Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, fevereiro 10, 2024

O Tesouro de Atreu


 

O Tesouro de Atreu, também chamado Tumba de Atreu e Tumba de Agamenão, é a tumba abobadada, ou tolo, mais monumental que se conhece na Grécia.

Está nas cercanias de Micenas, e a princípio é atribuído a Atreu, o pai do grande rei Agamemnon, cabeça visível da guerra dos aqueus contra Tróia, pois que acostuma datar-se no século XIII a.C.

Esta tumba pertence à arte creto-micênica. Segue o modelo difundido por todo o Mediterrâneo de tumba precedida por um corredor. Neste caso, tem duas câmaras, destacando-se a "falsa abóbada" da maior delas.

Obtém-se mediante fiadas concêntricas de silhares que vão reduzindo o espaço, pelo qual as suas pressões são verticais e não oblíquas, como numa verdadeira abóbada.

O britânico Lord Elgin levou uma parte da entrada sustentada por colunas para o seu país, onde ficou exposta no museu Britânico.


A "maldição" da tumba do faraó

Caixa pintada com cenas de Tutancâmon combatendo os núbios e asiáticos


Em novembro de 1922 o arqueólogo Howard Carter entrou numa tumba antes lacrada e deu uma olhada no que tinha lá dentro. Segundo registros, ele disse para os que o acompanhavam: "Aqui dentro, vejo maravilhas".

Era a tumba do Faraó Tutancâmon, cheia de tesouros e belezas. Mas que carregava consigo uma maldição descrita como "terrível" anos depois: várias pessoas que se envolveram com a tumba morreram.

Lenda

Por muitos anos, rumores de uma " Maldição do faraó" (provavelmente abastecido por jornais que procuravam vendas no momento da descoberta) persistiram, enfatizando a morte prematura de alguns dos que haviam entrado no túmulo.

O mais proeminente foi a morte de Carnarvon, que morreu em 5 de abril de 1923, apenas cinco meses após a descoberta do primeiro degrau que levou à tumba em 4 de novembro de 1922.

Um estudo de documentos e fontes acadêmicas levou The Lancet a concluir que a morte de Carnarvon não tinha nada a ver com a tumba de Tutancâmon, independentemente de ser por causa de uma maldição ou exposição a fungos tóxicos (microtoxinas). 

A causa da morte de Carnarvon foi a pneumonia que sobrevinha à erisipela (facial) (uma infecção estreptocócica da pele e tecido mole subjacente). A pneumonia foi considerada apenas uma das várias complicações, decorrentes da infecção progressivamente invasiva, que acabou resultando em falência de múltiplos órgãos". 

O conde era "propenso a infecções pulmonares frequentes e graves" segundo o The Lancet e havia uma "crença geral de que um ataque agudo de bronquite poderia tê-lo matado. Em um estado tão debilitado, o sistema imunológico do conde era facilmente oprimido pela erisipela".

Um estudo mostrou que das 58 pessoas que estavam presentes quando a tumba e o sarcófago foram abertos, apenas oito morreram em doze anos; Howard Carter morreu de linfoma em 1939 aos 64 anos. 

Os últimos sobreviventes incluíram a filha de George Herbert, e o arqueólogo americano J.O. Kinnaman que morreu em 1961, 39 anos após o evento.




Howard Carter e associados abrindo as portas do santuário na câmara funerária

sexta-feira, fevereiro 09, 2024

Colma - Estados Unidos: A Cidade dos Mortos



Também conhecida como a “Cidade dos Mortos”. Dizem que no século XX foi proibida a criação de novos cemitérios em alguns locais dos Estados Unidos, e as pessoas que trabalhavam com os sepultamentos procuraram um local que não fizesse parte desta lei para continuar com os enterros.

A cidade de Colma tornou-se, assim, o principal local para se criar cemitérios. Eles ocupam cerca de 70% da área da cidade. A cidade possui 1507 habitantes vivos e quase 2 milhões de pessoas foram sepultadas lá.

Os habitantes da cidade parecem gostar da fama que levam e dizem: “Como é bom estar vivo em Colma”. Apesar de bizarro, se você gosta de sentir medo, não deixe de visitar Colma.

De acordo com o Departamento do Censo dos Estados Unidos, a vila tem uma área de 4,9 km2, dos quais todos os 4,9 km² estão cobertos por terra.

Demografia

Desde 1930, o crescimento populacional médio, a cada dez anos, é de 27,9%.

Censo 2020

De acordo com o censo nacional de 2020, a sua população é de 1 507 habitantes e sua densidade populacional de 307,8 hab/km². Houve um decréscimo populacional na última década de -15,9%, bem abaixo do crescimento estadual de 6,1%. Continua a ser a localidade menos populosa do condado de San Mateo, ocupando a 20ª posição.

Possui 526 residências que resulta em uma densidade de 107,4 residências/km² e uma redução de -10,2% em relação ao censo anterior. Deste total, 3,2% das unidades habitacionais estão desocupadas. A média de ocupação é de 3,0 pessoas por residência.

A renda familiar média é de 95 357 dólares e a taxa de emprego é de 70,0%.

Censo 2010

Segundo o censo nacional de 2010, a sua população era de 1 792 habitantes e sua densidade populacional de 362,2 hab/km². Era a localidade menos populosa do condado de San Mateo e também a que teve, em 10 anos, o maior crescimento populacional. Possuía 586 residências que resultava em uma densidade de 118,5 residências/km².


 

Barkhad Abdi

Barkhad Abdi - Cinebiografia Capitão Phillips, onde interpretou o sequestrador de navios e líder pirata Abduwali Muse. 

 

Barkhad Abdi nasceu em Mogadíscio, Somália no dia 10 de abril de 1985, é um ator, diretor e produtor somali naturalizado americano.

Tendo nascido na cidade somali de Mogadíscio, capital da região ao sul do país Banaadir, Abdi foi criado no Iêmen. Quando tinha catorze anos, em 1999, sua família se mudou para os Estados Unidos, fixando residência na cidade de Mineapolis.

Posteriormente, Abdi entrou na Minnesota State University Moorhead, situada quatro horas a noroeste de sua cidade adotiva, período no qual trabalhou como motorista de limusine e DJ profissional.

Sua estreia no cinema aconteceu com a cinebiografia Capitão Phillips, onde interpretou o sequestrador de navios e líder pirata Abduwali Muse. 

Sua atuação destacada lhe rendeu diversos elogios da crítica especializada, recebendo diversas indicações para os principais prêmios da indústria cinematográfica estadunidense, como o Screen Actors Guild, sindicado que representa os atores locais, o Globo de Ouro, segundo prêmio em importância, para o BAFTA, da academia de artes britânica, e para o principal prêmio da indústria, o Oscar. 

Atuou também em Blade Runner 2049 (2017), como Doc Badger, um técnico do submundo de Los Angeles, que trata da análise e comércio de itens diversos.

quinta-feira, fevereiro 08, 2024

Jaques Biederer – Um dos Primeiros Fotógrafos Eróticos


 

Jaques Biederer, um dos primeiros fotógrafos da história a ser especializado em fotos eróticas. Esta foto foi tirada em Paris em 1928.

Jacques que era da Morávia, atual república Checa, mudou-se para Paris em 1908. Charles seu irmão o seguiu em 1913 para ajudá-lo como fotógrafo.

O estúdio estava situado no 33 boulevard du Temple, Paris Publicadas como Éditions Ostra , suas fotografias durante as décadas de 1920 e 1930 variavam de nus artísticos a estudos de fetiche sexual, incluindo bondage, dramatização fantasiada e punição corporal erótica.

Eles também produziram uma série de filmes mudos de fetiche retratando cenas de dominação e submissão, como Dressage au fouet. Os irmãos batizaram o negócio 'Ostra Studio' em homenagem à sua cidade natal - Moraska-Ostrava.

Alguns postais têm a assinatura JB, B, Ostra ou um ponto de interrogação num triângulo. Outras fotos podem ser identificadas por estilo, móveis e modelos.

Biederer foi um precursor de fotógrafos e artistas posteriores com interesses semelhantes, como Charles Guyette , John Willie e Irving Klaw .

Durante a ocupação alemã na França, os irmãos, que eram judeus, foram presos. Ambos irmãos foram mortos no campo de Auschwitz-Birkenal em 1943. Texto: PH. Lacerda.

Ronda - Espanha


 

Ronda é uma cidade espanhola, capital do município com o mesmo nome, inserido na província de Málaga, comunidade autônoma da Andaluzia, com área de 481 km2 com população de 35836 habitantes (2006) e densidade populacional de 72,68 hab/km². É tida como a cidade-berço das touradas.

Meseta rochosa a 739 metros acima do nível do mar. Está dividida em duas partes por um precipício conhecido como "el Tajo de Ronda" (penhasco de Ronda), por onde passa o rio Guadalevin, afluente do rio Guadiano.

Em continuação da garganta da escarpa propriamente dita, estende-se também um penhasco sobre o vale dos Moinhos (valle de los Molinos). A oeste da cidade encontra-se o parque natural da Serra das Neves, a sul o vale do rio Genal, a oeste a Serra de Grazalema e a norte os planaltos em direção a Campillos.

Ronda tem comunicação com os municípios circundantes através de uma rede de estradas montanhosas com valor paisagístico muito apreciado uma vez que atravessam os numerosos passos de montanha da Cordilheira de Ronda, que oferecem aos viajantes vistas muito apreciadas.

Os transportes por comboio são rápidos e cómodos desde a inauguração das linhas férreas pendulares Talgo com ligação direta a Madrid e Algeciras. Os monumentos mais destacáveis são a Ponte Nova (Puente Nuevo) situada sobre a "Garganta del Tajo" junto à Ponte Velha (Puente Viejo) e à Ponte Árabe (Puente Árabe).

Na zona antiga, conhecida como "A Cidade" (La Ciudad), encontra-se a Igreja Matriz, a Câmara Municipal, o Palácio de Mondragón e o Palácio do Marquês de Salvatierra, a casa do Rei Mouro (Casa del Rey Moro) e a do Gigante junto ao fundo do Tajo, com acesso por escadas.

Na zona moderna, encontra-se a Pousada (Parador de Turismo) construído sobre o que antes fora o conjunto de edifícios da Câmara Municipal e do Mercado Municipal (Mercado de Abastos).

A praça de touros de Ronda, propriedade da "Real Maestranza de Caballería de Ronda" (sociedade de cavaleiros para a promoção da equitação com origens nas antigas escolas do manejo das artes bélicas a cavalos) é uma das maiores e mais antigas do mundo.

Ainda na zona moderna, encontra-se o parque da Alameda com varandas sobre o Tajo onde também está presente o novo Teatro Espinel, as igrejas do Socorro, da Misericórdia entre outras.


quarta-feira, fevereiro 07, 2024

As Pedras das Pirâmides


Cada pedra na pirâmide pode pesar entre 2 toneladas e 15 toneladas, o que é uma façanha impressionante considerando que foram erguidas por uma civilização que não possuía a tecnologia moderna que temos hoje.

O número de pedras usadas nas pirâmides é simplesmente espantoso. Estima-se que existam cerca de 3 milhões de pedras empilhadas nessas enormes estruturas.

Outro exemplo notável é o peso de uma pedra específica encontrada no telhado da Câmara do Rei, que chega a incríveis 70 toneladas! Imaginar como os antigos egípcios conseguiram transportar, cortar e organizar essas pedras maciças é um verdadeiro enigma.

Até hoje, não temos conhecimento exato de como eles realizaram esse feito extraordinário. As teorias sobre a construção das pirâmides variam desde o uso de rolos de madeira para mover as pedras até a possibilidade de rampas inclinadas e técnicas avançadas de matemática e geometria.

No entanto, nenhuma delas foi comprovada conclusivamente, e o segredo por trás dessa engenharia excepcional permanece envolto em mistério. As pirâmides continuam a ser uma fonte de fascínio e admiração, testemunhando a grandeza e o conhecimento dos antigos egípcios.

Sua construção é um testemunho duradouro da capacidade humana de realizar feitos extraordinários e desafiar os limites da engenharia, mesmo em eras antigas.

Essas maravilhas arquitetônicas permanecem como um lembrete impressionante do passado grandioso da civilização egípcia. (Factos Inacreditáveis) 

Carta ao humano que me resgatou


 

Carta ao humano que me resgatou - Quando eu desisti de mim, deitei naquele cantinho e esperei a morte chegar. Mas antes de desistir de mim, eu tentei.

Eu corri na tia do churrasquinho, pedi um pedacinho. Tomei uma vassourada. Antes de desistir de mim, eu tentei deitar na entrada da farmácia, porque já havia andado muito no calor e queria descansar.

Antes de desistir de mim, vi uma moça igualzinha à minha ex-dona e fiz festa para ela. Levei um chute. Antes de desistir de mim, achei que tinha feito amigos humanos, mas eles me espancaram.

Antes de desistir de mim, eu tentei pedir socorro na padaria, onde girava um lindo frango assado e meu estômago roncava. Mas fui enxotado.

Antes de desistir de mim, eu tentei parecer visível aos transeuntes, mas eles não me viram. Então, cansado, ferido psicológica e fisicamente e com muita fome, eu desisti.

Deitei aqui nesse cantinho. Rosnei pra alguns humanos porque estou cansado de sentir dor. Eu tenho medo. Quero partir logo.

Mas aí, você chegou.

Ignorou meus rosnados. Entendeu minha dor, respeitou meu espaço. Assim, assim, né. Não sabia pra onde me levar e nem com que dinheiro ia me ajudar. Mostrei os dentes e você disse com voz de bebê: “está tudo bem agora!”.

Para mim não! Eu cansei! Eu não quero mais lutar. Mas você? Você me deu banho, enfiou remédio goela abaixo, me deu injeção e ficou acordado comigo.

Você me alimentou na seringa, me beijou e me fez pensar que de repente, eu poderia mudar de ideia. Você chegou e não partiu.

Me resgatou das ruas e de mim. E me deu uma oportunidade de ser feliz. Aliás, você lutou por mim, mais que eu mesmo. O que você viu em mim?

Que olhos são esses que veem o que a humanidade ignora?

Como agradecer? Só encontro uma opção: pedir que você tenha saúde e coragem para proporcionar a outros animais, aquilo que me proporcionou. Vida.” LAYKA

Resgatada pelo bazar OPMAM Itanhaém, ficou em lar temporário e foi adotada por Vivi Patekos.

terça-feira, fevereiro 06, 2024

Giuliano Gemma


 

Giuliano Gemma nasceu em Roma no dia 2 de setembro de 1938. Foi um ator, apresentador de TV, escultor e atleta italiano.

Inicialmente Gemma trabalhou como dublê, mas o diretor Duccio Tessari ofereceu a ele um papel no filme Arrivano i titani, em 1962. A partir de então, construiu extensa filmografia.

Gemma posteriormente tornou-se um ator de filmes western spaghetti, alcançando grande sucesso como herói de filmes como Uma pistola para Ringo, O Dólar Furado.  

Quando atuava nos filmes ainda era atleta, e chamava a atenção pela sua elasticidade nas cenas. Para atuar em filmes dos EUA teve que adotar o codinome Montgomery Wood.

Giuliano Gemma também trabalhou na televisão italiana e como escultor.

Durante as filmagens do clássico, Uma pistola para Ringo, Giuliano conheceu sua futura esposa, Natália Roberti, com quem se casou pouco depois e teve duas filhas: Giuliana e Vera.

Ambos foram casados até 1995, quando Natália veio a falecer. Depois casou-se com Baba Richerme. Sua filha, Vera Gemma, também é atriz.

Em 1 de outubro de 2013, Giuliano Gemma feriu-se gravemente em um acidente de carro perto de Cerveteri. Morreu logo após chegar ao hospital em Civitavecchia. Dois outros passageiros também se feriram no acidente.

 

A Ressureição


 

Esta escultura enorme e assustadora pode ser encontrada no Vaticano e é chamada de ressurreição!

A Ressurreição é uma escultura de bronze vermelho produzida pelo artista italiano Pericle Fazzini, sendo seu mais importante trabalho.

Inaugurada em 28 de setembro de 1977, completou a construção da Sala Paulo VI, projetada por Pier Luigi Nervi para abrigar as conferências públicas do Papa Paulo VI.

Os primeiros contatos entre Fazzini e o Vaticano ocorreram em 1966, mas a decisão definitiva para contratá-lo foi tomada diretamente pelo Papa.

O artista iniciou o trabalho em 1970 e concluiu o esboço da obra no verão de 1975, quando teve problemas de saúde causados pela exposição à gases tóxicos durante o trabalho.

O esboço, feito em poliestireno, foi cortado e enviado para a fundição, na qual foram utilizadas cerca de oito toneladas de uma mistura de bronze e latão, posteriormente soldadas na conclusão da obra, em 1977.

Para Fazzini, este trabalho representa a ressurreição de Cristo, que emerge de uma cratera produzida por uma explosão nuclear no Jardim de Getsêmani.

Em comemoração da Páscoa de 2013, o Correio Vaticano emitiu um selo postal retratando a escultura.

Em 2011, a escultura passou por um processo de restauração que consistiu na remoção de partículas como poeira e graxa acumuladas na superfície e na correção da oxidação, típica do cobre e seus compostos, objetivando devolver à obra sua forma e brilho originais.


Argos – O Cão fiel


 

Na Odisseia de Homero, Argos é o fiel cão de Odisseu/Ulisses. Após 20 anos lutando para chegar a Itaca, Ulisses finalmente alcança a sua terra natal. Na sua ausência, alguns pretendentes invadiram sua casa na esperança de se casarem com sua esposa Penélope.

A fim de, secretamente reentrar em sua casa, em última análise para atacar de surpresa os pretendentes, Odisseu disfarça-se de mendigo, e apenas seu filho Telêmaco descobre sua verdadeira identidade.

Assim que Odisseu se aproxima de sua casa pela primeira vez em 20 anos, ele encontra Argos deitado, negligenciado em uma pilha de estrume de vaca, infestado de piolhos, velho e muito cansado.

Este é um nítido contraste com o cão que Ulisses deixou para trás; Argos costumava ser conhecido por sua velocidade e força, e suas habilidades superiores de rastreamento. Argos reconhece Ulisses de uma só vez, e ele tem apenas a força suficiente para mexer seus ouvidos e abanar a cauda, mas não pode se levantar para cumprimentar seu mestre.

Assim que Ulisses passa (mas não sem derramar uma lágrima por seu lindo cão deitado em adubo) e entra em sua sala, Argos morre. Isto é importante porque se Argos vivesse, ele sem dúvida iria chamar a atenção de Odisseu e arruinar seu plano de matar os invasores.

A simplicidade das relações entre Argos e Ulisses permite a sua reunião em ser imediata e sincera. Ao contrário de seu relacionamento com a esposa Penélope, Odisseu não precisa se preocupar em como os 20 anos de distância afetaram seu relacionamento com Argos.

Seu relacionamento com seu cão, embora forte, é muito mais simples e mais fácil de continuar do que qualquer relação com sua família ou amigos que aguardavam seu retorno.

Excerto da odisseia

"Assim falavam ambos entre si, quando um cão, deitado, ergue a cabeça e as orelhas; era Argos que, outrora, o valoroso Odisseu treinara, sem disso tirar prazer, já que tivera antes que partir para a santa Ílion.

Com os rapazes o cão passara a vida atrás dos cervos, lebres e carneiros selvagens. Mas agora, com o chefe ausente, fora largado ali, numa estrumeira diante do portal, onde se fizera o depósito de adubo, que bois e mulas forneciam as riados de Odisseu, quando tinham de buscar fertilizantes para seus vastos domínios.

Assim jazia o velho Argos, cheio de parasitos. Então, como reconhecesse Ulisses, bem perto dele, abanou a cauda e abaixou as orelhas, falta de forças para alcançar o dono. Mas o herói o vendo, enxugou uma lágrima, que lhe. escapara sem que Eumeu a percebesse.

E bem depressa dirigiu-se ao outro: 'Eumeu! Que estranho cão é esse na estrumeira! Que belas linhas! Mas já não posso saber se era tão rápido na corrida quanto parece belo.

Ou talvez não passasse de um desses cães ao pé da mesa, de quem os reis se ocupam nada mais que para exibi-los?'

E tu, porqueiro Eumeu, assim lhe respondeste: 'É o cão daquele chefe que morreu longe de nós. Se o tivesses visto, em plena força, no dia em que Odisseu, partindo para Tróia, o abandonou, bem louvarias seu vigor e rapidez!

Jamais, nas profundezas da floresta, nenhum bicho feroz lhe escapou, tão depressa o visse. Que grande farejador! Mas hoje é presa da decadência; e o real dono pereceu alhures, longe da pátria.

As mulheres já não cuidam natais dele; são negligentes, pois servidores, logo que os patrões não mais exercem sua autoridade, também não querem trabalhar com zelo. É que Zeus, de voz tronitroante, reduz à metade o mérito do homem sobre quem se abate o dia da servidão.'

Assim falando penetrou nos aposentos senhoriais e, indo diretamente ao salão, aí encontrou os pretendentes. Já então Argos recebera a negra morte, cumprindo seu destino logo após rever Odisseu, vinte anos depois que ele partira."


segunda-feira, fevereiro 05, 2024

O íbex dos Alpes


 

O íbex (Capra ibex) é uma espécie de mamífero bovídeo caprino, em estado selvagem na Europa. Esta espécie habita as regiões montanhosas dos Alpes, em zonas de vegetação esparsa.

Também é conhecido pelo nome de íbex-dos-alpes. Os machos do íbex-dos-alpes atingem cerca de 1 metro de altura e 100 kg de peso e apresentam cornos longos e encurvados que podem medir até 1 metro.

As fêmeas são menores, em torno de metade do tamanho dos machos, e não possuem cornos. Os sexos vivem em separado, em manadas de machos e fêmeas com crias, e só se juntam na época de reprodução que decorre no Outono. As crias nascem geralmente em maio.

Como resultado de caça excessiva e vários conflitos armados na região, o íbex dos Alpes quase se extinguiu no início do século XIX. Em 1816, os últimos animais que viviam na área de Gran Paradiso foram protegidos, mas a caça furtiva continuou.

A situação da espécie degradou-se até 1854, quando o rei Vitor Emanuel II da Itália colocou os últimos exemplares sob a sua proteção pessoal. 

A população recuperou, graças a esforços de conservação e programas de reprodução em cativeiro, e foi reintroduzida na natureza. Atualmente existem cerca de 30 000 exemplares, não sendo considerada uma espécie ameaçada.


Ritual Romano


 

O Ritual Romano é um livro litúrgico que contém todos os rituais normalmente administrados por um padre, incluindo o único ritual formal para exorcismo sancionado pela igreja Católica Romana até finais século do XX ritual para abençoar água, imagens e etc.

Além do exorcismo de demônios, esse manual de serviço para padres também contém instruções para o exorcismo de casas e outros lugares que se acredita estarem infestados por entidades malignas.

Escrito no ano de 1614 durante o papado do Papa Paulo V, o Ritual Romano (Rituale Romanum) alertava os padres contra realizar os ritos de exorcismo em indivíduos que não estejam realmente possuídos.

Mas com o avanço da ciência médica que podia diagnosticar com maior precisão doenças tanto físicas quanto mentais, os casos de possessão real - demoníaca (extremamente "rara"; na verdade não comprovada) e espiritual (comum) - tornaram-se muito mais difíceis de determinar.

Muito do que se acreditava ser possessão demoníaca agora é diagnosticado como sendo esquizofrenia, paranoia, distúrbio de múltipla personalidade, disfunções sexuais, histeria, e outras neuroses resultantes de obsessões e terrores da infância.

Desde sua publicação inicial no século XVII, o manual permaneceu inalterado até 1952, quando duas pequenas alterações no texto do ritual do exorcismo foram feitas. Essas revisões mudaram, por exemplo, o texto em uma linha que dizia "sintomas de possessão são sinais da presença do demônio" para "sintomas de possessão podem ser sinal de demônio".

Em outra sentença original, referia à pessoas sofrendo de condições além da possessão demoníaca ou espiritual como "aqueles que sofrem de melancolia ou outras enfermidades", e foi modificada para "aqueles que sofrem de enfermidades, particularmente enfermidades mentais".

Há padres, em número cada vez maior, que acreditam na existência de possessão demoníaca e enumeram sinais que indicam sua presença. De acordo com esses membros do clero, se um indivíduo demonstra habilidades paranormais, manifesta força física sobre-humana e, principalmente, fala em línguas desconhecidas, então ele pode ser um candidato para o ritual de exorcismo.

A Igreja pode considerar esse indivíduo possuído quando os sintomas citados anteriormente são acompanhados de repulsa extrema por objetos sagrados. Um padre treinado na expulsão de demônios e espíritos malignos é então convocado e, somente após receber permissão de um bispo, pode realizar o centenário ritual do exorcismo.

O Ritual

Exorcistas raramente ou nunca trabalham sozinhos. Normalmente são auxiliadas por, no mínimo, três outras pessoas. Uma delas é geralmente um padre mais jovem e menos experiente que está ou esteve sob treinamento para realização de exorcismos. Seu papel central é continuar o exorcismo e assumir o ritual, caso o exorcista fique muito fraco para continuar ou se ele morrer.

A segunda pessoa que serve de assistente para o exorcista é, na maioria dos casos, um médico cuja responsabilidade é administrar qualquer medicação ou tratamento que a vítima da possessão precise, pois sob nenhuma circunstância o exorcista pode fazer isso.

A terceira pessoa é tradicionalmente um homem parente da pessoa possuída - normalmente o pai, irmão ou marido. Em alguns casos pode ser um amigo de confiança da família. Mas, em qualquer caso, é imperativo que esteja em boas condições de saúde e seja forte - tanto física como mentalmente. Se a pessoa possuída é uma mulher, muitos exorcistas providenciam que outra mulher esteja presente durante o ritual para evitar escândalos.

Antes de realizar o ritual do exorcismo, é costumeiro que o padre faça uma boa confissão e seja absolvido de todos os seus pecados para o caso de o espírito ou demônio que ele enfrentará tente usá-los contra ele durante o ritual.

Ele então veste os trajes necessários para os padres exorcistas (uma sobrepeliz e uma estola roxa) e inicia o ritual. Durante o exorcismo, certas orações prescritas, tais como o Peter Noster (o Pai-Nosso), as Litanias dos Santos e o Salmo 53, são recitadas sobre o indivíduo possuído, frequentemente em latim, uma vez que se acredita que as orações são mais eficientes quando recitadas nessa antiga língua.

Ao longo dessas recitações, o exorcista tradicionalmente faz o sinal-da-cruz, lê as escrituras e, às vezes, coloca suas mãos sobre a vítima. Ele também exige que o espírito maligno ou demônio que possuiu a pessoa revele seu nome e natureza, sucumba ao Filho de Deus e deixe sua vítima humana em paz.

Quando o espírito maligno ou demônio finalmente parte, o exorcista reza a Jesus Cristo e pede que ele conceda sua divina ajuda e proteção à pessoa, que normalmente não retém memórias claras de sua possessão demoníaca ou do exorcismo.

Se, todavia, o ritual de exorcismo não é bem-sucedido em expulsar o espírito maligno ou demônio de sua vítima, ele é então realizado repetidamente até que a entidade deixe o local. Isso pode levar horas, dias ou até mais tempo.