Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, janeiro 13, 2024

A Tartaruga Estrela - Geochelone platynota


 

Geochelone platynota também conhecida como tartaruga estrela é uma espécie de tartaruga terrestre, nativo das florestas decíduas secas de Myanmar. Está perto da extinção em Mianmar, porque é comida pelos nativos do país.

A tartaruga estrela birmanesa tem padrões radiantes em forma de estrela em sua carapaça fortemente abobadada. Tem saliências em sua concha que parecem estrelas. Esta tartaruga pode ser facilmente distinguida da mais comum tartaruga indiana comparando os plastrões das duas espécies.

O comércio de espécimes capturados na natureza é ilegal (permitido apenas em circunstâncias licenciadas excepcionais). Alegadamente, Mianmar nunca concedeu uma licença de exportação, o que significa que a maioria das tartarugas criadas em cativeiro são originárias de tartarugas ilegais, ou importações adquiridas antes da listagem da CITES.

A reprodução da tartaruga estrela birmanesa é difícil, e seu primeiro cruzamento bem-sucedido em cativeiro foi em Taipei Zoo, Taiwan, onde algumas tartarugas estrela birmanesa nasceram em 2003.

Jardim Zoológico Yadanabon também está atualmente envolvido em um programa de reprodução em cativeiro para tentar aumentar a população desta tartaruga.

Começando com 200 tartarugas em 2004, até outubro de 2017, havia 14.000 tartarugas em programas de criação e 1000 foram reintroduzidas na natureza.


Annie Jones – A Mulher barbuda mais bonita do mundo


 

Annie Jones Elliot foi uma mulher americana que tinha barba. Excursionou com o showman PT Barnum como atração de circo. 

Não se sabe se a causa de sua condição foi hirsutismo ou uma condição genética não relacionada que afeta crianças de ambos os sexos e continua na idade adulta. 

Muitos fotógrafos, incluindo Mathew Brady, fizeram fotos suas durante sua vida, que foram amplamente distribuídas. 

Já adulta, Jones se tornou a principal "senhora barbuda " do país e atuou como porta-voz de "Freaks" de Barnum, palavra que ela tentou abolir do negócio. 

Jones se casou com Richard Elliot em 1881, mas se divorciou dele em 1895 por causa de seu namorado de infância, William Donovan, que morreu, deixando Jones viúva. 

Annie Jones nasceu na Virginia, sede do condado de Smyth, no extremo sudoeste da Commonwealth, em 14 de julho de 1865.

Quando Jones se integrou à exposição de PT Barnum ainda uma criança de apenas nove meses, os pais de Jones receberam US$ 150 de salário semanal. 

Ela foi anunciada como um novo “bebê Esau”.  Aos cinco anos, já tinha bigode, costeletas e barba, e se tornou conhecida como a "Garota Barbuda". 

O fotógrafo Mathew Brady tirou fotos de Jones quando criança em 1865. Muitas fotos foram tiradas de Jones durante sua vida e foram amplamente distribuídos.

Quando tinha cerca de cinco anos, Jones saiu em turnê com o "Maior Espetáculo da Terra" de Barnum, aparecendo em espetáculos secundários de circo e também em museus baratos.  

Aos16 anos, Jones se casou com um propagandista chamado Richard Elliot. Eles se divorciaram 15 anos depois, e Jones posteriormente se casou com William Donovan, que trabalhava no vestiário do programa. 

Eles viajaram pela Europa, mas Donovan morreu alguns anos depois e Jones voltou ao circo de Barnum.

Um incidente em sua vida

Em um incidente que pode ter sido um dos golpes publicitários de Barnum, um frenologista de Nova York sequestrou Jones quando ela era criança. Barnum e a polícia a encontraram exposta em uma feira de igreja. 

Quando o homem reivindicou a criança como sua, o assunto foi a tribunal. O juiz separou Jones dos outros antes que chegasse a hora de testemunhar. Quando a criança foi levada ao tribunal, ela foi direto até os pais quando os viu   O juiz declarou o caso encerrado.

Annie Jones morreu no dia 22 de outubro de 1902 em Brooklyn, Nova York, EUA aos 37 anos de idade. Ficou conhecida como “A mulher barbuda mais bonita do mundo”.

Isso é justo?


A religião que você escolheu nos considera pecadores ao nascer, culpados antes de dar o primeiro suspiro, responsável por coisa que nunca fizemos.

Ela oferece perdão instantâneo e não merecido para os crimes mais horríveis e pune pessoas cujo único crime é a descrença.

Para sempre. Ela defende a escravidão, denigre as mulheres, amaldiçoa os homossexuais, ordena apedrejar crianças desobedientes, sanciona guerras e envenena toda mente que toca.

Ela inclui somente um crime imperdoável: A descrença.  – Isso é Justo?

Matt Dillahunty 

sexta-feira, janeiro 12, 2024

Os Fantasmas do abismo


 

Ghosts of the Abyss (Os Fantasmas do Abismo) é um documentário de 2003 lançado pela Walt Disney Pictures e Walden Media. Foi dirigido pelo diretor vencedor do Óscar, James Cameron por seu filme de 1997 Titanic.

Durante agosto e setembro de 2001, Cameron e um grupo de cientistas organizaram a expedição ao local dos destroços do RMS Titanic, e se dividiram em dois submersíveis Russos para obter imagens mais detalhadas do que qualquer outra equipe anterior.

Com a ajuda de dois pequenos ROVs, apelidados de “Jake” e “Elwood”, a plateia também pode ver imagens da parte interna do Titanic e com a ajuda de CGI, pode ver a aparência original do navio sobreposta nas imagens obtidas no leito marinho.

Também ao longo da jornada Cameron convidou seu amigo, o ator Bill Paxton, que fez o papel de Brock Lovett no filme de 1997. Paxton narra o evento por sua visão. O filme estreou em IMAX 3D e foi indicado para um prêmio da BFCA por Melhor Documentário. Os submersíveis Mir 1 e Mir 2 levou a equipe de filmagem em 12 mergulhos.

História

O diretor James Cameron retorna ao local do naufrágio em 1912 do RMS Titanic, a bordo do navio de pesquisas Russo Akademik Mstislav Keldysh. Com uma equipe de historiadores e especialistas marinhos, além de seu amigo Bill Paxton, ele embarca em uma aventura de volta ao sepulcro final de 1.517 pessoas mortas em 1912.

Usando tecnologia desenvolvida para esta expedição, Cameron e sua equipe estão preparados para explorar virtualmente todos os destroços, por dentro e por fora, como nunca antes.

Este documentário foi feito para cinemas IMAX 3D e especialmente equipados com filmes em 35 mm 3D. Cameron e sua equipe traz o público para pontos não vistos desde o naufrágio e explora por que o navio continua a intrigar e fascinar o público. 

Enquanto filmavam em 11 de setembro de 2001, a equipe ouve falar sobre os ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center e ao Pentágono. Depois, todos eles comparam e refletem sobre a tragédia de 11 de setembro com a tragédia do Titanic.

lançamento

O filme foi exibido sem concorrer no Festival de Cannes de 2003. O filme em DVD tem 90 minutos de duração e está disponível em edição com 2 discos e em edições com 5 discos na Titanic 5-Disc Deluxe Limited Edition.

A Walt Disney Home Entertainment lançou o filme em edição com três discos em Blu-ray 3D, Blu-ray e DVD em 11 de setembro de 2012.

A revista Rolling Stone incluiu o documentário em sua lista de melhores filmes em 3D de todos os tempos, em 2012.

Felix Baumgartner – Quebrou a barreira do som em queda livre


 

Felix Baumgartner é um paraquedista e base jumper que nasceu em Salzburgo na Áustria no dia 20 de abril de 1969.

No dia 14 de outubro de 2012, ele fez o salto em maior altitude de todos os tempos (39 mil metros), e bateu um recorde estabelecido em 1960 por Joseph Kittinger. Seu recorde, no entanto, foi quebrado 2 anos após, em 2014, por Alan Eustace. 

O salto e a quebra da barreira do som

Após ser adiado por 2 vezes (primeiramente foi marcado para o dia 09/10 e depois para 12/10) devido ao mau tempo, Felix saltou no dia 14 de outubro de 2012 de uma cápsula levada por um balão à estratosfera por volta das 15h05min (horário local de Roswell-EUA). A subida demorou 2h30min.

Para saltar, ele teve de respirar oxigênio puro para eliminar o nitrogênio de seu sangue, que poderia se expandir em alturas elevadas e com isso ameaçar sua saúde.

Com o sucesso do salto, o austríaco afirmou que quer “inspirar a próxima geração”. “Quero ajudar quem quiser vir e quebrar meu recorde”, contou ele.

Prêmios e recordes

Ele detém o recorde mundial do mais baixo salto de base jump, do mundo, após saltar de uma das mãos do Cristo Redentor.

Primeira pessoa a cruzar o Canal da Mancha em queda livre, vestindo apenas um wingsuit.

Primeira pessoa a romper a barreira do som em queda livre (atingiu a velocidade de 373 metros por segundo), deu o salto mais alto de todos os tempos e o pulo de paraquedas mais alto.

A transmissão ao vivo de seu salto da estratosfera, tornou-se o vídeo ao vivo com maior número de visualizações simultâneas: 8 milhões (pico).


Franco Nero – Ator Italiano


 

Francesco Clemente Giuseppe Sparanero, mais conhecido como Franco Nero, é um ator italiano.

Nasceu no dia 23 de novembro de 1941, na cidade de Reggio Emilia e cresceu em Bedonia e Milão. Estudou por um curto período na Faculdade de Economia e Comércio (Facoltà di Economia e Commercio) antes de abandoná-la para ir estudar no Piccolo Teatro di Milano.

Seu primeiro papel cinematográfico foi uma pequena participação no filme La Ragazza in Prestito, de 1964. Seu primeiro papel de destaque foi em Django, de 1966, um clássico do western de produção ítalo-espanhola.

Ainda neste ano ele participou em mais oito filmes, como Tempo di massacro (no Brasil, "Tempo de Massacre"), e Texas, addios ("Adeus, Texas"). Em 1967 ele apareceu em seu primeiro filme em inglês, Camelot, no papel de Lancelot.

Seu pouco jeito com o inglês limitava sua participação em papéis como este, apesar de ele ter aparecido em filmes como The Virgin and the Gipsy ("A virgem e o cigano") de 1970, Force 10 From Navarone ("Comando 10 de Navarone") de 1978, Enter the Ninja ("Ninja - A Máquina Assassina") de 1981, e Die Hard 2 ("Duro de Matar - 2") de 1990.

Apesar de uma atuação frequentemente estereotipada, em filmes como Los Amigos de 1972, ou Keoma (1976), ele também fez atuações notáveis, em filmes como The Bible... in the beginning ("A Bíblia") de 1966 (onde interpretou Abel, filho de Noé), ou o tenente homossexual do filme Querelle, de 1982.

Franco Nero já atuou em quase 150 filmes e também escreveu, produziu e atuou em Jonathan degli Orsi ("Jonathan e os Ursos") de 1993. Durante as filmagens de Camelot ele se aproximou de Vanessa Redgrave, com a qual teve um filho em 1969 – Carlo Gabriel Nero - autor e diretor de cinema.

Sua mais recente aparição em filmes foi em Django Unchained, escrito e dirigido por Quentin Tarantino, lançado em 2012. No filme ele aparece em uma cena ao lado de Leonardo Di Caprio, interpretando Amerigo Vassepi.


quinta-feira, janeiro 11, 2024

Vida e Obra de Charlie Chaplin


 

25 de dezembro de 1977: Morre o ator e realizador Charlie Chaplin Realizador, ator e compositor inglês nascido a 16 de abril de 1889, em Londres, e falecido a 25 de dezembro de 1977, em Vevey, na Suíça.

Filho de artistas do vaudeville, viveu uma infância humilde, marcada pelo abandono do lar por parte do pai alcoólatra. Aos 5 anos, já participava em espetáculos, cantando e dançando nas ruas da capital inglesa ao lado do seu irmão Sydney.

Depois duma breve passagem por um orfanato, junta-se a uma companhia infantil de teatro. Mais tarde, por influência de seu irmão Sidney, é contratado pela Companhia Teatral de Fred Karno, onde permaneceu até 1912, alcançando algum prestígio a nível interno.

Em 1912, durante uma digressão aos Estados Unidos, onde atuou ao lado de Stan Laurel, chamou a atenção do produtor cinematográfico Mack Sennett, patrão do Keystone Studios.

Após uma difícil negociação, estrear-se-ia- em 1914 com uma prestação secundária em Making a Living (1914). Neste mesmo ano, participou em 35 filmes da Keystone e cada participação fez crescer a sua cotação como ator.

Em Mabel's Strange Predicament (A Estranha Aventura de Mabel, 1914), desempenhou pela primeira vez a personagem que o imortalizaria aos olhos de milhões de cinéfilos.

Charlot, o vagabundo com o chapéu de coco, calças largas e bengala em constante movimento que numa sucessão de gags cômicos procura libertar-se de forma pouco ortodoxa de inúmeras situações desfavoráveis, ora pontapeando agentes da lei, ora cortejando belas mulheres.

O fato de os espectadores se identificarem com as peripécias de Charlot ajudou ao retumbante êxito da personagem que surgiria novamente em The Masquerader (Charlot Faz de Vedeta, 1914), Laughing Gas (Charlot Dentista, 1914), The Rounders (Que Noite! 1914) e Mabel's Busy Day (Charlot e as Salsichas, 1914).

Começou também a dirigir as suas próprias curtas-metragens, iniciando essa nova faceta com Making a Living (1914). Após mais um sucesso com The Tramp (Charlot Vagabundo, 1915).

Chaplin faria um contrato milionário da First National Studios com uma cláusula irrecusável: a de manter o controlo absoluto da criação artística dos filmes que interpretava e dirigia.




Dando asas a toda a sua imaginação e talento, somou êxitos em cadeia, dos quais se destacou o célebre The Kid (O Garoto de Charlot, 1921). No início dos loucos anos 20, era o comediante mais bem pago de Hollywood.

Fato que o levou a enveredar por uma nova aventura: juntamente com o realizador D.W. Griffith e os atores Douglas Fairbanks e Mary Pickford, fundou a United Artists que em breve se tornou numa das produtoras de maior sucesso do Mundo.

Nesta tripla faceta de ator-realizador-produtor, continuou a maravilhar os espectadores, imortalizando cenas clássicas como a de comer atacadores dos sapatos cozidos, em Gold Rush (A Quimera do Ouro, 1925).

Em 1928, ainda a Academia dava os seus primeiros passos, Chaplin  já recebia duas indicações para os Óscares como Ator e Realizador em The Circus (O Circo, 1928).

O seu último filme mudo foi o inesquecível Modern Times (Tempos Modernos, 1936) onde caricaturizou de forma genial o sistema industrial. No seu filme seguinte, fez uma brilhante sátira a Adolf Hitler e ao regime nazi em The Great Ditador (O Grande Ditador, 1940).

Mas o filme não caiu bem entre a sociedade conservadora norte-americana, encabeçada pelo magnata da imprensa William Randolph Hearst que procurou ridicularizar a película.

No entanto, a sua interpretação de Adenoid Hinkel, Ditador da Tomânia, permitiu a Chaplin ser indicado para o Óscar de Melhor Ator. A partir daí, a carreira de Chaplin começou a ressentir-se duma constante publicidade negativa, devido a divórcios litigiosos, acusações de adultério e vários processos de paternidade.

Para agravar a situação, veio o estrondoso falhanço comercial de Monsieur Verdoux (O Barba Azul, 1947), uma comédia negra demasiado avançada para a época sobre um homem que se casa constantemente, assassinando em seguida as suas esposas para beneficiar das respetivas heranças.

Em 1952, o senador McCarthy acusou-o de simpatias comunistas e recusou-lhe o visto de entrada nos EUA, obrigando Chaplin a refugiar-se na Suíça. Foi na Europa que Chaplin promoveu o seu filme seguinte, o brilhante drama Limelight (Luzes da Ribalta, 1952) sobre um palhaço decadente que se apaixona por uma jovem bailarina.

Neste filme, salientou-se a magistral trilha sonora (de autoria de Chaplin que lhe valeu um Óscar em 1972, ano em que o filme foi lançado comercialmente em Hollywood), o sketch cômico-musical com Buster Keaton e uma breve aparição de Geraldine Chaplin, sua filha e que viria também a tornar-se atriz de créditos firmados.




Chaplin ainda realizaria mais dois filmes: A King in New York (Um Rei em Nova Iorque, 1957), que passou quase despercebido, e A Countess From Hong-Kong (A Condessa de Hong-Kong, 1967), uma comédia romântica que, apesar de protagonizada por Marlon Brando e Sophia Loren, foi um fiasco de bilheteira.

Em 1972, aos 83 anos, recebeu finalmente permissão para entrar nos Estados Unidos e foi aplaudido entusiasticamente de pé durante dez minutos por uma plateia em êxtase quando recebeu um Óscar Honorário pelo seu contributo à arte cinematográfica.

Charles Chaplin. In Infopédia.  Porto: Porto Editora, 2003-2012.

O Salto Ángel - Venezuela


 

O Salto Ángel ou Cataratas Ángel é o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepui, no estado de Bolivar, sudeste da Venezuela, próximo da fronteira do Brasil-Guiana. Seu nome é alusivo ao aviador estado-unidense James Crawford Angel.

O salto faz parte do Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1994. Trata-se de uma área de 30 000 km², (maior que a Bélgica), sendo o sexto maior parque do mundo.

A altura oficial foi determinada por uma pesquisa da National Geographic Society, em 1949, segundo Ruth Robertson em Jungle Journey to the World's Highest Waterfall. O livro de David Mott, Angels Four, relata a primeira escalada bem-sucedida pela face do Auyantepui, a montanha do mal, até o topo das cataratas.

O salto era conhecido pelos indígenas da zona, que o chamavam Kerepakupai-meru ("queda de água até o lugar mais profundo"), em idioma pemon, mas seu "descobrimento" pelos ocidentais é um assunto controvertido.

Alguns historiadores atribuem-no a Ernesto Sanchez, explorador que em 1910 notificou o achado ao Ministério de Minas e Hidrocarburos em Caracas. Outros citam o capitão Félix Cardona Puig, que em 1927, junto a Mundó Freixas, divisou o grande salto no maciço de Auyantepuy.

Os artigos e mapas da Venezuela atraíram a curiosidade e o espírito de aventura do aviador Angel. Em 21 de maio de 1937, Cardona acompanhou Jimmy Angel no sobrevoo ao salto.

Em setembro do mesmo ano, Jimmy Angel insiste em aterrissar sobre o Auyantepuy, o que consegue abruptamente, incrustando seu pequeno avião no solo. As notícias do acidente, sem vítimas, motivaram que o grande salto fosse batizado como Salto Ángel.

O Salto Ángel também é conhecido erroneamente como Churún-merú, nome que corresponde a outro salto de uns 400 metros de altura localizado no fim do cañón del Diablo, que ocupa o quarto lugar mundial.

Em Canaima, Santa Elena de Uairén e Ciudad Bolívar há operadores turísticos que promovem excursões por terra, água e ar (em avião ou helicóptero) para divisar o Auyantepuy e seus numerosos saltos de água.

o Salto também foi inspirador na produção do filme animado Up – Altas Aventuras, que descreve o local do salto como o "Paraíso das Cachoeiras".


O Sitio Arqueológico de Moray


 

O Sítio Arqueológico de Moray é um complexo arqueológico de terraços agrícolas feitos durante o Império Inca. Esses terraços são chamados de muyu na língua quéchua. O sítio está localizado no Vale Sagrado dos incas, próximo à cidade de Maras, no peru.

O sítio está a uma altitude de 3.500 metros acima do nível do mar. A região onde se localiza Moray era habitada por Maras e Ayamarcas. Quando os Incas conquistaram a região, passaram a construir edifícios e plataformas agrícolas. No período inca de Tahuantinsuvo,

Moray produziu 60% de todas as espécies vegetais e mais de três mil variedades, incluindo batatas, milho e outras espécies. No ano de 1932, sobrevoando a região, a expedição de Shirppe Johnson descobriu as plataformas sobre uma densa vegetação.

Durante o século XX, foram feitas muitas pesquisas em Moray, mas a mais importante foi feita pelo antropólogo John Earls. Nos estudos de Edward Ranney, Moray era usado pelos Incas para agricultura especial, como a folha da coca. Nos estudos de John Earls foi concluído que cada terraço de Moray reproduzia diferentes climas.

Construção

Foram esculpidos quatro terraços côncavos no solo, em formato circular com plataformas escalonadas com uma altura aproximada de 1,80 metro entre elas. As plataformas possuem muros de contenção feitos em pedras e foram preenchidos com solo fértil.

A água para irrigação dos terraços entrava pelo lado sul, através de canais esculpidos e descia pelas plataformas verticalmente, através de estritos canais esculpidos na pedra. E no centro inferior dos terraços foi construído um sistema de armazenamento de água da chuva.

Cada plataforma possui um microclima, com graus de humidade, ventilação, exposição ao sol e temperaturas diferentes, sendo possível produzir várias espécies de plantas. Entre elas batata, quinoa, abóbora, folha de coca e outras ervas para uso medicinal.

Três dos quatros terraços foram designados. O maior terraço foi chamado de Qechuyoq, o intermediário de Simamuyu e o menor de Intiwatanamuyu. O quarto terraço, que não foi denominado, só possui duas plataformas completas.

Pelos estudos, parece ser um terraço inacabado. O terraço Qechuyoq possui sessenta metros de profundidade e foi dividido em setores, onde cada setor possui 4 plataformas. Nas quatro plataformas inferiores a umidade é maior e a temperatura baixa, por causa da evapotranspiração da água ser maior.

Nas quatro plataformas intermediárias, as temperaturas médias são de 2ºC a 3ºC mais elevados que as plataformas inferiores e as quatro plataformas superiores possuem temperaturas mais elevadas dependendo da exposição solar durante as estações do ano.

Na estação da seca, entre maio e junho, e na estação de semeaduras, entre agosto e novembro, há maior diferença microclimática entre os setores. O Sítio Arqueológico de Moray é um ponto turístico da região de Cusco.

Agências de turismo oferecem tour para visitação e também pode chegar em veículos próprios ou transportes públicos até Maras e de Maras pegar um taxi. A entrada é paga.

No dia 8 de outubro, os moradores das comunidades vizinhas fazem a Festa do Sol ou Moray Raymi nas plataformas de Moray com danças folclóricas, para celebrar a terra e a colheita.


quarta-feira, janeiro 10, 2024

A Biblioteca de Alexandria


 

A Biblioteca de Alexandria foi uma das mais significativas e célebres bibliotecas e um dos maiores centros de produção do conhecimento na Antiguidade. Estabelecida durante o século III a.C. no complexo palaciano da cidade de Alexandria, no Reino Ptolemaico do Antigo Egito, a Biblioteca fazia parte de uma instituição de pesquisa chamada Museu.

A ideia de sua criação pode ter sido proposta por Demétrio de Faleros, um estadista ateniense exilado, ao sátrapa do Egito e fundador da dinastia ptolemaica, Ptolemeu I Sóter, que, tal como o seu antecessor, Alexandre Magno, buscava promover a difusão da cultura helenística.

Contudo, a Biblioteca provavelmente não foi construída até o reinado de seu filho, Ptolemeu II Filadelfo. Ela adquiriu um grande número de rolos de papiro, devido sobretudo às políticas agressivas e bem financiadas dos reis ptolemaicos para a obtenção de textos.

Não se sabe exatamente quantas obras ela tinha em seu acervo, mas estima-se que ela chegou a abrigar entre trinta mil e setecentos mil volumes literários, acadêmicos e religiosos. O acervo da Biblioteca cresceu de tal maneira que, durante o reinado de Ptolemeu III Evérgeta, uma filial sua foi criada no Serapeu de Alexandria.

Além de servir à demonstração de poder dos governantes ptolemaicos, a Biblioteca teve um papel significativo na emergência de Alexandria como sucessora de Atenas enquanto centro irradiador da cultura grega.

Muitos estudiosos importantes e influentes trabalharam nela, notadamente Zanódoto de Éfeso, que buscou padronizar os textos dos poemas homéricos e produziu o registro mais antigo de que se tem notícia do uso da ordem alfabética como método de organização.

Calimaco, que escreveu os Pinakes, provavelmente o primeiro catálogo de biblioteca do mundo; Apolônio de Rodes, que compôs o poema épico As Argonáuticas; Eratóstenes de Cirene, que calculou pela primeira vez a circunferência da Terra, com invulgar precisão; Aristófanes de Bizâncio, que inventou o sistema de diacríticos gregos e foi o primeiro a dividir textos poéticos em linhas; e Aristarco da Samotrácia, que produziu os textos definitivos dos poemas homéricos e extensos comentários sobre eles.

Além deles, existem referências de que a comunidade da Biblioteca e do Mouseion teria também incluído temporariamente numerosas outras figuras que contribuíram duradouramente para o conhecimento, como Arquimedes e Euclides.

Apesar da crença de que a Biblioteca teria sido incendiada e destruída em seu auge, na realidade ela decaiu gradualmente ao longo dos séculos, começando com a repressão de intelectuais durante o reinado de Ptolemeu VIII Fiscão. Aristarco da Samotrácia renunciou ao posto de bibliotecário-chefe e exilou-se no Chipre, e outros estudiosos, incluindo Dionísio da Trácia e Apolodoro, fugiram para outras cidades.

A Biblioteca, ou parte de sua coleção, foi acidentalmente queimada por Júlio  César em 48 a.C., mas não está claro o quanto realmente foi destruído, pois fontes indicam que a Biblioteca sobreviveu ou foi reconstruída pouco depois.

O geógrafo Estrabão menciona ter frequentado o Mouseion por volta de 20 a.C., e a prodigiosa produção acadêmica de Dídimo Calcêntero nesse período indica que ele teve acesso a pelo menos parte dos recursos da Biblioteca. Sob controle romano, a Biblioteca perdeu vitalidade devido à falta de financiamento e apoio, e a partir de 260 d.C. não se tem notícia de intelectuais filiados a ela.

Entre 270 e 275 d.C. a cidade de Alexandria viu tumultos que provavelmente destruíram o que restava da Biblioteca, caso ela ainda existisse, mas a biblioteca do Serapeu pode ter sobrevivido mais longamente, talvez até 391 d.C., quando o papa copta Teófilo I instigou a vandalização e a demolição do Serapeu.

A Biblioteca de Alexandria foi mais que um repositório de obras, e durante séculos constituiu um notável polo de atividade intelectual. Sua influência pôde ser sentida em todo o mundo helenístico, não apenas por meio da valorização do conhecimento escrito, que levou à criação de outras bibliotecas nela inspiradas e à proliferação de manuscritos, mas também por meio do trabalho de seus acadêmicos em numerosas áreas do conhecimento.

Teorias e modelos criados pela comunidade da Biblioteca de Alexandria continuaram a influenciar as ciências, a literatura e a filosofia até pelo menos a Renascença. Além disso, o legado da Biblioteca de Alexandria teve efeitos que se estendem até nossos dias, e ela pode ser considerada um arquétipo da biblioteca universal, do ideal de armazenamento do conhecimento, e da fragilidade desse conhecimento.

Juntos, a Biblioteca e o Mouseion contribuíram para afastar a ciência de correntes de pensamento específicas e, sobretudo, para demonstrar que a pesquisa acadêmica pode servir às questões práticas e às necessidades materiais das sociedades e governos.


Elizabeth "Jane" Shore


 

Jane Shore, foi a amante do rei inglês, Eduardo IV. Diz-se que ela era linda, charmosa e espirituosa, e imaginava-se que exercia uma influência benéfica sobre Eduardo.

A relação deles duraria até a morte de Eduardo em 1483. Nascida em Londres por volta de 1445, o seu verdadeiro nome era Elizabeth Lambert e era filha de John Lambert, um comerciante rico.

Jane na tenra idade casou com William Shore, um ourives. O casamento foi anulado em março de 1476, depois de Jane ter pedido com o argumento de que o seu marido era impotente, impedindo-a de ter filhos.

Eduardo conheceu-a cerca de um ano após o seu regresso da França em 1469, e tomou-a como sua amante. Depois da morte de Eduardo em 1483 ela tornou-se amante de Thomas Grey, 1.o Marquês de Dorset, que era filho da viúva de Eduardo, Elizabeth Woodville.

Ela também se tornou amante do poderoso William, Lord Hastings, e ajudou a unir as facções de Hastings e Woodville contra o protetor, Richard de Gloucester.

Ao longo do tempo, a relação entre as duas famílias foi vista como uma ameaça por Richard. Lord Hastings foi acusado de traição e executado em 18 de junho de 1483.

Os Woodvilles também não escaparam.

Elizabeth foi acusada de bruxaria, e vários dos seus parentes, incluindo um dos seus irmãos, foram executados. Jane sendo alvo de Richard III foi acusada de bruxaria.

No entanto, não havia provas suficientes para condená-la, então ela foi acusada de "harlotria" (prostituição). Foi condenada à tradicional penitência pública por prostituta na Catedral de São Paulo.

Estava vestida com a sua kirtle, e carregava um taper enquanto era forçada a andar descalça pelas ruas de Londres. Após a sua penitência pública ter sido concluída, Jane foi enviada para a Prisão de Ludgate.

Durante a sua reclusão, Thomas Lynom, o advogado do Rei apaixonou-se por Jane e pediu a sua mão em casamento. Enquanto Richard tentava fazer com que Thomas mudasse de ideias, ele estava inflexível e, eventualmente, conseguiu obter um perdão para Jane, do rei.

Jane teria um filho com Lynom. Ela morreu em 1527 aos 82 anos e está enterrada na Igreja Hinxworth em Hertfordshire.