RMS Titanic - O Navio dos Sonhos - A
primeira vez que eu ouvi falar do Titanic, era ainda criança e
assistindo o seriado Túnel do Tempo que fez muito sucesso na década
de 1960. Daí para cá, fiquei impressionado com o navio e sua história.
É claro que em apenas um
capítulo de um seriado não dava a dimensão do navio e nem do estrago causado
aos passageiros e tripulantes. Passei então a procurar saber bem mais sobre o
assunto.
Então quando em 1997 é
lançado o filme de James Cameron que foi um sucesso
estrondoso, cada vez mais aguçou a minha curiosidade em relação ao assunto.
Com as facilidades da internet,
do Google e da Wikipédia, fiquei um pesquisador do
desastre. O Titanic foi realmente uma obra esplendorosa para a
época.
A White Star Line era
uma empresa que possuía grandes navios, mas em março de 1909 resolveu inovar
sua frota com navios bem mais potentes e gigantescos e para isso contratou os
estaleiros da Harland and Wolff em Belfast.
O Titanic era
o segundo da Classe Olimpic de transatlântico depois do RMS
Olympic e seguido pelo HMHS Britanic.
Os engenheiros navais Thomas
Andrews e Alexander Carlisle foram os projetistas e
já em maio de 1911 o Titanic foi lançado ao mar.
O pensamento dos
projetistas era fazer do Titanic o navio mais luxuoso e seguro
de sua época e se é lenda ou não, seria um navio que não afundava, no entanto,
afundou.
Em 10 de abril de 1912 a
embarcação saiu em sua viagem inaugural de Southampton para Nova
Iorque, antes passou por Cherbourg-Octeville, na França, e
por Queenstown, na Irlanda.
As 23h40 do dia 14 de abril
de 1912 o Titanic colidiu com um iceberg na proa dianteira do lado
direito naufragando na madrugada do dia seguinte com mais de 1.500 pessoas a
bordo.
Pode se considerar que foi
um dos maiores acidentes marítimos de todos os tempos.
Como o Titanic era
considerado um navio que não afundava, muitos procedimentos foram deixados de
lado, como de evacuação emergencial, nas regulamentações marítimas e pontos
fracos no projeto e até o uso de materiais de pouca resistência como chapas de
aço de segunda categoria.
Depois do fato consumado,
foram abertos inquéritos nos Estados Unidos e no Reino
Unido, proporcionando mudanças nas leis internacionais de navegação
que permanecem até hoje.
Os destroços do Titanic
repousaram solitário no fundo do mar por décadas, até que em 1985 uma equipe
liderada por Robert Ballaed localizou o navio a 3.843 metro de
profundidade e a 650 quilômetros ao sudeste de Terra Nova, no Canadá.
Sua história e naufrágio
permanecem no imaginário popular, levando à produção de vários livros e filmes
a seu respeito, mais notavelmente o filme Titanic, de 1997.
Até hoje o Titanic é
um dos navios mais famosos da história, com seus destroços atraindo várias
expedições de exploração ao longo dos anos.
Antecedentes do Titanic
As disputas comerciais
sempre existiram e nunca terá fim. Josef Bruce Ismay, presidente da White Star
Line e William Pierre que era o 1º Barão Pierre e presidente da Harland and
Wolff, tiveram a ideia no ano de 1907 de desbancar a Cunard Line que era a dona
do RMS Lusitânia e do RMS Mauritânia que na
época eram os navios mais imponentes.
Em 31 de julho de 1908, Bruce Ismay aprovou o audacioso projeto de construção e assinou um acordo com os
estaleiros.
Em referência a três raças
da mitologia grega: olimpianos, titãs e gigantes, a denominação dos navios
seria definida como Olimpic, Titanic e Gigantic, esse último depois alterado
para Britanic.
Denominadas de Classe
Olimpic, eles seriam as embarcações mais luxuosas, seguras e rápidas feitas até
então e estaria a altura de competir com os rivais britânicos e alemães.
Em Belfast na Irlanda, nos
escritórios da Harland and Wolff, aos engenheiros navais Alexander Carlisle,
que era cunhado do Barão Pirrie e responsável pelas decorações, instalações e
dispositivos de segurança, o sobrinho de Pirrie o engenheiro Thomas Andrews que
era chefe do Departamento de Desenho Naval.
Repentinamente, Carlisle se
aposentou em 1910 enquanto o Olimpic e o Titanic ainda estavam em construção e
Thomas Andrews ficou como responsável geral do projeto, dos estaleiros e da
construção.
Houve rumores de que o
engenheiro Carlisle abandou o projeto devido a sua intenção de colocar 66 botes
salva-vidas a bordo do navio e Ismay rejeitou por questões de estética.
Não houve contrato formal
em a Harland and Wolff e a White Star Line, pois as empresas tinham décadas de
relação comercial. Pirrie contratou o fotógrafo Robert Welch para documentar o
andamento da construção das embarcações.
O resultado é que o Titanic
foi um navio gigantesco, partiu na sua primeira viagem e naufragou sem chegar
ao destino.
Mais ou menos as 23:40 hs
do dia 14 de abril de 1912 o navio chocou-se com um iceberg e as 2:20 hs do dia
15 de abril, foi totalmente engolido pelo oceano gelado, levando consigo muitas
vidas.
Francisco Silva Sousa -
Foto: Pixabay
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