Propaganda

quinta-feira, agosto 24, 2023

Aquedutos de Cantalloc

Os Aquedutos de Cantalloc no Peru são uma das obras de engenharia hidráulica mais destacadas do mundo, construídas no meio do deserto pela antiga cultura Nazca (200 d.C. - 700 d.C.).

Eles estão localizados a 4 quilômetros ao norte de Nazca, nos vales de Nazca, Taruga e Las Trancas.

Dos 46 aquedutos subterrâneos encontrados, 32 ainda estão em operação, algo que começou no período pré-incaico, há 1.500 anos.

Em alguns casos, alguns deles correm vários quilômetros abaixo da superfície a profundidades de até 12 metros.

Para sua construção foram utilizadas pedras de laje e troncos de huarango, onde ao longo do percurso se observam 35 "puquios", que são poços de ventilação em forma de espiral utilizados para limpeza, conservação e captação de água.

Graças ao seu conhecimento tecnológico, os antigos habitantes de Nazca conseguiram captar água subterrânea para irrigar as áreas secas e combater as secas prolongadas.

Hoje em dia, alguns destes aquedutos são utilizados pelos agricultores locais para a sementeira de milho, algodão, feijão e batata.

É um sistema de irrigação único no Peru e talvez no mundo.

Isso tudo foi construído em uma época que não havia nenhuma tecnologia avança como a que temos hoje. Também não havia nenhum engenheiro formado e grandes Universidades.

Essa é só mais uma das maravilhas que encontramos nas civilizações antigas. Obras feitas pelas mãos dos Astecas, Maias, Egípcios e muitos outros povos. 



 

0 Comentários: