Propaganda

domingo, novembro 12, 2023

Robin Gibb do Grupo Bee Gees


Robin Hugh Gibb nasceu em Douglas, Ilha de Man em 22 de dezembro de 1949 e faleceu em Londres no dia 20 de maio de 2012. Foi um cantor, compositor e musico britânico. Era um dos membros fundadores da banda de pop rock Bee Gees. 

Era irmão de Barry Gibb, Andy Gibb e gêmeo de Maurice Gibb, falecido em 2003, e que também era um dos integrantes dos Bee Gees. Em 1970 lançou seu primeiro álbum solo Robin’e músicos Reign.

Robin nasceu em 1949 na Ilha de Man, uma possessão do Reino Unido, localizada no mar da Irlanda. Era irmão gêmeo de Maurice, que nasceu 35 minutos depois. Seus pais, que já haviam morado em Manchester, regressaram para lá em 1955. 

Em Manchester, Robin, Maurice e o irmão três anos mais velho Barry, já interessados ​​em música, decidiram formar uma banda e naquele mesmo ano, com a ajuda dos amigos Kenny Horrocks e Paul Frost, começaram a tocar como um grupo Skiffle chamado The Rattlesnakes. 

Quando Horrocks e Frost deixaram o grupo em 1958, os irmãos Gibb mudaram o nome da banda para Wee Johnny Hayes & the Blue nakesCats, que não durou muito, pois a família mudou-se alguns meses depois para Queensland, na Austrália. Robin, Maurice e Barry formaram então um novo grupo, os Bee Gees, que fizeram a primeira aparição na televisão australiana em 1960. 

Em 1963, os irmãos assinaram um contrato de gravação com a Leedon Records. O primeiro single do grupo, com uma música de autoria de Barry chamada The Ballad of the Blue and the Grey, teve pouco sucesso. 

O primeiro sucesso de fato, Wine and Women, com Robin nos vocais principais, lançado em setembro de 1965, alcançou a posição 19 nas paradas australianas. 

Em 1966, o grupo alcançou a quinta posição na Austrália com Spicks and Specks. No ano seguinte, os irmãos foram para a Inglaterra, assinando contrato com o produtor Robert Stigwood.

Com a banda trilhando o caminho do rock psicodélico, Robin ganhou espaço na banda, passando a compor canções e a ser o vocalista principal. São conhecidas suas interpretações em Massachusetts, And the Sun Will Shine, I’ve Gotta Get a Message to You, I Started Joke, How Can You Mend Broken Heart? Secret Love e For Whom the Bell Tolls, além de uma participação na música Nights on Broadway.

Robin é considerado dono de uma das melhores vozes de todos os tempos, com timbre, falsete e vibrato e notáveis, como nas interpretações em Living Together do álbum Spirits Having Flown, de 1979.

Carreira solo

Em 1969, Robin queria ainda mais espaço dentro do grupo, espaço este que não foi lhe dado, o que resultou numa briga e uma consequente separação do grupo. 

Robin decidiu, então, começar sua carreira solo, até com sucesso, em 1969, ao lançar o single Saved by the Bell, que chegou ao topo de várias paradas de sucesso, especialmente na Europa, e proporcionou a gravação de seu primeiro álbum solo, Robin’s Reign, lançado em 1970. 

Em meados de 1970, os Bee Gees se reconciliaram e reformaram a banda, e o segundo álbum solo de Robin, Sing Slowly Sistrs, que estava para ser lançado, foi engavetado, e só circulam cópias bootlegs entre fãs.

Vida Pessoal

Em 1968, Robin casou com Molly Hullis, secretária que trabalhava na Robert Stigwood Organizatios, separando-se em 1982. Tiveram dois filhos: Spencer (1972) e Melissa (1974). Casou-se depois com a escritora Dwina Murphy, em 1985, com quem teve um filho: Robin John (1983). 

Em 2008 foi novamente pai, desta vez com a governanta de sua casa, Claire Yang, que deu à luz Snow Evelyn Robin Juliet Gibb. O caso provocou o ciúme de Dwina, que chegou a expulsar a governanta de sua casa.

Robin foi internado diversas vezes por problemas de doença. A morte repentina do irmão gêmeo Maurice Gibb, em 2003, assustou os fãs, já que Robin apresentava sintomas parecidos. Em 2011 cancelou uma turnê no Brasil, por conta destes mesmos problemas.

Em novembro de 2011 o jornal Daily Mirror publicou que Robin estaria com câncer no fígado e que o artista já sabia do diagnóstico desde o início daquele ano, mas manteve oculta a informação da mídia para não preocupar os fãs

Em 14 de abril de 2012 o jornal The Sun publicou que o músico havia sido hospitalizado em Londres em estado de coma devido a uma pneumonia.

Gibb sofria de Câncer do cólon e fígado e por conta de uma pneumonia, chegou a ficar em coma por doze dias. Morreu no dia 20 de maio de 2012, após uma longa luta contra o câncer.

O corpo do músico foi sepultado no dia 8 de junho, na presença do irmão Barry Gibb, de familiares e amigos. Encontra-se sepultado na cidade de Thame no centro-sul da Inglaterra




Leia também: Milli Vanilli

0 Comentários: