Propaganda

segunda-feira, abril 03, 2023

William McMaster Murdoch

William McMaster Murdoch nasceu em Dalbeattie, no dia 28 de fevereiro de 1873 e faleceu no dia 15 de abril de 1912 no Oceano Atlântico Foi um marinheiro britânico mais conhecido por ter servido como o primeiro oficial do RMS Titanic em 1912.

Nascido na Escócia em uma família de tradição naval, ele entrou na marinha aos quinze anos de idade, servindo com distinção e rapidamente conseguindo seu certificado de oficial.

 Ele entrou para a White Star Line em 1899, trabalhando em diferentes navios de prestígio da empresa, inclusive conseguindo evitar que o SS Arabic se envolvesse em uma colisão em 1903.

Murdoch foi escolhido em março de 1912 para ser um dos oficiais na viagem inaugural do Titanic, então o maior e mais novo navio da White Star.

Titanic acabou colidindo com um iceberg na noite do dia 14 de abril e começou a afundar. Murdoch estava de serviço na ponte de comando no momento da colisão, porém suas ordens não foram o suficiente para evitar a batida.

Durante o naufrágio ele ficou encarregado de lançar os botes salva-vidas do lado estibordo do navio. 

Murdoch morreu no naufrágio aos 39 anos de idade e seus colegas oficiais tiveram posteriormente o cuidado de escrever para sua esposa Ada contando sobre o heroísmo de seu marido durante aquela noite.

Ele já foi representado em vários filmes e obras sobre o naufrágio, entretanto o mais controverso foi Titanic de 1997 em que Murdoch é mostrado cometendo suicídio, algo que nunca foi provado.

Suas instruções dadas durante a colisão contra o iceberg também foram muito debatidas, chegando-se à conclusão que o Titanic poderia ter sobrevivido caso a batida tivesse ocorrido de frente ao invés de lado.

Apesar disso, Murdoch é considerado um dos heróis do naufrágio por seus esforços durante a evacuação dos passageiros, principalmente em sua cidade natal.

Inicio de Vida

William McMaster Murdoch nasceu no dia 28 de fevereiro de 1873 na cidade de Dalbeattie, Kirkcudbrightshire, Escócia, dentro de um pequeno chalé chamado "Sunnyside". Era o quarto filho de Samuel Murdoch e sua esposa Jane Muirhead.

Por gerações sua família desenvolveu uma grande tradição naval, com o sobrenome Murdoch significando "homem do mar" em gaélico ou ainda "marinheiro" ou "guerreiro do mar" em nódico, 

Murdoch cresceu em meio a miniaturas e fotos dos navios comandados por seu pai e avô, porém acabou sendo o único filho de Samuel Murdoch a seguir a carreira marítima. Ele estudou na Escola Secundária de Dalbeattie até 1888, se formando com honras.




0 Comentários: