Propaganda

sexta-feira, maio 26, 2023

Jack Dawson – Quando a ficção ultrapassa a realidade


Jack Dawson – Quando a ficção ultrapassa a realidadeJack Dawson foi um personagem criado por James Cameron que escreveu e dirigiu o filme Titanic rodado em 1997.

Jack ganha a sua passagem e a do seu amigo Fabrizio em um jogo de cartas quando faltavam cinco minutos para a partida do navio no dia 10 de abril de 1912. As passagens eram de terceira classe.

Durante a viagem conheceu Rose DeWitt Bukater, por quem se apaixonou e viveu uma aventura romântica. Jack Dawson morreu de hipotermia após o naufrágio do navio na madrugada de 15 de abril.

Protegeu Rose de todas as formas possíveis tanto ainda dentro do navio como depois que ele desapareceu no Atlântico gelado. Praticamente optou em morrer, mas salvar Rose.

O verdadeiro Jack Dawson foi Joseph Dawson, um marinheiro que trabalhou no navio. "Depois que o filme saiu, nós descobrimos que havia uma lápide com o nome J. Dawson, e ficamos surpresos," disse o produtor do filme, Jon Landau, em uma entrevista. 

O túmulo encontra-se no Fairview Cemetery em Halifax, Nova Escócia. Lá encontram-se 121 vítimas do naufrágio que descansam no mesmo local.

Juventude de Jack Dawson

Jack Dawson nasceu perto de Chippewa Falls, Wisconsin em 15 de junho de 1889. Não se sabe quem eram seus pais, mas ele os conhecia e costumava pescar com seu pai no gelo.

Em uma certa ocasião, Jack caiu num lago congelado, onde quase morreu de hipotermia. Foi esse argumento usado para convencer Rose a volta para dentro no Titanic na noite que tentou pular no mar.

Jack ficou órfão aos 15 anos quando perdeu os pais em um incêndio. Com essa idade começou a ganhar o próprio sustento e viajar pelo mundo fazendo seus desenhos.

Conheceu Fabrizio De Rossi, na mais provável Itália, e ele se tornou seu melhor amigo, chegando a viajar juntos. Enquanto crescia, ele foi para Monterrey (Califórnia), onde trabalhou em um barco, e em seguida, no cais de Santa Mônica (Califórnia), onde desenhou retratos por 10 centavos cada peça. Segundo ele, Jack também passou algum tempo em Paris.

Início de Viagem

Jack Dawson era um artista pobre da terceira classe e só foi capaz de embarcar no navio só depois de ganhar os bilhetes em um jogo de poker, junto com Fabrizio, embarcou no RMS Titanic em 10 de abril de 1912.

Em seus primeiros dias no Titanic, ele desfrutou do luxo do navio e começou a fazer amizades com outros da terceira classe. O tempo todo com Fabrizio e um novo amigo, o Tommy. 



Jack alguns desenhos de pessoas do navio. Os amigos o percebem olhando para a moça e brincam com ele, pois seria impossível uma aproximação.

Logo mais à noite enquanto Jack fumava um cigarro deitado em um banco, olhando as estrelas, ouve um barulho de uma pessoa correndo, levanta e ver a bela Rose da primeira classe, que vai tentar cometer suicídio pulando da popa.

Ela pretendia se matar, por causa de seu estilo de vida e seu casamento forçado pela sua mãe, uma viúva falida, cujo marido só havia deixado dividas, o casamento com Caledon "Cal" Hockley, poderia salva-la das humilhações dos credores.

Jack incentivou Rose não pular do navio, mas quando ela estava tentando voltar para dentro, a garota escorregou e teria caído se Jack não a tivesse segurado pelo braço. Os gritos de Rose atraíram a atenção dos membros da tripulação, que foram correndo para o local.

Encontraram Jack e Rose no chão, e deduziram que Jack estava violentando Rose. Chamaram Caledon e esse tentou prender Jack e mostrou seu desprezo pelos passageiros da terceira classe, chamando Jack de "imundo", mas Rose explicou que Jack tinha a salvado.

Caledon foi cobrado por um passageiro de que o rapaz era um herói por ter salvado a moça e que merecia uma gratificação. Foi então que Cal mandou seu criado lhe pagar U$ 20. Rose não gostou dizendo: “é esse o meu preço?”

Cal depois relutantemente convidou Jack para um jantar com os passageiros da primeira classe, para ver como o jovem se sairia diante da alta sociedade numa tentativa de humilhar o jovem salvador de sua noiva.

No dia seguinte, Rose foi procurar Jack e encontrou-o no convés, onde conversaram sobre suas vidas pessoais e privadas, bem como sonhos inatingíveis de Rose. Depois ela viu alguns desenhos magníficos que Jack tinha feito e ficou surpreendida com eles.

Mais tarde naquele mesmo dia, Jack mostrou a Rose como "corretamente" se cuspia ao mascar tabaco e foram surpreendidos pela mãe de Rose, a viúva Ruth DeWitt Bukater, que mandou Rose ficar pronta para o jantar naquela noite.

Vendo a situação do pobre Jack, Molly Brown, uma passageira bem-humorada e de bom coração, levou Jack para sua suíte e emprestou-lhe um smoking do seu filho. No jantar, Jack encantou os passageiros da primeira classe, na mesa, com suas piadas espirituosas e suas histórias fascinantes sobre a vida dele.

