Propaganda

domingo, novembro 06, 2022

Dois presidentes Nordestinos


Castelo Branco e Lula (Um Cearense e um Pernambucano).

Ao ver Lula defendendo seu filho que recebeu R$ 15 milhões de reais da TELEMAR para tocar sua empresa, Élio Gáspari publicou essa história tirada do fundo do baú:

Em 1966 o presidente Castello Branco leu nos jornais que seu irmão, funcionário com cargo na Receita Federal, ganhara um carro Aero-Willys, agradecimento dos colegas funcionários pela ajuda que dera na lei que organizava a carreira. O presidente telefonou mandando que ele devolvesse o carro.

O irmão argumentou que se devolvesse ficaria desmoralizado em seu cargo. O presidente Castelo Branco interrompeu-o dizendo: Meu irmão, afastado do cargo você já está. Estou decidindo agora se você vai preso ou não'.

E o Lula ainda alega que não existe ninguém 'neste país' com mais moral e ética do que ele...

Via Paulo Augusto Vasconcellos

Castelo Branco

Humberto de Alencar Castello Branco nasceu em Fortaleza no dia 20 de setembro de 1897. Foi um militar e político brasileiro e foi o 26º Presidente do Brasil, o primeiro do período do Regime Militar, tendo sido um dos articuladores do combate ao comunismo que queria tomar e governar o país.

Os principais objetivos da intervenção militar eram acabar com os nacionalistas reformistas, representados pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o projeto das Reformas de Base do governo João Goulart, e institucionalizar um Governo Militar através dos atos institucionais.

Uma das primeiras medidas de seu governo foi a promulgação do Ato Institucional 2, que aboliu o pluripartidarismo no país e concedeu poderes ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados e convocar eleições indiretas. 

Na política externa brasileira passou a buscar apoio econômico, político e militar nos Estados Unidos.

Castelo Branco morreu, logo após deixar o poder, em um acidente aéreo (mal explicado pelos inquéritos militares) ocorrido na manhã de 18 de julho de 1967, quando retornava de Quixadá após visitar sua amiga Raquel de Queiros: um avião Lockheed T 33 da Força Aérea Brasileira teria atingido a cauda do avião Piper PA-23 Aztec no qual Castelo Branco viajava, o que fez com que o Piper caísse. 

O corpo do Marechal Castelo Branco foi sepultado no cemitério São João Batista na cidade do Rio de Janeiro, onde ficou até 1972, quando transferido ao Monumento-Mausoléu Castelo Branco em Fortaleza.

Lula

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o que sabemos atualmente são escândalos de corrupção durante seu governo e o da sua sucessora. Os tribunais estão cheios de processos de lavagem de dinheiro, propinas, desvio de recursos públicos para enriquecimento de parentes e amigos.

Já esteve preso, no entanto, uma manobra do STF (a maioria indicado por ele e sua sucessora) anularam todos os seus processos na Lava Jato. O restante todos já sabem. 

0 Comentários: