Propaganda

quarta-feira, maio 24, 2023

Franz Kafka - Sua obra influenciou grandes escritores


Franz Kafka - Sua obra influenciou grandes escritores. No dia 3 de julho de 1883 nascia em Praga no Império Austro-Húngaro e atualmente República Tcheca o escritor Franz Kafka. 

Autor de romances e contos foi considerado um dos escritores mais influentes do século XX.

Franz Kafka era de família de classe média judaica e falavam a língua alemã em Praga que pertencia ao Império Austro-Húngaro. 

A maior parte da população de Praga falava tcheco e a divisão entre as línguas tchecas e alemão era visível e esses dois tentavam fortalecer sua identidade nacional.

Os judeus muitas vezes acharam-se divididos entre esses dois grupos, naturalmente levantavam questões sobre a origem das pessoas. 

Kafka era fluente nas duas línguas, mas considerava o alemão como sua língua mãe.

A maior parte de sua obra, como A metamorfose, O Processo, e O castelo, está repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.

Poucas obras de Kafka foram publicadas durante sua vida: as coleções de contos Considerações e Um Médico Rural, A Boneca e contos (como A Metamorfose) em revistas literárias. 

Preparou a coleção Um Artista da Fome para impressão, mas só foi publicada depois da sua morte.

Mesmo contrariando a memória de Kafka que desejava que após sua morte sua obra fosse destruída, seu amigo Max Brod levou adiante seu trabalho deixado com sua morte. 

Sua obra influenciou grandes escritores como Gabriel Garcia Márquez, Jean-Paul Sartre, Albert Camus e muitos outros. Sua obra popularizou-se em português como algo complicado, labiríntico e surreal em situações encontradas nos seus escritos.

Kafka depois de concluir seus estudos em direito, foi trabalhar em uma seguradora e no seu tempo livre escrevia contos. 

Pelo resto de sua vida, reclamou do pouco tempo que tinha para dedicar-se ao que chegaria a chamar de "seu chamado".

Arrependeu-se de ter tido que dedicar tanto tempo ao seu "ganha-pão". Kafka preferia comunicar-se através de cartas; escreveu centenas de cartas para sua família e amigas próximas, incluindo seu pai, sua noiva Felice Bauer e sua irmã mais nova, 

Ottla Kafka. Tinha uma relação complicada e turbulenta com seu pai, o que teve uma grande influência sobre sua escrita.

Franz Kafka morreu em 3 de junho de 1924 em Viena de tuberculose laríngea. Sua doença se complicou em março de 1924 quando ele estava em Berlim, ele então foi para Praga a procura de ajuda da família, principalmente de sua irmã Ottla que tomou conta dele.

Levaram Kafka para o sanatório do Dr. Hoffmann, em Klosterneuburg, nas proximidades de Viena, em 10 de abril e morreu lá em 3 de junho de 1924. 

A causa da sua morte aparentemente foi fome: a condição da garganta de Kafka tornou comer uma atividade muito dolorosa para ele, e, como a nutrição parenteral ainda não tinha sido desenvolvida, não houve meios de alimentá-lo.

Kafka estava editando "Um Artista da Fome" no seu leito de morte, um conto cuja composição tinha sido iniciada antes da sua garganta se fechar ao ponto de ele não mais conseguir se alimentar.

Seu corpo foi levado de volta a Praga, onde foi sepultado em 11 de junho de 1924, no Novo Cemitério Judeu, em Zizkov. Kafka foi desconhecido em vida, mas ele não considerava a fama algo importante. Tornou-se famoso logo após a morte o que injustamente acontece com muitos.

0 Comentários: