Propaganda

sábado, setembro 17, 2022

Bayume Mohamed Husen



 Bayume Mohamed Husen nascido Mahjub bin Adam Mohamed no dia 22 de fevereiro de 1904. Foi um soldad0 afro-alemão, ator e vítima da perseguição nazista.

Husen, filho de um ex-oficial askari, serviu junto com seu pai na Primeira Guerra Mundial com as tropas coloniais alemãs na África Oriental. 

Mais tarde, trabalhou como garçom em uma linha de navegação alemã e conseguiu se mudar para a Alemanha em 1929.

Casou-se e constituiu família em janeiro de 1933. Husen apoiou o movimento neocolonialista alemão e contribuiu para a Deutsche Afrika-Schau, um antigo zoológico humano usado por propagandistas políticos nazistas. 

Husen trabalhou como garçom e em vários empregos menores em aulas de idiomas e em papéis menores em várias produções cinematográficas alemãs relacionadas à África. 

Em 1941, ele foi preso no KZ Sachsenhausen, onde morreu em 1944. Sua vida foi tema de uma biografia de 2007 e um documentário de 2014.

Husen nasceu em Dar es Salaam, então parte da África Oriental Alemã, como filho de um askari que ocupava o posto de Effendi. 

Antes da Primeira Guerra Mundial, ele já havia aprendido alemão e trabalhava como balconista em uma fábrica têxtil em Lindi. 

Quando a guerra estourou em 1914, ele e seu pai se juntaram ao Schutztruppe e participaram da campanha da África Oriental contra as forças aliadas. 

Husen foi ferido na batalha de Mahiwa em outubro de 1917 e mantido como prisioneiro de guerra pelas forças britânicas. 

Após a guerra, Husen trabalhou como "menino (servo)" em vários navios de cruzeiro e trabalhou como garçom em um navio Deutsche Ost-Afrika Linia em 1925. 

Em 1929, ele viajou para Berlim para receber pagamentos militares pendentes por ele e seu pai, mas suas reivindicações foram rejeitadas pelo Ministério das Relações Exteriores tarde demais. 

Husen ficou em Berlim e trabalhou como garçom. Ele usou seu Swahili em cursos de idiomas para funcionários e pessoal de segurança e como tutor mal pago em aulas universitárias, por exemplo, para o famoso estudioso Diedrich Westermann.

Ele se casou com uma alemã dos Sudetos, Maria Schwandner, em 27 de janeiro de 1933, três dias antes de Hitler chegar ao poder. O casal teve um filho, Ahmed Adam Mohamed Husen (1933-1938), e uma filha, Annemarie (1936-1939). 

Husen teve outro filho, Heinz Bodo Husen (1933-1945), de outro relacionamento com uma mulher alemã chamada Lotta Holzkamp - essa criança foi adotada por Schwandner e criada com seus meios-irmãos.

Em 1934, Husen solicitou sem sucesso o "Frontkämpfer-Abzeichen", a Cruz de Honra dos veteranos da linha de frente. 

As autoridades alemãs não estavam dispostas a conceder a ordem aos "coloridos" em geral, e Paul von Lettow-Vorbeck parecia ter descartado explicitamente o caso de Husen em uma carta ao Ministério das Relações Exteriores. 

Husen, no entanto, usava o distintivo e um uniforme askari que provavelmente comprou de um negociante de suprimentos militares durante sua participação em comícios do movimento neocolonialista alemão, que buscava recuperar as colônias perdidas da Alemanha. 

Não está claro se ele recebeu ou perdeu a cidadania alemã. Era prática comum na Alemanha de Weimar fornecer aos migrantes das ex-colônias alemãs um passaporte com o endosso "Deutscher Schutzbefohlener" (protegido alemão) que não lhes dava cidadania plena.

Após a ascensão de Hitler ao poder, os alemães negros das ex-colônias eram muitas vezes considerados cidadãos do estado que sucedeu a Alemanha como a potência colonial relevante sob o Tratado de Versalhes. 

Como no caso de Hans Massaquoi, não havia nível de discriminação contra alemães negros. comparável ao ódio sistemático que a minoria judaica enfrentou.

Em 1934, Husen retornou brevemente a Tanganyika durante a produção do filme Die Reiter von Deutsch-Ostafrika, no qual teve um papel menor. 

Posteriormente, Husen perdeu sua renda principal como garçom no palácio de prazer Haus Vaterland em 1935, depois de ser demitido devido a queixas racistas de dois colegas de trabalho. 

Ele supostamente também teve conflitos em curso com o Seminário Friedrich-Wilhelms-Universitat fur Orientalische Sorachenem Berlim, onde ele havia ajudado a ensinar suaíli a policiais que se preparavam para o serviço nas colônias alemãs recuperadas depois que a guerra prevista terminaria com a vitória alemã, ou mesmo no caso de uma improvável reversão das cláusulas coloniais do Tratado de Versalhes. 

Em 1936, Husen ingressou no Deutsche Afrika-Schau, uma espécie de zoológico humano criado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha como parte de uma campanha pelo retorno das ex-colônias alemãs. 

O Ministério das Relações Exteriores queria usar os afros-alemães para argumentar contra as alegações estrangeiras que duvidavam da capacidade da Alemanha nazista de administrar colônias. 

Outras partes do regime nazista tentaram usar tropas coloniais estrangeiras durante a ocupação da Renânia e a batalha da França como ferramenta de propaganda. Em 1940, o show foi interrompido devido à guerra.

Após a declaração de guerra britânica e francesa contra a Alemanha em 1939, Husen pediu para ser aceito na Wehrmacht, mas sua admissão foi negada.

De 1939 a 1941, Husen apareceu em pelo menos 23 filmes alemães, geralmente como figurante ou em papéis menores. 

Seu último e mais proeminente papel foi o de Ramasan, o guia nativo do líder colonial alemão Carl Peters no filme de 1941 com o mesmo nome. 

Ele parou de trabalhar para a universidade em abril de 1941, supostamente após ser maltratado pelo Professor Martin Heepe, um africanista e especialista em linguística. 

Enquanto no set, ele se envolveu em um caso com uma mulher alemã e foi denunciado às autoridades.

Husen foi preso pela Gestapo sob a acusação de corrupção racial e detido sem julgamento no campo de concentração de Sachsenhausen onde morreu no dia 24 de novembro de 1944.

0 Comentários: