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quinta-feira, maio 04, 2023

15 de abril de 1912, O RMS Titanic Naufraga


 

15 de abril de 1912, O RMS Titanic Naufraga - Às 2:20 da manhã de 15 de abril de 1912, o transatlântico britânico Titanic afunda no Oceano Atlântico Norte a cerca de 400 milhas ao sul de Terra Nova, Canadá. O enorme navio, que transportava 2.200 passageiros e tripulação, tinha atingido um iceberg duas horas e meia antes.

Em 10 de abril, o RMSTitanic, um dos maiores e mais luxuosos transatlânticos alguma vez construídos, partiu de Southampton, Inglaterra, na sua viagem inaugural através do Oceano Atlântico.

O Titanic foi projetado pelo construtor naval irlandês William Pirrie e construído em Belfast, e pensou-se que fosse o navio mais rápido do mundo. Espanou 883 pés da popa à proa, e o seu casco foi dividido em 16 compartimentos que se presume serem estanques.

Como quatro destes compartimentos poderiam ser inundados sem causar uma perda crítica de flutuabilidade, o Titanic foi considerado inafundável. 

Ao deixar o porto, o navio chegou a alguns metros do barco a vapor de Nova Iorque, mas passou em segurança, causando um suspiro geral de alívio dos passageiros massados nos conveses do Titanic. 

Na sua primeira viagem através da altamente competitiva rota de ferry Atlântico, o navio transportou cerca de 2.200 passageiros e tripulação.

Depois de parar em Cherbourg, França, e Queenstown, Irlanda, para pegar alguns passageiros finais, o enorme navio partiu a toda a velocidade para Nova Iorque. 

No entanto, pouco antes da meia-noite de 14 de abril, o RMS Titanic não conseguiu desviar o seu curso de um iceberg e rompeu pelo menos cinco dos seus compartimentos do casco.

Estes compartimentos encheram-se de água e puxaram a proa do navio. Como os compartimentos do Titanic não estavam tapados no topo, a água dos compartimentos rompidos encheu cada compartimento subsequente, fazendo com que a proa afundasse e a popa fosse elevada até uma posição quase vertical acima da água. 

Então o Titanic partiu-se ao meio e, por volta das 2:20 da manhã de 15 de abril, a popa e a proa afundaram-se no fundo do oceano.

Por causa da escassez de botes salva-vidas e da falta de procedimentos de emergência satisfatórios, mais de 1500 pessoas morreram no navio que se afundava ou morreram congeladas nas águas geladas do Atlântico Norte.

A maioria dos 700 sobreviventes foram mulheres e crianças. Vários cidadãos americanos e britânicos notáveis morreram na tragédia, incluindo o extraordinário jornalista britânico William Thomas Stead e herdeiros das fortunas de Straus, Astor e Guggenheim.

Uma hora e 20 minutos depois do Titanic afundar, o navio Carpathia chegou. Os sobreviventes nos botes salva-vidas foram levados a bordo, e um punhado de outros foram retirados da água. 

Mais tarde, descobriu-se que o navio Leyland Californian estava a menos de 20 milhas de distância no momento do acidente, mas não tinha ouvido os sinais de socorro do Titanic porque o seu operador de rádio estava de folga.

Anúncio de detalhes da tragédia levou à indignação de ambos os lados do Atlântico. No rescaldo do desastre, a primeira Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar foi realizada em 1913.

Regras foram adotadas que exigem que todos os navios tenham espaço para botes salva-vidas para cada pessoa a bordo, e que os exercícios para botes salva-vidas fossem realizados. 

Uma Patrulha Internacional de Gelo foi estabelecida para monitorar icebergs nas rotas marítimas do Atlântico Norte. Também foi exigido que os navios mantivessem uma vigilância de rádio 24 horas.

Em 1 de setembro de 1985, uma expedição conjunta EUA-Francesa localizou os destroços do Titanic no fundo do oceano a uma profundidade de cerca de 13.000 pés. O navio foi explorado por submersíveis tripulados e não tripulados, que lançam uma nova luz sobre os detalhes do seu naufrágio.

Veja também: Bruce Ismay

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