Propaganda

terça-feira, maio 23, 2023

Submissão - O Opressor sempre conta com a ajuda de oprimidos


Submissão - O Opressor sempre conta com a ajuda de oprimidos


Submissão: disposição para obedecer, para aceitar uma situação de subordinação; docilidade, obediência, subalternidade.

Estado Livre do Congo (Hoje, República Democrática do Congo) na época uma colônia passou por grandes atrocidades no período de 1885 e 1908.

Estima-se que de 1 a 15 milhões congoleses foram assassinados pelas forças do Rei Leopoldo II da Bélgica.

Foram feitos escravos na produção de borracha, cultivo de algodão e na caça de elefantes para extração de marfim.

Aqueles que não conseguissem atingir a produção exigida em praticamente 18 horas de trabalhos forçados, eram assassinados a sangue frio ou tinham as mãos decepadas.

Somados a esses castigos, tinham também as doenças epidêmicas e a extrema fome.

Os europeus depois da conferência de Berlim em 1884 alocaram a Bacia do Congo, uma região para organização de caridade privada dirigida por Leopoldo II que tinha uma grande ambição na expansão da colônia.

Sob o controle dele o território ultrapassou 2.600.000 km2. Os problemas financeiros eram governados por um pequeno quadro de administradores europeus.

No começo, a colônia mostra-se pouco lucrativa e insuficiente, com o estado sempre à beira da falência.

O boom na demanda por borracha natural, que era abundante no território, criou uma mudança radical na década de 1890 - para facilitar a extração e exportação de borracha.

Todas as terras "desabitadas" no Congo foram nacionalizadas, com a maioria distribuída a empresas privadas como concessões. Alguns foram mantidos pelo estado. 

Entre 1891 e 1906, as empresas foram autorizadas a fazer o que quisessem, quase sem interferência judicial, resultando em que trabalho forçado e a coerção violenta foi usada para coletar a borracha de forma barata e maximizar o lucro. 

Um exército paramilitar nativo, o Força Publique, também foi criado para fazer cumprir as políticas de trabalho.

Os trabalhadores que se recusassem a participar da coleta de borracha poderiam ser mortos e aldeias inteiras arrasadas.

Missionários que trabalhavam no Congo registraram sobre o corte das mãos dos congoleses e causou indignação quando foram divulgadas nos Estados Unidos, Reino Unido e na Bélgica e em outros lugares. 

Diante da pressão internacional, o governo Belga anexou o Estado Livre do Congo e formou o Congo Belga o que diminuiu muito os abusos.

Rei Philippe

Nem a monarquia belga nem o estado belga jamais se desculparam pelas atrocidades. Em 2020 Rei Philippe expressou seu pesar ao governo congolês por "atos de violência e crueldade" infligidos durante o governo do Estado Livre do Congo, embora não tenha mencionado explicitamente o papel de Leopoldo e alguns ativistas, o acusaram de não apresentar um pedido de desculpas completo.

No início do texto eu coloquei o significado de submissão e vou esclarecer agora. Os congoleses eram a população da colônia, por tanto, mais numerosos e deixaram-se dominar por uma minoria até chegar ao ponto da escravidão. 

É exatamente essa submissão que sempre escraviza. A passividade dos Judeus custou um preço muito alto na Segunda Guerra Mundial onde somente um campo de concentração ousou rebelar-se e chegaram a matar alguns dos seus algozes e conseguiram a liberdade de alguns.  

Francisco Silva Sousa


 

 

0 Comentários: