Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, fevereiro 17, 2024

Bruno Ganz – Ator Suíço


 

Bruno Ganz foi um ator suíço conhecido por seu trabalho no cinema e na televisão de língua alemã pela Europa.

Bruno Ganz nasceu em Zurique no dia 22 de março de 1941, filho de um mecânico suíço e uma italiana. Ganz resolveu tentar a carreira de ator ao entrar na faculdade de artes, atuando inicialmente no palco e depois indo para televisão e cinema.

Começou a atuar no teatro e, nos anos 60, já tinha carreira consolidada em Berlim. Seu trabalho em A Marquesa de O, de Erich Rohmer, lhe rendeu fama internacional.

Em 1977, atuou com Dennis Hopper em O Amigo Americano (Wim Wenders) e, no ano seguinte, com Gregory Peck e Laurence Olivier em Os Meninos do Brasil (Franklin J. Schaffner). Em seguida, foi a vez de trabalhar sob a direção de Werner Herzog em Nosferatu, o Vampiro da Noite.

Ganz passou os anos 80 dividindo seu tempo entre o palco europeu e as telas. Começou com Die Fälschung, de Volker Schiondorff. Em 1987, trabalhou novamente com Wenders em As Asas do Desejo, no papel de Damiel, o anjo perdido de amor.

Seu currículo fora da Alemanha inclui Os Últimos Dias em que Ficamos Juntos, de Gillian Armstrong (1992), e Pão e Tulipas, de Silvio Soldine (2000) - que lhe valeu o prêmio David Donatello e o Swiss Film Award.

Já no século XXI, Ganz atuou com Joseph Fiennes, Alfred Molina e Peter Ustinov em Lutero (2003), com Denzel Washington em The Manchurian Candidate, de Jonathan Demmer (2004), e com Alexandra Maria Lara em A Queda – As Últimas Horas de Hitler (2004), no papel do ditador alemão. Também voltou a trabalhar ao lado de Alexandra em O Leitor.

Em 2018, Ganz tornou público que estava acometido de câncer colorretal e imediatamente começou a quimioterapia. Bruno Ganz faleceu em 16 de fevereiro de 2019 no seu local de residência em Au (Wadenswil)


O Lobo


 

Lobo é um animal carnívoro da família dos canídeos e que pertence ao gênero Canis. São quatro espécies que recebem tal designação: o lobo-cinzento (Canis lupus), lobo-vermelho (Canis rufus), lobo-etíope (Canis simensis), lobo-dourado (Canis anthus ou Canis lupaster). O lobo-oriental tem classificação discutível se espécie em si (Canis lycaon), uma subespécie do lobo-cinzento, ou um híbrido do lobo e coiote.

Existem outros animais comumente referidos como lobos mas não são de outros gêneros ou outras classificações de mamíferos: lobo-da-terra (uma hiena), lobo-guará (canídeo distinto), lobo-da-tasmânia (um marsupial), lobo-marinho (um pinípede).

Também sem relação, outras espécies que, às vezes, são chamadas de "lobo" são: cão-selvagem-asiático (em certos locais chamado lobo-da-montanha), hiena-malhada (lobo-tigre), chacal-dourado (lobo-da-cana), coiote (lobo do mato) e o graxaim-do-mato (chamado variavelmente de lobinho, lobete ou só de lobo).



Características

Os lobos são tendenciosamente, as maiores espécies da família Canidae, e dentre os mais bem-sucedidos predadores no mundo. Ostenta como maior integrante o lobo-cinzento, também, o maior canino selvagem vivo.

As espécies variam em porte, com a menor existente sendo o lobo-dourado, vivente no continente africano e o maior sendo o lobo-cinza, vivente do Hemisfério Norte. Uma listagem mais concreta será efetuada, listando da maior para a menor espécie.

O lobo nunca come cadáveres, nem animais, nem pessoas; passa a vida inteira com companheiro, não acasala com mãe ou irmã; é um animal monogâmico, não engana.

Se um parceiro morre, o lobo fica sozinho; conhece bem os seus filhotes: é o único animal que ajuda os pais depois da velhice e lhes traz comida.

Quando você mata um lobo, ele olha nos seus olhos até que sua alma desapareça; é 25% mais esperto que o cachorro, e é o único animal que não obedece ao treinamento.


sexta-feira, fevereiro 16, 2024

O Latim - Lingua Antiga


 

O latim é uma língua antiga que se originou na região do Lácio, na Itália, por volta do século VII a.C. Os romanos expandiram o uso do latim pela Europa Ocidental e Oriental durante o Império Romano, que durou de 27 a.C. a 476 d.C.

O latim era a língua da política, da cultura, da religião e da ciência nesse período. O latim clássico era a forma padrão e culta do latim, usada pelos escritores, filósofos e oradores mais famosos, como Cícero, Virgílio, Horácio e Ovídio.

O latim clássico tinha uma gramática complexa, com cinco declinações, seis casos, três gêneros, três números, quatro conjugações e seis tempos verbais. O latim clássico era escrito em um alfabeto de 23 letras, derivado do alfabeto etrusco, que por sua vez era derivado do alfabeto grego.

O latim vulgar era a forma popular e coloquial do latim, usada pelo povo comum, pelos soldados, pelos comerciantes e pelos camponeses. O latim vulgar tinha uma gramática mais simples, com menos declinações, casos e conjugações.

O latim vulgar era influenciado pelas línguas locais dos povos conquistados pelos romanos, como os celtas, os germânicos, os gregos e os árabes. O latim vulgar era transmitido oralmente e raramente era escrito.

Com a queda do Império Romano, o latim deixou de ser a língua dominante na Europa e começou a se fragmentar em diferentes dialetos regionais. Esses dialetos evoluíram gradualmente para as línguas românicas, como o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno.

Essas línguas mantiveram muitas palavras, expressões e estruturas do latim, mas também incorporaram elementos de outras línguas, como o germânico, o árabe e o eslavo.

O latim, porém, não desapareceu completamente. Ele continuou sendo usado como a língua oficial da Igreja Católica, que tinha uma grande influência na Europa medieval e moderna. O latim também era a língua da educação, da ciência, da filosofia e da literatura nessa época.

Muitos autores renomados, como Dante, Petrarca, Erasmo, Newton e Descartes, escreveram suas obras em latim ou se inspiraram na literatura latina. Hoje em dia, o latim é considerado uma língua morta, pois não tem mais falantes nativos e não é usado como língua de comunicação cotidiana.

No entanto, o latim ainda tem uma grande importância histórica, cultural e acadêmica. Ele é estudado por pesquisadores, estudantes e curiosos que querem conhecer melhor a origem e a evolução das línguas e das culturas ocidentais.

Ele também é usado em algumas áreas específicas, como a medicina, a biologia, a botânica, a zoologia, a teologia, a jurisprudência e a heráldica. O latim é uma língua que marcou profundamente a história da humanidade e que ainda nos fascina e nos desafia com sua beleza, sua complexidade e seu legado. (Estudos Históricos)

Os Anciões


 

Eles nos chamam de "Os Anciãos" Nascemos nos anos 40-50-60. Nós crescemos nos anos 50-60-70. Nós estudamos nos anos 60-70-80. Namoramos juntos nos anos 70-80-90.

Casamos e descobrimos o mundo nos anos 70-80-90. Nos aventuramos nos anos 80-90. Estabilizamos nos anos 2000. Ficamos mais sábios em 2010. E vamos firme além de 2020.

Parece que vivemos oito décadas diferentes... Dois séculos diferentes... Dois milênios separados...

Passámos do telefone com um operador de chamadas de longa distância para chamadas de vídeo em qualquer lugar do mundo.

Passámos de slides para o YouTube, discos de vinil para música online, cartas escritas à mão para e-mail e WhatsApp.

Desde jogos de rádio ao vivo, à TV a preto e branco, à TV a cores e depois à TV 3D HD.

Fui à loja de vídeos e agora assisti Netflix. Conhecemos os primeiros computadores, cartões perfurados, disquetes e agora temos gigabytes e megabytes nos nossos smartphones.

Usámos calções durante toda a nossa infância e depois calças, Oxford, foguetes, conchas completas e jeans azuis.

Evitamos a paralisia infantil, meningite, poliomielite, tuberculose, gripe suína e agora COVID-19.

Costumávamos andar de patins, triciclos, bicicletas, ciclomotores, gasolina ou carros diesel e agora conduzimos híbridos ou elétricos. Sim, já passamos por muita coisa, mas que vida tivemos!

Eles poderiam descrever-nos como "exemplares", pessoas nascidas naquele mundo dos anos 50, que tiveram uma infância analógica e uma idade adulta digital. Nós temos tipo "vi tudo"!

Nossa geração literalmente viveu e testemunhou mais do que qualquer um em todas as dimensões da vida.

É a nossa geração que literalmente se adaptou à "Mudança. "

Um grande aplauso para todos os membros de uma geração muito especial, que será única!

A/Desconhecido

quinta-feira, fevereiro 15, 2024

Gerard Joling - No More Bolero


Gerard Jan Joling nasceu em Alkmaar nos Países Baixos no dia 29 de abril de 1960. É um cantor e apresentador de televisão neerlandês. Conhecido por sua voz de tenor alto, ele chegou à fama no final dos anos 80 e lançou uma série de singles de sucesso.

Também obteve sucesso na Ásia e recebeu mais de 20 discos de platina e ouro. Em 1985 obteve grande sucesso com os temas "Ticket to the Tropics" e "Love is in your Eyes", ambos da autoria de Peter de Wijn. Grava "Everybody Needs A Little Rain" com a cantora Randy Crawford.

Em 1988 participou, como representante da Holanda no Festival Eurovisão da Canção, interpretando a canção “Shangri-La”. O seu maior hit foi “No more boleros” que alcançou o top 10 em vários países da Europa. Foi gravado em Portugal por Clemente (Bolero) e no Brasil por Sula Mazurenga ("Pássaro Livre", 1989) e por As Marcianas (Nosso Bolero).

Foi gravado por outros nomes como Karel Gott, Demis Roussos, Semino Rossi, Oliver Thomas e George Meiring. Joling & Gordon Over de Vloer é um programa de televisão que Gerard Joling apresentou em 2005 juntamente com o cantor Gordon.

Existem 3 temporadas da série, que mostram a dupla durante o trabalho e se divertindo. Em 2007, ele foi o anfitrião de Sterren dansen op het ijs e So You Wanna Be a Popstar para o canal de televisão SBS 6.

Em 2007 foi também o ano em que Joling teve dois hits números 1, um álbum número 1 e 11 prêmios de ouro e platina. Em 2008 tornou-se capitão da equipe na TV holandesa no programa Wie ben ik? ("Quem sou eu?"), onde cada capitão da equipe, juntamente com dois convidados, deve adivinhar quem são eles, com base em sugestões e perguntas que eles podem fazer. A outra capitã da equipe é Patty Brard.

Joling seria representante da Holanda no Festival Eurovisão da Canção 2009 em Moscou, como membro do grupo holandês De Toppers, no entanto no outono de 2008 ele se acidentou e fraturou um braço em um acidente de esqui.

Gerard foi substituído no Toppers por Jeroen van der Boom. Em dezembro de 2009, o gerente do grupo De Toppers, Benno de Leeuw anunciou ao jornal holandês De Telegraaf que Gerard Joling e Gordon se uniriam ao grupo, transformando o trio em um quarteto mais uma vez. 


 

Animais de Estimação


Animais de Estimação - Profissionais que atendem animais de estimação em seus últimos momentos de vida percebem que eles também têm seu último desejo: despedir-se de seu amado dono.

É comum ver animais velhos e doentes em estado terminal procurando os donos antes de adormecerem: olhos lagrimejando, cabeça querendo um afago, as patas buscando um último aperto de mão.

A grande maioria dos donos evita estar em um quarto com um animal de estimação morrendo. Mas eles não percebem que seu animal de estimação precisa mais deles neste último momento de vida.

É inevitável que ele morra antes de você. Mas lembre-se que você era sua família: pai, mãe, irmão...

Mesmo que seja difícil, não o deixe morrer em um quarto com um estranho, em um lugar que nunca esteve sentindo-se abandonado.

Ele não entende por que você o deixou. Por isso, não se acovarde! Coragem!

Lembre-se que seu animal de estimação nunca o deixaria só. Então, esteja com ele até o fim.

quarta-feira, fevereiro 14, 2024

A Cachoeira Hengifoss - Islândia


 

A Cachoeira Hengifoss, localizada na deslumbrante paisagem da Islândia, é uma maravilha geológica que atrai a atenção de viajantes e amantes da natureza de todo o mundo.

O que torna essa cachoeira particularmente notável é sua formação geológica única. Hengifoss é famosa por suas camadas de rochas vermelhas e rochas pretas que se estendem verticalmente, criando um espetáculo de cores inigualável.

Essas camadas de rocha se formaram ao longo de milhões de anos devido a processos geológicos complexos. As rochas vermelhas, conhecidas como rochas de basalto, foram formadas pela solidificação de lava vulcânica.

Durante erupções antigas, a lava escorreu pela região e, com o tempo, esfriou e endureceu, criando as camadas de basalto que vemos hoje. As rochas pretas, por outro lado, são conhecidas como tobas. Elas se formaram a partir de cinzas vulcânicas e sedimentos depositados durante erupções vulcânicas explosivas.

Com o passar do tempo, esses materiais se compactaram e endureceram, formando as camadas de toba intercaladas com o basalto. O resultado final é uma cascata de rochas avermelhadas e negras que se estende por mais de 100 metros de altura, com a água da cachoeira fluindo entre essas camadas.

A combinação das cores vibrantes e das formações geológicas únicas torna a Cachoeira Hengifoss uma atração incrivelmente fotogênica e um destino imperdível para quem visita a Islândia.

Além de sua beleza natural, Hengifoss também é famosa por abrigar uma série de inscrições rúnicas históricas em suas proximidades, adicionando um toque de misticismo e história à sua já impressionante formação geológica. (Junior Silvio)


Pátrocolo era amante de Aquiles


 

Na mitologia grega, Pátroclo é um dos personagens centrais da Ilíada, era filho de Menécio e amigo de infância, companheiro de guerra próximo e amante de Aquiles.

Na sua juventude, Pátroclo matou covardemente um amigo seu, Clisónimo, durante um jogo de astrágalos. O seu pai teve, então, de se exilar com ele para fugir à punição.

Obtiveram refúgio na corte do rei Peleu, pai de Aquiles. O rei enviou os dois jovens para a floresta, onde foram educados em várias artes, especialmente a medicina, por Quiron, o sábio rei dos centauros.

Na Guerra de Tróia

De acordo com a Ilíada, quando a maré da Guerra de Troia se voltou contra os gregos e os troianos ameaçavam seus navios, Pátroclo convenceu Aquiles a deixá-lo liderar os mirmidões em combate.

Aquiles então disse a Pátroclo para retornar depois de bater os troianos de volta de seus navios.  Pátroclo desafiou a ordem de Aquiles e perseguiu os troianos de volta aos portões de Tróia.

Pátroclo lutou com os gregos durante a Guerra de Tróia. Lá, matou Sarpedão (um filho de Zeus), Cébrion (condutor do carro de Heitor) e outros troianos de menor destaque.

Quando Aquiles se recusou a lutar devido à sua disputa com Agamemnon, Pátroclo, envergando a armadura de Aquiles, depois de aconselhado por Nestor e com o consentimento de Aquiles, é atacado por Apolo, ferido de morte por Euforbo, finalmente, golpeado por Heitor.

Depois de resgatar o corpo, que fora protegido no campo de batalha por Menelau e Ajax, Aquiles retarda durante algum tempo os rituais fúnebres, preocupado com a vingança contra Heitor, mas é convencido quando uma aparição de Pátroclo lhe suplica a cremação, de forma a que a sua alma possa ser admitida no Hades.

Iniciam-se, então, as cerimônias fúnebres nas quais se sacrificam cavalos, cães, e doze troianos cativos antes de colocar o corpo de Pátroclo na pira crematória. Pátroclo foi então cremado em uma pira funerária, que foi coberta com os cabelos de seus companheiros tristes.

Como cortar o cabelo era um sinal de tristeza e, ao mesmo tempo, também servia como um sinal de separação entre os vivos e os mortos, isso mostra como Pátroclo tinha sido muito querido.

As cinzas de Aquiles teriam sido enterradas em uma urna de ouro junto com as de Pátroclo pelo Helesponto.

Aquiles organiza, em seguida, uma competição de atletismo em honra do morto, que incluía uma corrida de carros (vencida por Diomedes), pugilismo (vencido por Epeu), uma corrida a pé (vencida por Ulisses), lançamento de disco (vencido por Polipetes), e um concurso de arco (vencido por Pentesileia, uma amazona), e lançamento de dardo (vencido por Agamemnon).

Os jogos são descritos no livro 23 da Ilíada, e são uma das primeiras referências ao desporto em documentos da antiga Grécia.


terça-feira, fevereiro 13, 2024

Guerra Naval


 

Entende-se por guerra naval todo o combate decorrido nos mares, oceanos, ou noutras grandes superfícies aquáticas, tal como grandes lagos e rios de grande envergadura. O registo mais antigo de uma batalha naval teve lugar em cerca de 1210 a.C., ao largo de Chipre.

Tal como acontece com as restantes formas de batalha, as tácticas navais modernas baseiam-se, sobretudo, em fogo e mobilidade, que se pode traduzir na combinação eficiente do poder de fogo entregue, conseguida através dos batedores e ocupação das melhores posições no terreno.

A mobilidade é, efetivamente, um componente crucial no combate moderno; uma frota naval pode viajar centenas de quilómetros num único dia. Na guerra naval, a chave encontra-se, sobretudo, em conseguir detectar o inimigo sem ser detectado.

Por esse motivo, é gasto muito tempo e esforço em negar essa possibilidade às formas inimigas. Existe também o conceito de campo ou área de batalha: a zona ao redor da força naval dentro da qual o comando assume que consegue detectar, perseguir, atacar e destruir as ameaças antes de estas constituírem perigo.



É por este motivo que a Marinha prefere o combate em mar aberto, já que a presença de terra, aliado à topologia subaquática, diminuem este espaço, limitando as oportunidades de manobra e, consequentemente, facilitando ao inimigo determinar a localização da frota, ao mesmo tempo que dificulta a detecção das forças inimigas.

Em águas curtas, a detecção de submarinos ou minas navais é especialmente problemática. Um dos cenários estudados pelo planejamento naval norte-americano durante a Guerra Fria foi um eventual conflito entre duas grandes frotas em alto mar, ambas bem equipadas e atualizadas, a Marinha dos Estados Unidos e a Marinha Soviética.

A preocupação principal foi para os Grupos de Combate de Porta-Aviões (grupos aeronavais ou, em inglês, Carrier Battle Groups, CVBGs). No combate naval moderno, entra como variável também a possibilidade de se lançar um ataque mortífero a partir de 600 milhas náuticas, o que aumenta consideravelmente a área de batalha.

E é aí que entra, com as suas vantagens e desvantagens, a guerra eletrônica. Os submarinos constituem uma das grandes ameaças para as operações ofensivas de CVBGs, já que dispõem de vários mecanismos de camuflagem, como o revestimento anti-eco, hidro jatos ultra silenciosos, etc., que se tornaram na derradeira vantagem.

A progressiva mudança das operações para águas rasas aumentou drasticamente esta ameaça, de forma a que a simples suspeita de ameaça submarina é, muitas vezes, suficiente para provocar a retirada da frota, já que as consequências de um submarino não-detectado são desastrosas.

Por outro lado, os mísseis são a outra forte ameaça no combate naval moderno. Podem ser lançados a partir de outros navios, submarinos, ou unidades aéreas e, a sua grande velocidade (atingindo os Mach 4) reduz o ataque para escassos segundos.

Assim, torna-se imperativo destruir quaisquer plataformas de lançamento antes que possam sequer disparar, o que permite reduzir o número de ameaças de míssil de uma vez só.

Muitas das vezes, não é fácil ou sequer possível conseguir está proeza, pelo que os recursos antiaéreos deverão ser balanceados entre a guerra aérea exterior e interior.




Guerra Pré-Canhões

A guerra naval pré-canhões era honestamente insana. Toda a estratégia consistia em abalroar os navios inimigos e depois travar uma batalha de infantaria nos conveses oscilantes e rachados, com os mastros queimando e os homens caindo no mar. Parece uma das experiências mais frenéticas da história da humanidade.

Reis e Rainhas e o povo comum

O encontro da Rainha Nzinga Mbande ou Dona Ana de Sousa, do Reino do Ndongo com o Governador de Luanda João Corrêa de Souza em 1657

Após décadas lutando contra os portugueses de Luanda e seus aliados, assegurando a autonomia de seu Reino, em 1659 a Rainha Nzinga assinou um novo tratado de paz com Portugal.

Ajudou a reinserir antigos escravos e formou uma economia que, ao contrário de outras no continente, não dependia do tráfico de escravos.

Em 1657, um grupo de missionários capuchinhos italianos convenceram-na a retornar à fé católica e, então, o governador de Angola, Luís Martins de Sousa Chichorro, restituiu-lhe a irmã, que ainda era mantida cativa.

Dona Ana faleceu de forma pacífica aos oitenta anos de idade, como uma figura admirada e respeitada por Portugal. Atualmente Njinga é considerada uma heroína na história de Angola, sendo até hoje lembrado por seus feitos políticos e militares.

Uma das principais ruas de Luanda, capital da atual Angola leva seu nome e, na mesma cidade, encontra-se uma estátua no Largo do Quinaxixi, construída a mando do presidente José Eduardo dos Santos em comemoração aos 27 anos de independência do país.

Não sei como o povo consegue se deixar dominar a esse ponto. Repare o acento da rainha.

Ninguém escraviza outra pessoa sem o consentimento dela. Para que isso aconteça é porque se deixaram dominar é difícil conseguir de volta a liberdade.

Fonte: Cavazzi, Giovanni Antônio da Montecuccolo. 

segunda-feira, fevereiro 12, 2024

El Caminho del Rey


El Camiño del Rey é uma passagem estreita ou caminho exterior pelos rochedos de El Chorro, no norte de Málaga – Espanha, que foi construído em 1901 pelos trabalhadores duma Barragem para abastecer o local de mantimentos e tornar mais curto o acesso à mesma.

O caminho levou 4 anos a ser construído e encontra-se hoje em estado muito degradado, sendo perigoso para quem visita o local onde, de resto, já morreram várias pessoas aventureiras que caíram pelo desfiladeiro duma altura de 200 metros acima do rio. 




A “via ferrata”, assim também conhecida pela sua armação em ferro que não tem mais de 1 metro de largura (3 pés) fixada nos rochedos, ficou sendo conhecida pelo “Caminho do Rei” porque o Rei Afonso XIII passou por aquela estrutura para inaugurar a barragem Conde Del Guadalhorce concluída no ano de 1921.

Só grandes aventureiros se arriscam hoje a percorrer aquele estreito caminho, cuja única segurança é alguns cabos de alpinismo colocados ao longo das paredes rochosas onde é obrigatório usar cintos de segurança e prender os ganchos aos mesmos cabos. Mesmo assim cada um fica por sua própria conta e risco, pois é muito perigoso. 




Isto porque a estreita passagem esteve muitos anos sem manutenção e está num estado muito deteriorado, havendo mesmo partes de betão que se soltaram, ficando grandes buracos ou mesmo falta de vários metros de piso, com o ferro à vista, por onde alguns caminham como equilibristas que não se salvariam duma queda aparatosa.

Aliás, depois de terem morrido ali algumas pessoas no ano de 1999 e 2000, o governo resolveu fechar as entradas de acesso ao local, mas alguns aventureiros continuam a arriscar-se naquele caminho que só os corajosos conseguem explorar.



Margaret Brown


 

Margaret Brown não foi só uma personagem de alívio cômico para o filme Titanic. Ela realmente existiu, estava no navio e sobreviveu ao naufrágio.

Teve uma vida de luxo até sua morte na década de 30. Na época do Titanic ela foi chamada de "molly brown" ou "inafundável Brown" após suas ações no bote 6, onde salvou 58 vidas assumindo o comando do bote.

Oriunda de uma família humilde, ela se mudou para o estado do Colorado aos dezoito anos e conheceu seu futuro marido James Joseph Brown.

Se tornaram milionários quando James Joseph descobriu uma mina de ouro, com o casal entrando na alta sociedade da época e Brown se comprometendo em atividades pela defesa dos direitos da mulher, das crianças e dos mineiros do Colorado.

Ela gostava muito de viajar para a Europa, particularmente para a França. Foi em uma dessas travessias que Brown embarcou na viagem inaugural do Titanic em abril de 1912.

Quando o navio bateu em um iceberg e começou a afundar, ela embarcou no bote salva-vidas nº 6 e sobreviveu salvando a vida de muitas pessoas. Entretanto, ao longo daquela noite ela acabou entrando em conflito com o quartel-mestre Robert Hichens, o encarregado de seu bote.

Pois ela desejava voltar ao local em que estavam as pessoas que afundaram com o Titanic e salvá-las. Porém, o comandante do bote não deixou, porque para ele, as pessoas desesperadas para sobreviver, virariam o bote.

Podendo acontecer outra tragédia. Robert acabou desmaiando com o frio e Margaret Brown assumiu o bote colocando seu plano em prática, salvando outras vinte vidas.

Ao todo todas as 58 pessoas do bote sobreviveram. Suas ações acabaram lhe conferindo uma reputação internacional e Brown também participou da criação de um comitê dos sobreviventes da tragédia.


domingo, fevereiro 11, 2024

O Deserto de Gobi


 

O Deserto de Gobi é um extenso deserto situado na região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia. A palavra Gobi significa deserto, em mongol. Está entre os 5 maiores desertos do mundo, sendo o deserto de Gobi o 5º.

Gobi tem as seguintes dimensões: 1600 km de leste a oeste e 800 km de sul a norte, ocupando uma de área de 1.295.000 em km², mais ou menos o tamanho do estado brasileiro do Pará.

A média da temperatura anual é de −2,5 °C a +2,8 °C e os valores extremos chegaram a 38,0 °C e −43 °C em uma região, e 33,9 °C e −47 °C em outra. É o deserto arenoso mais setentrional de todos, e lar de alguns animais raros tais como o camelo-bactriano (de duas corcovas) e o raríssimo cavalo-de-przewaiski.

Suas areias foram pela primeira vez percorridas e descritas por um ocidental no ano de 1275, na famosa viagem de Marco Polo junto ao pai e um tio, a Pequim.

O deserto de Gobi é conhecido no mundo da Paleontologia pela riqueza e qualidade das suas jazidas fósseis, onde foram descritas pela primeira vez muitas espécies de dinossauros. É considerado um dos maiores sítios paleontológicos do mundo, com fósseis petrificados a céu aberto.

Em 1993, foram retirados fósseis de 67 dinossauros (incluindo um embrião fossilizado), lagartos e mamíferos. Em 2006, uma equipe do paleontologista Jack Horner encontrou 67 esqueletos de psitacossauro, além dos 30 coletados no ano anterior.



Tempestades de areia

As tempestades de areia oriundas dos desertos são não apenas um fenômeno meteorológico, que afeta o clima tanto pela absorção quanto pela refração da radiação solar pelas partículas em suspensão - também afetam a vida, muitas vezes associadas as doenças que afetam desde seres marinhos quanto a animais terrestres e pessoas.

As tempestades de Gobi são especialmente afetadas por agregar elementos poluentes das áreas industrializadas e populosas que atravessam. A tempestade vinda de Gobi em abril de 1988 percorreu milhares de quilômetros, carregando finos sedimentos de areia e da área industrial chinesa, atravessando o Oceano Pacifico até atingir 25% da América do Norte (Canadá e EUA).

O fenômeno foi registrado novamente em 2001, desta feita com o acompanhamento por satélites pela NASA. Esta tempestade, em abril de 2001, teve sua origem identificada na Sibéria, os ventos carregaram partículas dos desertos de Gobi, na Mongólia, e de Taklamakan, na China, formando uma nuvem com mais de 2000 km de extensão. Esta nuvem tomou a cidade de Baichena, e depois cobriu o Japão e Coreia do Norte, chegando enfim à América, indo do Alasca até a Flórida, trazendo areia e contaminantes.

Num estudo científico de 2004 realizado por universidades da China e de Hong Kong constatou-se que amostras de partículas de três tempestades distintas continham, além dos elementos típicos do solo, elementos orgânicos como fenantreno, fluoranteno, pireno, benzopireno, benzofluoranteno, perileno, antraceno e outros - derivados tanto da emissão de derivados do petróleo quanto de elementos vegetais cerosos, provavelmente decorrente do atrito das partículas com a vegetação.

Na parte chinesa do deserto está localizado o Parque eólico de Gensu, inaugurado em 2009, o maior parque eólico do mundo.