Propaganda

quinta-feira, novembro 09, 2023

O rosto da guerra


Uma imagem impressionante de um soldado ajoelhado sobre um camarada na praia de Omaha, Normandia, a 7 de junho de 1944. O soldado encharcado olha desesperadamente à distância, enquanto a sua mão repousa ternamente sobre o corpo do seu camarada.

As botas do soldado morto que saltam do cobertor acrescentam à oponência da imagem. A fotografia invoca imagens emotivas na minha mente, como Maria a embalar o corpo mortal de Jesus, depois de ele ter sido retirado da cruz.

Apesar de um campo de batalha repleto de cenas gráficas de hulks destruídos, veículos queimados e dezenas de mortos, é esta fotografia mais humana que permanece conosco oitenta anos depois.

A imagem do Segundo-Tenente Walter Sidlowski foi capturada momentos depois de o seu pelotão ter resgatado homens afogados de um barco de desembarque afundando.

"Nós nadamos para fora e tomamos algumas de cada vez e trouxemo-las de volta à costa", lembrou Sidlowski. Sidlowski não se lembrava de Walter Rosenblum tirar fotografias.

"Nós não falávamos um com o outro", disse Rosenblum. ‘Para mim, era a imagem da beleza heroica.’ Acho que retratar estes momentos humanos nos meus livros e romances de não-ficção transmite melhor o horror da guerra.

No meu romance ‘Noite em Passchendaele’ o protagonista enrola o seu casaco à volta de um amigo ferido, antes de se inclinar e beijar a sua testa. O seu camarada atordoado olha em branco antes de murmurar: 'És tu, mãe?’

Esta passagem reflete momentos semelhantes que li nos diários de guerra dos soldados - momentos que nunca deixam de me comover. (Scott Bennet) 

0 Comentários: