho sobre os poloneses fisicamente capazes, dentre eles crianças a partir de 12 anos.

As autoridades alemãs ditavam onde e como os poloneses seriam empregados, e podiam levar à força poloneses para trabalharem na Alemanha.

A polícia capturava poloneses nas ruas, em trens, mercados e igrejas, e em incursões em aldeias e bairros para preencher cotas de trabalho.

Os poloneses que tentavam evitar o recrutamento para o trabalho forçado eram enviados pelos oficiais alemães para campos de concentração e tinham suas famílias punidas.

Entre 1939 e 1945, pelo menos 1,5 milhão de cidadãos poloneses foram deportados para o território alemão para realizar trabalho forçado. Centenas de outros milhares foram aprisionados em campos de concentração nazistas.

Fomos, claro, sobreviventes de um período durante o qual qualquer pessoa saudável, com 14 anos ou mais, tinha que trabalhar 10 horas por dia, 6 dias por semana.

Caso contrário, éramos enviados para campos de trabalho escravo na Alemanha ou para trabalhar nas fábricas da máquina de guerra alemã. - Wallace Witkowski descrevendo as difíceis condições de vida também para os não judeus na Polônia

Em resposta a atividades de resistência, os oficiais nazistas aplicavam indiscriminadamente fortes medidas de retaliação.

Eles respondiam a ataques contra os alemães com prisões em massa e execuções de civis, além de regularmente capturar civis e os executar como represália por operações de rechaço.

As operações alemãs de "pacificação" em áreas com atividade de guerrilha incluíam expulsões em massa de civis - sendo muitos deles enviados para os campos de concentração.

Liderado por Wladyslaw Sikorski, foi estabelecido um governo polonês no exílio, inicialmente sediado. Grupo: Divulgação de fatos e conhecimentos: ciências e afins.


Cabelo de mulheres prisioneiras, pronto para ser embarcado para Alemanha, é encontrado na libertação do campo de extermínio de Auschwitz. Polônia, 1945.



O Rio


 Ser como o rio que deflui silencioso dentro da noite. Não teme as trevas da noite. Se há estrelas nos céus, refleti-las. E se os céus se pejam de nuvens, como o rio as nuvens são água, refleti-las também sem mágoa nas profundidades tranquilas.

(Manuel Bandeira) 

Um rio é um curso de água, usualmente de água doce que flui por gravidade em direção a um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio.

Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo d'água.

Pequenos rios também podem ser chamados por outros nomes, incluindo córrego, canal, riacho, arroio, riachuelo ou ribeira.

Não existe uma regra geral que define o que pode ser chamado de rio, embora em alguns países ou comunidades, um fluxo pode ser definido pelo seu tamanho.

Muitos nomes de rios de pequeno porte são específicos para a sua localização geográfica. Um exemplo é o termo "burn", usado na Escócia e no Nordeste da Inglaterra.

Às vezes um rio é considerado maior do que um afluente, mas isso nem sempre é o caso, por causa da imprecisão na linguagem.

O rio faz parte do ciclo hidrológico. A água de um rio é geralmente coletada através de escoamento superficial, recarga das águas subterrâneas, nascentes, e a liberação da água armazenada em gelo natural (por exemplo, das geleiras).

Transporte

Muitos rios são utilizados para transporte, chamado transporte fluvial. No seu curso, dependendo do tamanho e volume das águas, e profundidade, navegam navios, barcos, barcaças e outras embarcações menores.

Ressalte-se que há rios com corredeiras e quedas d’água que impedem a navegação, bem como há rios navegáveis em apenas parte de seu curso d'água.

A travessia aérea dos rios dá-se por intermédio de pontes, construídas sob os mais diferentes estilos arquitetônicos.

Mas na água, a travessia dá-se através de "feri boats" ou balsas, jangadas, caiaques e outras pequenas embarcações.

Em rios de baixa profundidade, somente é possível navegação com lanchas com hélices aéreas, chamadas de "aerobarcos".

Problemas Sociais

Com o aumento da população mundial e ocupação desenfreada para industrialização e moradia de terrenos ribeirinhos, surgiu um problema grave no meio ambiente: a população fluvial, que pode provocar danos irreversíveis ao rio, provocando a morte e até a extinção por completo de espécies de peixes.

Isso somado à clássica iniciativa nociva de aterrar pântanos e banhados gera a cada temporada de chuvas, nas margens de rios e próximo a elas, o problema da enchente, que desabriga muitas famílias repetitivamente a cada ano.


quinta-feira, julho 06, 2023

Insuficiência de caráter - Uns se conhece pelo Caráter outros pela falta.


Insuficiência de Caráter. O que faz com que pessoas que nunca tiveram nada na vida e de repente conseguem – sabe-se   lá   como – mudarem    de   vida   e transformar-se    em pessoas   inescrupulosas, arrogantes, que sentem    prazer   em    humilhar seus    subordinados, desvalorizar   colaboradores   e cliente e acharem-se superiores a tudo e a todos?

É simplesmente o caráter que falta a essas pessoas.

Todos nós temos nossas limitações e ninguém é cem por cento de nada, mas essas pessoas acham que são e querem impor essa imaginável sabedoria a todos e quando isso não acontece vem as críticas, o desprezo e a humilhação. 

O pior é que se sentem felizes em fazer isso em público, é maravilhoso para o ego deles.

Quem trabalha com gente desse tipo está fadado a nunca ser nada na vida e ainda poderá ser penalizado por eles, que são oportunistas, e enquadrado em situações ridículas e criminosas.

Já trabalhei em grandes empresas em cargos e de confiança e liderança e sempre soube tratar do mais humilde colaborador ao mais graduado da mesma forma, sendo por isso, bem visto por todos.

O caso de empresários do tipo a que me refiro é que eles acham que o empregado é e sempre será um estorvo. Acham que pagar o salário deles é um favor e não uma obrigação. 

Acham sempre que o colaborador tem que sempre dá mais do que suas condições permitem. Daí vem o ato de denegrir, achincalhar e humilhas as pessoas.

Hoje trabalho por conta própria como Contador e presto serviços para muitas empresas e no dia-a-dia, vejo como as empresas que respeitam seus colaboradores funcionam e, comparo com as que desrespeitam a integridade dos seus empregados. É uma diferença abissal!

Acho, porém, que por mais que uma empresa fature se não tiver uma organização no seu quadro de funcionários, em relação aos métodos fiscais e na organizacional dos documentos, ela vai está fadada ao fracasso que já vi acontecer com outras.

Assim como quem não era nada, conseguiu chegar a algum lugar da montanha, talvez caia sem nunca chegar ao topo.

Caráter é um termo usado em psicologia como componente da personalidade. Em linguagem comum o termo descreve os traços morais da personalidade.

Na psicologia da personalidade, o caráter se refere principalmente às características autorregulatórias da personalidade, que são desenvolvidas de maneira incremental e associadas a áreas do cérebro relacionadas a processos intencionais e funções metacognitivas. 

Geralmente é contrastado com o temperamento, que abrange mais aspectos envolvendo reações emocionais básicas e comportamentos automáticos.

Apesar de também dependente de uma complexa interação entre conjuntos de genes, a determinação do caráter aparece de forma mais leve do que em relação ao temperamento.

O temperamento é moderadamente estável ao longo da vida, enquanto o caráter surge após a infância, sofre maturação e é influenciado pela aprendizagem social e cultural.

O temperamento possui forte predisposição inata de componentes biológicos, e é independente de cultura ou aprendizagem social.

Psicologia e Neurociência

As escolas da caracterologia alemã e franco-holandesa esforçaram-se por dar aos dois termos (personalidade e caráter) um significado diferente, sem que, no entanto, se chegasse a um consenso.

René Le Senne, por exemplo, propõe a seguinte distinção: Caráter referiu-se, naquele contexto, ao conjunto de disposições congênitas, ou seja, que o indivíduo possui desde seu nascimento e compõe, assim, o esqueleto mental do indivíduo; já personalidade foi definida como o conjunto de disposições mais "externas", como que a "musculatura mental" - todos os elementos constitutivos do ser humano que foram adquiridos no correr da vida, incluindo todos os tipos de processos mentais.

As definições convencionais são outras atualmente na neurociência. C. Robert Cloninger afirma que o bem-estar pessoal máximo é atingido quando um indivíduo possui bem desenvolvidos os três traços formadores do caráter segundo seu Inventário de Temperamento e Caráter: autodirecionamento, cooperatividade e autotranscedência.

