Propaganda

quinta-feira, junho 22, 2023

A Massai Branca - Carola, uma alemã que se apaixona no Quênia pelo Maasai Lemalian.

A Massai Branca - Carola, uma alemã que se apaixona no Quênia pelo Maasai Lemalian.  - A Massai Branca é um filme de 2005 dirigido por Hermine Huntgeburth e estrelado por Nina Hoss e Jacky Ido. O roteiro é sobre Carola, uma mulher que se apaixona no Quênia pelo Maasai Lemalian. 

O filme é baseado em um romance autobiográfico do mesmo nome da escritora alemã Corinne Hofmann. Na versão cinematográfica, os nomes foram alterados em relação aos do romance. 

Sinopse

Carola (Hoss), uma alemã que mora na Suíça, está de férias com o namorado no Quênia. Ela se apaixona pelo guerreiro Maasai Lemalian (Ido), que está no local vestido com roupas de sua tribo. No aeroporto, a caminho de casa, ela decide ficar. 

Acontece que Lemalian foi para sua aldeia natal no distrito de Samburo. Carola viaja para a região e se hospeda na casa de outra europeia. Lemalian fica sabendo de sua estada e vem ao seu encontro. Eventualmente, eles começam a viver juntos.

Ela viaja para a Suíça para vender sua loja lá, prometendo a Lemalian voltar para ele. Ela o faz, e eles se casam e têm uma filha. Carola compra um carro e abre uma loja. 

Eles perdem dinheiro na loja porque Lemalian dá muito crédito a amigos e vizinhos e porque eles têm que pagar propina ao míni chefe. Lemalian argumenta que isso não é problema porque ela tem mais dinheiro na Suíça.

O míni chefe exige que Carola contrate seu sobrinho adolescente como balconista. Ela tem que aceitar isso, embora não precise dele e ele não cumpre com suas obrigações. Depois de algum tempo, quando ele está apenas bebendo cerveja e não trabalhando, ela o despede. Mais tarde, ele retorna e a ataca. 

Um juiz da tribo local determina que ela deve pagar duas cabras por demiti-lo, mas a família do menino deve pagar cinco cabras para compensar o ataque.

Carola fica frustrada com a prática da circuncisão feminina na aldeia. Ela quer acabar com isso, mas é uma longa tradição que não muda facilmente.

Quando Carola ajuda uma grávida em trabalho de parto com parto pélvico, Lemalian se recusa a ajudar porque a mulher está supostamente enfeitiçada.

Lemalian não quer que Carola seja amiga de outros homens, mesmo que ela esteja apenas atendendo um cliente de forma amigável. Ele é muito ciumento e desconfiado de Carola ter namorado. Ele até quer matar um homem que ele suspeita.

Carola quer voltar para a Suíça com a filha, afirmando que precisa de férias de duas semanas. Após alguma hesitação, Lemalian assina um formulário dando consentimento a Carola para tirar a menina do Quênia, embora suspeite que ela não voltará.

Conteúdo Temático

Os temas do filme têm sido controversos. Em última análise, o filme é sobre o choque de cultura e visões de mundo. 

Dois indivíduos que acreditam que sua visão de mundo é superior e, portanto, correta. 

Carola condena a circuncisão feminina porque não se encaixa em sua perspectiva cultural, enquanto Lemalian não consegue entender como ela poderia falar com homens sem ser infiel a ele), e é a incapacidade de entender o outro que traz sua miséria, separação e divórcio.



 

0 Comentários: