Propaganda

sábado, setembro 17, 2022

Joaquin Phoenix

Joaquin Rafael Phoenix, nascido Joaquin Rafael Bottom nasceu em San Juar – Porto Rico em 28 de outubro de 1974 é um ator, produtor e ativista.

Por seu trabalho como ator, Phoenix recebeu um Grammy, dois Globos de Ouro e quatro indicações ao Oscar, vencendo como melhor ator na cerimônia de 2020 por sua atuação em Joker em 2019.

Phoenix começou a atuar em séries de televisão com seu irmão River e a irmã Summer.

Seu primeiro grande lançamento no cinema foi Space Camp em 1986. Durante seu período como ator mirim, ele foi creditado como Leaf Phoenix, nome que ele escolhera.

Mais tarde, ele voltou ao seu nome de nascimento, Joaquin, e recebeu críticas positivas por seu trabalho coadjuvante em uma ampla variedade de filmes, principalmente pela adaptação cinematográfica do romance To Die For de 1995 e do filme de época Quiills em 2000.

Ele recebeu atenção internacional por sua interpretação de Commodus no épico histórico Gladiador também no ano 2000, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Posteriormente, recebeu indicações para Melhor Ator por interpretar o músico Johnny Cash na cinebiografia Walk the Line em 2005 e por seu papel como Freddie Quell, um veterano da Segunda Guerra Mundial no filme de drama The Master de 2012, que lhe rendeu a Coppa Volpi de Melhor Ator. Ele e River são os únicos atores irmãos indicados ao Oscar.

Seus outros filmes incluem o filme de sátira Buffalo Soldiers em 2001, o thriller de ficção científica Sings de 2002, o filme de animação Brother Bear de 2003, o filme de drama histórico Hotel Ruanda em 2004, o thriller psicológico The Village ainda em 2004, o documentário Farthings (2005), o drama romântico Two Lovers (2008), o drama The Immigrant em 2013, o drama romântico de ficção científica Her (2013).

O filme de comédia-drama policial Inherent Vice (2014) e o suspense existencial You Were Never Really Here (2017), pelo qual ganhou o prêmio de melhor Ator do Festival de Cinema de Cannes..

Joaquin se encontra a caminho do EGOT que são os quatro prêmios mais importantes: o Emmy pelo desempenho na televisão, o Grammy pela performance na música, o Oscar pela performance no cinema e o Tony pela performance no teatro. Faltando apenas o Emmy e o Tony para se tornar um artista EGOT.

Além de sua carreira de ator, ele se aventurou na direção de videoclipes, além de produzir filmes e programas de televisão.

Gravou um álbum, a trilha sonora de Walk the Line, pelo qual ganhou o Grammy de Melhor Trilha Sonora de Compilação por Mídia Visual.

Phoenix é um ativista social, apoiando várias instituições de caridade e organizações humanitárias.

Está no conselho de diretores da The Lunchbox Fund, uma organização sem fins lucrativos que fornece refeições diárias a estudantes de escolas municipais de Soweto, na África do Sul.

Phoenix também é conhecido por sua defesa dos direitos dos animais. Ele é vegano desde os três anos de idade e faz campanhas para a PETA e In Defense Of Animals. 

 


 

0 Comentários: