Propaganda

domingo, agosto 06, 2023

O Fugitivo de Pompeia


 

O Fugitivo de Pompeia - Este é “o fugitivo”, um homem que deve ter sobrevivido aos estágios iniciais da erupção vulcânica que destruiu a cidade romana de Pompeia, ele caminhava sobre uma camada de lapilli.

Tinha cerca de trinta anos e uma de suas pernas estava tão infeccionada que ele devia estar se movendo de forma instável e com muita dor.

Carregava algumas moedas, o suficiente para manter uma família de três pessoas por pelo menos duas semanas: vinte denários de prata e dois asses de bronze.

Eles vieram em diferentes momentos da história romana, republicana e imperial, abrangendo um período de dois séculos.

Alguns eram o denário legionário de Marco Antônio, estampado com o emblema de sua XXI Legião – e Marco Antônio havia morrido cem anos antes.

Ele deve ter sido atingido por uma densa nuvem piroclástica, porque caiu de costas no lapilli segurando o saco de dinheiro perto do peito.

Logo depois, um enorme bloco de pedra atingiu sua cabeça, esmagando sua parte superior do tronco.

O Monte Vesúvio de Pompeia entrou em erupção no ano 79 d.C. e o episódio ficou famoso por ter matado as vítimas instantaneamente, graças ao fluxo piroclástico, uma nuvem densa e rápida, que as deixou quase paralisadas na posição em que estavam.

As escavações no sítio arqueológico - descobriu os restos de uma vítima: um homem com cerca de 30 anos que parecia ter sido atingindo por uma grande rocha enquanto tentava fugir.

A rocha, que pesa quase 300 quilos, provavelmente se desalojou a partir de um batente de uma porta, o que prendeu a vítima ao lapilli (uma camada de pequenas pedras vulcânicas).

0 Comentários: