Propaganda

quarta-feira, agosto 23, 2023

Leão de Lucerna


 

Leão de Lucerna - O belo "Monumento do Leão", ou "Leão de Lucerna", projetado por Bertel Tborvaldsen. A obra de arte foi esculpida em um relevo rochoso, em Lucerna, na Suíça, entre os anos de 1820 e 1821 por Lukas Ahom.

Ela homenageia os cerca de 760 Guardas Suíços do rei Luís XVI, que foram massacrados na Revolução Francesa, durante a tomada do antigo Palácio das Tulherias, em 10 de agosto de 1792.

O animal parece estar abatido. Sua cabeça pende levante para o lado, enquanto as águas do chamado "lago verde" refletem sua grandiosidade e, ao mesmo tempo, seu aspecto moribundo.

Naquele dia 10 de agosto, o som do rufar dos tambores indicava que uma insurreição ao Palácio se aproximava. Luís XVI e sua família se refugiaram na Sala do Conselho. “Sua Majestade não tem um minuto a perder”, advertiu Roederer. “Só há segurança na Assembleia”.

Diante do silêncio do monarca, Maria Antonieta tomou a palavra e disse que ela e seu marido não necessitavam da ajuda dos deputados e que preferiam ficar ali.

“Se a senhora se opõe a essa providência, madame”, respondeu o prefeito, “a senhora será responsável pelas vidas de seu marido e de seus filhos” A soberana ficou estupefata de cólera, mas nada disse.

Foi Luís XVI quem se levantou e tomou a decisão final: “Vamos. Já que iremos para a Assembleia, nada há a fazer aqui”.

Como resultado, a defesa do palácio se desintegrou, sob o comando do idoso general de Mailly. Chegou uma mensagem do rei, dizendo-lhes para cessar fogo.

O que aconteceu em seguida foi um verdadeiro banho de sangue protagonizado pelos insurgentes, que massacraram as tropas rendidas do rei. Para os amotinados, eles não mereciam piedade, e tiveram suas cabeças espetadas em pontas de lanças.

A escultura, por sua vez, é dedicada ao Helvetiorum Fidei ac Virtuti (À lealdade e à bravura dos Suíços). Abaixo do Leão empalado por uma lança, glorificado com o escudo das flores de lis da monarquia francesa e o brasão de armas da Suíça, os nomes daqueles que morreram em 1792.

No total, a escultura mede 6 metros de altura por 10 de comprimento. Anualmente, ela recebe cerca de 1,4 milhões de turistas.


0 Comentários: