Propaganda

sexta-feira, dezembro 29, 2023

Rosália Lombardo - A Bela Adormecida Italiana

A Bela Adormecida Italiana: A Impressionante Múmia De Rosália Lombardo.


Vítima de pneumonia, a morte da garota de 2 anos não foi bem aceita pelo pai, Mario Lombardo que tomou uma atitude inusitada para preservar o corpo da filha, que após 100 anos continua chamando atenção na Itália.

Sem querer encarar a perda da filha de 2 anos de idade, a menina italiana foi levada ao químico Alfredo Salafia, para que pudesse embalsamar o corpo da garotinha falecida.

Conhecida como A Bela Adormecida, o corpo da garota, mesmo exposto constantemente à luz, continua extremamente bem preservado, mesmo 100 anos depois após sua morte.

Pessoas que visitaram a menina pessoalmente chegaram a dizer que em determinados momentos do dia ela abria e fechava seus olhos. A afirmação assustava alguns curiosos que acreditavam que a menina ainda estava viva de alguma maneira, tamanha era sua conservação.

Mas, na verdade, o que acontecia é que os olhos dela estavam entreabertos, então dependendo da incidência de luz e da posição em que era observada, seus olhos eram iluminados de uma maneira diferente, dando a impressão de que ela estaria piscando.

Anos após a morte de Salafia, um grupo de pesquisadores do Instituto de Múmias e Homem de Gelo de Bolzano, na Itália, tiveram acesso às notas pessoais do médico responsável pelo embalsamento, e descobriram a técnica utilizada por ele para o cuidado com a Rosália.

Usando formol e água, ele desinfetou o corpo da menina e eliminou suas bactérias saturadas em sais de zinco. Também aplicou álcool para secar o corpo da garota e permitir que fosse mumificada.

Para evitar que fungos se proliferassem usou ácido salicílico. Também usou glicerina para prevenir que os tecidos corporais secassem em excesso.

Alguns outros fatores foram essenciais para o sucesso do embalsamento, tal como o clima seco das catacumbas, e a aplicação de parafina no rosto de Rosália, favorecendo sua perfeita conservação com o passar dos anos.

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/.../a-mumia-de...

0 Comentários: