Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, fevereiro 24, 2024

Gratidão



 

Um rei tinha dez cães selvagens. Quando um servo cometia um erro ele o jogava para os cães para ser devorado. Daí um dos servos mais antigos fez algo errado. O rei ordenou que ele deveria ser jogado aos cães.

O servo disse: "Eu o servi por dez anos, por favor me dê dez dias antes de me jogar aos cães?" O rei lhe concedeu.

Na prisão o servo disse ao guarda que gostaria de servir aos cães durante os próximos dez dias.

O guarda concordou e o servo pôde alimentar os cães, limpar o canil e banhá-los com todo o carinho.

Quando os dez dias acabaram, o rei ordenou que o servo fosse jogado aos cães como punição. Quando foi lançado, todos ficaram surpresos ao ver apenas os cães vorazes lamberem os pés do servo!

O rei, perplexo com o que estava vendo, disse: "O que aconteceu com meus cães?"

O servo respondeu: "Eu servi os cães apenas dez dias e não esqueceram os meus serviços. Eu o servi por dez anos e o senhor se esqueceu de tudo no meu primeiro erro."

O rei percebeu seu erro e ordenou que o servo fosse restabelecido ao cargo".

Dedicado a todos aqueles que se esquecem de uma palavra linda: "gratidão”.

Esquecem às coisas boas que uma pessoa fez e, assim que ela comete um erro, a condenam.

Que possamos sempre ver o melhor nos outros e olharmos para os nossos erros.

Giordano Bruno: o mártir da ciência


 

No dia 17 de fevereiro de 1600, um homem foi queimado vivo na praça do Campo de Fiori, em Roma, por ordem da Inquisição. Seu nome era Giordano Bruno, e seu crime foi pensar diferente.

Giordano Bruno foi um filósofo, matemático, astrônomo, poeta e frade dominicano italiano, que viveu no século XVI. Ele defendia ideias revolucionárias para a sua época, como a de que o universo era infinito, que havia outros mundos habitados, que o sol era apenas uma estrela entre muitas, e que a Terra girava em torno dele.

Ele também questionava a natureza divina de Cristo, a virgindade de Maria, a Trindade e a transubstanciação. Bruno foi um dos primeiros a apoiar o modelo heliocêntrico de Copérnico, que colocava o sol no centro do sistema solar, contrariando a visão geocêntrica da Igreja Católica, que afirmava que a Terra era o centro do universo e que tudo girava em torno dela.

Bruno foi além de Copérnico, e propôs que o universo não tinha limites nem centro, e que as estrelas eram sóis distantes, cercados por seus próprios planetas.

Bruno também se interessava por temas esotéricos, como a magia, a cabala, o hermetismo e a mnemônica, uma técnica de memorização baseada em imagens e associações. Ele escreveu vários livros sobre esses assuntos, além de obras filosóficas, poéticas e teatrais.

Por causa de suas ideias heterodoxas, Bruno teve que fugir de vários lugares onde morou, como Nápoles, Gênova, Paris, Londres, Oxford, Wittenberg, Praga e Frankfurt.

Ele foi perseguido tanto pela Igreja Católica quanto pelas igrejas protestantes, que o consideravam herege e blasfemo. Em 1592, Bruno foi a Veneza, a convite de um nobre chamado Giovanni Mocenigo, que queria aprender sua técnica de memorização.

Mocenigo, porém, era um espião da Inquisição, e o denunciou às autoridades. Bruno foi preso e interrogado em Veneza, e depois transferido para Roma, onde ficou encarcerado por sete anos.

Durante o seu julgamento, Bruno foi acusado de negar várias doutrinas católicas essenciais. A Inquisição exigiu que ele se retratasse de suas teorias, mas Bruno se recusou, dizendo que não tinha nada a se arrepender, e que suas ideias eram filosóficas e não religiosas.

Em 8 de fevereiro de 1600, Bruno foi condenado à morte na fogueira, como um “herege impenitente, obstinado e pertinaz”. Nove dias depois, ele foi levado ao Campo de Fiori, onde foi amordaçado, amarrado a um poste e queimado vivo.

Dizem que, antes de morrer, ele olhou para os seus juízes e disse: “Talvez vocês tenham mais medo de pronunciar a minha sentença do que eu de recebê-la”.

A morte de Bruno foi um dos episódios mais trágicos e emblemáticos da história do livre pensamento e da ciência. Bruno foi um visionário, que antecipou conceitos que só seriam confirmados séculos depois, como a teoria do Big Bang e a existência de exoplanetas.

Ele também foi um mártir, que pagou com a vida por defender a sua liberdade de expressão e de investigação. Hoje, no lugar onde Bruno foi queimado, há uma estátua em sua homenagem, erguida em 1889 por iniciativa de um grupo de intelectuais e artistas.

A estátua mostra Bruno de pé, com um olhar desafiador, segurando um livro na mão. Em sua base, há uma inscrição que diz: “A Bruno - o século que ele previu - aqui, onde o fogo ardeu”.

Giordano Bruno é um exemplo de coragem, de curiosidade e de busca pela verdade. Ele nos inspira a questionar o que nos é imposto, a explorar o que nos é desconhecido, e a admirar o que nos é maravilhoso. Ele nos lembra que o universo é maior do que imaginamos, e que nós somos parte dele.” (Watechika Dali)

sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Manshiyat Nasser, Egito – A Cidade da Reciclagem




Manshiyat Nasser é um dos nove distritos que compõem o Área Oeste do Cairo, Egito. Abrange 5,54 quilômetros quadrados e abrigava 258.372 pessoas no censo de 2017. Faz fronteira com a cidade de Nasr a leste, com os distritos centrais do Cairo a oeste (Cairo histórico) e com o distrito de Mokattam ao sul.

É famosa pelo bairro Garbage City, que é uma favela no extremo sul de Manshiyat Naser, na base das colinas de Mokattam, nos arredores do Cairo. Sendo a maior concentração de coletores de lixo "Zabbaleen” do Cairo, sua economia gira em torno da coleta e reciclagem do lixo da cidade.

Embora Manshiyat Naser tenha ruas, lojas e apartamentos como outras áreas da cidade, carece de infraestrutura e muitas vezes não tem água tratada, esgoto ou eletricidade. 

O distrito de Manshiyat Nasser abrange oito shiakhas que incluem al-Mujawirin, Sultan Qaytbay e Sultan Barquq no cemitério histórico do Cairo oriental (ás vezes conhecido como a Cidade dos Mortos).

Al-Kahzzan (popularmente conhecido como Zabbalin ou Grabage City) até al -Mahagir (literalmente pedreiras, também conhecidas como Ezbet Bekheit) que cobrem as pedreiras abandonadas no sopé ocidental do planalto Moqattam, e al-Duweika (Al-Doweiqa) na extremidade norte do planalto Moqattam.

Os cristãos coptas eram originalmente os habitantes predominantes de Manshiyat Naser, embora nas últimas décadas a população muçulmana da área tenha crescido. Os cristãos são conhecidos por pastorear porcos na cidade, que são alimentados com pedaços de lixo comestíveis e comercializados em todo o Cairo para estabelecimentos cristãos coptas. 

No entanto, na primavera de 2009, o governo egípcio, em resposta à ameaça mundial da gripe suína, embarcou num programa massivo para abater os rebanhos de porcos em Manshiyat Naser.

A Catedral da Caverna ou Igreja de São Samaano, usada pelos cristãos coptas na Cidade do Lixo, é a maior igreja do Oriente Médio, com capacidade para 15.000 pessoas.

Lixo e reciclagem

O lixo da cidade é levado para a Cidade do Lixo em Manshiyat Naser pelos Zabbaleen (coletores de lixo), que então separam o lixo para tentar recuperar quaisquer itens potencialmente úteis ou recicláveis. 

As famílias normalmente se especializam em um determinado tipo de lixo que separam e vendem – um quarto com crianças separando garrafas plásticas, enquanto o outro com mulheres separando latas do resto. 

Qualquer coisa que possa ser reutilizada ou reciclada é salva por uma das inúmeras famílias de Manshiyat Naser. Vários produtos reciclados de papel e vidro são fabricados e vendidos na cidade, enquanto o metal é vendido por quilo para ser derretido e reutilizado. 

As carroças puxadas por cavalos ou burros costumam ser empilhadas de 2,5 a 3 m (8 a 10 pés) de altura com os produtos recicláveis. Mais de 14 mil toneladas de lixo são processadas todos os dias, 85% dos resíduos do Cairo. Alguns produtos reciclados são vendidos para a Europa e América do Norte.

O sistema econômico da Cidade do Lixo é classificado como setor informal. A maioria das famílias normalmente trabalhou na mesma área e tipo de especialização nas pilhas de lixo e continua a ganhar dinheiro suficiente para se sustentar.

Garbage Dreams é um documentário de 2009 dirigido por Mai Iskander sobre meninos nascidos e criados na Cidade do Lixo e como eles devem procurar novas maneiras de sustentar a si mesmos e a suas famílias à medida que a coleta de lixo no Cairo muda.

Um homem sábio disse uma vez


 

Não ligue para alguém mais de duas vezes continuamente. Se eles não atenderem sua ligação, eles presumem que têm algo importante para resolver;

Devolva o dinheiro que você pediu emprestado antes mesmo que a pessoa que o emprestou se lembre ou solicite. Isso mostra sua integridade e caráter. O mesmo acontece com guarda-chuvas, canetas e lancheiras.

Nunca peça o prato caro do cardápio quando alguém estiver lhe oferecendo um almoço/jantar.

Não faça perguntas estranhas como “Ah, então você ainda não é casado?” ou “Você não tem filhos” ou “Por que você não comprou uma casa?” Ou por que você não compra um carro? Pelo amor de Deus, isso não é problema seu;

Sempre abra a porta para quem vem atrás de você. Não importa se é um menino ou uma menina, sênior ou júnior. Você não fica pequeno tratando bem alguém em público;

Se você pega um táxi com um amigo e ele paga agora, tente pagar na próxima;

Respeite diferentes matizes de opinião. Lembre-se de que o que é 6 para você parecerá 9 para alguém que está à sua frente. Além disso, a segunda opinião é uma boa alternativa;

Nunca interrompa as pessoas conversando. Deixe-os derramar. Como se costuma dizer, ouça todos e filtre todos;

Se você provoca alguém e ele parece não gostar, pare e nunca mais faça isso. Incentiva a fazer mais e mostra o quanto você está agradecido;

Diga “obrigado” quando alguém estiver ajudando você.

Elogie publicamente. Criticar em particular;

Quase nunca há motivo para comentar sobre o peso de alguém. Basta dizer: "Você está fantástico". Se quiserem falar sobre perder peso, eles o farão;

Quando alguém lhe mostrar uma foto no telefone, não deslize para a esquerda ou para a direita. Você nunca sabe o que vem a seguir;

Se um colega lhe disser que tem consulta médica, não pergunte para que serve, apenas diga “Espero que você esteja bem”. Não os coloque na posição desconfortável de ter que lhe contar sua doença pessoal. Se quiserem que você saiba, farão isso sem sua curiosidade;

Trate o faxineiro com o mesmo respeito que o CEO. Ninguém fica impressionado com o quão rude você pode tratar alguém abaixo de você, mas as pessoas perceberão se você as tratar com respeito;

Se uma pessoa está falando diretamente com você, olhar para o telefone é rude;

Nunca dê conselhos até que lhe peçam;

Ao encontrar alguém depois de muito tempo, a menos que queira conversar sobre o assunto, não pergunte idade e salário;

Cuide da sua vida, a menos que algo o envolva diretamente - apenas fique fora disso;

Tire os óculos escuros se estiver conversando com alguém na rua. É um sinal de respeito. Além disso, o contato visual é tão importante quanto a sua fala;

Nunca fale sobre suas riquezas no meio dos pobres. Da mesma forma, não fale sobre seus filhos no meio da estéril.

Depois de ler uma boa mensagem tente dizer “Obrigado pela mensagem”.

Apreciação continua sendo a maneira mais fácil de conseguir o que você não tem.

Obrigado por ler!

A/D

quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Castelo de Plessis-Bourré - França


 

O Castelo de Plessis-Bourré é um castelo do Vale do Loire, na França, que se situa no território da comuna de Écuillé, no departamento de Maine-et-Loire, quinze quilómetros ao norte de Angers e a meio caminho entre os vales do Mayenne e do Sarthe.

Construído entre 1468 e 1472 por Jean Bourre, um confidente de Luís XI, figura entre os mais notáveis castelos do Loire, tendo sofrido poucas modificações quanto à sua arquitetura desde a sua construção, há mais de quatro séculos.

O castelo foi classificado como monumento histórico no dia 1 de junho de 1931, juntamente com a sua lagoa, os fossos e as avenidas. Hoje, o Château du Plessis-Bourre é detido por diferentes membros da família de Reille-Soult da Dalmácia e gerido por Bruno e Antoinette de Sauvebeuf. Está aberto ao público para visitas.

Jean Bourré (1426-1506), grand argentier (tesoureiro) e principal confidente do rei da França Luís XI, fez a aquisição do domínio de Plessis-le Vent, propriedade da família de Sainte-Maureen, no dia 26 de novembro de 1462.

O novo proprietário, que já mandara erguer o Castelo de Langeais entre 1465 e 1467, mandou construir o castelo atual sobre esse antigo solar. Graças à sua riqueza, os trabalhos de construção progrediram rapidamente de modo que se pudesse mudar para o novo edifício em 1473.

Mais tarde, Charles Bourré foi camareiro do rei, senhor de Vaux e de Beaumont. O castelo recebeu a visita de dois reis de França no século XV:

Luís XI, no dia 17 de abril de 1473, aquando dum périplo a Notre-Dame de Béhuard;

Carlos VIII, no dia 10 de junho de 1487, acompanhado da sua irmã mais velha, a regente Anne de Beaujeu.

Em 1751, o castelo foi comprado pela família de Ruillé, tendo Jean-Guillaume de Ruillé sido executado em 1794.

Em 1850, o castelo estava à venda. Ninguém estava interessado na compra e o edifício estava em risco de ser transformado em pedreira de tufo quando o Mestre Avenant, notário em Angers, ansioso por preservar o lugar, decidiu comprá-lo em 1851.

Em 1911 foi comprado por Henri Vaïsse, sobrinho de Claude-Marius Vaisse, prefeito e senador de Lyon sob o Segundo Império, apelidado de "Haussmann Lyonnais". Quando da morte de Henri Vaïsse, este legou o castelo ao seu sobrinho François Reille-Soult, Duque da Dalmácia, deputado de Tam, que o abriu ao público e criou o circuito de visita.

Atualmente, o castelo ainda é uma propriedade privada habitada, pertencente a diferentes descendentes François Reille-Soult da Dalmácia.

Arquitetura

O espaço arranjado em volta do castelo cria a ilusão que o edifício sai das águas que o rodeiam.

Devido aos seus grandes fossos, que são franqueados por uma ponte de quarenta e quatro metros de comprimento, e a uma arquitetura claramente defensiva, com dupla ponte levadiça, torre de menagem e caminho de ronda, é uma fortaleza, mas também uma residência de recreio.

É esta particularidade que lhe confere as qualidades dum castelo dito de transição porque testemunha a chegada do Renascimento (altas janelas com mainéis, grandes salões), conservando as características de praça forte (quatro torres maciças, fossos, ponte levadiça e caminho de ronda).

Particularidade arquitetônica, os fossos não banham diretamente os muros da fortaleza, existindo um pequeno terraço, com uma largura de três metros, que permitia aos artilheiros tomar posição em volta de todo o castelo.

No lado exterior, o castelo parece uma fortaleza. As quatro alas com torres arredondadas nas esquinas foram construídas sobre uma grande superfície retangular cercada pelas águas.

A mais forte das torres é a torre de menagem, de quarenta e quatro metros de altura, cujo desenho com ameias e piso saliente foi inspirado nas torres do Castelo de Langeais. Uma plataforma com três metros de largura situada em redor do castelo foi usada para o posicionamento da artilharia em caso de ataque.

No século XVII, foi levantada a já referida ponte de pedra sobre o fosso, estendida entre a área de serviço e a entrada do castelo, a qual era protegida por uma ponte levadiça dupla e mata-cães.

A ala de entrada e as alas laterais foram reduzidas em altura, de forma que a ala traseira, com três pisos, domina sobre a ala principal. Águas-furtadas e a torre das escadas poligonal surgem como ênfases adicionais ao conjunto.

A esposa de Jean Bourre, Marguerite de Feschal, esteve ativamente envolvida na criação e decoração de Plessis. No interior, destaca-se sobre todos os outros o grande Salão Luís XI, cujo curioso planejamento é decorado com motivos florais. A Sala do Parlamento, com o seu pavimento original, serviu como sala de jantar para ocasiões especiais.

Está coberta por uma abóbada de nervuras e a sua principal característica é uma poderosa lareira. A sala mais importante do castelo é a Sala dos Guardas, situada no primeiro andar, com um teto de madeira pintado único na França.

Este contém vinte e quatro imagens situadas em ambos os lados da viga central, as quais representam figuras de animais com um particular significado simbólico, assim como a representação de esquemas figurativos juntamente com provérbios, textos satíricos e versos divertidos e ousados.

 

Os filhos


E uma mulher que carregava o filho nos braços disse: “Fala-nos dos filhos.”

E ele disse: “Vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. E embora vivam convosco, não vos pertencem.

Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, porque eles têm seus próprios pensamentos. Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas; pois suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.

Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis faze-los com vós, porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados. Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.

O Arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força para que suas flechas se projetem rápidas e para longe. Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:

Pois assim como ele ama a flecha que voa, ama também o arco que permanece estável.”

Khalil Gibran

quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Uma Lição para Muitos


 

O rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo o pacote. Ele ficou apavorado quando viu que havia uma ratoeira nele.

Ele correu para o terraço para avisar a todos. -"Tem uma ratoeira em casa!".

A garota que estava cacarejando e cavando diz: "Sinto muito, Sr. Ratinho, entendo que isso seja um grande problema para você, mas não me machuca em nada."

Então o rato foi até o cordeiro e disse-lhe a mesma coisa, mas a resposta veio ao seu encontro: "Com licença, Sr. Rato, mas acho que não posso fazer nada mais do que pedir-lhe em minhas orações."

O rato foi até a vaca e ela disse: "Mas estou em perigo? Acho que não!" disse a vaca.

O rato voltou para casa, preocupado e deprimido ao se deparar com a ratoeira do fazendeiro.

Naquela noite houve um grande barulho como quando uma ratoeira pega sua vítima, a mulher correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado o rabo de uma cobra venenosa.

A cobra veloz picou a mulher, o fazendeiro imediatamente a levou para o hospital, ela voltou com febre alta.

Para confortá-la, o fazendeiro preparou uma sopa nutritiva, pegou uma faca e foi procurar o ingrediente principal: frango abatido.

Como a mulher não se sentia melhor, amigos e vizinhos os visitaram, o fazendeiro abateu um cordeiro para alimentá-los, a mulher ainda não se sentia melhor e morreu logo depois.

E no final, o marido também vendeu a vaca ao matadouro para cobrir as despesas do funeral.

A próxima vez que alguém lhe contar sobre um problema e você achar que não é da sua conta porque não é seu e você não presta atenção nisso, pense duas vezes; “quem não vive para servir, não serve para viver”.

O mundo não está indo mal por causa da maldade dos maus, mas por causa da apatia dos bons. Então, quando alguém precisar de você para resolver seus problemas, ajude-o ou pelo menos incentive-o

Que nunca lhe falte empatia!

Lembre-se muito bem disso, é importante e se chama “EMPATIA”.

História, Cultura e Curiosidades no Mundo

Lucrécia



 

Lucrécia provavelmente nasceu em 508 a.C., foi uma nobre da Roma antiga, cujo estupro por Sexto Tarquínio e subsequente suicídio precipitou uma rebelião que derrubou a monarquia romana e levou à transição do governo romano de um reino para uma república.

O incidente acendeu as chamas da insatisfação sobre os métodos tirânicos do pai de Tarquínio, Lúcios Tarquínius Superbus, o último rei de Roma. Como resultado, as famílias proeminentes instituíram uma república, expulsaram a extensa família real de Tarquínio de Roma e defenderam com sucesso a república contra tentativas de intervenção etrusca e latina.

Não há fontes contemporâneas sobre Lucrécia e o evento. Informações sobre Lucrécia, seu estupro e suicídio, e a consequência de ser o início da República Romana, vêm dos relatos do historiador romano Livio e do historiador greco-romano Dionísio de Helicamasso, aproximadamente 500 anos depois.

Fontes secundárias sobre o estabelecimento da república reiteram os eventos básicos da história de Lucrécia, embora os relatos variem ligeiramente entre os historiadores. As evidências apontam para a existência histórica de uma mulher chamada Lucrécia e um evento que desempenhou um papel crítico na queda da monarquia.

No entanto, detalhes específicos são discutíveis e variam dependendo do escritor. De acordo com fontes modernas, a narrativa de Lucrécia é considerada parte da mito-história romana. 

Muito parecido com o estupro das mulheres sabinas, a história de Lucrécia fornece uma explicação para a mudança histórica em Roma através de um relato de agressão sexual contra mulheres.

História

De acordo com Tito Livio, um grupo de jovens romanos buscava formas de matar o tempo enquanto sitiavam a cidade vizinha de Ardea. Uma noite, bêbados, estavam competindo para ver quem tinha a melhor mulher, quando um deles, Lúcio Tarquínio Colatino, sugeriu que deveriam simplesmente voltar para casa (ficava a poucos quilômetros) e inspecionar as mulheres; isso iria demonstrar, afirmou ele, a superioridade de sua Lucrécia.

O que de fato ficou provado: enquanto todas as demais esposas foram descobertas divertindo-se em festas na ausência de seus maridos, Lucrécia fazia exatamente o que se esperava de uma mulher romana virtuosa - trabalhava em seu tear, na companhia de suas criadas. Ela então, de modo submisso, ofereceu um jantar ao marido e a seus convidados.

Mas a consequência foi terrível, pois, durante essa visita, diz a história, Sexto Tarquínio, filho do rei Tarquínio, o Soberbo, despertou interesse por Lucrécia e poucas noites depois voltou à casa dela. Após ter sido gentilmente recebido, foi até o quarto de Lucrécia e exigiu-lhe que fizesse sexo com ele, ameaçando-a com uma faca.

Quando viu que a simples ameaça de morte não a convencia a ceder, Tarquínio passou a explorar o medo dela de uma desonra: ameaçou matá-la e assassinar também um escravo para que ficasse a impressão de que havia sido flagrada na mais infame forma de adultério.

Diante disso, Lucrécia cedeu, mas, depois que Tarquínio voltou para Ardea, mandou chamar o marido e o pai e contou-lhes o sucedido. Em seguida se matou. O estupro de Lucrécia chocou o povo e o exército romanos, que liderados por Lúcio Júnior Bruto exilaram Tarquínio, o Soberbo e seus filhos e deram início à Republica Romana.

terça-feira, fevereiro 20, 2024

Coisas do Ceará!


A origem da palavra “Baitola”.

Quem nunca ouviu algum cearense (ou não) chamar algum amigo ou companheiro pela alcunha de "Baitola"?

Na linguagem coloquial, baitola, viado e gay têm o mesmo significado: trata-se de um homossexual. A palavra "baitola" surgiu no Ceará, nas primeiras décadas do século XX.

Vamos à história.

Por volta de 1913, chegou ao Ceará o inglês de nome Francis Reginald Hull, o conhecido Mr. Hull (pronuncia-se Mister Ráu), que deu o nome a uma famosa avenida, na cidade de Fortaleza - CE.

Mr Hull fora designado superintendente de uma Rede Ferroviária no Ceará e passou, em muitas situações, a fiscalizar as obras de construção e reparo, na própria Ferrovia.

Mr Hull era homossexual assumido

Sempre que ele ia pronunciar a palavra "bitola", que significa a distância entre os dois trilhos, pronunciava "BAITOLA".

Quando ele se aproximava, de onde estavam os trabalhadores, estes, que não gostavam do modo como eram tratados pelo tal chefe, diziam: "Lá vem o baitola, lá vem o baitola".

A partir daí, passou-se a associar a palavra baitola ao homossexualismo masculino. Afinal, no Brasil baitolagem também é Cultura!

A/D

Mulher


A noite... Não consigo dormir. Tenho uma mulher atravessada entre minhas pálpebras. Se pudesse, diria a ela que fosse embora; mas tenho uma mulher atravessada em minha garganta.

(Eduardo Galeano)

Uma mulher é um ser humano adulto do sexo feminino animal bípede da ordem dos primatas pertencente à espécie Homo sapiens. “Menina” é o termo usado para uma criança humana do sexo feminino, e os termos "rapariga" (este tem conotação pejorativa no Brasil, diferente de outros países, como é denominado em Portugal) ou “moça” para uma adolescente ou jovem adulta.

Na velhice, é chamada de idosa, anciã, senhora ou simplesmente de mulher. Corresponde a aproximadamente 49,6% da população humana mundial. O termo mulher é usado para indicar tanto distinções biológicas quanto socioculturais.

A palavra mulher pode ser usada de forma específica, significando um ser humano fêmea adulto particular, ou genericamente, significando todo ser humano fêmea.

A palavra menina significa originalmente uma criança do sexo feminino, embora atualmente seja comum a utilização coloquial do termo para se referir a mulheres quando novas ou solteiras, podendo também ser utilizado de forma afetuosa, ou para não dar a entender que a mulher já chegou à idade madura.

Biologicamente, uma criança do sexo feminino se torna mulher ao fim da fase infantil, sendo marcada esta mudança pela ocorrência da menarca. Entretanto, as diferentes sociedades humanas costumam ter critérios sociais próprios para indicar esta passagem; como está se baseia tanto em critérios biológicos quanto socioculturais, pode variar bastante entre diferentes culturas.

Muitas culturas apresentam ritos de passagem para simbolizar a chegada da maturidade, como a confirmação em algumas ramificações do cristianismo, o B’nai Mitzvá no judaísmo ou até mesmo o costume de se realizar uma celebração especial para um determinado aniversário, geralmente entre 12 e 21 anos, como o baile de debutante, geralmente realizado no aniversário de 15 anos.

É interessante observar que debutante deriva do francês debutante, que pode ser traduzido como "a jovem que se estreia na vida social".

Na maioria das culturas, como a virgindade feminina está atrelada à sua própria honra e à da família da qual faz parte, a referência a uma mulher solteira como mulher, em certas sociedades pode ser subentendida como uma suposição de não-virgindade, o que seria um insulto à moça e a sua família.