O n
O número exato de mortos no naufrágio é incerto devido a vários fatores, como confusão sobre a lista de passageiros, que incluía nomes de pessoas que cancelaram a viagem no último momento e o fato de alguns passageiros terem embarcado sob pseudônimos.
O número total de mortos já foi colocado entre
1490 e 1635 pessoas. O número mais aceito é aquele da Junta Comercial
britânica, 1514 mortos.
Passg. |
categ |
Total
a Bordo |
%
Total a bordo |
Salvos |
Mortos |
%Salvos |
%Mortos |
%Salvos
Total a bordo |
%Mortos
total a bordo |
Crianças |
1ᵃClasse |
6 |
0,3% |
5 |
1 |
83 %’ |
17% |
0,2% |
0,04% |
Crianças |
2ᵃClasse |
24 |
1,1% |
24 |
0 |
100% |
0% |
1,1% |
0% |
Crianças |
3ᵃClasse |
79 |
3,6% |
27 |
52 |
34% |
66% |
1,2% |
2,4% |
|
Total |
109 |
4,9% |
56 |
53 |
51% |
49% |
2,5% |
2,44% |
Mulheres |
1ᵃClasse |
144 |
6,5% |
140 |
4 |
97% |
3% |
6,3% |
0,2% |
Mulheres |
2ᵃClasse |
93 |
4,2% |
80 |
13 |
86% |
14% |
3,6% |
0,6% |
Mulheres |
3ᵃClasse |
165 |
7,4% |
76 |
89 |
46% |
54% |
3,4% |
4,0% |
Tripulação |
|
23 |
1% |
20 |
3 |
87% |
13% |
0,9% |
0,1% |
|
Total |
425 |
19,1% |
316 |
109 |
74% |
26% |
14,2% |
4,9% |
Homens |
1ᵃClasse |
175 |
7,9% |
57 |
118 |
33% |
67% |
2,6% |
5,3% |
Homens |
2ᵃClasse |
168 |
7,6% |
14 |
154 |
8% |
92% |
0,6% |
6,9% |
Homens |
3ᵃClasse |
462 |
20,8% |
75 |
387 |
16% |
84% |
3,3% |
17,4% |
Tripulação |
|
885 |
39,8% |
192 |
693 |
22% |
78% |
8,6% |
21,2% |
|
Total |
1.690 |
75,9% |
338 |
1.352 |
20% |
80% |
15,2% |
60,8% |
Total |
|
2.224 |
100% |
710 |
1.514 |
32% |
68% |
31,9% |
68,1% |
Menos
de um terço daqueles que estavam a bordo do Titanic sobreviveram.
Alguns sobreviventes morreram pouco tempo depois; ferimentos e os efeitos da
exposição causaram a morte de muitos daqueles resgatados pelo Carpathia.
49% das crianças, 26% das mulheres passageiras, 82% dos homens passageiros e
78% da tripulação morreram.
Os números mostram enormes diferenças nos índices de sobrevivência das diferentes classes a bordo do navio, especialmente entre as mulheres e crianças.
Apesar de
menos de 10% das mulheres da primeira e segunda classe juntas terem morrido,
54% daquelas na terceira pereceram.
Similarmente, cinco das seis crianças na primeira classe e todas da segunda classe sobreviveram, porém 52 das 79 na terceira morreram. A única criança da primeira classe a morrer foi Loraine Allison, de dois anos de idade.
Proporcionalmente, as maiores perdas foram sofridas por homens da
segunda classe, dos quais 92% morreram. Além disso, três animais de
estimação que estavam a bordo sobreviveram.
Causas do Acidente com o Titanic
Causas
do Acidente com o Titanic. O naufrágio do Titanic pode ser
atribuído a diversas causas, tanto naturais quanto humanas. Seu número total de
mortos, um dos maiores em toda história do transporte marítimo em tempos de
paz, também pode ser explicado por vários fatores.
O naufrágio em si foi o resultado de
circunstâncias especiais. Apesar de ser mais raro encontrar icebergs no
Atlântico Norte em abril, a grande presença de gelo em 1912 se deu a um inverno
particularmente suave, que fez com que um número muito maior de icebergs
alcançasse a rota do Titanic do que em condições mais normais.
Isso explica o motivo da embarcação ter
navegado diretamente para um campo de gelo, apesar de estar viajado mais ao sul
do trajeto recomendado. Além disso, a noite do dia 14 de abril foi escura,
sem Lua ou vento, dificultando a observação de icebergs.
Essa situação foi agravada pela falta de
binóculos para os vigias no cesto de gávea, resultado da mudança de hierarquia
dos oficiais com a chegada de última hora de Henry Wilde para assumir como
oficial chefe.
Frederick Fleet, um dos vigias que
avistou o iceberg, afirmou que acreditava que poderia ter avistado o gelo antes
caso tivesse binóculos.
Além disso, os compartimentos estanques
não eram altos o suficiente para evitar a progressão da água porque os
projetistas não queriam criar obstáculos para os passageiros nos conveses
superiores, seu casco tinha apenas um fundo duplo para protegê-lo de cardumes
de peixes e os componentes de aço utilizados em sua construção tornavam-se
frágeis em temperaturas muito baixas (que naquela noite estava entre –1 °C
e –2 °C).
Apesar do aço empregado no casco fosse o
melhor disponível para navios comerciais na época, seus rebites sofreram
pela escassez de aço disponível, forçando a Harland and Wolff utilizar ferro
forjado, que era bem menos resistente.
A velocidade do Titanic no momento da colisão, apesar de considerada alta para as circunstâncias climáticas daquela noite, estava de acordo com as normas marítimas da época.
Embora testemunhos de certos passageiros afirmarem que Ismay teria
pressionado os oficiais para aumentar a velocidade do navio, a comissão
americana de inquérito considerou que não havia provas suficientes de que o
presidente da White Star Line realmente tivesse tomado essa atitude.
Por fim, o elevado número de mortos pode
ser atribuído à falta de botes salva-vidas com capacidade suficiente para todos
a bordo, mas também à falta de conhecimento, preparo e organização da
tripulação na hora de lançá-los.
Estes últimos fatores poderiam até mesmo
ter feito botes adicionais irrelevantes, já que os oficiais e marinheiros não
teriam condições de preenchê-los adequadamente, principalmente nos momentos
finais do naufrágio quando a água já alcançava o convés superior.
Inquéritos sobre o Acidente com o Titanic
Inquéritos
foram instaurados no Reino Unido e nos Estados Unidos logo após o naufrágio. O
inquérito americano começou em 19 de abril, sob a presidência do senador
William Alden Smith, enquanto o inquérito britânico teve início em 2 de
maio, sob a presidência de lorde John Bigham, 1º Barão Mersey.
Ambos chegaram a conclusões amplamente
semelhantes: os regulamentos sobre o número de botes salva-vidas que navios
deveriam carregar estavam datados e inadequados, o capitão Smith não deu a
atenção adequada aos avisos de gelo, os botes não tinham sido preenchidos
de forma correta e a colisão foi um resultado direto do Titanic ter
entrado em uma área de perigo em uma velocidade muito elevada.
O capitão Stanley Lord do Californian também
foi criticado por ambos os inquéritos por ter ignorado os fogos de artifício
vistos por sua tripulação e não ter prestado assistência ao Titanic.
O inquérito britânico concluiu que Smith
tinha seguido as duradouras práticas que até então não haviam se mostrado
inseguras (com Mersey comentando que apenas os navios britânicos na década
anterior haviam transportado 3,5 milhões de passageiros com apenas 73 mortos),
e que ele tinha feito "apenas aquilo que outro homem habilidoso teria
feito na mesma posição".
O inquérito britânico se encerrou com um
aviso: "O que foi erro no caso do Titanic sem dúvida
nenhuma será negligência em qualquer caso similar no futuro".
A Patrulha Internacional do Gelo foi
criada para monitorar a presença de icebergs no Atlântico, com as
regulamentações marítimas sendo harmonizadas mundialmente pela Convenção
Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar. Todas as medidas e
organizações permanecem ativas até hoje.
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