Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, março 25, 2023

Depressão - É a dor de apenas existir e não viver.

Depressão - É a dor de apenas existir e não viver. - Depressão é a dor de acordar e não ter forças para enfrentar o dia, de sentir o peso das horas que parecem não passar nunca, de sentir que toda a sua disposição e energia ficaram na cama e que, de alguma forma, você terá que arrumar meios para enfrentar o dia.

É a dor de querer que a semana passe rápido e de tentar passar as horas do final de semana dormindo, de querer um alívio que nos faça dormir e acordar só quando tudo estiver bem.

Depressão é a dor de apenas existir e não viver.

Não é fácil não ter mais perspectivas quanto ao futuro, não alimentar sonhos e não querer planejar. Não é fácil olhar à sua volta e ver felicidade tão perto e ao mesmo tempo tão longe. É doloroso perceber tudo isso.

Talvez seja só mais um dia ruim mesmo, uma semana conturbada e a gente, de alguma forma, chateia-se com algumas coisas, é normal. 

Mas, depois de um tempo, a gente consegue enxergar para além do que está posto à nossa frente, a gente consegue ver as inúmeras possibilidades que temos de nos reinventar e recomeçar. 

E então eu prefiro escolher estar perto de quem me incentiva a ser melhor a cada dia, em quem não julga as minhas dores.

Eu acordo e posso até sentir vontade de ficar na cama, mas logo penso que o dia lá fora está lindo e que eu posso florescer as coisas aqui dentro. Jogo fora os espinhos que ganhei da vida e sei que as dores e os machucados não definem quem eu sou. 

Eu sou metamorfose, não sou rótulos, nem feridas, nem dores. Eu sou forte e, mesmo tendo que matar um leão por dia, aqui dentro eu continuo prosseguindo.

A psicoterapia é fundamental para nos auxiliar nesse processo doloroso de perda de sentido da vida e da nossa essência. Permite-nos o reencontro e nos ajuda a ver o mundo de outra forma. É um processo, requer tempo, mas é um benefício e tanto para a nossa vida.

E, se você conhece alguém depressivo, deixe de lado os seus julgamentos e o oriente a recorrer a uma ajuda profissional. Troque as palavras que ferem por um abraço e, ao invés de jogar o outro ainda mais no buraco, estenda a mão e o ajude a sair de lá.

 Thamilly Rozendo



 

sexta-feira, março 24, 2023

O Rei do Gado - Telenovela da Rede Globo de 1996

O Rei do Gado - Telenovela da Rede Globo de 1996 - O Rei do Gado é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 20 horas, de 17 de junho de 1996 a 14 de fevereiro de 1997, em 209 capítulos, substituindo O Fim do Mundo e sendo substituída por A Indomada. Foi a 53º “novela das oito” exibida pela emissora.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa com a colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, Carlos Araújo, Emílio Di Biase e José Luiz Fernando, Emílio Di Biase e José Luiz Villamarim, sob direção geral e núcleo de Luiz Fernando Carvalho.

Contou com as participações de Antônio Fagundes, Patrícia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.

Enredo

Nem o ódio entre duas famílias impediu o amor dos jovens Enrico (Leonardo Brício) e Giovanna (Letícia Spiller). Os Mezenga e os Berdinazzi são vizinhos, e, por causa de uma cerca no limite de suas propriedades, vivem uma guerra sem precedentes.

As duas famílias proíbem o amor entre Enrico, filho de Antônio (Antônio Fagundes) e Nena Mezenga (Vera Fischer), e Giovanna, filha de Giuseppe (Tarcísio Meira) e Marieta Berdinazzi (Eva Wilma).

Os dois se casam e mesmo depois de casados não conseguem viver esse amor, por isso fogem.

O filho de Enrico e Giovanna, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), cresce e se transforma num dos maiores criadores de gado do país, conhecido como o Rei do Gado.

Ele sabe do ódio que separou as famílias de seus pais, e nunca conheceu os parentes de sua mãe: os avôs e os tios, Bruno, que morreu na guerra, e Giácomo Guilherme (Manoel Boucinhas), que morreu pobre.

Só sabe que o outro tio, Geremias Berdinazzi (Raul Cortez), tornou-se um rico fazendeiro.

Mas o velho Geremias é um homem solitário que não reconhece os Mezenga como membros de sua família, e cujo único sonho é encontrar Marieta - a sobrinha que ele nunca conheceu filha de seu irmão Giácomo Guilherme - e deixar para ela toda sua fortuna.

Bruno Mezenga, por sua vez, vive um casamento fracassado com Léia (Silvia Pfeifer), uma esposa infiel que o trai com Ralf (Oscar Magrine), um mau-caráter.

O casal tem dois filhos: Lia que se apaixonou pelo peão Pirilampo (Almir Sater), e Marcos (Fábio Assunção), que vive um atribulado romance com Liliana (Mariana Lima), filha de Roberto Caxias (Carlos Vereza), um senador da República.

Mas as vidas de Bruno Mezenga e Geremias Berdinazzi mudam completamente com a chegada de duas mulheres. Marieta (Glória Pires), que julga ser a sobrinha desaparecida de Geremias; e Luana (Patrícia Pilar), uma boia-fria sem passado por quem Bruno se apaixona.

Na reta final Ralf é assassinado. Rafaela é desmascarada e viaja para longe. Geremias e Bruno fazem as pazes. Léia acaba sozinha e dona de uma boutique. Geremias e Judite se casam e Bruno e Marieta (Luana) terminam felizes.



 

 

 

Viver a vida



Você pode passar a sua vida inteira viajando, trabalhando, estudando. Pode passar sua juventude se divertindo, saindo com os amigos. Pode aprender inglês, francês e espanhol.

Fazer o mestrado ou o doutorado dos sonhos. Almejar o mais alto cargo da sua classe. Você pode ler mil livros.

Comer os melhores doces. Tomar os melhores vinhos. Você pode ver as paisagens mais lindas que existe nesse mundo. Você pode ter feito tudo o que teve vontade e sonhou, e tudo isso ficará marcado na sua história, como lembranças preciosas de quem viveu muito bem.

Mas se ao final da vida, você não tiver alguém para quem contar suas melhores aventuras, rir com as mudanças físicas em suas fotos, preparar-lhe um café da tarde, segurar sua mão na hora da dor, sair correndo para comprar aquele remédio ou simplesmente esperar ansiosamente a sua volta para casa.

Você pode ter vivido o que desejou, mas não viveu uma das grandes dádivas dessa vida, o amor. 

 Marcelle Beathriz

Estamos Neuróticos


Faz sentido que se esteja a enviar para o espaço uma sonda para explorar Plutão enquanto aqui as pessoas morrem de fome?

Estamos neuróticos.

Não só existe desigualdade na distribuição da riqueza como também na satisfação das necessidades básicas.

Não nos orientamos por um sentido de racionalidade mínima.

A Terra está rodeada de milhares de satélites, podemos ter em casa cem canais de televisão, mas para que nos serve isto neste mundo onde tantos morrem?

É uma neurose coletiva, as pessoas já não sabem o que é que lhes é essencial para a sua felicidade! 

José Saramago

quinta-feira, março 23, 2023

Recolher-se


O amor nos tira o sono, nos tira do sério, tira o tapete debaixo dos nossos pés, faz com que nos defrontemos com medos e fraquezas aparentemente superados, mas também com insuspeita audácia e generosidade. 

E como habitualmente tem um fim - que é dor - complica a vida. Por outro lado, é um maravilhoso ladrão da nossa arrogância.

Quem nos quiser amar agora terá de vir com calma, terá de vir com jeito. 

Somos um território mais difícil de invadir, porque levantamos muros, inseguros de nossas forças disfarçamos a fragilidade com altas torres e ares imponentes.

A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura.

Às vezes é preciso recolher-se.

Lya Luft 

Encontro


Todos falam do que encontraram no caminho. Alguns falam também do que não encontraram. E uns tantos se referem ao que não é possível encontrar.

Mas há quem fale de um encontro que surge de uma emboscada entre as mãos como uma andorinha que nunca foi parte de nenhum bando, como um gesto secreto que recolha a compaixão que falta nos encontros.

Todo o encontro nasce como a água perante a sede. O resto é uma miragem que não chega sequer a desconcertar o deserto.                                   
(A árvore derrubada pelos frutos)

Roberto Juarroz 

Cativar

 / 


Que quer dizer "cativar"?

- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."

- Criar laços?

- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti.

E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas.

Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo.

Antoine Saint Exupéry

quarta-feira, março 22, 2023

Operação Valquíria de Stauffenberg


Claus Philipp Maria Schenk Graf von Stauffenberg nasceu em Jettingen-Scheppach, Alemanha no dia 15 de novembro de 1907. 

Foi um oficial do exército alemão mais conhecido por sua participação na liderança do Atentado de 20 de julho de 1944, que tentou assassinar Adolf Hitler e remover o Partido Nazista do poder (Operação Valquíria).

Junto com outros oficiais, como Henning von Tresckow e Hans Oster, ele era uma das figuras centrais da Resistência Alemã dentro da Wehrmacht. Após o fracassado atentado contra Hitler, ele e outros conspiradores foram executados pelos nazistas.

Carreira Militar

O nome completo de Stauffenberg era Claus Philipp Maria Justinian, seguido do título Conde de Stauffenberg. 

Pertencia a uma família nobre da Baviera, tradicionalmente católica, mais precisamente ligada ao antigo Reino de Wurttemberg, detentores do título nobiliárquico de graf, que na nobreza latina equivale-se ao conde. 

Seus pais eram Alfred Schenk Graf von Stauffenberg e Caroline Schenk Gräfin von Stauffenberg.

Claus era um intelectual e estudou literatura e história antes de se juntar ao exército alemão. Foi o oficial alemão mais jovem a chegar ao posto de coronel, sendo uma estrela em ascendência no exército (Heer) das forças armadas alemãs (a Wehrmacht).

É sabido que Stauffenberg concordava com alguns aspectos da ideologia nacionalista do Partido Nazista alemão, chegando a apoiar a invasão da Alemanha contra a Polônia. 

Ele ainda foi ouvido fazendo comentários antissemitas e expressou apoio pelo uso de mão de obra escrava polonesa. 

Ainda assim, ele já era conhecido por não ser um simpatizante entusiasmado, expressando repugnância com várias ideologias nazistas e se recusou a se tornar um membro do partido.

 Stauffenberg vacilava entre o seu desgosto pessoal por Hitler e o respeito pelo que o Fuhrer havia feito com o país, rearmando o exército e reerguendo a nação. 

Mas, testemunhando o tratamento dispensado aos judeus alemães, e a supressão religiosa ofenderam o senso de catolicismo e moralidade de Stauffenberg.

Foi ferido num ataque aéreo em 7 de abril de 1943 na campanha Norte-Africana quando servia no Afrika Korps. Perdeu dois dedos da mão esquerda, a mão direita e o olho esquerdo, além de graves ferimentos no joelho.

Conspiração

Stauffenberg, junto com outros vários militares alemães que já não suportavam as ordens de Hitler, organizou um atentado a bomba contra o mesmo. Tinham em mente levar duas pastas com explosivos a uma reunião militar onde ele estaria presente. 

Todo projeto foi coordenado com ajuda de cúmplices que aguardariam Stauffenberg colocar os dispositivos próximos a Hitler. Antes da explosão, ele forjaria uma saída inesperada da sala, alegando querer dar um telefonema.

Foi um dos principais articuladores deste malsucedido atentado que tentou remover o líder nazista do poder. 

A tentativa de matar Hitler aconteceu em seu quartel-general, conhecido como a " Toca do Lobo” situado nas proximidades de Rastenburg (atualmente Kętrzyn, junto à aldeia à época chamada Görlitz hoje Gierłoż na Prússia Oriental, atual território da Polônia).

O fracasso

Stauffenberg carregou consigo as duas pastas com 1 kg de explosivos cada uma, sendo que só conseguiu levar uma das bombas à sala de reunião onde ocorreu o atentado. 

Os explosivos foram preparados para simularem o efeito de uma bomba britânica. Isto foi feito para encobrir a ação dos conspiradores. Uma grande e pesada mesa de madeira de carvalho protegeu o Fuhrer da explosão.

Entre 11 feridos e 4 mortos, Hitler teve apenas ferimentos leves. Enquanto recebia socorro médico, Hitler disse: "eu sou imortal".

Horas mais tarde, Hitler recebeu Benito Mussolini no local. O duce fica impressionado com os estragos causados pela explosão. Mas o líder italiano vê um bom presságio no fato de Hitler ter sobrevivido.

Traição

Este mal sucedido atentado custou a vida do Coronel von Stauffenberg e de outros conspiradores que se encontravam em Berlim. Foram traídos por um cúmplice o general Friedrich Fromm. Ao saber que Hitler tinha sobrevivido, 

Fromm denunciou seus companheiros como os Generais Friedrich Olbricht, Hoepner, Erwin von Witzleben (posteriormente enforcado), o Coronel Mertz e o Tenente Werner von Heaften, os quais foram fuzilados naquele mesmo dia, após julgamento sumário.

No dia seguinte, uma lista com nomes do futuro governo da Alemanha pós-Hitler foi encontrada no cofre de Fromm. Esta era a prova de que ele participara do atentado e tentativa de golpe de estado. 

O ministro Albert Speer, em vão, tentou interceder em seu favor. Friedrich Fromm foi condenado a morte e fuzilado em 12 de março de 1945.

Conforme apresentado no filme The Desert Fox: The Story of Rommel, o outro suspeito de participar da conspiração, o Marechal de Campo Erwin Rommel, conhecido como a “Raposa do Deserto", foi concedida a opção de suicidar-se, de que ele fez uso.

Morte

Claus von Stauffenberg disse à sua família:

"se eu conseguir, serei chamado pelo povo alemão de traidor, mas se eu não conseguir, estarei traindo minha consciência".

Atualmente Von Stauffenberg é considerado o modelo de soldado alemão pelo Bundeswehr: "um cidadão fardado".

Foi fuzilado nas primeiras horas do dia 21 de julho de 1944 no Bendlerblock de Berlim. Diante do pelotão de fuzilamento, suas últimas palavras foram:

– "Es lebe das heilige Deutschland! (Vida Longa para a sagrada Alemanha!)"

Encontra-se sepultado no Memorial para a Resistência Alemã, na Stauffenbergstrasse, Berlim, Alemanha.





 

 

Ilha



Ilha não é só um pedaço de terra cercado d'água por tudo que é lado.

Ilha é qualquer coisa que se desprendeu de qualquer continente.

Por exemplo: um garoto tímido abandonado pelos amigos no recreio, é uma ilha.

Um velho que esperou a visita dos netos no Natal e não apareceu ninguém, é uma ilha.

Até um cara assoviando leve, bem humorado, numa rua cheia de trânsito e stress, é uma ilha.

Tudo na gente que não morreu, cercado por tudo o que mataram, é uma ilha.

Até a lágrima é ilha, deslizando no oceano da cara.

Osvaldo Montenegro

Ponte de Oresund

Ponte de Oresund em dinamarquês ou Ponte de Oresund em sueco é uma ponte que liga a Dinamarca à Suécia, mais exatamente Copenhague a Malmo, através do estreito de Oresund. Com 7845 metros de comprimento, é a maior ponte rodo ferroviária da Europa de altura do vão acima do nível da água.

Nome

Na Suécia e na Dinamarca, a ponte é mais frequentemente referida como Öresundsbron ou Øresundsbroen, respectivamente. A própria empresa insiste em Øresundsbron, um compromisso entre as duas línguas, que simbolizaria uma identidade cultural comum da região.

O complexo rodo ferroviário de 16 km, composto por 3 partes - a ponte (7845 m), o túnel submarino (3510 m) e a ilha artificial de Pepparho (4055 m), é oficialmente designado por "Ligação de Øresund" (em dinamarquês: Øresundsforbindelsen, em sueco: Öresundsförbindelsen).

História

A construção começou em 1995. O último ponto foi construído em 14 de agosto de 1999. O custo total da obra foi de R$ 5,7 bilhões de dólares, pagos 50% por cada um dos dois países por ela interligados. 

O Príncipe herdeiro Frederico da Dinamarca e a Princesa herdeira Vitória da Suécia, se encontraram no ponto exato do meio da ponte para celebrar sua conclusão. A inauguração oficial foi em 1 de junho de2000, com a rainha Margarida II da Dinamarca e com o rei Carlos XVI da Suécia.

A ponte foi aberta ao tráfego mais tarde nesse dia. Antes da inauguração, 79.871 corredores competiram na maratona de Amager (na Dinamarca) para Skane (na Suécia), em 12 de junho de 2000. A ponte foi concluída três meses antes da data prevista.

A divisão em três partes distintas, conforme supramencionado, apesar de mais cara do que uma hipotética estrutura constituída unicamente como ponte, justifica-se por duas razões principais.

Primeiramente, para substituir o trecho em túnel submarino por uma ponte, seriam necessários vãos muito largos e pilares muito elevados, dado o porte dos grandes navios que atravessam a região.

Em segundo lugar, ainda que a primeira solução fosse tecnicamente viável, o aeroporto internacional de Compenhague fica nas proximidades o que faria deste trecho hipotético um significativo risco para a aviação.

Ademais, por consequência, a parte formada pela ponte fica justamente do lado oposto à Compenhague,

Inicialmente, o uso da ponte não era tão grande como esperado, que era geralmente atribuído aos custos da travessia. Entanto, em 2005 e 2006, houve um rápido aumento do volume de tráfego sobre a ponte.

Este fenômeno pode ser devido à migração pendular entre Copenhague e Malmö, já que os custos de moradia no lado sueco eram mais baratos. A tarifa do pedágio (portagem) na época era de 260 coroas dinamarquesas, que equivaliam a 325 coroas suecas ou a 36 euros (no entanto, descontos de até 75% estão disponíveis para os utilizadores regulares).

Em 2007, quase 25 milhões de pessoas viajaram ao longo da ponte, totalizando a soma de 15,2 milhões de euros pagos nos pontos de pedágios por carros e ônibus e 9,6 milhões de euros em passagens de trem.

Características

A ponte tem um dos mais longos vãos do mundo (em 490 metros). A altura do pilar é de 204 metros. O comprimento total da ponte é de 7845 metros, que é aproximadamente metade da distância entre as terras dinamarquesas e suecas, e o seu peso é 82 mil toneladas.

Na ponte, os dois traçados ferroviários estão abaixo do tabuleiro com quatro faixas de rodagem rodoviária. A ponte tem uma folga vertical de 57 metros (187 pés), embora a maioria dos barcos de tráfego em todo o Oresund ainda passe sobre o estreito de Drogden (onde se situa o túnel). A ponte foi projetada por Arup.

Para a construção do túnel, o leito do mar foi escavado por cerca de 4 km, inclusive enfrentando dificuldades em trechos com rochas de alta dureza.

Sua estrutura é formada por 20 grandes blocos de concreto moldados em canteiros, transportados por um conjunto de balsas e assentados na rocha escavada com precisão milimétrica.

A ilha artificial, por sua vez, foi produzida a partir de rochas, areia dragada do fundo do mar e entulhos produzidos pela construção da ponte.




terça-feira, março 21, 2023

Vanusa - Cantora de Sucesso


 

Vanusa - Cantora de Sucesso - Vanusa Santos Flores, conhecida como Vanusa nasceu em Cruzeiro – SP, no dia 22 de setembro de 1947. Foi uma cantora e compositora de muito sucesso na música popular brasileira.

Filha do ex-futebolista Luís dos Santos Flores e Noêmia Albino, Vanusa nasceu na cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba paulista, sendo criada nas cidades mineiras de Uberaba e Frutal.

Aos dezesseis anos, tornou-se vocalista do conjunto Golden Lions. Em uma das apresentações foi ouvida por Sidney Carvalho, da agência de propaganda Prosperi, Magaldi & Maia, que a convidou para ir a São Paulo.

Em 1966, durante os últimos anos do movimento cultural Jovem Guarda, apresentou-se no programa O Bom, de Eduardo Araújo, na extinta TV Excelsior de São Paulo. Logo, foi contratada pela RCA Victor e ganhou êxito com a canção "Pra Nunca Mais Chorar" (Eduardo Araújo e Carlos Imperial). 

O sucesso a fez participar do programa Jovem Guarda, da TV Record, em suas duas últimas edições.

Em 1968, gravou seu primeiro álbum, Vanusa, estreando ainda como compositora em três canções, uma delas em parceria com David Miranda. Cinco anos depois, em seu quarto LP, já como contratada da gravadora Continental, lançou seu maior sucesso: "Manhãs de Setembro", composta com Mário Campanha.

Em 1975, lançou outro hit: "Paralelas", uma composição de Belchior. Em 1977, protagonizou ao lado de Ronnie Von a telenovela Cinderela 77, da Rede Tupi. Vanusa participou das novelas Marron Glacê e O Amor é Nosso.

Em 1997, publicou sua autobiografia, "Vanusa - A Vida Não Pode Ser Só Isso!", pela editora Saraiva. Em 2005, participou de vários concertos comemorativos aos 40 anos da Jovem Guarda. 

Em 2015, lançou seu primeiro álbum de canções inéditas em vinte anos: "Vanusa Santos Flores", produzido por Zeca Baleiro. A cantora foi casada duas vezes, uma com o músico Antônio Marcos e outra com o ator e diretor de televisão Augusto César Vannucci.

Em março de 2009, ao participar do primeiro encontro estadual para agentes públicos na Assembleia Legislativa de São Paulo, Vanusa cantou o Hino Nacional Brasileiro de forma desafinada e errada. 

Mais tarde alegou a má interpretação por estar sob a ação de um remédio contra labirintite, errando a letra. 

No ano seguinte, a cantora voltou a ter problemas em outra apresentação, ao cantar no Parque do Idoso, em Manaus, em um evento em homenagem ao Dia dos Pais. 

Ela errou a letra de Sonhos de Um Palhaço de seu ex-marido Antônio Marcos, e para compensar o equívoco, cantou um trecho de Como Vai Você, outra canção de Antônio Marcos. Segundo ela, sempre confundia as duas canções.

Em setembro de 2020, a cantora foi internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital dos Estivadores, em Santos (SP), após ter apresentado quadro de pneumonia. No mês seguinte obteve alta hospitalar, depois de 32 dias de internação.

Vanusa sofria de outras doenças, como uma síndrome demencial, semelhante ao mal de Alzheimer. 

Todos esses problemas foram causados por um histórico de depressão pelo qual a artista passou durante a década de 2000, que a tornou dependente de remédios e bebidas alcoólicas.

Depois da alta hospitalar, Vanusa retornou para uma casa de repouso em Santos, onde estava morando havia dois anos. Morreu na madrugada de 8 de novembro de 2020, vitimada por uma insuficiência respiratória.