Propaganda

sábado, maio 27, 2023

A Porta Pega-Gordo do mosteiro de Alcobaça


 

A Porta Pega-Gordo do mosteiro de Alcobaça - Os monges do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, a 93 km ao norte de Lisboa, em Portugal, eram submetidos a um tratamento infalível contra a obesidade.

Os monges que comiam no refeitório eram obrigados a buscar a própria comida na cozinha ao lado. Ninguém podia servi-los. O problema é que precisavam atravessar uma porta estreitíssima que media 2 m de altura e apenas 32 cm de largura.

Quem não conseguisse ultrapassá-la ficava sem comer e, obviamente, emagrecia rápido. A Ordem de Cister, fundada em 1098 em Dijon, na França, foi uma das mais preocupadas com a balança.

Chegou a Portugal ainda no reinado de d. Afonso Henriques (séc. XII) com a fundação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A regra de São Bento seguida pelos monges cistercienses prescrevia uma vida austera e alimentação frugal com dias de jejuns e abstinência.

A carne e a gordura foram proibidas por muito tempo (com exceção em caso de doença). Em 1666, porém, o papa Alexandre VII autorizou seu consumo. A liberação alterou as cozinhas da Ordem de Cister, que precisaram aumentar a estrutura para assar bois inteiros, atravessados por grandes espetos.

Ficou mais difícil manter-se magro. Daí a ideia da "porta pega-gordo" como recurso para controlar o peso dos monges. A gula é um dos sete pecados capitais e a obesidade tornava o monge menos apto aos trabalhos braçais.

O mosteiro de Alcobaça é famoso por abrigar os túmulos de D. Pedro I e Inês de Castro. A Igreja Católica sempre foi pioneira em invenções de castigos, tanto em seus mosteiros e conventos, como para seus fiéis seguidores.

Mihailo Tolotos foi um homem que viveu 82 anos no mosteiro de Monte Athos, na Grécia sem nunca ter visto uma mulher. Depois de poucas horas de seu nascimento sua mãe morreu de complicações no parto, então, foi levado para o mosteiro onde foi criado pelos monges, seguindo as regras do local.

Umas das proibições do mosteiro era a entrada de mulheres. Mihailo Tolotos morreu sem saber como era uma mulher.

0 Comentários: