O canal do Panamá
é um canal artificial de navios com 77,1 quilômetros de extensão,
localizado no Panamá e que liga o oceano Atlântico (através do mar do
Caribe) ao oceano Pacífico. O canal atravessa o istmo do Panamá e é uma travessia
chave para o comércio marítimo internacional.
Há bloqueios e eclusas em cada extremidade da travessia
para levantar os navios até o lago Gatún, um lago artificial criado para
reduzir a quantidade de trabalho necessário para a escavação do canal e que
está localizado 26 metros acima do nível do mar.
Os bloqueios iniciais tinham 33,5 metros de largura. Uma
terceira faixa de eclusas, mais larga, foi construída e entre 2007 e 2016.
A França começou a construir o canal em 1880, mas teve que
parar devido a problemas de engenharia e pela alta taxa de mortalidade de
trabalhadores por doenças tropicais.
Os estados Unidos assumiram o projeto em 1904 e levaram uma
década para concluir o canal, que foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto
de 1914. Um dos maiores e mais difíceis projetos de engenharia já
realizados, o Canal do Panamá reduziu muito o tempo de viagem para se cruzar os
oceanos Atlântico e Pacífico de navio, o que permitiu evitar a longa e perigosa
rota do cabo Horn, no extremo sul da América do Sul, através da passagem de
Drake ou do estreito de Magalhães.
A passagem mais curta, mais rápida e mais segura para a Costa
Oeste dos Estados Unidos e para os países banhados pelo Pacífico, permitiu
que essas regiões se tornassem mais integradas à economia mundial. O tempo
aproximado para cruzar o canal varia entre 20 e 30 horas.
À época da construção, a posse do território onde está o canal
era dos colombianos, depois, dos franceses e dos estadunidenses. Os Estados
Unidos continuaram a controlar a Zona do Canal do Panamá até a assinatura
dos Tratados Torrijos-Carter, em 1977, que passaram o controle da passagem ao
Panamá.
Após um período de administração conjunta entre Estados Unidos e
Panamá, o canal foi finalmente assumido pelo governo panamenho em 1999 e,
agora, é gerenciado e operado pela Autoridade do Canal do Panamá, uma agência
do governo do país.
O tráfego anual aumentou de cerca de 1000 navios, quando o canal
foi inaugurado em 1914, para 14 702 embarcações em 2008, sendo que a última
medição registrou um total de 309,6 milhões de toneladas movimentadas.
Até 2008, mais de 815 mil embarcações tinham passado pelo canal;
os maiores navios que podem transitar do canal hoje são chamados de
pós-panamax. A Sociedade Americana de Engenheiros Civis classificou o
canal do Panamá como uma das sete maravilhas do mundo moderno.
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