Relacionamento com Rose

Depois do jantar os homens saíram para fumar, Jack antes de sair da mesa deixou um bilhete na mão de Rose escrito: "Faça valer a pena. Encontre-me no relógio." Rose foi ao encontro e depois foram a uma festa da tripulação da terceira classe, vistos por Spicer Lovejoy, o criado de Cal.



No dia seguinte foi complicado para Rose que foi afrontada por sua mãe, que lhe deu ordens para que ela não visse Jack novamente, devido ao seu noivado com Cal, e os benefícios que o casamento traria para as duas.

Jack percebendo que Rose não iria mais lhe procurar, pegou um casaco de um passageiro da primeira classe para ir falar com ela sem chamar a atenção. Rose pediu-lhe para que ele não a visse mais, pois estava noiva e isso lhe causaria complicações.

Porém, Jack lhe abrir os olhos do que Ruth e Cal estavam lhe transformando. Rose se encontrou com ele na ponta da proa do navio, e juntos compartilharam seu primeiro beijo ao entardecer do dia 14 de abril.

Pede a Jack para que ele a desenhe nua, somente usando o belo colar, o Coração do Oceano. Quando Jack termina, Rose pede que coloque o colar de Cal de volta no cofre. São perseguidos por Lovejoy, pelo navio.

Eles fogem para o porão, passam pelas caldeiras e depois encontram um carro de luxo da época e lá fazem amor no banco de trás do Renault.

Naufrágio

Às 23h40 Rose informou a Jack que ela iria desembarcar com ele depois que o navio chegasse em Nova Iorque, e depois os dois testemunharam o navio se chocar contra um iceberg, enquanto estavam na proa.

Jack e Rose perceberam que estava ocorrendo algo errado com o navio, e foram contar para Ruth e Cal, embora a tentativa serviu para Cal acusar Jack de roubo, por ter furtado seu colar, e mandou prendê-lo.

Após o início dos lançamentos dos botes salva-vidas às 0h55, Rose vai procurar Jack e o encontra preso em uma sala começando a ser inundada. Estava com algemas em volta de um cano. Rose vai procurar algo para tentar livrar Jack, pois não encontrou as chaves.

O que ela encontra é um machado em uma caixa de incêndio para tentar e consegue cortar a corrente. Depois de saírem com o navio já inundado, encontram Fabrizio e Tommy atrás de um portão trancado por dois tripulantes.

O caos já está instalado no navio, Jack pega um banco próximo e com a ajuda de Fabrizio, Tommy e outro passageiro, destroem as grades, permitindo a libertação de alguns passageiros, em um ato heroico.

No convés do navio Jack tenta encontrar um bote salva-vidas para ele, Rose, e seus amigos e quando não encontra, ele manda Fabrizio e Tommy irem para o outro lado do navio para procurar barcos salva-vidas para os quatro.

Porém, Tommy foi baleado e Fabrizio eventualmente morre quando uma Chaminé do navio cai sobre ele. Então percebe que a tripulação está colocando as mulheres e crianças em primeiro lugar, e incentiva sua companheira entrar num dos botes, juntamente com Cal que aparece.

Entra no bote salva-vidas n° 2, para escapar do naufrágio, em um esforço para evitar a perda de Jack, pulou de volta para o navio e fogem dos disparos de Cal irritado que os perseguiu através do navio com um revólver, com a intenção de matá-los.

Jack e Rose escaparam de Cal, e após uma breve luta contra Lovejoy, eles encontram um menino chorando e esperando por seu pai retornar. Em um esforço para salvá-lo, Jack levou o menino, embora, mas o pai do garoto, em seguida, veio e ficou enfurecido com Jack por levar seu filho.

Pegou a criança e saiu, e duas portas se abriram devido à pressão da água, fazendo o casal ser carregado por uma correnteza e ficar preso a um portão.

A última esperança dos dois era um mordomo aterrorizado com uma chave para abrir as grades, no entanto, ele deixou cair a chave na água e correu para salvar sua vida. Jack pegou a chave e levou Rose de volta até o deque superior.

Quando o Titanic se ergueu por volta das 2h15, Jack e Rose correram para popa do navio que se erguia cada vez mais, fazendo todos os passageiros pegarem em algo, em um esforço para evitar cair para fora, que minutos depois se rachou em dois grandes pedaços e afundou.

Morte

Após o Titanic afundar por completo em 2h20 da madrugada do dia 15 de abril, Jack foi capaz de encontrar uma porta arrancada do navio, flutuando na água, e deixou Rose em cima dela enquanto centenas de pessoas se debatiam nas águas geladas do Atlântico Norte.

Ele não conseguiu encontrar nada para ficar em cima, e começou a congelar na água gelada.

Em seus últimos momentos, Jack disse a Rose que não importasse o que acontecesse, ele não queria que ela desistisse de ter esperança e que, se ela continuasse em cima da porta, ficaria bem e iria viver uma vida longa e feliz futuramente.

Jack morreu de hipotermia, e seu corpo afundou para o fundo do oceano, fazendo-o ser sepultado no mar. Por razões desconhecidas, não houve registro da existência de Jack a bordo do Titanic, por não ter comprado legalmente suas passagens e não ter feito o check-up ao embarcar.

Quanto a Rose, foi resgatada pouco depois de seu amado afundar, por um dos botes, e sobreviveu ao naufrágio.


0 Comentários: