Propaganda

domingo, dezembro 31, 2023

O Cão na Idade Média


 

Os cães são considerados os animais mais antigos e fiéis que acompanham os seres humanos. A origem da domesticação dos cães remonta a cerca de 11 mil anos, no final da última Era do Gelo1.

Desde então, os cães desempenharam diversos papéis na história da humanidade, tanto como companheiros, como auxiliares, como protetores e como símbolos.

Na Idade Média, os cães eram muito valorizados por diferentes povos e culturas. Eles eram associados a divindades, como Anúbis no Egito e Innana na Mesopotâmia.

Eles também eram enterrados com honras e rituais, pois acreditava-se que eles guiavam as almas dos mortos para o além1. Na Índia, um cão aparece na grande obra épica Mahabharata, acompanhando um rei que morre e é admitido no paraíso junto com seu fiel amigo.

Os cães também tinham funções práticas na Idade Média. Eles eram usados para caçar, pastorear, guardar, puxar carruagens e até mesmo para a guerra. Eles eram classificados em diferentes tipos, de acordo com seu tamanho, forma, cor e habilidade.

Alguns exemplos de raças medievais são o mastim, o galgo, o spaniel, o terrier e o poodle. Os cães também eram vistos como exemplos de virtudes e deveres.

Um texto bastante famoso produzido na Idade Média foi o Exemplo dos carneiros, dos bois e dos cães, que explicava: “A razão de ser dos carneiros é fornecer leite e lã, dos bois é lavrar a terra, a dos cães defender os carneiros e os bois. Se cada um cumprir sua missão, Deus protegê-la-á."

Os cães também eram admirados por sua inteligência e lealdade. Eles eram capazes de interpretar o comportamento e a comunicação dos humanos, e de se adaptar às diferentes situações e ambientes. Eles eram tratados com respeito e carinho, e muitas vezes recebiam nomes, roupas e joias.

Alguns cães ficaram famosos por suas façanhas e proezas, como o cão Gelert, que salvou o filho de um príncipe galês de um lobo, ou o cão Fido, que esperou por seu dono por 14 anos após sua morte na peste negra, Hachiko que esperou por 9 anos na estação de trem da cidade pelo seu dono que havia falecido

Portanto, os cães tiveram um papel importante e variado na Idade Média, sendo muito mais do que simples animais de estimação. Eles foram aliados, amigos, guardiões e símbolos dos seres humanos, e deixaram sua marca na história e na cultura.

0 Comentários: