Propaganda

sábado, agosto 26, 2023

A Pirâmide de Quéfren

Assim era a Pirâmide de Quéfren em sua inauguração e depois, como está atualmente.

A Pirâmide de Quéfren - As pirâmides eram revestidas com blocos de calcário, vindo da região egípcia de Tora, a 129 km de Gizé. O revestimento refletia a luz do sol, além de seu topo ser coberto em ouro, tornando-a visível de grandes distâncias.

O revestimento de calcário foi removido durante a Idade Média, se deteriorando com a ação de terremotos. Ao longo da história, todas as pirâmides foram saqueadas, tanto sua estrutura interna quando externa.

Para os egípcios, a pirâmide representava os raios de Sol, brilhando em direção à Terra. Acreditava-se que, enterrando o faraó em uma pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao Sol, tomando o seu lugar de direito com os deuses.

A Pirâmide da foto, Quéfren, é a 2º maior das 3 pirâmides do Complexo de Gizé, inicialmente com 143 metros de altura, mas hoje com 136, apenas 2 metros menor que a maior pirâmide do complexo.

O faraó Quéfren era filho de Quéops e o 4º rei da Quarta Dinastia, ordenando que sua pirâmide fosse construída ao lado da de seu pai.

Aproximadamente 2,3 milhões de blocos de pedra foram cortados, transportados e montados para criar a estrutura de 5,75 milhões de toneladas.

Por serem construções com 4 milênios e meio de idade, a exata maneira como as pirâmides foram construídas ainda não foi descoberta, contudo a maneira mais provável é de que os egípcios construíam um aterro ao lado da pirâmide para transportar e esculpir os materiais.

O aterro era aumentado em altura à medida que a pirâmide era construída, transportando os materiais por meio de trenós, rolos e alavancas.

No final de década de 80 e 90, escavações das pirâmides revelaram distritos operários que incluíam padarias, áreas de armazenamento, oficinas e os pequenos túmulos de trabalhadores e artesãos.

Os túmulos do complexo variam de simples cúpulas de tijolos a monumentos de pedra mais elaborados.

Segundo o antigo historiador grego Heródoto, a Grande Pirâmide (Quéops) levou 20 anos para ser construída e exigiu o trabalho de 100 mil homens. Boa parte deles trabalhava sazonalmente quando o rio Nilo estava inundado e não havia trabalho nos campos. 

0 Comentários: