O MS World
Discoverer foi um navio de cruzeiro projetado e construído por
Schichau Unterweser, Alemanha em 1974. Em 2000, o navio colidiu com
um obstáculo subaquático e foi danificado; posteriormente, foi aterrado -
para evitar o naufrágio - e abandonado nas Ilhas Salomão.
O navio
foi originalmente construído como BEWA Discoverer em
1974. O navio foi vendido para a BEWA Cruises fora da Dinamarca. Em
julho de 1976, o navio foi vendido para a Adventure Cruises, Inc. e foi
renomeado como World Discoverer.
O navio
também se tornou um fretamento de longo prazo para a Sociedade
Expedições. Em 1976, o navio foi registrado em Cingapura. Em 1987, a
Society Expedition passou a ser gerida por uma nova administração e foi
renomeada como Society Expedition Cruises, com escritórios em Seattle, Estados
Unidos e Alemanha.
O novo
proprietário do navio foi o Discoverer Reederei que também possui outras
embarcações, como a MV Explorer. Em 1990, ela foi registrada
na Libéria com o nome de World Discoverer.
A
embarcação tinha uma construção de casco duplo, permitindo viagens
periódicas às regiões polares da Antártica para permitir que seus passageiros
observassem os movimentos dos blocos de gelo e protegendo contra
impactos menores.
O navio
carregava uma frota de botes infláveis, permitindo que os passageiros se
aproximassem dos blocos de gelo para observação.
Durante o período de
novembro a fevereiro (verão austral), o navio realizou cruzeiros no hemisfério
sul e visitou lugares como Antártica, Ilhas Malvinas, Chile e
Argentina. De março a maio e de agosto a outubro, o navio cruzou as ilhas
do Pacífico Sul.
Entre os meses de junho e
agosto, o navio navegou pela região do Alasca e também pela fronteira russa ao
redor do Mar de Bering. O World Discoverer foi classificado
como uma classe de gelo sueco / finlandês 1A, permitindo que o navio
resistisse a pequenos impactos de floe.
O World Discoverer também tinha um alcance de cruzeiro de 13.000 km (8.100 mi), permitindo que o navio viajasse pela Passagem do Noroeste. O navio era comandado por Oliver Kruess, que já havia tripulado como imediato.
A Society Expeditions
também contratou uma pequena equipe de líderes de expedições experientes para
responder a perguntas turísticas sobre a região, blocos de gelo, seus
movimentos e os destinos do navio.
Uma pequena frota de botes
desembarcou passageiros em várias linhas costeiras para observação da vida
selvagem local na área. Cada dia compreendia normalmente duas a três
expedições costeiras, lideradas por geólogos, historiadores, naturalistas e
biólogos marinhos.
O navio foi equipado com
uma sala de observação, centro médico com um médico ativo, biblioteca, solário
com uma pequena piscina, um pequeno centro de fitness e uma sala de
palestras.
Em 30 de abril de 2000, às
16h, horário local (0500 GMT), o navio atingiu uma grande rocha ou recife não
mapeado na Passagem Sandfly, nas Ilhas Salomão. O capitão Kruess enviou um
sinal de socorro, que foi recebido em Honira, a capital das Ilhas
Salomão.
Uma balsa de passageiros
foi enviada para o navio e todos os passageiros foram transportados para um
local seguro. O capitão então trouxe o navio para Roderick Bay depois que
o navio começou a inclinar 20 graus e encostou-o para evitar o
naufrágio.
Após o levantamento
subaquático do navio, o World Discoverer foi declarado uma
perda construtiva. O navio permaneceu na Baía de Roderick desde
então.
Michael Lomax, presidente
da Sociedade Expedições, parabenizou o capitão e a tripulação por suas ações
heroicas e profissionais, dizendo que atuaram de "maneira exemplar"
durante a crise.
O navio estava programado
para ter sua inspeção anual de doca seca em 11 de maio, quando os trabalhos de
manutenção anual teriam sido concluídos. Também estavam planejadas duas
suítes adicionais no convés do barco e a instalação de um novo sistema de
proteção contra incêndio em todo o navio.
O World Discoverer ainda se encontra na
Baía Roderick das Ilhas Nggela com uma lista de 46°. As empresas de
resgate mais próximas, localizadas na Austrália, encontraram o navio saqueado
por moradores e outras facções. As Ilhas Salomão estavam em guerra civil
na época.
A atividade das marés
danificou o navio ainda mais. O navio tem enferrujado a superfície com
muitas das janelas removidas. O navio se tornou uma atração turística para
os moradores da ilha e também para outras empresas de cruzeiros que passam
pelo World Discoverer, incluindo MV Princess II.
Um salvamento foi tentado
em 2000, mas "abandonado depois que tiros foram trocados com a tribo
local.” No rescaldo do naufrágio, a Society Expedition remodelou um navio da
classe de gelo e o chamou de World Discoverer.
Foi lançado em 2002,
retomando os cruzeiros. A Society Expedition encerrou suas operações em
junho de 2004, depois que seu novo navio foi apreendido por credores em Nome,
Alasca.
Duas semanas depois, a empresa entrou com um pedido de falência. Após novas mudanças de nome, o último navio agora opera como Silver Explorer.
0 Comentários:
Postar um comentário