Propaganda

sexta-feira, agosto 11, 2023

Árvore de 40 Frutas


 

Uma árvore de 40 frutas é uma de uma série de árvores frutíferas criadas pelo professor da Universidade de Syracuse, Sam Van Aken, usando a técnica de enxertia. 

Cada árvore produz quarenta tipos de frutas de caroço, do gênero Prunus, amadurecendo sequencialmente de julho a outubro nos Estados Unidos da América.

Desenvolvimento

Sam Van Aken é professor associado de escultura na Universidade de Syracuse. É um artista contemporâneo que trabalha além da arte tradicional e desenvolve novos projetos de arte em perspectiva em comunicação, botânica e agricultura. Aken foi Artista Residente em 2018 no McColl Center for Art + Innovation em Charlotte, NC. 

Em 2008, enquanto procurava espécimes para criar uma árvore em flor multicolorida como um projeto de arte, Van Aken adquiriu o pomar de 3 acres (1,2 ha) da estação Experimental Agrícola do Estado de Nova Iorque, que estava fechando devido a cortes de financiamento. 

Ele começou a enxertar brotos de algumas das mais de 250 variedades cultivadas lá, algumas únicas, em uma árvore de acervo. 

Ao longo de cerca de cinco anos, a árvore acumulou ramos de quarenta árvores "doadoras" diferentes, cada uma com uma fruta diferente, incluindo variedades de amêndoa, damasco, cereja, nectarina, pêssego e ameixa.

A cada primavera, a flor da árvore é uma mistura de diferentes tons de vermelho, rosa e branco. 

A árvore de 40 frutas foi originalmente concebida como um projeto de arte, e Sam Van Aken esperava que as pessoas notassem que a árvore tem diferentes tipos de flores na primavera e diferentes tipos de frutas no verão. No entanto, o projeto também apresenta as mudanças nas práticas agrícolas ao longo dos séculos

Distribuição

A partir de 2014, Van Aken produziu 16 árvores de 40 frutas, instaladas em uma variedade de locais privados e públicos, incluindo jardins comunitários, museus e coleções particulares.

Os locais incluem Newton, Massachussetts, Pound Ridge, Nova Iorque, Short Hills, Nova Jersey, Bentonville, Arkansas e San José, California. Ele tem planos de povoar um pomar da cidade com as árvores. [

Conhecida como a “Árvore das 40 Frutas”, é uma árvore que produz 40 tipos diferentes de frutas. Na primavera, esta árvore floresce com flores de várias cores, como rosa, roxo e carmesim, amadurecendo durante meses uma variedade de frutas, como ameixas, pêssegos, amêndoas, damascos, nectarinas, cerejas e até frutas nativas raras não comercializáveis.

O projeto de cultivar diversas árvores frutíferas em uma só árvore nasceu com Sam Van Aken, escultor de 42 anos e professor de arte da Syracuse University, que criou sua primeira árvore multifrutífera no campus de Syracuse, em Nova Iorque, 2008, enxertando galhos de diferentes árvores.

Ele pretendia produzir uma obra de arte natural que se transformasse e surpreendesse o público. O que começou como um projeto de arte tornou-se uma missão para reintroduzir os americanos às frutas nativas e raras que não possuem valor comercial e que se extinguiram da paisagem da cidade.

Hoje, existem dezenas dessas árvores maravilhosas em todo o país, em praças, centros comunitários, bosques, museus, hotéis e até casas particulares (árvores custando até $ 30.000, equivalente a 150 mil reais).

Sam Van Aken também mantém viveiros hortos de diversas espécies de plantas individuais, despertando o interesse e a importância de se plantar e preservar árvores que produzem frutas com alto valor nutritivo e consideradas relíquias, mas que não possuem valor comercial e não estão disponíveis nos supermercados. 




0 Comentários: