Propaganda

segunda-feira, outubro 30, 2023

Elizabeth Taylor - Atriz anglo-americana

 

 


Elizabeth Rosemond Taylor nasceu em Londres no dia 27 de fevereiro de 1932. Foi uma atriz anglo-americana. Começou sua carreira como atriz infantil no início dos anos 1940, tornando-se uma das estrelas mais populares do cinema clássico de Hollywood nas décadas de 1950 e 1960. 

Elizabeth Taylor foi a primeira atriz a assinar um contrato milionário com uma produtora, para estrelar o filme Cleópatra, em 1963.

Vencedora de dois Oscares de Melhor Atriz, um BAFTA e um Globo de Ouro, ela continuou sua carreira com sucesso nas décadas seguintes e permaneceu uma figura pública muito popular pelo resto de sua vida. 

Taylor também foi uma das primeiras celebridades a participar do ativismo da AIDS, liderando campanhas de prevenção e foi co-fundadora da Fundação Americana para a Pesquisa da AIDS, em 1985, e da Fundação AIDS Elizabeth Taylor, em 1991. 

Desde o início da década de 1990 até sua morte, ela dedicou seu tempo à filantropia. Em 1999, foi nomeada pelo American Film Institut a sétima maior lenda feminina do cinema.

Carreira

Nascida em Londres, era filha dos norte-americanos Francis Leen Taylor (1897–1968) e Sara Viola Rosemond Warmbrodt (1895–1994). Sua família voltou para os Estados Unidos em 1939. 

Taylor começou a carreira cinematográfica ainda criança, quando foi descoberta aos dez anos, ao vencer diversos testes no teatro, onde iniciou sua carreira, participando de pequenas peças. 

Em poucos anos foi descoberta por grandes empresários, ao assisti-la atuando. Seu talento a levou a ser contratada pela Universal Pictures, onde filmou There's One Born Every Minute, mas não teve o contrato renovado. 

Destacou-se na carreira, assim como seu amigo Mickey Rooney, ao atuar em filmes infanto-juvenis, como em sua estreia em 1943 num pequeno papel da série Lassie

A partir de então, apaixonou-se pela profissão e permanecer nos estúdios foi a realização de um dos seus maiores sonhos.

Evoluindo como atriz talentosa e respeitada pela crítica, nos anos 50 filmaria dramas, como Um lugar ao Sol, com o ator Montgomery Clift; Giant, com Rock Hudson, atores dos quais se tornou grande amiga. Nessa década faria ainda A Última Vez que Vi Paris, ao lado de Van Johnson e Donna Reed.

Problemas de saúde e morte

Elizabeth Taylor teve vários problemas de saúde durante a maior parte de sua vida. Nasceu com escoliose e sofreu um traumatismo na coluna vertebral durante as filmagens de “A Mocidade é Assim”, em 1944. 

O trauma não foi diagnosticado por vários anos, embora tenha causado problemas crônicos na região lombar. 

Em 1956, foi submetida a uma cirurgia em que foram removidos alguns discos intervertebrados, substituídos por próteses. 

A atriz também teve outras doenças e contusões, que muitas vezes exigiram cirurgia. Em 1961, foi acometida por uma pneumonia que quase a levou à morte, tendo sido necessário realizar uma traqueostomia.

A atriz tinha vício em álcool, analgésicos e tranquilizantes. Durante sete semanas (de dezembro de 1983 a janeiro de 1984), passou por um tratamento no Betty Ford Center, uma clínica de recuperação de dependência química, fundada pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos Betty Ford.

Taylor foi a primeira celebridade que tornou pública a internação na clínica. Teve uma recaída no final da década e foi internada novamente na mesma clínica, em 1988. 

Ela também lutou para reduzir seu peso, que começou a aumentar na década de 1970, especialmente depois do casamento com o senador John Warner, e publicou um livro sobre sua experiência com dietas, "Elizabeth Takes Off", lançado em 1988. 

Elizabeth também foi fumante compulsiva até ser acometida por outra séria pneumonia em 1990.

Sua saúde piorou gradativamente durante suas últimas duas décadas de vida. A partir de 1996, ela raramente comparecia a eventos. Teve outra crise grave de pneumonia em 2000, e foi submetida a uma cirurgia no quadril.

Em meados da década de 1990, foi submetida a uma cirurgia para remover um tumor cerebral benigno em 1997, e foi tratada com sucesso de um câncer de pele em 2002. 

Passou a utilizar uma cadeira de rodas devido a problemas na coluna que a impossibilitavam de andar, e foi diagnosticada com insuficiência cardíaca congestiva em 2004.

Em 23 de março de 2011, aos 79 anos, Elizabeth Taylor morreu vitimada pela insuficiência cardíaca. Ela estava hospitalizada havia seis semanas no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles. 

Seu funeral aconteceu no dia seguinte no Forest Lawn memorial Park em Glendale, na Califórnia, em uma cerimônia judaica privada.

A pedido da atriz, a cerimônia começou com quinze minutos de atraso, pois, de acordo com seu agente, "ela queria se atrasar até mesmo para seu próprio funeral". O sepultamento foi no Grande Mausoléu do cemitério.  

0 Comentários: