Propaganda

sexta-feira, novembro 10, 2023

A Rocha Kjeragbolten


 

Kjeragbolten é uma rocha na montanha Kjerag, no município de Sandnes, no condado de Rogaland, Noruega. A rocha em si é um depósito glacial de 5 metros cúbicos (180 pés cúbicos) encravado em uma grande fenda na montanha. 

É um destino turístico popular e acessível sem qualquer equipamento de escalada. No entanto, está suspenso acima de um abismo de 984 metros (3.228 pés) de profundidade. É também um local popular para BASE jumping. 

A rocha fica a sudoeste da vila de Lysebotn, ao sul do Lysefjorden. Rogaland encontra-se numa zona tectónica fraca, permitindo que o rio penetre na montanha de arenito circundante. 

Durante as várias glaciações que se sabe terem ocorrido na Escandinávia, a Noruega ficou completamente coberta por geleiras. Entre as glaciações, a água do degelo formou-se e reformou o vale até 22 vezes. 

Após o último período glacial, o aquecimento global causou a elevação do nível do mar, inundando os fiordes. A rocha foi depositada durante esta última glaciação por volta de 50.000 a.C. 

À medida que o glaciar norueguês derreteu, foi acompanhado por um ressalto nas formações rochosas à medida que o gelo era removido. No caso de Kjeragbolten, a recuperação foi mais rápida do que a subida do nível do mar, que prendeu a rocha à sua posição atual.

Kjeragbolten é há muito tempo uma oportunidade fotográfica famosa nas trilhas de Kjerag. Foi apresentado no vídeo viral de 2006, Where the Hell is Matt? onde o viajante Matt Harding dançou no topo da pedra arriscada. 

Por conta de sua enorme popularidade, costumam se formar longas filas com pessoas que querem ter uma foto do site. O tempo de espera pode variar de alguns minutos a mais de uma hora, especialmente quando há navios de cruzeiro em Stavanger.

0 Comentários: