Propaganda

terça-feira, agosto 15, 2023

A Vida é Bela



A Vida é Bela - Joseph Schleifstein foi o sobrevivente mais criança do Holocausto, cuja história é retratada no filme A Vida é Bela!

Joseph Schleifstein nasceu em Sandomierz, Polônia, em 7 de março de 1941, filho de Israel e Esther Schleifstein.

Tinha 2 anos quando ele e seus pais foram deportados para o campo Buchenwald KZ, em 1943, onde mataram mais de 50 mil pessoas.

Chegando à estação ferroviária, fizeram o costumeiro procedimento de escolha, idosos e crianças foram mandados para a esquerda - esses já recebiam a sentença de morte nas câmaras de gás.

E jovens para a direita - trabalho escravo até enquanto havia força, pois depois de algum tempo também seriam mortos.

Na confusão geral da fila, o pai de Joseph encontrou um grande saco e - com um severo aviso para ficar absolutamente quieto - colocou seu filho nele.

Com a ajuda de outros internos, milagrosamente conseguiu esconder seu filho dos oficiais nazistas até que o exército dos EUA libertou o campo KZ em 12 de abril de 1945.

Após a guerra, pai e filho partiram para encontrar Esther, que também milagrosamente sobreviveu e se reencontraram em Dachau, sul da Alemanha.

Schleifstein e seus pais emigraram para os Estados Unidos, permanecendo em silêncio sobre suas experiências de guerra, mesmo com seus filhos.

Sua história foi revelada em 1999, sendo retratada em A VIDA É BELA, filme vencedor de 3 Oscar. 




 

0 Comentários: