Propaganda

sábado, junho 24, 2023

Búfalos e suas diversidades


Búfalos e suas diversidades - Bumba-los é um gênero da família Bovídea, subfamília Bovinae, que foi vastamente distribuído na Eurásia no Pleistoceno. 

O gênero Bumba-los, inclui quatro espécies: Bumba-los depressicornis ou Anoa, que vive apenas na Indonésia, com 46 cromossomos; Bumba-los mindorensis, encontrado apenas na ilha de Mindoro nas Filipinas, chamado também de tamarao ou búfalo-de-mindoro; Bumba-los arnee, o selvagem búfalo-asiático, originário do norte da Índia; e o Bumba-los bubalis, espécie derivada da domesticação de Bubalus arnee.

A domesticação ocorreu relativamente recentemente (há 5,000 anos) em comparação com a domesticação do Bos taurus (há 10.000 anos). O búfalo asiático foi domesticado no vale do Indo, na China e na Mesopotâmia, de onde foi introduzido no Egito e no sul da Itália pela invasão dos árabes no século VIII e depois nos Balcãs pelos cruzados e, finalmente, pela invasão turca seljúcida, durante a expansão do Império Otomano no século XV.


O búfalo-doméstico, também conhecido como "Water Buffalo" ou búfalo-d ‘água (Bubalus bubalis) são divididos em dois grupos principais: o Bubalus bubalis bubalis com 2n=50 cromossomos, também conhecidos como "River Buffalo" búfalo-do-rio, e o Bubalus bubalis var. kerebau ou Carabao com 2n=48 cromossomos, composto por apenas uma raça, conhecida como "Swamp Buffalo" ou búfalo-do-pântano.

Não se confundem com o Bisão ou Búfalo Americano, Bos bison bison com 2n=60 cromossomos, nem com o Búfalo Africano, Syncerus caffer, com 2n=52 cromossomos e pertence ao grupo dos big five.

O período de gestação dos bubalinos pode variar de 278 a 311 dias, mais ou menos 9 a 10 meses, dependentes da região e da raça considerada.

A população mundial de búfalos é estimada em 208 milhões de cabeças distribuídas em 77 países em cinco continentes, com 201 milhões (96,8%) na Ásia; 3,5 milhões na África (1,7%); 2,5 milhões (1,2%) na América, 460 mil na Europa (0,2%) e cerca de 137 mil cabeças na Oceania 

No Brasil, são reconhecidas pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos quatro raças: MediterrâneoMurrah, Jaffarabadi (búfalo-do-rio) e Carabao (búfalo-do-pântano). 

Os animais da raça mediterrâneo tem origem italiana, possui aptidão tanto para produção de carne quanto de leite, têm porte médio e são medianamente compactos.

A raça Murrah, de origem Indiana, apresenta animais com conformação média e compacta, cabeças leves e chifres curtos, espiralados enrodilhando-se em anéis na altura do crânio.

Jaffarabadi, também indiana, é a raça menos compacta e de maior porte, apresenta chifres longos e de espessura fina, com uma curvatura longa e harmônica.

A raça Carabao é a única adaptada às regiões pantanosas, e está concentrada na Ilha de Marajó, no Pará, e no Maranhão; teve sua origem no norte das Filipinas, apresenta pelagem mais clara, cabeça triangular, chifres grandes e pontiagudos, voltados para cima, porte médio e capacidade para produção de carne e leite, além de serem bastante utilizados como força motriz.

Os Bubalinos têm temperamento dócil, o que facilita sua criação e manejo e se adaptam bem às condições ambientais úmidas.

Como sua pele é preta com poucos pelos também pretos, sofrem muito quando estão sob a luz do sol e, o que agrava ainda mais é a dificuldade que os bubalinos têm de dissipar o calor extracorpóreo, em função do reduzido número de glândulas sudoríparas.

Por esse motivo as propriedades de bubalinos geralmente dispõem de açude ou lago para que o animal possa ficar mergulhado nas horas mais quentes do dia, tendo ainda como coadjuvante para a sua perfeita regulação térmica corpórea, áreas de sombra.


Na América

Os búfalos eram tudo para os nativos americanos. Além da carne, a pele era usada para roupas, sapatos e bolsas, tendões eram usados como linha de costura e barbante para arcos, ossos para fazer agulhas e flechas, sebo para fazer sabão, chifres para fazer colheres, etc.

O búfalo era considerado não apenas um presente do criador, mas também um parente. Cada vez que um bisão era abatido, ocorriam rituais de graças.

Quando o governo dos EUA percebeu isso em meados do século XIX, decidiu caçar os búfalos até quase sua extinção para forçar os nativos a deixarem suas terras.

Apenas o couro era removido, a carne era abandonada. “Cada búfalo morto é um índio a menos”, disse o coronel Richard Irving Dodge, em 1867.

Contexto: búfalos são diferentes de bisões, são duas espécies diferentes. Mas os bisões americanos são comumente chamados de búfalos ou búfalos americanos.

Os animais presentes nos EUA eram bisões, mas por razões históricas foram chamados de búfalos. Buffalo Bill foi um famoso caçador de bisões, mas recebeu esse nome porque os animais eram assim chamados.

0 Comentários: