Propaganda

quinta-feira, novembro 16, 2023

A Dinamite e seus inventores


 

Ascanio Sobrero nasceu em Casale Monferrato, Itália, no dia 12 de outubro de 1812. Foi um químico italiano, inventor da nitroglicerina, em 1847, e também do sobrerol.

Ascanio Sobrero foi assistente do seu professor Théophile-Jules Pelouze em Paris. Tornou-se depois professor de química e mudou-se para Turin, Itália. Numa das suas experiências ficou gravemente ferido no rosto, e considerou de imediato a nitroglicerina como um explosivo muito perigoso e difícil de controlar.

De início chamou ao seu invento piroglicerina, informando que sua utilização era perigosa e pouco controlável. Partilhou sua descoberta com outro químico seu amigo, Alfredo Nobel, que viria a transformá-la em dinamite e beneficiar com a sua comercialização.

Sobrero sentiu-se injustiçado pelo fato da família Nobel lhe ter roubado o invento. No entanto, Nobel mencionava claramente o nome de Sobrero como inventor da nitroglicerina.

Ascanio Sobrero morreu em Turim no dia 26 de maio 1888.  


Ascanio Sobrero


Alfred Bernhard Nobel nasceu em Estocolmo, Suécia no dia 21 de outubro 1833. Foi um químico, engenheiro, inventor e filantropo sueco. É mais conhecido por ter deixado sua fortuna para estabelecer o Prêmio Nobel, embora também tenha feito várias contribuições importantes para a ciência, mantendo 355 patentes em sua vida.

A invenção mais famosa de Nobel foi a dinamite, um meio mais seguro e fácil de aproveitar o poder explosivo da nitroglicerina; foi patenteado em 1867 e logo foi usado em todo o mundo para mineração e desenvolvimento de infraestrutura.

Nobel demonstrou desde cedo uma aptidão para a ciência e a aprendizagem, particularmente em química e línguas; ele se tornou fluente em seis idiomas e registrou sua primeira patente aos 24 anos.

Nobel embarcou em muitos empreendimentos comerciais com sua família, mais notavelmente possuindo Bofors, um produtor de ferro e aço que ele desenvolveu em um grande fabricante de canhões e outros armamentos.

Depois de ler um obituário errôneo condenando-o como um aproveitador da guerra, Nobel foi inspirado a deixar sua fortuna para a instituição do Prêmio Nobel, que reconheceria anualmente aqueles que "conferiram o maior benefício à humanidade". 

O elemento sintético nobélio recebeu seu nome, e seu nome e legado também sobrevivem em empresas como Dynamit Nobel e AkzoNobel, que descendem de fusões com empresas que ele fundou.

Nobel foi eleito membro da Real Academia Sueca de Ciências, que, de acordo com seu testamento, seria responsável pela escolha dos laureados com o Nobel de física e química.

Alfred Nobel morreu em 10 de dezembro de 1896.


Alfred Bernhard Nobel


A nitroglicerina, a dinamite e a origem do Prêmio Nobel

Em meados da década de 1840, o químico italiano Ascanio Sobrero descobriu a nitroglicerina, substância feita pela adição de glicerol a uma mistura de ácido nítrico e sulfúrico. A substância de aspecto oleoso era altamente explosiva.

O poder explosivo da nitroglicerina tinha grande potencial de uso, mas era um líquido altamente sensível a qualquer movimentação, detonando com extrema facilidade na sua produção, transporte ou manuseio.

Diante dessa dificuldade, o químico sueco Alfred Nobel teve a ideia de adicionar outros compostos à nitroglicerina pura. Nobel descobriu que ao incorporar a nitroglicerina em diatomitos (rochas porosas formada de carapaças silicosas de algas diatomáceas), ela se tornava segura e possível de se manusear. O cientista patenteou sua descoberta em 1867, chamando-a dinamite.

Nobel se enriqueceu com a descoberta que, embora útil para implodir pedreiras e ser usada em obras de engenharia, tinha aplicação bélica. Isso trouxe uma má fama à Nobel!

Em 1888, a morte de seu irmão fez com que um jornal francês publicasse, por engano, um obituário de seu falecimento. Era intitulado "Le marchand de la mort est mort" (O mercador da morte está morto).

Ao se deparar com o obituário, Nobel teve a decisão de doar, em seu testamento, a sua riqueza para premiar pessoas que prestassem grandes benefícios à humanidade.

Dessa forma, os juros gerados de sua riqueza seriam usados para premiar anualmente descobertas ou invenções no campo da física, química e fisiologia ou medicina, além da obra mais notável na literatura e o principal feito em favor da paz. Surgia assim o prêmio Nobel! 

0 Comentários: