Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, novembro 26, 2022

Lauro Corona - Faleceu muito jovem



 


Lauro Corona - Faleceu muito jovem - Lauro Del Corona nascido na classe média alta da zona sul carioca no dia 06 de julho de 1957, começou a trabalhar aos dezesseis anos como vendedor na butique de sua mãe. 

Um ano depois, partiu para a carreira de modelo e fez os primeiros filmes publicitários: propaganda para a Coca-Cola e o Bob’s, onde chamou a atenção do diretor Marcos de Sá, que o convidou para fazer um curso de teatro.

Em 1977, ao atuar na peça infantil Simbad, o Marujo, no Rio de Janeiro, foi descoberto por Ziembinski e Paulo José, que o convidaram para participar do especial de televisão Ciranda Cirandinha

A partir daí, participou de diversas telenovelas e filmes, tendo se destacado, inicialmente, em Dancin Days (1978), de Gilberto Braga, em que era par da personagem de Glória Pires.

Novela essa que bateu recordes de audiência e que virou febre nacional e pela qual venceu o cobiçado prêmio APCA de melhor ator logo na sua estreia na TV. 

O ator também foi destaque em outros grandes sucessos como: Marina, Baila Comigo, grande êxito de audiência que fez seu personagem Câe Maia, ter seu penteado e o uso de bandana, copiados por todo o país.

O ator ainda estrelou a popular Elas por Elas, e outras duas novelas de imenso sucesso, Louco Amor, Corpo a Corpo, ambas de Gilberto Braga e um clássico das novelas das seis horas, Direito de Amar, última e marcante parceria com Glória Pires.

O sucesso de Lauro Corona na televisão abriu as portas ao cinema. Ele protagonizou O Sonho não Acabou, em 1982, e dois anos depois fez Bete Balanço, como par romântico da personagem de Débora Bloch, filme com música tema da banda Barão Vermelho cantada por Cazuza.

O senso comum, aliás, espalhou o boato de que Cazuza e Lauro seriam primos, tanto pela sua incrível semelhança física, como também talvez por serem da mesma faixa etária e terem morrido da mesma doença, porém a informação é incorreta, não havendo nenhum parentesco entre ambos.

Laurinho, como era chamado pelos colegas de trabalho, era grande amigo da também atriz Glória Pires. 

Querido por todos do meio artístico, ele era unanimidade entre os colegas de trabalho e pelo público em geral que acabou o coroando como "o galã das seis", horário este reservado para histórias de amor e de conteúdo leve.

Astros da magnitude de Glória Pires, Miguel Falabella, Elke Maravilha, Suzana Vieira e Tassia Camargo já vieram em público para dizer o quanto admiravam o ator.

Sua popularidade era tanta que mereceu até um episódio no Caso Especial com o título: O Sequestro de Lauro Corona.

Também alcançou algum sucesso como cantor e apresentador do programa Globo de Ouro, nos anos 1980. Algumas das músicas são: Não vivo sem meu rockO Céu por um beijo, Tudo pode acontecer e Tem que provar.

Lauro também fez uma minissérie, Memórias de um Gigolô em 1986 e que foi considerado pela crítica especializada como um dos seus melhores desempenhos diante as câmeras.

A última telenovela foi Vida Nova, de 1988, no papel de um imigrante português que namorava uma judia brasileira, interpretada por Deborah Evelyn.

Foi um dos galãs mais queridos da história da TV brasileira e um dos melhores atores de toda uma geração, sendo por um bom tempo, líder em correspondências da TV brasileira, superando os até então imbatíveis, Tarcísio Meira e Francisco Cuoco.

Discreto quanto sua vida pessoal, era homossexual, e foi uma das primeiras personalidades brasileiras a morrer de complicações decorrentes do vírus HIV. O personagem na telenovela Vida Nova teve um final apressado, com uma viagem para Israel, por causa da doença do ator. 

A última cena mostrava um carro preto partindo numa noite chuvosa, ao som do poema "Viajar! Perder países! " de Fernando Pessoa, declamado em off pelo próprio ator.

O atestado de óbito do ator apontou como causas da morte complicações como infecção respiratória, septicemia, doenças oportunistas, miocardite, insuficiência renal e hemorragia digestiva alta. Em nenhum momento foi citada a palavra AIDS, o que reforçou um comportamento adotado pelo jovem galã de telenovelas da Globo e os familiares nos últimos meses de vida: o de negar veementemente a doença.

Lauro Corona não comentava com os amigos que era portador do vírus e nem aceitava a condição - tratava os sintomas das doenças oportunistas com homeopatia.

Os boatos de que estaria com AIDS surgiram em janeiro de 1989, quando o ator pediu afastamento da telenovela Vida Nova, na qual era protagonista, alegando estafa. Lauro se instalou em Campos do Jordão para poder descansar e repor as energias.

Voltou dois meses depois, muitos quilos mais magros e com uma visível queda de cabelo. Logo em seguida mudou-se para a casa dos pais, isolando-se até mesmo dos amigos. Quando o estado de saúde piorou, foi internado, mas os pais proibiram a Clínica São Vicente na Gávea de dar qualquer informação à imprensa sobre o estado de saúde do filho.

Lauro Corona morreu depois de nove dias internado na Clínica São Vicente, no dia 20 de julho de 1989 no Rio de Janeiro, e foi enterrado no Cemitério São João Batista.

Sua morte causou grande comoção nacional. Seu rosto estampava as capas das revistas Amiga, Contigo, Sétimo Céu, entre outras. Os fãs, mulheres e homens choraram a sua morte.

O Canal Viva elegeu Lauro como o "maior galã dos anos 80" e isso garantiu ao astro, lugar reservado entre o restrito grupo dos cinco maiores galãs da história da TV Globo.

Lauro Corona ficou para sempre como: aquele rapaz bonito, frágil, amável, de belos olhos azuis e sorriso cativante. Como alguém disse em ocasião de sua morte: "Laurinho deixou sua marca na história da TV. Uma marca que nem o tempo será capaz de diluir".

A idade.

A idade chega para todos.

Sempre se lembre que a pele se enruga o cabelo se torna branco, os dias se transformam em anos, mas o importante não muda.

Teu espírito é o espanador de qualquer teia de aranha.

Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.

Atrás de cada engano, há outro desafio.

Enquanto estiveres vivo, sinta-se vivo.

Se fizerdes algo diferente, volte a fazê-lo.

Não vivas de fotos amareladas.

Segue em frente ainda que todos esperem que desistas.

Não deixes que se oxide o ferro que existe em ti.

Faz que, em vez de pena, tenham respeito por ti.

Quando, devido à idade, não possas correr, ande depressa.

Quando não possas andar depressa, caminha.

Quando não possas caminhar, usa a bengala.

Mas não pare nunca!

 

A/D

 



 

Soldado de Tróia

A Guerra de Troia foi, de acordo com a mitologia grega, um grande conflito bélico entre os aqueus das cidades-estados da Grécia e Troia, possivelmente ocorrendo entre 1 300 a.C. e 1 200 a.C. (fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo).

Segundo a lenda, a guerra teria se originado a partir de uma disputa entre as deusas Hera, Atena e Afrodite, após Éris, a deusa da discórdia, dar a elas o pomo de ouro, também conhecido como “Pomo da Discórdia, marcado para "a mais bela".

Zeus mandou as deusas para Páris, que julgou Afrodite como a mais bela. Em troca, Afrodite fez helena, a mais bonita de todas as mulheres e esposa do rei grego Menelau, se apaixonar por Páris, que então a levou para Troia.

Agamenão, rei de Micenas e irmão de Menelau, reuniu os aqueus (gregos), liderou uma expedição contra Troia e cercou a cidade por dez anos, como uma represália pelo insulto de Páris.

Após a morte de muitos heróis, incluindo Aquiles e Ajax (entre os gregos) e heitor e Páris (entre os troianos), a cidade caiu após a introdução do “Cavalo de Troia”. Os aqueus massacraram os troianos (exceto as mulheres e crianças, tomados como escravos) e desarcaram seus templos, invocando assim a fúria dos deuses.

Poucos dos aqueus conseguiram retornar para casa e muitos tiveram que achar novos lares, fundando novas colônias. Os romanos afirmavam traçar suas origens a Eneias, um troiano filho de Afrodite, que teria levado os sobreviventes de Troia até a região que hoje é conhecida como Itália.

Os gregos antigos acreditavam que Troia era localizada próxima de Dardanelos e que a guerra troiana era um evento histórico datado dentre os séculos XIII e XII a.C., mas até meados do século XIX da Era Cristã a cidade e os acontecimentos do conflito eram considerados "não históricos".

Em 1868, contudo, o arqueólogo britânico Frank Calvert convenceu o arqueólogo alemão Heinrich Schliemann de que Troia era uma cidade real que estava localizada em Hisarlik, na atual Turquia. Baseado nas escavações de Schliemann e outros estudiosos, os acadêmicos agora acreditam na veracidade histórica de uma cidade-estado grega chamada Troia, mas ainda levantam dúvidas sobre a guerra em si.

Se os eventos narrados por Homero e a lenda envolta a respeito da "Guerra de Troia" têm algum fundamento histórico, ainda é motivo de debates entre acadêmicos. Muitos estudiosos e historiadores acreditam que há uma base histórica para a guerra, com os contos Homéricos sendo, na verdade, uma coletânea de cercos e expedições militares feitas pelos gregos micênicos durante a Idade do Bronze.

Historiadores indicam que a guerra, se ocorreu, teria acontecido entre os séculos XII e XI a.C., fazendo referência às datas dadas por Erastóstenes, 1194–1184 a.C., que corresponde as evidências arqueológicas encontradas nas ruínas de Troia VII.

Armadura de um valente e glorioso soldado de Tróia.

Museu Britânico, Londres

 


 

Mentira da Aposta

Um padre, um pastor e um rabino estão jogando pôquer quando a polícia dá uma batida.

- Padre - pergunta o policial - o senhor estava apostando dinheiro?

- É claro que não - respondeu o padre, depois de fazer uma prece silenciosa, pedindo perdão.

- Pastor, e o senhor?

- Não, senhor - o pastor respondeu, após um apelo aos céus.

Virando-se para o rabino, o policial pergunta:

- Rabino, o senhor estava apostando dinheiro?

Encolhendo os ombros, o rabino respondeu:

- Com quem?




sexta-feira, novembro 25, 2022

Reforma Protestante



Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do castelo de Wittenberg.

Tendo por ponto de partida as críticas às vendas de indulgências, o movimento de Lutero tornou-se conhecido como um protesto contra os abusos do clero, evoluindo para uma proposta de reforma no catolicismo romano a partir da mudança em diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, com base no que Lutero entendia como um retorno às escrituras sagradas. 

Os princípios fundamentais extraídos da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada no Sacro Império, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Inglaterra, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria.

A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformadores protestantes, originando o protestantismo.

Epitáfio

E com uma letra bem pequena, lá estava escrito no seu epitáfio: 

"Tentou ser, não conseguiu; tentou ter, não possuiu; tentou continuar, não prosseguiu; e nessa vida de expectativas frustradas tentou até amar… Pois bem, não conseguiu, e aqui está. "

(Machado de Assis, "Dom Casmurro")

Epitáfios são frases escritas sobre túmulos, mausoléus e campas de cemitérios para homenagear pessoas ali sepultadas. Normalmente, os dizeres são colocados em placas de metal ou pedra. Tradicionalmente escritos em verso, alguns epitáfios são célebres como o de Robespierre:

Passant, ne pleure pas ma mort 

("Passante, não chores minha morte")

Si je vivais tu serais mort. 

("Se eu vivesse tu estarias morto")

A vida é noite: o sol tem véu de pedra.



Há amores

Há amores que se vão com o tempo

Há amores que não toleram a ausência

Há amores que não suportam a distância

Há amores que se desencantam com a rotina

Há amores envenenados por intrigas

Há amores que são feridos por palavras

Há amores que não alcançam a maturidade

Há amores que são trocados por interesse

Há amores destroçados pela desconfiança

Há amores machucados pela instabilidade

Há amores que não se encontram com a estabilidade

Há amores eternamente solitários

Há amores que se perdem por medo...

Apesar de tudo, apesar do amor, apesar do querer, por medo.

Há amores que se perdem até mesmo por excesso de amor!

Mas não ser feliz por medo de amar, mesmo que ainda doa, essa sim, é a forma mais covarde de se perder um grande amor!


Eliane Azevedo 
 




quinta-feira, novembro 24, 2022

Guerras

“Se os altos governantes das grandes potências mundiais fossem para os campos de batalha lutar numa guerra, com certeza teríamos tido poucas ou nenhuma idiotice desse tipo!”

(Francisco Silva Sousa)

A Guerra é um intenso conflito armado entre estados, governos, sociedades ou grupos paramilitares, como mercenários, insurgentes e milícias. Geralmente é caracterizada por extrema violência, agressão, destruição e mortalidade, usando forças militares regulares ou irregulares.

A guerra refere-se às atividades e características comuns dos tipos de guerra, ou das guerras em geral. Guerra total é uma guerra que não se restringe a alvos militares puramente legítimos e pode resultar em sofrimento e baixas em massa de civis ou outros não-combatentes.

Enquanto alguns estudiosos da guerra consideram a guerra um aspecto universal e ancestral da natureza humana, outros argumentam que é resultado de circunstâncias socioculturais, econômicas ou ecológicas específicas.

A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções políticas dentro do mesmo país (confronto interno). Em ambos os casos, pode-se ter a oposição dos grupos rivais isoladamente ou em conjunto. Neste último caso, tem-se a formação de alianças.

Podem ser consideradas como algumas das maiores guerras travadas pela humanidade a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.

“A Guerra é um lugar onde jovens, que não se conhecem e não se odeiam, se matam entre si, por decisões de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam.”

(Erich Hartman)



Pensar

Apenas 2% das pessoas pensam. Outros 3% pensam que pensam. Os restantes 95% vão morrer sem saber o que significa pensar.

(George Bernard Shaw)

Em seu sentido mais comum, os termos pensamento e pensar referem-se a processos cognitivos conscientes que podem acontecer independentemente da estimulação sensorial. Suas formas mais paradigmáticas são o juízo, o raciocínio, a formação de conceitos, a resolução de problemas e a deliberação.

Mas outros processos mentais, como considerar uma ideia, memória ou imaginação, também são frequentemente incluídos. Estes processos podem acontecer internamente independentemente dos órgãos sensoriais, ao contrário da percepção. Mas quando entendido no sentido mais amplo, qualquer evento mental pode ser entendido como uma forma de pensamento, incluindo a percepção e os processos mentais inconscientes.

Em um sentido ligeiramente diferente, o termo pensamento não se refere aos processos mentais em si, mas aos estados mentais ou sistemas de ideias provocados por esses processos.

Várias teorias de pensamento foram propostas. Eles visam captar os traços característicos do pensamento. Os plantonistas sustentam que o pensamento consiste em discernir e inspecionar as formas platônicas e suas inter-relações. Envolve a habilidade de discriminar entre as formas platônicas puras e as meras imitações encontradas no mundo sensorial.

De acordo com o aristotelismo, pensar em algo é instanciar na mente a essência universal do objeto do pensamento. Estes universais são abstraídos da experiência sensorial e não são entendidos como existentes em um mundo inteligível imutável, em contraste com o platonismo.

O conceitualismo está intimamente relacionado ao aristotelismo: identifica o pensamento com a evocação mental de conceitos, em vez de instanciar essências. As teorias de fala interna afirmam que o pensamento é uma forma de fala interna na qual as palavras são silenciosamente expressas na mente do pensador.

De acordo com alguns relatos, isto acontece em uma língua regular, como inglês ou francês. A hipótese da linguagem do pensamento, por outro lado, sustenta que isto acontece no meio de uma linguagem mental única chamada mentalês. Central para essa ideia é que os sistemas de representação linguística são construídos a partir de representações atômicas e compostas, e que esta estrutura também é encontrada no pensamento.

Os associacionistas entendem o pensamento como a sucessão de ideias ou imagens. Eles estão particularmente interessados nas leis de associação que governam como o trem de pensamento se desenvolve. Os behavioristas, por outro lado, identificam o pensamento com as disposições comportamentais para se engajar em comportamentos inteligentes públicos como uma reação a estímulos externos particulares.

O computacionalismo é a mais recente destas teorias. Ele vê o pensamento em analogia a como os computadores funcionam em termos de armazenamento, transmissão e processamento de informações.

Vários tipos de pensamento são discutidos na literatura acadêmica. Um juízo é uma operação mental na qual uma proposição é evocada e depois afirmada ou negada. O raciocínio, por outro lado, é o processo de tirar conclusões a partir de premissas ou evidências.

Tanto o juízo quanto o raciocínio dependem da possessão dos conceitos relevantes, que são adquiridos no processo de formação de conceitos. No caso da resolução de problemas, o pensamento visa alcançar um objetivo predefinido, superando certos obstáculos. A deliberação é uma forma importante de pensamento prático que consiste em formular possíveis cursos de ação e avaliar as razões a favor e contra eles.

Isto pode levar a uma decisão, escolhendo a opção mais favorável. Tanto a memória episódica quanto a imigração apresentam objetos e situações internamente, na tentativa de reproduzir com precisão o que foi experimentado anteriormente ou como um rearranjo livre, respectivamente. O pensamento inconsciente é o pensamento que acontece sem ser experimentado diretamente. Às vezes é postulado para explicar como os problemas difíceis são resolvidos em casos onde não foi empregado o pensamento consciente.

O pensamento é discutido em várias disciplinas acadêmicas. A fenomenologia está interessada na experiência de pensar. Uma questão importante neste campo diz respeito ao caráter experiencial do pensamento e até que ponto este caráter pode ser explicado em termos de experiência sensorial.

A metafísica está, entre outras coisas, interessada na relação entre a mente e a matéria. Isto diz respeito à questão de como o pensamento pode se encaixar no mundo material, como descrito pelas ciências naturais. A psicologia cognitiva tem como objetivo entender o pensamento como uma forma de processamento de informações.

A psicologia do desenvolvimento, por outro lado, investiga o desenvolvimento do pensamento desde o nascimento até a maturidade e pergunta de quais fatores este desenvolvimento depende. A psicanálise enfatiza o papel do inconsciente na vida mental.

Outros campos relacionados ao pensamento incluem linguística, Neurociência, inteligência artificial, biologia e sociologia. Vários conceitos e teorias estão intimamente relacionados com o tema do pensamento. O termo “lei do pensamento” se refere a três leis fundamentais da lógica: o princípio da não-contradição, o princípio do terceiro excluído e o princípio da identidade.

pensamento contrafactual envolve representações mentais de situações e eventos não reais nos quais o pensador tenta avaliar o que seria o caso se as coisas tivessem sido diferentes. Os experimentos mentais frequentemente empregam o pensamento contrafactual para ilustrar teorias ou para testar sua plausibilidade.

pensamento crítico é uma forma de pensamento que é razoável, reflexiva e focada em determinar o que acreditar ou como agir. O pensamento positivo envolve focar a atenção nos aspectos positivos da própria situação e está intimamente relacionado ao otimismo.

 



 

Fraude

Um aluno de Direito foi fazer exame oral: 

- O que é uma fraude? - Pergunta o professor.

Resposta do aluno: - É o que o professor está fazendo.

O professor, muito indignado: - Ora essa, explique-se…

O aluno responde: 

- Segundo o Código Penal, comete fraude todo àquele que se aproveita da ignorância do outro para prejudicá-lo!




quarta-feira, novembro 23, 2022

Pense nisso!

Muitos nascem e morrem no mesmo dia.

Alguns na mesma semana, no mesmo mês, no mesmo ano...

Poucos vivem um século. Outros nascem e morrem no mesmo século.

Alguns nasceram num século e viraram, foram longe no seguinte.

O que dizer então dos que viraram um século e um milênio?

Albert Einstein, Friedrich Nietzsche, William Shakespeare, Miguel Ângelo... Uma infinidade de homens importantes, filósofos, cientistas, pintores, escritores... Não tiveram esse privilégio.

Amigos, nós tivemos. Pode ser insignificante para muitas pessoas, mas eu acho uma coisa muito importante.

Qual o ser humano que nasceu nesse atual milênio que possa fazer o que fizemos?
Impossível!

Alguns que fizeram essa travessia já se foram, mas tiveram o gostinho das duas viradas.

Nós estamos aqui, firmes e fortes.

Hoje, estou no ano 22 de um novo século e de outro milênio!

Não sonho com a virada de mais um milênio, mas porque não sonhar com a virada de mais um século?

Morreria com apenas 145 anos.

Ainda jovem.

 Francisco Silva Sousa - Foto: Pixabay