Os genes que codificam perfis de caráter são diferentes dos genes que codificam perfis de temperamento, mas ambos são integrados juntos por interações ambientais; quanto ao caráter, preponderam genes de RNAs longos não codificantes, que regulam a expressão gênica.

Francisco Silva Sousa - Foto: Pixabay.

Veja também: Fascinado 

Bactéria

Bactéria - Aqui vemos uma bactéria chamada HOMEM e ao lado dela uma Sequóia gigante de 2000 anos que ela acabou de serrar.

Bactéria

Bactéria é um tipo de célula biológica. Elas constituem um grande domínio de micro-organismo procariontes. Possuindo tipicamente alguns micrômetros de comprimento, as bactérias podem ter diversos formatos, variando de esferas até bastões e aspirais.

As bactérias figuram entre as primeiras formas de vida que apareceu na Terra e estão presentes na maioria dos seus habitats.

As bactérias habitam o solo, a água, as fontes termais ácidas, os resíduos radioativos e a profunda biosfera da crosta terrestre.

Bactérias também vivem em relações simbióticas e parasitária com plantas e animais. A maioria das bactérias ainda não foi caracterizada, e apenas em torno de 27 por cento do filo bacterial possui espécies que podem crescer em laboratório (103 dos aproximadamente 142 filos conhecidos não são cultiváveis, conhecidos como filos candidatos). 

O estudo das bactérias é conhecido como bacteriologia, um ramo da microbiologia.

Praticamente toda a vida animal na Terra depende das bactérias para sobreviver, já que somente bactérias e algumas arqueias possuem os genes e enzimas necessários para sintetizar a vitamina B12 (também conhecida como cobalamina), fornecendo-a através da cadeia alimentar.

A vitamina B12 é uma vitamina solúvel na água envolvida no metabolismo de todas as células do corpo humano. Ela é um cofator na síntese do DNA e no metabolismo do ácido graxo e dos aminoácidos.

Ela também é particularmente importante no funcionamento normal do sistema nervoso através do seu papel na síntese da mielina.

Normalmente existem 40 milhões de células bacterianas em um grama de solo e um milhão de células bacterianas em um mililitro de água doce. Existem aproximadamente 5×1030 bactérias na Terra, formando uma biomassa que excede a de todas as plantas e animais. 

As bactérias são vitais em diversos estágios do ciclo dos nutrientes, reciclando processos como a fixação do nitrogênio da atmosfera. O ciclo dos nutrientes inclui a decomposição de corpos mortos; bactérias são responsáveis pelo estágio de putrefação nesse processo. 

Nas comunidades biológicas em torno de fontes hidrotermais e emanação frias, bactérias extremófilas fornecem os nutrientes necessários para sustentar a vida convertendo compostos dissolvidos, como o sulfato de hidrogênio e o metano, em energia.

Dados relatados por pesquisadores em outubro de 2012 e publicados em março de 2013 sugeriram que as bactérias prosperam na Fossa das Marianas, na qual, com uma profundidade de até 11 quilômetros, é a parte mais profunda conhecida dos oceanos. 

Outros pesquisadores relataram em estudos relacionados que micróbios prosperam dentro de rochas até 580 metros abaixo do fundo do mar, sob mais de 2 quilômetros de oceano ao largo da costa do noroeste dos Estados Unidos. 

De acordo com um dos pesquisadores: "Você pode encontrar micróbios em qualquer lugar - eles são extremamente adaptáveis às condições e sobrevivem onde quer que estejam".

A famosa noção de que as células bacterianas do corpo humano superam as células humanas por um fator de 10:1 foi desmistificada.

Existem aproximadamente 39 trilhões de células bacterianas na microbiota humana, personificadas por uma "referência" de um homem de 70 kg com 170 cm de altura, enquanto existem 30 trilhões de células humanas no corpo.

Isso significa que, embora as células bacterianas tenham a vantagem em números reais, a diferença é de apenas 30%, e não 900%.

O maior número de bactérias está na flora intestinal, além de também existir um grande número na pele. A grande maioria das bactérias no corpo tornaram-se inofensivas devido aos efeitos protetivos do sistema imunológico, embora muitas sejam benéficas, particularmente na microbiota intestinal.

No entanto, várias espécies de bactérias são patogênicas e causam doenças infecciosas, incluindo cólera, sífilis, antraz, hanseníase e peste bubônica.

As doenças bacterianas fatais mais comuns são infecções respiratórias, com a tuberculose matando sozinha cerca de 2 milhões de pessoas por ano, principalmente na África subsaariana. 

Em países desenvolvidos, antibióticos são usados para tratar infecções bacterianas e também são usados na agricultura, tornando a resistência a antibióticos um problema crescente.

Na indústria, bactérias são importantes no tratamento de esgoto e na decomposição de derramamentos de petróleo, na produção de queijo e iogurte através da fermentação, na coleta de ouro, paládio, cobre e outros metais no setor de mineração, bem como na biotecnologia e na fabricação de antibióticos e outros produtos químicos.

Antes consideradas plantas que constituem a classe Schizomycetes, as bactérias agora são classificadas como procariontes. Ao contrário das células de animais e outros eucariontes, células bacterianas não possuem núcleo e raramente abrigam organelas ligadas à membrana.

Embora o termo bactéria tradicionalmente incluísse todos os procariontes, a classificação cientifica mudou após a descoberta na década de 1990 de que os procariontes consistem em dois grupos muito distintos de organismos que evoluíram a partir de um antigo ancestral comum. Esses domínios evolutivos são chamados Bactéria e Archaea.

As bactérias podem ser encontradas na forma isolada ou em colônias. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias) ou, ainda, serem anaeróbias facultativas.

Segundo a Teoria da Endossimbiose, dois organelos celulares, as mitocôndrias e os cloroplastos teriam derivado de uma bactéria endossimbionte, provavelmente autotrófica, antepassada das atuais cianobactérias.




Não Digas Nada!



Não digas nada! Nem mesmo a verdade, há tanta suavidade em nada se dizer e tudo se entender - tudo metade de sentir e de ver.

Não digas nada deixa esquecer. Talvez que amanhã em outra paisagem digas que foi vã toda essa viagem. Até onde quis ser quem me agrada, mas ali fui feliz não digas nada.

(Fernando Pessoa)

Fonologia é o ramo da linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma, do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguística.

Esta é uma área muito relacionada com a fonética, mas as duas têm focos de estudo diferentes.

Enquanto a fonética estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala (chamados de fones), a Fonologia preocupa-se com a maneira como eles se organizam dentro de uma língua, classificando-os em unidades capazes de diferenciar significados, chamadas fonemas.

f/ e /v/ são exemplos de unidades distintivas da língua portuguesa. É o que podemos observar num par mínimo como faca/vaca, pois o que garante a diferenciação entre essas duas palavras é a permutação entre os dois fonemas referidos.

Unidades como [d] e [d͡ʒ], por sua vez, não fazem distinção entre palavras no português brasileiro, embora sejam diferentes sob a ótica da fonética.

Por exemplo, em quase todas as variedades do português no Brasil, o fonema /d/ é pronunciado de maneiras diferentes, dependendo de sua posição relativa a outros sons: diante de [i], é realizado como [d͡ʒ], ao passo que, diante de outras vogais, é pronunciado como [d] (cf. a diferença na pronúncia do primeiro som das palavras dívida e dúvida).

Por não haver contraste entre as duas formas de pronúncia, a fonologia não concebe os dois sons como fonemas distintos; entende-os como uma unidade do ponto de vista funcional e examina as condições sob as quais se dá a alternância entre eles.

Além disso, a fonologia também estuda outros tópicos, como a estrutura silábica, o acento e a entonação.

Fonologia gerativa

Há uma abordagem para fonologia que trabalha com uma contrapartida mental e abstrata do som.

Baseada em um sistema de traços distintivos, essa abordagem é uma das bases, por exemplo, da fonologia gerativa.

A seleção de uma entidade abstrata como foco remete aos trabalhos do Círculo Linguístico de Praga. Nessa abordagem, é mais relevante a estrutura de traços de um fonema do que sua realidade concreta.

A partir do uso de traços distintivos em um plano mental, é possível explicar fenômenos fonológicos como o da assimilação /d/ por /n/ na formação do gerúndio na norma não padrão do português brasileiro.