O SS Ourang Medan foi um navio fantasma, que de acordo com várias fontes naufragou na costa da Indonésia depois de toda a sua tripulação morrer em circunstâncias suspeitas.
Existe um ceticismo sobre a
veracidade da história, sugerindo que o navio na verdade nunca existiu, mas
tornou-se uma espécie de lenda.
A mais antiga referência
conhecida deste navio encontra-se na edição de maio de 1952 dos canais do
Conselho da Marinha Mercante, publicado pela Guarda Costeira dos EUA.
A palavra Ourang significa
em malaio ou indonésio "homem" ou "pessoa", enquanto que
Medan é a maior cidade da ilha Indonésia de Sumatra, dando uma tradução
aproximada de "Homem de Medan".
Contas do acidente do navio
apareceu em vários livros e revistas. Sua precisão factual e até mesmo a
existência do navio, no entanto, não são confirmados, e os detalhes de
construção do navio e da história, se houver, permanecem desconhecidos.
Pesquisas para o registro
oficial ou registros de investigação de acidentes não têm tido sucesso. A
primeira aparição da história é uma série de três artigos no jornal
holandês-indonésio De LOCOMOTIEF: Samarangsch Handels-en Advertentie-blad
(03 de fevereiro de 1948, 28 de fevereiro de 1948, e 13 de março de 1948).
Embora a história seja
basicamente a mesma que as versões posteriores, existem diferenças
significativas. O nome do navio que encontrou o Ourang Medan nunca é
mencionado, mas o local do encontro é descrito como 400 milhas náuticas a
sudeste das Ilhas Marshall.
O segundo e terceiro artigo
descrevem as experiências do único sobrevivente da tripulação do Ourang Medan,
que foi encontrado por um missionário e nativos em Toangi nas Ilhas
Marshall.
O homem, antes de morrer,
disse ao missionário que o navio estava transportando uma carga mal estivada de
ácido sulfúrico, e que a maioria da tripulação morreu por causa das emanações
venenosas que escaparam de recipientes quebrados.
De acordo com a história, o
Ourang Medan estava navegando a partir de um pequeno porto chinês sem nome
para a Costa Rica, e deliberadamente evitando as autoridades.
O sobrevivente, um alemão sem
identificação, morreu depois de contar sua história para o missionário, que
contou a história para o autor, Silvio Scherli de Trieste, na Itália.
O jornal
holandês conclui com um aviso: Esta é a última parte de nossa história
sobre o mistério do Ourang Medan. Devemos repetir que não temos quaisquer
outros dados sobre este "mistério do mar".
Também não podemos
responder a muitas perguntas não respondidas na história. Pode parecer óbvio
que este é um incrível e emocionante romance maritimo.
Possível Acidente
De acordo com a história,
em algum momento ou em torno de junho de 1947 e fevereiro de 1948, dois
navios americanos que navegam no estreito de Malaca receberam
mensagens de socorro do navio mercante holandês Ourang Medan.
Um operador de rádio a
bordo do navio conturbado enviou o seguinte código Morse mensagem: “SOS do
Ourang Medan – Pedimos o auxílio de qualquer embarcação próxima.
Todos os oficiais inclusive
o capitão estão mortos, caídos na sala de mapas e na ponte. Provavelmente toda
a tripulação está morta". Poucos pontos e traços confusos depois duas
palavras vieram claramente. Eram "vou... morrer". Então, nada mais.
Quando a tripulação do
Silver Star localizou o Ourang Medan, o navio foi encontrado cheio de
cadáveres. Os seus olhos, arregalados, os braços em prontidão, as
faces contorcidas em agonia e horror indescritíveis.
Até mesmo a mascote do
navio, um pastor alemão, estava morto. Quando eles tentaram rebocar o navio
para a costa, houve um incêndio no compartimento de carga quatro.
A equipe teve que sair às
pressas, mas antes precisou retirar a corrente fixada, uma vez que o estrondo
deixava claro que o Ourang Medan estava condenado.
Tremendas explosões
obrigaram o Silver Star a afastar-se rapidamente. A uma distância segura, eles
viram o navio adernar com a água que entrava pelos porões e em poucos minutos
afundar.
Teorias
Materiais de carga perigosa
insegura
Existe a hipótese de que o
Ourang Medan poderia ter sido envolvido em operações de contrabando de
substâncias químicas, tais como uma combinação de cianeto de potássio e
nitroglicerina.
De acordo com estas
teorias, a água do mar teria entrado pelo porão do navio, reagindo com a
carga para liberar gases tóxicos, que, em seguida, levaram o grupo a
sucumbir à asfixia ou envenenamento.
Mais tarde, a água do mar
teria reagido com a nitroglicerina, fazendo com que o fogo e explosão
relatada.
Envenenamento por monóxido de carbono
Outra teoria é de que o mau
funcionamento no sistema de caldeira do navio pode ter sido responsável
pelo naufrágio. Escapando monóxido de carbono teria causado a morte de
todos a bordo, com o fogo lentamente ficando fora de controle, levando à
destruição definitiva do navio.
Fenômenos paranormais
A história já apareceu em
várias revistas e livros, começando com um artigo de 1953 na Fate
Magazine. Autores como Jessup especulam que a tripulação poderia ter sido
atacada por OVNIS ou forças paranormais antes de suas mortes.
A prova circunstancial
citada por estas fontes inclui a aparente ausência de uma causa natural da
morte, as expressões supostamente aterrorizadas nos rostos dos mortos e os
rumores de que alguns dos mortos estavam "apontando" para com um
inimigo desconhecido
Ceticismo
Uma pesquisa realizada com a marinha mercante de vários países, incluindo a Holanda, não encontrou nenhum registro de embarcação com esse nome, nem de qualquer investigação sobre seu destino. Por enquanto, afirma-se que a história pode ser completamente fictícia.
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