Propaganda

sexta-feira, janeiro 05, 2024

Sumidouro de Kizoer


 

Kızören Sinkhole, também conhecido como Kızören Obruk ou Lago Kızören é um sumidouro que contém um lago cársico perto de Konya, na histórica vilayet de Konya, no centro da Turquia. 

Kızören Obruğu está situado no centro das estepes da Anatólia Central, 65 km a nordeste da cidade de Konya. Em turco, a palavra obruk significa uma depressão vertical ou poço em uma paisagem cárstica que foi formada por carstificação em duas direções.

Para baixo (da superfície para o solo por infiltração através de pequenas fissuras e juntas) e para cima (das cavidades cársticas subterrâneas em direção a superfície por evaporação através de pequenas fissuras e juntas). 

O termo obruk é usado para descrever os raros lagos cársticos encontrados exclusivamente no distrito de Konya, na Turquia. Kızören Obruğu tem 180 m de comprimento, 150 m de largura e até 145 m de profundidade. 

Durante muito tempo acreditou-se que as águas do lago estavam paradas, mas agora sabe-se que a água flui lentamente de um lago para outro, por baixo. Localizada a uma altitude de 1.030 m, Kızören Obruğu é a única fonte de água doce para uso humano nas proximidades.

O Instituto Estadual de Águas (DSI) instalou uma bomba no obruk para fornecer água potável para a comunidade local.

Assentamentos e estruturas

A região de Konya era habitada antes de 7.500 AC. Uma das maiores e mais antigas comunidades neolíticas conhecidas, o assentamento de Catalhoyuk, onde a agricultura foi praticada pela primeira vez.

Está situado a 50 km a sudeste de Konya. Embora apenas parcialmente escavado, o assentamento cobre uma área de 15 acres e apresenta evidências de sofisticado planejamento urbano, arte e edifícios cerimoniais.

A atividade humana ao redor do lago data da época do Império Seljúcida. Sendo a única fonte de água da zona, deu nome ao povoado que se situa nas proximidades do lago: a aldeia de Obruk.

As ruínas de uma pousada, a Obruk Han, estão situadas a 30 m do lago. O caravançarai foi provavelmente construído durante na era bizantina (c.1245–1250 d.C.) e permaneceu em operação sob o domínio otomano. 

As dimensões do edifício são indicativas da importância do local como palco da Rota da Seda. É um sitio Ramsar. O sumidouro continua a atrair turismo nacional e internacional por ser atualmente o maior sumidouro da Turquia.

0 Comentários: