Propaganda

sábado, agosto 26, 2023

Veneza: uma cidade sobre pilares de madeira


Veneza: uma cidade sobre pilares de madeira - A história de Veneza começa no século 5 d.C. Após a queda do Império romano do Ocidente, os bárbaros do norte atacaram os antigos territórios romanos.

Para escapar destes, a população veneziana do continente fugiu para os pântanos próximos, e encontrou abrigo nas ilhas de areia de Torcello, Jesolo e Malamocco.

Embora os colonatos tenham sido inicialmente temporários, os venezianos habitaram as ilhas permanentemente. Para ter seus prédios em uma base sólida, primeiro pregaram estacas de madeira no chão arenoso.

Depois construíram plataformas de madeira em cima destas estacas. Finalmente, os edifícios foram construídos nestas plataformas.

Um livro do século XVII explica detalhadamente o procedimento de construção em Veneza e demonstra a quantidade de madeira necessária apenas para as fundações.

De acordo com este livro, quando a Igreja de Santa Maria dela Salute foi construída, 1.106.657 estacas de madeira, cada uma de 4 metros, foram pregadas debaixo de água.

Este processo levou dois meses para ser construído. Além disso, a madeira tinha que ser obtida das florestas da Eslovênia, Croácia e Montenegro e transportada para Veneza através da água. Portanto, você pode imaginar a escala desta empresa.

O uso da madeira como estrutura de apoio pode parecer uma surpresa, pois a madeira é relativamente menos durável do que a pedra ou metal. O segredo da longevidade da base de madeira desta linda cidade é o fato de que ela está submersa debaixo de água.

A decomposição da madeira é causada por microrganismos, como fungos e bactérias. Como o suporte de madeira em Veneza está submerso debaixo da água, eles não estão expostos ao oxigênio, um dos elementos que os microrganismos precisam para sobreviver.

Além disso, o fluxo constante de água salgada ao redor e através da madeira petrifica a madeira ao longo do tempo, transformando a madeira em uma estrutura endurecida.

Saiba mais sobre Veneza

Veneza é uma cidade no nordeste da Itália situada sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Está localizada na pantanosa Lagoa de Veneza, que se estende ao longo da costa entre as bocas dos rios Po e Piave. Veneza é famosa pela beleza de sua arquitetura e obras de arte. Uma parte da cidade está listada como um Patrimônio Mundial, juntamente com a sua lagoa.

Veneza é a capital da região de Veneto. Em 2009, havia 270 098 habitantes na municipalidade de Veneza (a estimativa de população de 272 mil habitantes inclui a população de todo o município de Veneza) dos quais cerca de 60 mil vivem na cidade histórica de Veneza; 176 mil em Terraferma (continente), principalmente na grande frazioni (equivalente a "paróquias" ou "divisões" em outros países) de Mestre e Marghera, além de 31 mil em outras ilhas da lagoa).

Junto com Pádua e Treviso, a cidade está incluída na área metropolitana de Pádua-Treviso-Veneza (PATREVE), com uma população total de 2,6 milhões de pessoas.

O nome é derivado do antigo povo veniti, que habitou a região até o século X a.C. A cidade foi a capital da histórica República de Veneza e é conhecida como o "La Dominante", "Serenissima", "Rainha do Adriático", "Cidade da Água", "Cidade Flutuante" e "Cidade dos Canais".

A Republica de Veneza foi uma grande potência marítima durante a Idade Média e o Renascimento, além de ser um ponto de parada para as Cruzadas e a Batalha de Lepanto, bem como um centro comercial muito importante (especialmente de produtos como seda, fibra e especiarias) e artístico entre o século XIII até o final do século XVII. Tamanha importância fez de Veneza uma cidade rica em quase toda a sua história.

Ela também é conhecida por seus vários movimentos artísticos importantes, especialmente do período renascentista. Após as guerras napoleônicas e o Congresso de Viena, a República foi anexada pelo Império Austríaco, até que se tornou parte do Reino da Itália em 1866, na sequência de um referendo realizado como resultado da Terceira Guerra de Independência Italiana.

A cidade também desempenhou um papel importante na história da música sinfônica e da ópera, sendo o local de nascimento de Antônio Vivaldi.

0 Comentários: