A Estrada Real
Persa foi uma antiga via construída pelo rei Dario I no século
V. Dario construiu a estrada para proporcionar uma comunicação rápida por todo
seu grande império, desde Susa até Sardes.
Os mensageiros poderiam
percorrer 2.699 km em sete dias. Acerca destes mensageiros, o historiador
grego Heródoto registrou: "Não há nada no mundo que viaje mais
rápidos que esses mensageiros persas".
E ainda: "Nem a
neve, nem a chuva, nem o calor e nem a escuridão da noite impedem que realizem
a tarefa proposta a eles com a máxima velocidade".
O trajeto da Estrada Real
O traçado
da estrada foi reconstruído a partir dos escritos de Heródoto, de outras fontes
históricas e de pesquisa arqueológica. Iniciava-se no Oeste do Império, em
Sardes (cerca de 60 milhas a Leste de Izmir na atual Turquia), em
direção ao Leste através do atual meio-norte da Turquia até Nínive.
A antiga
capital Assíria (atual Moçui, no Iraque) onde então infletia para o Sul,
até à Babilônia (atual Bagdá, no Iraque). Próximo à Babilônia, acredita-se
que se dividia em duas rotas.
Uma
dirigindo-se para o Noroeste e então para o Oeste através de Ecbátana e então
através da Rota da Seda, e outra prosseguindo para o Leste até à sua futura
capital persa, Susa (atual Irã) e então para o Sudeste até Persépolis.
A história
Por não seguir exatamente o
caminho mais curto e fácil entre as cidades mais importantes do Império
Aquemênida, arqueólogos acreditam que a parte oeste da estrada foi,
originalmente, construída pelos reis da Assíria, já que ela avança por dentre o
coração desse antigo império.
As partes mais ao leste da
estrada (hoje em dia, o norte do Irã) coincidem com a maior rota de comércio já
conhecida, a Rota da Seda. Entretanto, Dário I fez a Estrada Real como é
conhecida hoje.
Ao investir na estrutura da
estrada e ao unir suas partes completamente, primeiramente como um modo rápido
de comunicação usando os pirradaziš do reino, ou mensageiros.
A construção da estrada
melhorada por Dário era de tamanha qualidade que ela continua a ser usada até
os tempos romanos. Uma ponte em Diabaquir, Turquia, ainda está lá desde o
período de uso da estrada.
Referências Culturais da
Estrada Real
É dito que
Euclides respondeu ao rei Ptolomeu I à sua pergunta de como aprender
matemática mais facilmente que: "Não há estrada real para a
geometria".
Essa frase foi citada num contexto moderno no ensaio "No Silver Bullet", onde Fred Brooks contou sobre os avanços da engenharia de softwares: "Não há estrada real, mas há uma estrada".
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