Propaganda

sexta-feira, setembro 16, 2022

Renascer

Renascer é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo, transmitida originalmente de 8 de março a 13 de novembro de 1993, em 213 capítulos, com o último capítulo reexibido no dia subsequente, 14 de novembro. 

Substituiu De Corpo e Alma e foi substituída por Fera Ferida, sendo a 47º “novela das oito” exibida pela emissora.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, teve a direção de Emilio Di Biasi e Mauro Mendonça Filho e direção geral e núcleo de Luiz Fernando Carvalho.

Contou com as participações de Antônio Fagundes, Marcos Palmeiras, Adriana Esteves, Tarcísio Filho, Marco Ricca, Taumaturgo Ferreira, Luciana Braga e Maria Luisa Mendonça, Nelson Xavier.

 Sinopse

A novela narra a saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus na Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá.

Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno.

 Apaixona-se após o boi-bumbá passar por sua fazenda, casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.

O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana.

Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, com as suspeitas recaindo sobre o próprio Inocêncio.

Mas o Coronel, como é conhecido, tem outro inimigo perigoso, Teodoro, seu vizinho, que trava uma luta pela posse de terras. Para piorar, João Pedro acaba casando-se com Sandra, filha de Teodoro.

Outro destaque da trama é o catador de caranguejos Tião Galinha, que, por causa da sua ingenuidade, acredita que o sucesso alcançado pelo coronel Zé Inocêncio se deve ao fato de ele ter criado um diabo dentro de uma garrafa, seu amuleto.

Tião Galinha se agarra a essa ideia e transforma sua vida em um tormento, para desespero de sua esposa, a quitandeira Joaninha.

Exibição do Último Capitulo

A apresentação do último capítulo de Renascer fugiu dos padrões da Rede Globo. Devido à exibição de uma partida de futebol, metade do capítulo foi ao ar na sexta-feira, e a outra metade, no sábado.

O último capítulo foi reprisado no domingo, na íntegra, após o Fantástico. A mudança se deu por conta da fase final do Campeonato Brasileiro daquele ano, que seria disputada na sexta-feira (12 de novembro de 1993), às 21h30, por Internacional e São Paulo. 

Como o capítulo final tinha 80 minutos de duração, e não uma hora como os anteriores, não daria tempo de exibi-lo na íntegra.

A direção da emissora, avaliando a importância da partida de futebol e da novela, optou por dividir o último capítulo em duas partes.

Audiência

A sua exibição original alcançou média geral de 60 pontos no IBOPE.

Foi reexibida pelo Vale a Pena ver de Novo de 14 de agosto de 1995 a 1° de março de 1996, substituindo Pedra sobre Pedra e sendo substituída por Despedida de Solteiro, em 145 capítulos.

Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 7 de novembro de 2012 a 5 de setembro de 2013,

Critica

Segundo o livro Telenovela e representação social, a direção de Luiz Fernando Carvalho é considerada um dos marcos renovadores da estética do gênero nos anos 90. 

Segundo a crítica Marília Martins, raras novelas apresentaram no seu primeiro capítulo um trabalho de direção tão apurado e tão requintado quanto Renascer.

O empresário da televisão José Bonifácio de Oliveira, o Boni, considerou a trama "bem estruturada pelo Benedito, com uma primeira fase primorosa e dirigida com maestria pelo Luiz Fernando Carvalho. 

O início era tão forte que tivemos que reduzir o número de capítulos, pois haveria possibilidade de rejeição da segunda parte da novela.

Fernanda Monte Negro fez uma belíssima participação especial com sua Jacutinga, e Maria Luisa Mendonça – a hermafrodita Buba - deu ao seu personagem uma força incomum. 




 

0 Comentários: