Propaganda

quarta-feira, agosto 23, 2023

A cratera de Pingualuit

A cratera de Pingualuit está localizada na península de Ungava, em Quebéc no Canadá, possui 3,44 km de diâmetro e é resultado do impacto de um meteoro há cerca de 1,4 milhão de anos que formou um buraco quase perfeitamente circular".

A cratera possui sua borda elevada da superfície e abriga o lago Pingualuk com 267 metros de profundidade - um dos lagos mais profundos da América do Norte.

O lago concentra uma das águas mais puras do mundo, com um nível de salinidade inferior a 3 ppm, pois não há enseadas ou saídas, portanto, a água é acumulada somente da neve e chuva. É considerado um dos lagos mais transparentes do mundo.

Durante a Segunda Guerra Mundial os pilotos quase frequentemente usavam os marcos quase perfeitamente circulares como ferramenta de navegação.

A cratera e a área ao redor fazem parte do Parque Nacional Pingualuit do Canadá, criado em 1º de janeiro de 2004.

Lago de Cratera

Um lago de cratera é uma formação geológica, tratando-se basicamente de um lago formado na caldeira de um vulcão. A sua formação ocorre quando o vulcão está inativo durante certo tempo e a quantidade de água que recebe da chuva supera a evaporação e a infiltração. Também podem formar-se numa cratera de impacto, pela queda e colisão de um meteorito com a Terra.

Características

Alguns destes lagos têm águas ácidas ou salgadas, devido ao enxofre e minerais que emana lentamente o vulcão (que ainda assim se pode considerar inativo), como o cratera de Ngoro Nogoro, que tem um lago muito alcalino e salgado, mas alguns têm uma acidez e/ou salinidade muito baixa e são doces.

Alguns destes vulcões apresentam atividade suficiente para considerar as suas águas como termais.



 

0 Comentários: