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quarta-feira, setembro 14, 2022

MS World Discoverer



 

O MS World Discoverer foi um navio de cruzeiro projetado e construído por Schichau Unterweser, Alemanha em 1974. Em 2000, o navio colidiu com um obstáculo subaquático e foi danificado; posteriormente, foi aterrado - para evitar o naufrágio - e abandonado nas Ilhas Salomão.

O navio foi originalmente construído como BEWA Discoverer em 1974. O navio foi vendido para a BEWA Cruises fora da Dinamarca. Em julho de 1976, o navio foi vendido para a Adventure Cruises, Inc. e foi renomeado como World Discoverer

O navio também se tornou um fretamento de longo prazo para a Sociedade Expedições. Em 1976, o navio foi registrado em Cingapura. Em 1987, a Society Expedition passou a ser gerida por uma nova administração e foi renomeada como Society Expedition Cruises, com escritórios em Seattle, Estados Unidos e Alemanha. 

O novo proprietário do navio foi o Discoverer Reederei que também possui outras embarcações, como a MV Explorer. Em 1990, ela foi registrada na Libéria com o nome de World Discoverer

A embarcação tinha uma construção de casco duplo, permitindo viagens periódicas às regiões polares da Antártica para permitir que seus passageiros observassem os movimentos dos blocos de gelo e protegendo contra impactos menores. 

O navio carregava uma frota de botes infláveis, permitindo que os passageiros se aproximassem dos blocos de gelo para observação.

Durante o período de novembro a fevereiro (verão austral), o navio realizou cruzeiros no hemisfério sul e visitou lugares como Antártica, Ilhas Malvinas, Chile e Argentina. De março a maio e de agosto a outubro, o navio cruzou as ilhas do Pacífico Sul. 

Entre os meses de junho e agosto, o navio navegou pela região do Alasca e também pela fronteira russa ao redor do Mar de Bering. O World Discoverer foi classificado como uma classe de gelo sueco / finlandês 1A, permitindo que o navio resistisse a pequenos impactos de floe. O World Discoverer também tinha um alcance de cruzeiro de 13.000 km (8.100 mi), permitindo que o navio viajasse pela Passagem do Noroeste.

O navio era comandado por Oliver Kruess, que já havia tripulado como imediato. A Society Expeditions também contratou uma pequena equipe de líderes de expedições experientes para responder a perguntas turísticas sobre a região, blocos de gelo, seus movimentos e os destinos do navio. 

Uma pequena frota de botes desembarcou passageiros em várias linhas costeiras para observação da vida selvagem local na área. Cada dia compreendia normalmente duas a três expedições costeiras, lideradas por geólogos, historiadores, naturalistas e biólogos marinhos. 

O navio foi equipado com uma sala de observação, centro médico com um médico ativo, biblioteca, solário com uma pequena piscina, um pequeno centro de fitness e uma sala de palestras. 

Em 30 de abril de 2000, às 16h, horário local (0500 GMT), o navio atingiu uma grande rocha ou recife não mapeado na Passagem Sandfly, nas Ilhas Salomão. O capitão Kruess enviou um sinal de socorro, que foi recebido em Honira, a capital das Ilhas Salomão. 

Uma balsa de passageiros foi enviada para o navio e todos os passageiros foram transportados para um local seguro. O capitão então trouxe o navio para Roderick Bay depois que o navio começou a inclinar 20 graus e encostou-o para evitar o naufrágio. Após o levantamento subaquático do navio, o World Discoverer foi declarado uma perda construtiva. O navio permaneceu na Baía de Roderick desde então. 

Michael Lomax, presidente da Sociedade Expedições, parabenizou o capitão e a tripulação por suas ações heroicas e profissionais, dizendo que atuaram de "maneira exemplar" durante a crise. 

O navio estava programado para ter sua inspeção anual de doca seca em 11 de maio, quando os trabalhos de manutenção anual teriam sido concluídos. Também estavam planejadas duas suítes adicionais no convés do barco e a instalação de um novo sistema de proteção contra incêndio em todo o navio.

O World Discoverer ainda se encontra na Baía Roderick das Ilhas Nggela com uma lista de 46°. As empresas de resgate mais próximas, localizadas na Austrália, encontraram o navio saqueado por moradores e outras facções. As Ilhas Salomão estavam em guerra civil na época. 

A atividade das marés danificou o navio ainda mais. O navio tem enferrujado a superfície com muitas das janelas removidas. O navio se tornou uma atração turística para os moradores da ilha e também para outras empresas de cruzeiros que passam pelo World Discoverer, incluindo MV Princess II. Um salvamento foi tentado em 2000, mas "abandonado depois que tiros foram trocados com a tribo local.”

No rescaldo do naufrágio, a Society Expedition remodelou um navio da classe de gelo e o chamou de World Discoverer. Foi lançado em 2002, retomando os cruzeiros. A Society Expedition encerrou suas operações em junho de 2004, depois que seu novo navio foi apreendido por credores em Nome, Alasca. Duas semanas depois, a empresa entrou com um pedido de falência. Após novas mudanças de nome, o último navio agora opera como Silver Explorer.

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