Propaganda

sábado, dezembro 30, 2023

A paz é mais difícil de fazer do que a guerra.


 

O memorial do escultor Andrew Edwards comemora a Trégua de Natal de 1914 e os jogos espontâneos de futebol que ocorreram ao longo de seções da Frente Ocidental.

Numa trégua improvisada, inimigos jurados largaram as suas armas, saíram das trincheiras e atravessaram a terra de ninguém para apertar as mãos, cantar canções e trocar presentes.

Os britânicos trouxeram carne Bully, rum e cigarros, enquanto os alemães negociavam salsichas, café e conhaque.

Embora os testemunhos em primeira mão sugiram que não houve uma única partida de futebol organizada entre os lados alemão e britânico, chutes de pequena escala foram realizados entre soldados.

"Pense só", escreveu Oswald Tilley da London Rifle Brigade à sua família da trégua, "enquanto você comia peru, eu estava falando e apertando a mão dos mesmos homens que eu tinha tentado matar algumas horas antes. Foi impressionante!”

Não houve tréguas oficiais, e ao longo de outras seções da frente, batalhas sangrentas continuaram a ocorrer durante o Natal.

Depois de 1914, os Comandos alta de ambos os lados tentaram impedir que quaisquer tréguas acontecessem novamente. Apesar disso, houve alguns incidentes isolados de soldados segurando breves tréguas mais tarde na guerra.

Em dezembro de 2011, a Premier League Inglesa de Futebol inaugurou um torneio para os júniores para comemorar a parte do jogo na Trégua de 1914.

Sobre guerras não tem nada mais verdadeiro do que a frase do jovem soldado Erich Hartmann, que diz: “A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam, se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem, se odeiam, mas não se matam!”

0 Comentários: